Buscar

APS - Contabilidade Financeira 21 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 
CONTABILIDADE FINANCEIRA
7º/6º semestres
SÃO PAULO – SP
2022
DOUGLAS OLIVEIRA E SILVA: N4076H8
KENNEDY MEDEIROS DA SILVA: N384379
LUCAS DA SILVA LEANDRO: N4583D7
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 
CONTABILIDADE FINANCEIRA
7º/6º semestres
Atividades Práticas Supervisionadas – APS– trabalho
Apresentando como exigência para avaliação do 6º/7º semestre,
do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista
sob orientação do professor(a) do semestre.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................... PÁG. 04
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ...................................................................... PÁG. 05
2.1. PECLD .................................................................................................... PÁG. 05
2.2. ESTOQUES ............................................................................................. PÁG. 06
2.3. PARTICIPAÇÕES EM OUTRAS SOCIEDADES ..................................... PÁG. 07 
2.4. IMOBILIZADO (TESTE DE RECUPERABILIDADE) ............................... PÁG. 08
2.5. PROVISÕES ............................................................................................ PÁG. 09
2.6. IMOBILIZADO – COMPUTADORES ....................................................... PÁG. 09
2.7. ARRENDAMENTO .................................................................................. PÁG. 11
2.8. PAGAMENTO BASEADO EM AÇÕES – CPC 10 (R1) ........................... PÁG. 11
2.9. INCORPORAÇÃO DE SOCIEDADE CONTROLADA ............................. PÁG. 12
2.10. IRPJ E CSLL ................................................................................... PÁG. 12
3. MEMÓRIAIS DE CÁLCULO ........................................................................... PÁG. 14
4. LIVRO DIÁRIO ............................................................................................... PÁG. 19
5. BALANCETE DE VERIFICAÇÃO ................................................................... PÁG. 21
6. DRE ................................................................................................................ PÁG. 22
7. CÁLCULO DO IRPJ E CSLL .......................................................................... PÁG. 23
8. BALANÇO PATRIMONIAL ............................................................................. PÁG. 24
9. CONCLUSÃO ................................................................................................. PÁG. 25
10. BIBLIOGRAFIA ............................................................................................... PÁG. 26
11. ANEXOS ......................................................................................................... PÁG. 27
1. INTRODUÇÃO
Esta APS tem como objetivo apresentar todas as operações e demonstrações contábeis da empresa Platina Instrumentos de Medição S.A., cuja atuação é na fabricação de instrumentos de medição de temperaturas. 
Aplicamos neste trabalho os conhecimentos adquiridos na matéria de Contabilidade Financeira, trazendo a identificação, classificação e registro das operações, divulgando as informações necessárias para apoio das tomadas de decisões e controles financeiros.
Todas as demonstrações operacionais e financeiras estão conforme as normas e tabelas estabelecidas pelo comitê de Pronunciamento conta béis (CPC), e como as normas internacionais de contabilidade. Para serem consideradas como a principal estrutura conceitual para a elaboração e divulgação dos relatórios contábeis e financeiros (CPC 00). Perdas estimadas para crédito de liquidação duvidosa (CPC 01), arrendamento mercantil (CPC 06), demonstração do valor adicionado (CPC 09), estoques (CPC16), Políticas Contábeis, mudança de estimativa, retificação de erro (CPC 23) e Provisões (CPC 25).
 Utilizamos como fonte artigos da internet relacionados ao tema em questão para auxiliar a evolução deste trabalho, acrescentando conhecimentos adquiridos das matérias do semestre corrente e das matérias anteriores para finalização desta APS.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	
2.1. PECLD 
Perdas estimadas em crédito de liquidação duvidosa (PECLD), é uma provisão para perda de valores a receber de clientes duvidosos, com o intuito de deixar registrado já uma possível perda daquele valor a receber, a PECLD e formada por dois princípios importantíssimos o da oportunidade e o da prudência. O princípio da oportunidade é o que pressupõe e registra as todas as alterações patrimoniais no exato momento em que elas ocorrem, já o princípio da Prudência determina que a empresa não deve reconhecer como uma receita e muito menos valor derivado de uma venda com dúvida quanto ao recebimento dela. Quando se esgotam as possibilidades de recebimento daquela provisão deve-se fazer a baixa da conta de clientes juntamente com a conta de provisão, que no caso ficaria um débito em PECLD/perdas com incobráveis e um crédito em contas a receber/clientes, com isso, também tem a possibilidade de recuperar uma dívida que já tenha sido baixada como incobráveis caso o cliente venha a pagá-la posteriormente, neste caso se faz um debito em caixa/bancos e um credito em outras receitas operacionais. 
Para se constituir uma PECLD e feita uma análise de cliente por cliente com base na resolução do Bacen n.2.682/99, sendo assim aplicado uma porcentagem de PECLD individual para cada cliente, pois nunca se sabe se o cliente realmente honra com o pagamento efetivo daquela dívida, por isso e feito as perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa.
A PECLD é importante para saber quais clientes realmente estão honrando com seus deveres com a empresa ou não, e uma provisão muito importante pelo ponto de vista empreendedor, com isso consegue prevenir mais o índice de inadimplência de sua empresa.
2.2. ESTOQUES 
Os estoques são um dos principais instrumentos de fonte de renda de uma empresa tanto estoque de produtos acabados ou de matéria prima, estoques são ativos mantidos para venda, em processo de transação de matéria prima para produto acabado, com isso nos estoques nos temos a mensuração que deve ser feita entre o valor de custo e o valor realizável liquido dos dois o menor, o valor do custo e formado por todos os custos que a empresa teve para conseguir colocar aquele produto a venda, dentre eles entram os custos de aquisição e de transformação, transporte e etc. já o valor realizável liquido é o preço estimado de venda menos o custo de conclusão menos os custos para efetuar a venda, ou em resumo podemos dizer que é a quantidade liquida que a empresa espera obter com a venda do estoque, assim temos o valor realizável liquido. Para os custos também temos os custos de produção diretos e indiretos, os diretos temos:
- Mão de obra;
- Matérias primas;
- Gastos gerais fixos (depreciação de edifícios e equipamentos fabris e custos de administração da fábrica) e (materiais e mão de obra indireta);
- Custos de conversão não identificáveis são rateados entre produtos por um critério racional e consistente.
Os custos indiretos são aqueles que devem ser destinados aos custos de transformação com base na capacidade normal das instalações de produção.
Em relação aos estoques temos também os critérios de valorização do estoque, com isso temos os meios de critério de custeio PEPS – Primeiro que entra, primeiro que sai e MP – Média ponderada. O método PEPS se baseia que os itens que foram comprados/produzidos primeiro, saiam primeiro e por aí vai sucessivamente, já o método MP- que se baseia que a cada produto comprado vá se fazendo uma media, pega o custo daquele produto adquirido e divide pela quantidade
2.3. PARTICIPAÇÕES EM OUTRAS SOCIEDADES 
São ações/cotas em outras empresas que não sejam coligadas e controladas. Dessa
forma, quando a empresa compra essas ações, ela passa a fazer parte do quadro de acionistas da empresa em questão. Ou seja, possuir ações de uma empresa é o mesmo que possuir um pedaço dela.
A lei 6.404/76, devidamente alterada pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09, apresenta nos artigos 183 e 248 três métodos para avaliação (mensuração) dos investimentos:
a) Método do Custo; O Método de Custo é uma forma de mensuração na qual o investimento é reconhecido inicialmente pelo custo, sendo necessários alguns ajustes à medida que o investidor recebe as distribuições do resultado da investida – por exemplo, os dividendos mínimos obrigatórios.
b) Método do Valor Justo; É o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração. As variações do valor justo são reconhecidas diretamente no resultado de cada período.
c) Método da Equivalência Patrimonial; A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício.
 
Pode-se observar que, por ocasião da aquisição do investimento, em princípio, não há diferença nos lançamentos. Quando há alteração no patrimônio da investida (lucro ou prejuízo) este fato deverá ser evidenciado quando o método utilizado é o da equivalência patrimonial, já pelo método do custo, nada se contabiliza. E por fim, na fase do recebimento do dividendo, ambos os métodos debitam dividendos a receber/cx e a diferença entre eles está na contrapartida, o MEP credita investimento, mantendo assim a equivalência patrimonial em relação à investida, e o Custo credita receita de dividendos. 
2.4. IMOBILIZADO (TESTE DE RECUPERABILIDADE) 
O teste de recuperabilidade ou impairment test, deve ser obrigatoriamente feito uma vez por ano ao final de cada exercício social ou caso a empresa perceba que o ativo possa ter sofrido desvalorização ai então o teste de recuperabilidade deve ser assim aplicado, com o intuito de demostrar o valor real liquido de um ativo, para ver se o mesmo perdeu ou não valor e com intuito também de assegurar que o mesmo não seja registrado com um valor acima do valor recuperável, serve também de fato para averiguar se os ativos estão desvalorizados, a aplicação desse teste na pratica, consiste em calcular o valor contábil e ai se o valor contábil estiver maior que o valor recuperável a empresa que esta fazendo um teste deve assim reconhecer uma desvalorização daquele ativo em questão, de acordo com o CPC 01 o valor recuperável e o maior valor entre o valor justo liquido de despesas de venda de um ativo e seu valor em uso, se qualquer um desses ultrapassar o valor contábil o ativo em questão não está tendo uma desvalorização e com isso não e necessário registrar nenhuma perda e nem estimar um outro valor.
Pode-se ocorrer também a reversão da perda por valor não recuperável do ativo, isso acontece quando a perda por desvalorização tenha diminuído, a mesma e revertida quando aconteça alguma mudança nas estimativas para valor recuperável em relação a última perda por desvalorização reconhecida e com isso o valor contábil do ativo acaba sofrendo um aumento.
A perda por desvalorização não deve ser revertida simplesmente por causa da passagem de tempo, mesmo que o valor recuperável do ativo se torne maior do que seu valor contábil.
2.5. PROVISÕES
As provisões contábeis são consideradas eventos que irão diminuir o ativo e aumentar o passivo, exemplos disso são as provisões para 13 salário, provisão para imposto de renda e entre outras.
· Na contabilidade, temos as seguintes provisões: provisão para ajuste do custo dos bens do Ativo ao valor de mercado, Provisões estimativas de perdas no Ativo, provisão para perdas prováveis na realização de investimentos;
· Provisões para exigibilidades, provisão para férias e encargos, provisão para 13º salário e encargos, provisão para Imposto de Renda provisão para gratificações a empregados, provisão para contingências etc.
Em tese as pessoas confundem provisão com reserva achando que e a mesma coisa porem não, as reservas são constituídas por valores positivos gerados pela empresa, tendo assim como uma contra partida acréscimos patrimoniais.
2.6. IMOBILIZADO – COMPUTADORES
Políticas contábeis, mudanças de estimativas, retificações de erros e eventos subsequentes.
· Políticas Contábeis:
Os Pronunciamentos, Interpretações e Orientações estabelecem políticas contábeis. Todavia, essas políticas não precisam ser aplicadas quando o efeito da sua aplicação for imaterial. 
Segundo o Resumo CPC 23, na ausência de Pronunciamento, Interpretação ou Orientação que se aplique especificamente a uma transação, outro evento ou condição, a administração exercerá seu julgamento no desenvolvimento e na aplicação de política contábil, que seja relevante e confiável.
· Mudanças de estimativas:
Quando uma empresa se vê diante de situações que obrigam que seus valores de ativos ou passivos sejam determinados – avaliados. Assim, em virtude das incertezas inerentes ao seu processo de mensuração.
Normalmente, isso é motivado pelas incertezas ligadas a eventos futuros. Certamente, onde sua mensuração é baseada no conhecimento prévio que se tem do item patrimonial em avaliação.
· Retificações de Erros:
Então a mudança de um determinado procedimento na organização pode levar a revisão de estimativas futuras.
Portanto, um exemplo é a mudança da estimativa de vida útil de um bem para cálculo do seu valor em uso.
O que ocasionaria efeitos em valores já estimados e contabilizados a partir da aplicação do impairment.
Deste modo, percebe-se que quando for possível avaliar e mensurar os efeitos das estimativas futuras, há de se divulgar estes dados.
Afinal, segundo a norma os erros podem ocorrer:
No registro,
Na mensuração;
Na apresentação: ou
Na divulgação de elementos que compõem as demonstrações contábeis.
· Erros de Períodos Anteriores:
Omissões ou distorções contidas nas demonstrações contábeis de um ou mais períodos anteriores, resultantes de falhas no uso ou do uso errôneo de informações confiáveis que:
· Estavam disponíveis quando as demonstrações contábeis de períodos anteriores foram elaboradas;
· Seria razoável concluir que poderiam ter sido conhecidas e levadas em consideração por ocasião da elaboração e divulgação daquelas demonstrações contábeis.
Tais erros incluem os efeitos de erros matemáticos, de enganos na aplicação das práticas contábeis, de desconsideração ou má interpretação de fatos, e de fraudes.
Realizada a correção, a entidade deve divulgar:
A natureza do erro;
O valor da correção para cada rubrica afetada; 
Na medida do possível, o valor da devida correção no período anterior mais antigo;
Uma nota explicativa, caso seja impraticável determinar os valores como antes mencionado.
2.7. ARRENDAMENTO
 	
Conforme CPC 06 definição de arrendamento “é um contrato, ou parte de um contrato que transfere o direito de usar o ativo subjacente um período em troca de consideração “. Esta nova definição se encaixa Incluindo bens alugados. 
 	A norma internacional IAS 17, emitida pelo IASB (International Accounting Standards Board), trata sobre a atividade de leasing e deu origem ao CPC 06 – O arrendamento mercantil inclui um contrato no qual O locador, como proprietário do bem locado, transfere os direitos para o locatário usar seus ativos por um período predeterminado em troca de pagamento ou série de pagamentos. De acordo com a ABEL (Brasil Leasing) (2012), o locador é a parte que investe recursos para adquirir os bens selecionados Locatário, este será o objeto do contrato de locação.
 	 A principal mudança está na contabilidade inquilino. Anteriormente, o arrendatário tinha que determinar se era um arrendamento financeiro ou Arrendamento operacional. No caso
de arrendamento financeiro, ele será ativado e as operações serão consideradas aluguel, portanto suas parcelas são consideradas custo de aluguel.
 	Agora esta divisão deixou de existir, o arrendatário deve ativar todos os arrendamentos, considerando apenas as exceções:
1 – De curto prazo, até 12 meses, desde que não haja opção de compra;
 	2 – Arrendamentos de baixo valor. Caso não sejam aplicados os requisitos de reconhecimento de um arrendamento o arrendatário deve reconhecer os pagamentos de arrendamento associados a esses arrendamentos como despesa em base linear ao longo do prazo do arrendamento ou em outra base sistemática Arrendamentos.
2.8. PAGAMENTO BASEADO EM AÇÕES – CPC 10 (R1)
No Brasil, embora a Lei n. 6.404/76 já abordasse o assunto, a primeira normatização específica veio com o CPC 10 – Pagamento Baseado em Ações, no final de 2008, que deve ser aplicado às transações com pagamento baseado em ações ou opções de ações por meio das quais produtos ou serviços são adquiridos por uma entidade.
Os produtos incluem:
· Estoques;
· Materiais de consumo;
· Itens do imobilizado;
· Ativos intangíveis;
· Outros ativos não financeiros. 
Já os serviços incluem instrumentos patrimoniais outorgados aos empregados (em retorno pela continuidade dos serviços prestados) ou prestação de serviços similares.
2.9. INCORPORAÇÃO DE SOCIEDADE CONTROLADA
A Incorporação é o processo pelo qual uma ou mais empresas são formadas Absorvido por outra pessoa que herda todos os seus direitos e obrigações. Normalmente, os ativos e passivos são incluídos pelo valor contábil, é o novo percentual de acionistas participantes do capital social Desenvolvedor, com base no valor da transação patrimônio de ambas as empresas.
Idealmente, os ativos e passivos das companhias são Registrados com o desenvolvedor pelo valor da transação para melhor refletirem a essência da operação. Mas, na prática, é difícil conseguir Este objetivo. Uma vez que reavaliar o estoque é problemático, mesmo Inclusive atribuindo um valor ao ágio de cada empresa. Além disso A situação se complica quando a capitalização de mercado de cada empresa Por exemplo, com base em fluxos de caixa futuros descontados, Sendo assim, a incorporadora geralmente incorpora o acervo líquido da incorporada (bens, direitos e obrigações) pelo seu valor contábil.
2.10. IRPJ E CSLL
O IRPJ – Imposto de renda pessoa jurídica e um imposto federal atribuído para empresas que tenham o CNPJ ativo, com poucos casos são isentos, o mesmo citado acima pode ser assim apurado mensamente, trimestralmente ou anualmente, se a empresa não cumprir com essa obrigatoriedade irá acabar sendo punida com juros e multa. 
É um tributo federal, previsto no Art. 153, Inc. III da Constituição Federal, que incide sobre os lucros obtidos por pessoas jurídicas (empresas). Porém dependendo do de qual regime tributário a empresa optar, o cálculo pode acabar sofrendo alteração, e existem dois tipos de regime tributário, lucro real e lucro presumido.
Lucro real – o IRPJ e calculado sobre o lucro líquido da empresa com alíquota de 15%, e nem toda despesa e aceita como dedutível.
Lucro presumido – Esse as empresas têm uma porcentagem de presunção para o IRPJ, as prestadoras de serviço têm taxa de presunção de 32% sobre o faturamento e em cima desse 32% será calculado o IRPJ.
A mesma legislação determina quais empresas estão obrigadas a pagarem esse tributo, sendo elas:
I – as pessoas jurídicas:
· de direito privado domiciliadas no Brasil;
· filiais, sucursais, as agências ou as representações no país das pessoas jurídicas com sede no exterior;
· empresas públicas, sociedades de economia mista e as suas subsidiárias;
· Sociedade em Conta de Participação (SCP), considerando que são equiparadas às pessoas jurídicas;
· sociedades cooperativas de consumo que tenham por objeto a compra e o fornecimento de bens aos consumidores.
Um dos principais objetivos do IRPJ e incentivar a economia, e esse imposto pago pelas empresas acabam voltando em forma de benefícios para os cidadãos brasileiros.
Além do IRPJ calculado normalmente temos também o adicional de IRPJ, esse e cobrado 10% em cima do valor que exceder R$ 20.000,00 por mês.
Por exemplo:
A empresa obteve um faturamento de R$ 300.000,00 no trimestre, 
Alíquota base do IRPJ: 32%
Base IRPJ = R$ 300.000,00 * 32% = R$ 96.000,00 de base IRPJ
Limite trimestral = R$ 20.000,00 * 3 (quantidade de meses) = R$ 60.000,00
Excedente sobre qual calcularemos o IPRJ adicional;
R$ 96.000,00 (Base do IRPJ) – R$ 60.000,00 (máximo trimestre) = R$ 36.000,00 (Valor para calcular o adicional do IRPJ)
Adicional do IR;
R$ 36.000,00 * 10% (alíquota do adicional de IRPJ) = R$ 3.600,00 (Adicional de IRPJ)
IRPJ total a pagar 
R$ 96.000,00 * 15% = R$ 14.400,00 (IRPJ) + R$ 3.600,00 (IRPJ adicional) = R$ 18.000,00
IRPJ total a pagar = R$ 18.000,00
Ao falarmos de IRPJ não podemos esquecer de mencionar também a CSLL – Contribuição social sobre lucro líquido, que também e um imposto a ser pago por pessoas jurídicas com intuito de aumentar os recursos financeiros para a seguridade social, o cálculo da CSLL não foge muito do mesmo método que e utilizado no IRPJ e por sua vez acaba mudando a porcentagem que para a CSLL acaba sendo de 9%, assim como o IRPJ a CSLL tem o seu período de apuração que podem ser eles:
· mensalmente;
· trimestralmente;
· anualmente;
· por evento
A apuração mensal e feita uma estimativa e através do valor encontrado por essa estimativa e efetuado o pagamento mês a mês.
A apuração trimestral e considerada da seguinte forma:
· 1º Trimestre compreende janeiro, fevereiro e março com vencimento das guias em 30 de abril
· 2º Trimestre compreende abril, maio e junho com vencimento das guias em 31 de julho
· 3º Trimestre compreende julho, agosto e setembro com vencimento das guias em 31 de outubro
· 4º Trimestre compreende outubro, novembro e dezembro com vencimento das guias em 31 de janeiro do ano seguinte
O valor apurado no trimestre deve ser pago sempre até o último dia útil do mês subsequente.
A apuração anual e feita no último dia do ano seguindo assim o seu recolhimento
E por fim temos a apuração por evento, essa e feita quando a empresa em questão passa por uma cisão, fusão, extinção, incorporação e etc, ai através desses eventos temos que fazer uma apuração na data em ocorreu o evento.
3. MEMÓRIAIS DE CÁLCULO
3.1. PERDAS ESTIMADAS PARA CRÉDITOS DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA
3.2. ESTOQUES
3.3. PARTICIPAÇÕES EM OUTRAS SOCIEDADES
Nota: Os investimentos Avaliados pelo Método de Custo ficam registrados pelo valor de custo desde a data da aquisição até a data da sua venda. Porém, devem ser ajustados ao provável valor de realização quando o valor de mercado for inferior ao custo e este fato caracterizar-se com o permanente (deve-se, então, constituir uma Provisão para Perdas).
3.4. IMOBILIZADO TESTE DE RECUPERABILIDADE
3.5. PROVISÕES
3.6. IMOBILIZADO – COMPUTADORES
3.7. ARRENDAMENTO
3.8. PAGAMENTO BASEADO EM AÇÕES
3.9. INCORPORAÇÃO
4. LIVRO DIÁRIO
5. BALANCETE DE VERIFICAÇÃO 
6. DRE
7. CÁLCULO DO IRPJ E CSLL
8. BALANÇO PATRIMONIAL 
9. CONCLUSÃO 
Através de todas as atividades especificadas neste trabalho, temos a oportunidade de realizar a contabilidade e análise de uma empresa fabricante de termômetros que cria uma lista de contas contábeis, escrituração de lançamentos contábeis, verificação da criação de balanços, apuração do imposto de renda e Contribuição Social do Lucro Líquido e Fechamento do Exercício e Demonstração do Resultado. 
Por meio do presente trabalho, verificou-se que a contabilidade financeira é uma ferramenta administrativa, primordialmente uma estratégica, pois sua principal função é fornecer informações confiáveis aos agentes que trabalham fora da empresa, mas tem interesse comercial em acompanhar seu desenvolvimento. (investidores, gestores, acionistas, proprietários e potenciais parceiros de negócios).
Como resultado
da análise dos dados coletados, constatamos que mesmo as empresas que operam normalmente não tiveram vendas suficientes para cobrir todas as suas obrigações, resultando em prejuízo ao final do ano. 
As indicações de sala de aula sobre as disciplinas relacionadas são de grande ajuda ao realizar APS para calcular perda de clientes, perda de estoque, perda de investimento e fusão de nossa empresa Platinum com Dourada. 
10. BIBLIOGRAFIA
· https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/BP_ativo5.php#:~:text=Participa%C3%A7%C3%B5es%20em%20outras%20empresas%3A%20s%C3%A3o,que%20possuir%20um%20peda%C3%A7o%20dela.
· https://www.contadores.cnt.br/noticias/artigos/2020/05/11/classificacao-das-contas-de-investimentos-na-contabilidade.html
· https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resumo-cpc-23-politicas-contabeis-mudanca-de-estimativa-e-retificacao-de-erro/#:~:text=A%20retifica%C3%A7%C3%A3o%20de%20erro%20de,de%20mudan%C3%A7as%20nas%20estimativas%20cont%C3%A1beis.
· https://maisretorno.com/portal/termos/a/arrendamento#sect1
· file:///C:/Users/55119/Downloads/7959-15203-1-PB.pdf
· https://www.blbbrasil.com.br/blog/arrendamento-mercantil-2/
· https://blog.engenhariasocietaria.com.br/incorporacao-entre-controladora-e-controlada/
· http://www.gecompany.com.br/educacional/investimentos-em-coligadas-e-controladas-cpc-18/
· https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/irpj-imposto-de-renda-pessoa-juridica/
· https://blog.cefis.com.br/provisoes-contabeis/
· https://yubb.com.br/artigos/acoes/provisao-para-contingencias-o-que-e-e-como-funciona
· https://investidorsardinha.r7.com/aprender/teste-de-recuperabilidade/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20teste%20de,venda%20ou%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20nas%20atividades.
· https://blog.contaazul.com/glossario/estoque/
· https://quickbooks.intuit.com/br/blog/planejamento-financeiro/confira-o-guia-completo-do-pecld-para-contadores/#:~:text=Afinal%2C%20o%20que%20%C3%A9%20PECLD,cr%C3%A9ditos%20que%20uma%20empresa%20possui.
11. ANEXOS
2
Saldo Balancete inicial500.000,00R$ 
Recebimento35.000,00R$ 
Base calculo465.000,00R$ 
Taxa apropriada4%
PECLD18.600,00R$ 
PECLD
Matéria Prima QuantidadePreço de Custo (unid.)Preço de MercadoPerda estimada
A1000 KG30,00R$ 25,00R$ 5.000,00R$ 
B2000 KG 80,00R$ 82,00R$ -R$ 
C2000 Unid50,00R$ 40,00R$ 20.000,00R$ 
TOTAL25.000,00R$ 
Produtos AcabadosQuantidadePreço de Custo (unid.)
A800 unid300,00R$ Preço de Venda420,00R$ 
ICMS (18%)75,60R$ 
PIS (1,65%)6,93R$ 
COFINS (3,6%)15,12R$ 
COMISSÕES (5%)21,00R$ 
FRETES8,50R$ 
Preço Liquido292,85R$ 
Custo Unid.300,00R$ 
Perda Estimada7,15R$ 
Quantidade800 unid
Perda Estimada TOTAL5.720,00R$ 
PERDA ESTIMADA PARA REDUÇÃO AO VALOR REALIZÁVEL LÍQUIDOS DOS ESTOQUES
Perda Estimada
PL da Temperatura MáximaParticipação (5%)
Valor na Aquisição de Ações7.000.000,00R$ 350.000,00R$ 
Valor em 31.12.X15.800.000,00R$ 290.000,00R$ 
Perda com valor Recuperável de Participações em Outras Sociedades: 60.000,00R$ 
Custo de aquisição720.000,00R$ 
Vida útil Imobilizado (anos)10
Deprec. Anual72.000,00R$ 
(-) Deprec. Acumulada 504.000,00R$ 
(=) Valor Contábil216.000,00R$ 
Uso durante 3 anosVendas atraves da maquinaGastos com a vendaVenda liquidaValor presente
Valor de mercado150.000,00 Ano 1300.000,00R$ 250.000,00R$ 50.000,00R$ 43.478,26R$ 
(-) Gastos de 15%22.500,00 Ano 2300.000,00R$ 250.000,00R$ 50.000,00R$ 37.807,18R$ 
(=) Valor liquido127.500,00 Ano 3300.000,00R$ 250.000,00R$ 50.000,00R$ 32.875,81R$ 
Total 900.000,00R$ 750.000,00R$ 150.000,00R$ 114.161,25R$ 
Valor contabil 216.000,00R$ 
(-) Valor em uso114.161,25 
(=) Perdas estimadas101.838,75R$ 
IMOBILIZADO TESTE DE RECUPERABILIDADE
Maquinas e Equipamentos
Valor recuperavel
Perdas estimadas
Número do ProcessoProvisão reconhecida em 31/12/X0Valor da causa em 31/12/X1
Estimativa de 
perda em X1
1R$ 40.000,00R$ 30.000,00Provável
2-R$ 20.000,00Possível
3R$ 50.000,00R$ 25.000,00Possível
4-R$ 32.000,00Provável
Valor da causa X1R$ 107.000,00
Valor já reconhecido X0R$ 90.000,00
Valor a ajustarR$ 17.000,00
Valor Pago: 
200.000,00R$ 
Valor Residual:20.000,00R$ 
Valor depreciável:180.000,00R$ 
Depreciação anual: 36.000,00R$ 
Tempo Depreciação(ano):5
Metodo de Depreciação: Linear
Informações ao Adquirir os Computadores
AnoCusto AtivoDepreciação AcumuladaValor LiquidoDespesa com Depreciação
0180.000,00R$ -R$ 180.000,00R$ -R$ 
1-36.000,00R$ 144.000,00R$ 36.000,00R$ 
2-72.000,00R$ 108.000,00R$ 36.000,00R$ 
Custo Ativo180.000,00R$ 
Depreciação Acumulada72.000,00-R$ 
Valor Liquido108.000,00R$ 
Ajuste valor residual (ganho de R$ 3.000,00)3.000,00-R$ 
Novo valor depreciável111.000,00R$ 
Ajuste no valor Contábil dos Computadores
AnoCusto AtivoDepreciação AcumuladaValor LiquidoDespesa com Depreciação
Ajuste183.000,00R$ 72.000,00R$ 111.000,00R$ -
3-127.500,00R$ 55.500,00R$ 55.500,00R$ 
4-183.000,00R$ -R$ 55.500,00R$ 
PARCELASVFPeriodoVPJUROS 6%
0
1R$ 6.000,001R$ 1.481,87R$ 4.518,13
2R$ 6.000,002R$ 1.570,78R$ 4.429,22
3R$ 6.000,003R$ 1.665,03R$ 4.334,97
4R$ 6.000,004R$ 1.764,93R$ 4.235,07
5R$ 6.000,005R$ 1.870,83R$ 4.129,17
6R$ 6.000,006R$ 1.983,08R$ 4.016,92
7R$ 6.000,007R$ 2.102,06R$ 3.897,94
8R$ 6.000,008R$ 2.228,19R$ 3.771,81
9R$ 6.000,009R$ 2.361,88R$ 3.638,12
10R$ 6.000,0010R$ 2.503,59R$ 3.496,41
11R$ 6.000,0011R$ 2.653,81R$ 3.346,19CURTO PRAZO
12R$ 6.000,0012R$ 2.813,03R$ 3.186,97R$ 47.000,92
13R$ 6.000,0013R$ 2.981,82R$ 3.018,18
14R$ 6.000,0014R$ 3.160,73R$ 2.839,27
15R$ 6.000,0015R$ 3.350,37R$ 2.649,63
16R$ 6.000,0016R$ 3.551,39R$ 2.448,61
17R$ 6.000,0017R$ 3.764,47R$ 2.235,53
18R$ 6.000,0018R$ 3.990,34R$ 2.009,66
19R$ 6.000,0019R$ 4.229,76R$ 1.770,24
20R$ 6.000,0020R$ 4.483,55R$ 1.516,45
21R$ 6.000,0021R$ 4.752,56R$ 1.247,44
22R$ 6.000,0022R$ 5.037,72R$ 962,28
23R$ 6.000,0023R$ 5.339,98R$ 660,02LONGO PRAZO
24R$ 6.000,0024R$ 5.660,38R$ 339,62R$ 21.696,94
TOTALR$ 144.000,00-R$ 75.302,15R$ 68.697,85
 ARRENDAMENTO - RECONHECIMENTO INICIAL
PARCELASPRESTAÇAOENCARGOSAMORTIZAÇAO DIVIDA ATUAL
075.302,15R$ 
16.000,00R$ 4.518,13R$ 1.481,87R$
73.820,27R$ 
26.000,00R$ 4.429,22R$ 1.570,78R$ 72.249,49R$ 
36.000,00R$ 4.334,97R$ 1.665,03R$ 70.584,46R$ 
46.000,00R$ 4.235,07R$ 1.764,93R$ 68.819,53R$ 
56.000,00R$ 4.129,17R$ 1.870,83R$ 66.948,70R$ 
66.000,00R$ 4.016,92R$ 1.983,08R$ 64.965,62R$ 
76.000,00R$ 3.897,94R$ 2.102,06R$ 62.863,56R$ 
86.000,00R$ 3.771,81R$ 2.228,19R$ 60.635,37R$ 
96.000,00R$ 3.638,12R$ 2.361,88R$ 58.273,49R$ 
106.000,00R$ 3.496,41R$ 2.503,59R$ 55.769,90R$ 
116.000,00R$ 3.346,19R$ 2.653,81R$ 53.116,10R$ 
126.000,00R$ 3.186,97R$ 2.813,03R$ 50.303,06R$ 
136.000,00R$ 3.018,18R$ 2.981,82R$ 47.321,25R$ 
146.000,00R$ 2.839,27R$ 3.160,73R$ 44.160,52R$ 
156.000,00R$ 2.649,63R$ 3.350,37R$ 40.810,15R$ 
166.000,00R$ 2.448,61R$ 3.551,39R$ 37.258,76R$ 
176.000,00R$ 2.235,53R$ 3.764,47R$ 33.494,29R$ 
186.000,00R$ 2.009,66R$ 3.990,34R$ 29.503,95R$ 
196.000,00R$ 1.770,24R$ 4.229,76R$ 25.274,18R$ 
206.000,00R$ 1.516,45R$ 4.483,55R$ 20.790,63R$ 
216.000,00R$ 1.247,44R$ 4.752,56R$ 16.038,07R$ 
226.000,00R$ 962,28R$ 5.037,72R$ 11.000,36R$ 
236.000,00R$ 660,02R$ 5.339,98R$ 5.660,38R$ 
246.000,00R$ 339,62R$ 5.660,38R$ 0,00-R$ 
TOTAL144.000,00R$ 68.697,85R$ 75.302,15R$ 0,00-R$ 
ARRENDAMENTO - DESPESAS FINANCEIRAS 
ParcelaCusto do AtivoDepreciação AcumuladaValor LiquidoDesp. Despreciação
075.302,15R$ -R$ 75.302,15R$ -R$ 
1-3.137,59R$ 72.164,56R$ 3.137,59R$ 
2-3.137,59R$ 69.026,97R$ 6.275,18R$ 
3-3.137,59R$ 65.889,38R$ 9.412,77R$ 
4-3.137,59R$ 62.751,79R$ 12.550,36R$ 
5-3.137,59R$ 59.614,20R$ 15.687,95R$ 
6-3.137,59R$ 56.476,61R$ 18.825,54R$ 
7-3.137,59R$ 53.339,02R$ 21.963,13R$ 
8-3.137,59R$ 50.201,43R$ 25.100,72R$ 
9-3.137,59R$ 47.063,84R$ 28.238,30R$ 
10-3.137,59R$ 43.926,25R$ 31.375,89R$ 
11-3.137,59R$ 40.788,66R$ 34.513,48R$ 
12-3.137,59R$ 37.651,07R$ 37.651,07R$ 
13-3.137,59R$ 34.513,48R$ 3.137,59R$ 
14-3.137,59R$ 31.375,89R$ 6.275,18R$ 
15-3.137,59R$ 28.238,30R$ 9.412,77R$ 
16-3.137,59R$ 25.100,72R$ 12.550,36R$ 
17-3.137,59R$ 21.963,13R$ 15.687,95R$ 
18-3.137,59R$ 18.825,54R$ 18.825,54R$ 
19-3.137,59R$ 15.687,95R$ 21.963,13R$ 
20-3.137,59R$ 12.550,36R$ 25.100,72R$ 
21-3.137,59R$ 9.412,77R$ 28.238,30R$ 
22-3.137,59R$ 6.275,18R$ 31.375,89R$ 
23-3.137,59R$ 3.137,59R$ 34.513,48R$ 
24-3.137,59R$ 0,00-R$ 37.651,07R$ 
75.302,15R$ --
ARRENDAMENTO - DEPRECIAÇÃO
TOTAL
Quant. Opções p/ Colaboradores
100
Quant. Colaboradores200
Valor Justo p/ OpçãoR$ 40,00
Quant. Colaboradores com Direito170
Valor total opçõesR$ 800.000,00
PAGAMENTO BASEADO EM AÇÕESColaboradores que deixaram a 
empresa nos proximos 3 anos
15%
Despesa
do período
1100200 R$ 40,00 1º parcela266.666,67R$ R$ 266.666,67 
2100200 R$ 40,00 2º parcela533.333,33R$ R$ 266.666,67 
3100200 R$ 40,00 3º parcela800.000,00R$ R$ 266.666,67 
OpçõesSaldo AcumuldadoParcela/PeriodoValor JustoQuant. ColaboradoresAno
Caixa e Equivalentes de Caixa350.000,00R$
Fornecedores50.000,00R$ 
Duplicatas a Receber250.000,00R$ Impostos a Pagar35.000,00R$ 
Estoques - Matéria-Prima100.000,00R$ Salários e Encargos Sociais a Pagar75.000,00R$ 
Estoques de Produtos Acabados149.000,00R$ Contas a Pagar45.000,00R$ 
IR a Recolher22.500,00R$ 
CSLL a Recolher13.500,00R$ 
Dividendos a Pagar50.000,00R$ 
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
Empréstimos a Diretores150.000,00R$ 
INVESTIMENTOSFinanciamentos a Pagar – NC59.000,00R$ 
Participações em Outras Sociedades74.000,00R$ Adiantamento de Empresas Controladoras100.000,00R$ 
IMOBILIZADO
Máquinas e Equipamentos528.000,00R$ 
Depreciação Acumulada211.000,00-R$ Capital Social1.000.000,00R$ 
Móveis e Utensílios140.000,00R$ Lucros Acumulados150.000,00R$ 
Depreciação Acumulada50.000,00-R$ 
Veículos240.000,00R$ 
Depreciação Acumulada120.000,00-R$ 
TOTAL1.600.000,00R$ TOTAL1.600.000,00R$ 
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
PASSIVO CIRCULANTE
PASSIVO NÃO CIRCULANTE
ATIVO NÃO CIRCULANTE
ATIVO CIRCULANTE
DOURADA CROMAGEM DE METAIS S.A.
BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/12/X1
ATIVOPASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO
LançamentoDt. LançamentoConta ContábilDebitoCréditoHistóricoValor
101/12/20X1Veiculos ArrendadosD75.302,15R$ 
101/12/20X1juros a transcorrerD47.000,92R$ 
101/12/20X1juros a transcorrer - NCD21.696,94R$ 
101/12/20X1Arrendamento Mercantil a pagarC72.000,00R$ 
101/12/20X1Arrendamento Mercantil a pagar - NCC72.000,00R$ 
231/12/20X1Perdas estimadas em credito de liquidação duvidosa - PECLDD25.000,00R$ 
231/12/20X1Despesa com incobraveisD10.000,00R$ 
231/12/20X1Duplicatas a receberC35.000,00R$ 
331/12/20X1Caixa e Equivalentes de CaixaD43.000,00R$ 
331/12/20X1Recuperação de clientes incobraveisC43.000,00R$ 
431/12/20X1Caixa e Equivalentes de CaixaD15.000,00R$ 
431/12/20X1Perdas estimadas em credito de liquidação duvidosa - PECLDC15.000,00R$ 
531/12/20X1Despesa com Perdas estimadas em credito de liquidação duvidosaD18.600,00R$ 
531/12/20X1Perdas estimadas em credito de liquidação duvidosa - PECLDC18.600,00R$ 
631/12/20X1Despesas com Perdas Estimadas do Valor Não RecuperávelD30.720,00R$ 
631/12/20X1Perdas Estimadas por Desvalorização dos EstoquesC30.720,00R$ 
731/12/20X1Despesas com Perdas Estimadas do Valor Não RecuperávelD60.000,00R$ 
731/12/20X1Perdas Estimadas por Valor Não Recuperável InvestimentosC60.000,00R$ 
831/12/20X1Despesas com Perdas Estimadas do Valor Não RecuperávelD101.838,75R$ 
831/12/20X1Perdas Estimadas por Valor Não Recuperável - ImobilizadoC101.838,75R$ 
931/12/20X1Despesa com provisão para contingenciaD17.000,00R$ 
931/12/20X1Provisões para Contingências – NCC17.000,00R$ 
1031/12/20X1Despesas com DepreciaçõesD55.500,00R$ 
1031/12/20X1Depreciações Acumuladas ComputadoresC55.500,00R$ 
1131/12/20X1Arrendamento Mercantil a pagarD6.000,00R$ 
1131/12/20X1Caixa e Equivalentes de CaixaC6.000,00R$ 
1231/12/20X1Despesas com JurosD4.518,13R$ 
1231/12/20X1juros a transcorrerC4.518,13R$ 
1331/12/20X1Despesas com DepreciaçõesD3.137,59R$ 
1331/12/20X1Depreciações Acumuladas Veículos ArrendadosC3.137,59R$ 
1431/12/20X1Despesas com Remuneração de EmpregadosD266.666,67R$ 
1431/12/20X1Dividendos a PagarC266.666,67R$ 
Avaliação Valor Não recuperável Investimentos - Perda Estimada
Avaliação Valor Recuperável Estoques - Perda Estimada
Depreciação de Arrendamento - Parcela: 01/24
Pagamento de Arrendamento - Parcela: 01/24
Juros referente ao pagamento de arrendamento - Parcela: 01/24
Avaliação de Valor não Recuperável Máquinas - Perda Estimada
Despesas com Provisões de Contingências
Ajuste no valor Contábil dos Computadores
Registro das despesas referente as operações de Pagamento Baseado em 
Ações
Livro diário
Baixa de duplicatas incobráveis no valor de R$ 35.000,00 conforme 
documentação enviada pelo Departamento Jurídico em virtude de todos os 
recursos de cobrança terem se esgotado.
 Recebimento de duplicatas já baixadas como incobráveis em exercícios 
anteriores no valor de R$ 43.000,00.
Recebimento da duplicata XXXX já baixadas como incobráveis no próprio 
exercício de X1, no valor de R$ 15.000,00.
Ajustar as Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa. A Taxa de 
ajuste de PECLD apropriada à empresa, com base na média percentual dos 
Em 1º de dezembro de X1, a empresa adquiriu, por meio de Arrendamento, 
um veículo, modelo Pick up, para ser utilizado na entrega das vendas dos 
produtos. As condições desse arrendamento constam das informações 
abaixo.
1531/12/20X1Caixa e Equivalentes de CaixaD350.000,00R$ 
1531/12/20X1Duplicatas a ReceberD250.000,00R$ 
1531/12/20X1Estoques de Matéria-Prima “A”D100.000,00R$ 
1531/12/20X1Estoques de Produtos Acabados “A”D149.000,00R$ 
1531/12/20X1Empréstimos a DiretoresD150.000,00R$ 
1531/12/20X1Participações em Outras SociedadesD74.000,00R$ 
1531/12/20X1Máquinas e EquipamentosD528.000,00R$ 
1531/12/20X1Móveis e UtensíliosD140.000,00R$ 
1531/12/20X1VeículosD240.000,00R$ 
1531/12/20X1Depreciações Acumuladas Máquinas e EquipamentosC211.000,00R$ 
1531/12/20X1Depreciações Acumuladas Móveis e UtensíliosC50.000,00R$ 
1531/12/20X1Depreciações Acumuladas VeículosC120.000,00R$ 
1531/12/20X1Conta IncorporaçãoC1.600.000,00R$ 
1631/12/20X1Conta IncorporaçãoD1.600.000,00R$ 
1631/12/20X1FornecedoresC50.000,00R$ 
1631/12/20X1Impostos a PagarC80.000,00R$ 
1631/12/20X1Salários e Encargos Sociais a PagarC75.000,00R$ 
1631/12/20X1Imposto de Renda Pessoa Jurídica Estimado a PagarC22.500,00R$ 
1631/12/20X1Contribuição Social sobre o Lucro Estimado a PagarC13.500,00R$ 
1631/12/20X1Dividendos a PagarC50.000,00R$ 
1631/12/20X1Financiamentos a Pagar – NCC59.000,00R$ 
1631/12/20X1Adiantamentos a Empresas ControladasC100.000,00R$ 
1631/12/20X1Capital SocialC1.000.000,00R$ 
1631/12/20X1Lucros AcumuladosC150.000,00R$ 
INCORPORAÇÃO DE SOCIEDADE CONTROLADA - Dourada Cromagem de 
Metais S.A. (ATIVO)
INCORPORAÇÃO DE SOCIEDADE CONTROLADA - Dourada Cromagem de 
Metais S.A. (PASSIVO E PL)
LançamentoDt. LançamentoConta ContábilDebitoCréditoHistóricoValor
1731/12/20X1Receitas com VendasD4.100.000,00R$ 
1731/12/20X1Receitas FinanceirasD100.000,00R$ 
1731/12/20X1Receitas de Dividendos – Outras ParticipaçõesD48.100,00R$ 
1731/12/20X1Recuperação de clientes incobraveisD43.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED20.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED30.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED80.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED10.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED80.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED148.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED30.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED162.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED200.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED42.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED140.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED150.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED192.558,75R$ 
1731/12/20X1ARED17.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED4.518,13R$ 
1731/12/20X1ARED10.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED58.637,59R$ 
1731/12/20X1ARED266.666,67R$ 
1731/12/20X1ARED1.300.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED72.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED10.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED80.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED45.000,00R$
1731/12/20X1ARED1.170.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED62.500,00R$ 
1731/12/20X1ARED55.000,00R$ 
1731/12/20X1ARED18.600,00R$ 
1731/12/20X1ARED55.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas com Alimentações (sócios, acionistas, administradores)C20.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas com Aluguéis – VendasC30.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas com Aluguéis (área Administrativa)C80.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas com AmortizaçõesC10.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas com Depreciações – VendasC80.000,00R$ 
1731/12/20X1AREC4.100.000,00R$ 
1731/12/20X1AREC100.000,00R$ 
1731/12/20X1AREC48.100,00R$ 
1731/12/20X1AREC43.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas com Depreciações (área administrativa)C148.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas com Multas AmbientaisC30.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas com Salários e Encargos Sociais – VendasC162.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas de Salários e Encargos Sociais (área Administrativa)C200.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas FinanceirasC42.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas Gerais – VendasC140.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas Gerais e AdministrativasC150.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas com Perdas Estimadas do Valor Não RecuperávelC192.558,75R$ 
1731/12/20X1Despesa com provisão para contingenciaC17.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas com JurosC4.518,13R$ 
1731/12/20X1Despesa com incobraveisC10.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesas com DepreciaçõesC58.637,59R$ 
1731/12/20X1Despesas com Remuneração de EmpregadosC266.666,67R$ 
1731/12/20X1Custo dos Produtos VendidosC1.300.000,00R$ 
1731/12/20X1Devoluções de VendasC72.000,00R$ 
1731/12/20X1Doações ao Fundo Direitos Crianças e Adolescentes – OutrasC10.000,00R$ 
1731/12/20X1Energia Elétrica (área Administrativa)C80.000,00R$ 
1731/12/20X1Energia Elétrica – VendasC45.000,00R$ 
1731/12/20X1Impostos sobre VendasC1.170.000,00R$ 
1731/12/20X1Programa de Alimentação ao Trabalhador – VendasC62.500,00R$ 
1731/12/20X1Programa de Alimentação ao Trabalhador (área Administrativa)C55.000,00R$ 
1731/12/20X1BrindesC55.000,00R$ 
1731/12/20X1Despesa com Perdas estimadas em credito de liquidação duvidosaC18.600,00R$ 
1831/12/20X1Contribuição Social sobre o Lucro do ExercícioD6.599,01R$ 
1831/12/20X1Contribuição Social sobre o Lucro Estimado a PagarC6.599,01R$ 
1931/12/20X1ARED26.599,01R$ 
1931/12/20X1Contribuição Social sobre o Lucro do ExercícioC26.599,01R$ 
2031/12/20X1Imposto de Renda sobre o Lucro do ExercícioD10.998,36R$ 
2031/12/20X1Imposto de Renda Pessoa Jurídica Estimado a PagarC10.998,36R$ 
2131/12/20X1ARED40.998,36R$ 
2131/12/20X1Imposto de Renda Pessoa Jurídica Estimado a PagarC40.998,36R$ 
2231/12/20X1Lucros AcumuladosD26.599,01R$ 
2231/12/20X1AREC26.599,01R$ 
2331/12/20X1Prejuizos acumuladosD135.978,51R$ 
2331/12/20X1Lucros AcumuladosC
135.978,51R$ 
Apuração do Resultado do Exercício - Receitas & Despesas
Transferência do Resultado do Exercício para o Patrimônio Líquido
Compensação do prejuízo contábil acumulado
Apuração dos Tributos Trimestrais (IRPJ)
Apuração do Resultado do Exercício - IRPJ
Apuração dos Tributos Trimestrais (CSLL)
Apuração do Resultado do Exercício - CSLL
Livro diário
ContaDébitoCrédito
Adiantamentos a Empresas Controladas-R$ -R$ 
Amortizações Acumuladas Softwares-R$ 50.000,00R$ 
Brindes-R$ -R$ 
Caixa e Equivalentes de Caixa740.500,00R$ -R$ 
Capital Social-R$ 3.800.000,00R$ 
Computadores200.000,00R$ -R$ 
Contribuição Social sobre o Lucro do Exercício-R$ -R$ 
Contribuição Social sobre o Lucro Estimado a Pagar-R$ 40.099,01R$ 
Contribuição Social sobre o Lucro Recolhido – Redução Suspensão20.000,00R$ -R$ 
Custo dos Produtos Vendidos-R$ -R$ 
Depósito Judiciais LP60.000,00R$ -R$ 
Depreciações Acumuladas Máquinas e Equipamentos-R$ 715.000,00R$ 
Depreciações Acumuladas Móveis e Utensílios-R$ 123.000,00R$ 
Depreciações Acumuladas Veículos-R$ 280.000,00R$ 
Depreciações Acumuladas Computadores-R$ 127.500,00R$ 
Despesas com Alimentações (sócios, acionistas, administradores)-R$ -R$ 
Despesas com Aluguéis – Vendas-R$ -R$ 
Despesas com Aluguéis (área Administrativa)-R$ -R$ 
Despesas com Amortizações-R$ -R$ 
Despesas com Depreciações – Vendas-R$ -R$ 
Despesas com Depreciações (área administrativa)-R$ -R$ 
Despesas com Multas Ambientais-R$ -R$ 
Despesas com Salários e Encargos Sociais – Vendas-R$ -R$ 
Despesas de Salários e Encargos Sociais (área Administrativa)-R$ -R$ 
Despesas Financeiras-R$ -R$ 
Despesas Gerais – Vendas-R$ -R$ 
Despesas Gerais e Administrativas-R$ -R$ 
Devoluções de Vendas-R$ -R$ 
Doações ao Fundo Direitos Crianças e Adolescentes – Outras-R$ -R$ 
Duplicatas a Receber715.000,00R$ -R$ 
Energia Elétrica (área Administrativa)-R$ -R$ 
Energia Elétrica – Vendas-R$ -R$ 
Estoques de Matéria-Prima “A”130.000,00R$ -R$ 
Estoques de Matéria-Prima “B”160.000,00R$ -R$ 
Estoques de Matéria-Prima “C”100.000,00R$ -R$ 
Estoques de Produtos Acabados “A”389.000,00R$ -R$ 
Financiamentos a Pagar – NC-R$ 319.600,00R$ 
Fornecedores-R$ 109.300,00R$ 
Imposto de Renda Pessoa Jurídica Estimado a Pagar-R$ 63.498,36R$ 
Imposto de Renda Pessoa Jurídica Recolhido – Redução Suspensão30.000,00R$ -R$ 
Imposto de Renda sobre o Lucro do Exercício-R$ -R$ 
Impostos a Pagar-R$ 163.000,00R$ 
Impostos sobre Vendas-R$ -R$ 
Máquinas e Equipamentos1.248.000,00R$ -R$ 
Móveis e Utensílios500.000,00R$ -R$ 
Participações em Outras Sociedades424.000,00R$ -R$ 
Participações Societárias em Controladas900.000,00R$ -R$ 
Perdas Estimadas com Crédito de Liquidação Duvidosa – PECLD-R$ 33.600,00R$ 
Perdas Estimadas por Valor Não Recuperável – Imobilizado (*)-R$ 151.838,75R$ 
Programa de Alimentação ao Trabalhador – Vendas-R$ -R$ 
Programa de Alimentação ao Trabalhador (área Administrativa)-R$ -R$ 
Provisões para Contingências – NC-R$ 107.000,00R$ 
Receitas com Vendas-R$ -R$ 
Receitas de Dividendos – Outras Participações-R$ -R$ 
Receitas Financeiras-R$ -R$ 
Salários e Encargos Sociais a Pagar-R$ 150.000,00R$ 
Softwares100.000,00R$ -R$ 
Veículos640.000,00R$ -R$ 
Veiculos Arrendados75.302,15R$
-R$ 
Despesa com incobraveis-R$ -R$ 
juros a transcorrer42.482,79R$ -R$ 
juros a transcorrer - NC21.696,94R$ -R$ 
Arrendamento Mercantil a pagar-R$ 66.000,00R$ 
Arrendamento Mercantil a pagar - NC-R$ 72.000,00R$ 
Recuperação de clientes incobraveis-R$ -R$ 
Despesa com Perdas estimadas em credito de liquidação duvidosa-R$ -R$ 
Despesas com Perdas Estimadas do Valor Não Recuperável-R$ -R$ 
Perdas Estimadas por Desvalorização dos Estoques-R$ 30.720,00R$ 
Perdas Estimadas por Valor Não Recuperável Investimentos-R$ 60.000,00R$ 
Despesa com provisão para contingencia-R$ -R$ 
Despesas com Juros-R$ -R$ 
Despesas com Depreciações-R$ -R$ 
Depreciações Acumuladas Veículos Arrendados-R$ 3.137,59R$ 
Despesas com Remuneração de Empregados-R$ -R$ 
Dividendos a Pagar-R$ 316.666,67R$ 
Conta Incorporação-R$ -R$ 
Lucros Acumulados-R$ -R$ 
Empréstimos a Diretores150.000,00R$ -R$ 
ARE-R$ -R$ 
Prejuizos acumulados135.978,51R$ -R$ 
TOTAL6.781.960,38R$ 6.781.960,38R$ 
Balancete de Verificação
(+)Receitas com Vendas4.100.000,00R$ 
(=)Receitas Brutas de Vendas4.100.000,00R$ 
(-)Devoluções de Vendas72.000,00R$ 
(-)Impostos sobre Vendas1.170.000,00R$ 
(=)Receitas Líquida de Vendas2.858.000,00R$ 
(-)Custo dos Produtos Vendidos1.300.000,00R$ 
(=)Lucro (ou Prejuízo) Bruto1.558.000,00R$ 
(-)Despesas com Vendas593.100,00R$ 
Brindes55.000,00R$ 
Energia Elétrica – Vendas45.000,00R$ 
Despesas com Depreciações – Vendas80.000,00R$ 
Despesas Gerais – Vendas140.000,00R$ 
Programa de Alimentação ao Trabalhador – Vendas62.500,00R$ 
Despesa com Perdas estimadas em credito de liquidação duvidosa18.600,00R$ 
Despesas com Salários e Encargos Sociais – Vendas162.000,00R$ 
Despesas com Aluguéis – Vendas30.000,00R$ 
(-)Despesas Administrativas1.322.381,13R$ 
Programa de Alimentação ao Trabalhador (área Administrativa)55.000,00R$ 
Despesas Gerais e Administrativas150.000,00R$ 
Despesas de Salários e Encargos Sociais (área Administrativa)200.000,00R$ 
Despesas com Perdas Estimadas do Valor Não Recuperável192.558,75R$ 
Despesa com provisão para contingencia17.000,00R$ 
Despesas com Multas Ambientais30.000,00R$ 
Despesas com Depreciações (área administrativa)148.000,00R$ 
Despesas com Depreciações58.637,59R$ 
Despesas com Amortizações10.000,00R$ 
Despesas com Juros4.518,13R$ 
Despesa com incobraveis10.000,00R$ 
Despesas com Remuneração de Empregados266.666,67R$ 
Despesas com Aluguéis (área Administrativa)80.000,00R$ 
Despesas com Alimentações (sócios, acionistas, administradores)20.000,00R$ 
Energia Elétrica (área Administrativa)80.000,00R$ 
(-)Outras Despesas10.000,00R$ 
Doações ao Fundo Direitos Crianças e Adolescentes – Outras10.000,00R$ 
(+)Outras Receitas91.100,00R$ 
Receitas de Dividendos – Outras Participações48.100,00R$ 
Recuperação de clientes incobraveis43.000,00R$ 
(=)Lucro (ou Prejuízo) antes do Resultado Financeiro276.381,13-R$ 
(-)Despesas Financeiras42.000,00R$ 
(+)Receitas Financeiras100.000,00R$ 
(=) LAIR218.381,13-R$ 
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE
Resultado do exercicio218.381,13-R$ 
Adições293.158,75R$ 
Brindes55.000,00R$ 
Doações ao Fundo Direitos Crianças e Adolescentes – Outras10.000,00R$ 
Despesas com perdas estimadas e contingencia 228.158,75R$ 
Exclusões148.100,00R$ 
Receitas de Dividendos – Outras Participações48.100,00R$ 
Receitas Financeiras100.000,00R$ 
Base de Cálculo73.322,38-R$ 
IRPJ 15%10.998,36-R$ 
IRPJ a Recolher10.998,36-R$ 
CALCULO IRPJ
Resultado do exercicio218.381,13-R$ 
Adições293.158,75R$ 
Brindes55.000,00R$ 
Doações ao Fundo Direitos Crianças e Adolescentes – Outras10.000,00R$ 
Despesas com perdas estimadas e contingencia 228.158,75R$ 
Exclusões148.100,00R$ 
Receitas de Dividendos – Outras Participações48.100,00R$ 
Receitas Financeiras100.000,00R$ 
Base de Cálculo73.322,38-R$ 
CSLL (9%)6.599,01-R$ 
CSLL a Recolher6.599,01-R$ 
CALCULO CSLL
ATIVO CIRCULANTEPASSIVO CIRCULANTE
Caixa e Equivalentes de Caixa740.500,00R$ Fornecedores109.300,00R$ 
Duplicatas a Receber715.000,00R$ Salários e Encargos Sociais a Pagar150.000,00R$ 
Perdas Estimadas com Crédito de Liquidação Duvidosa – PECLD33.600,00-R$ Impostos a Pagar163.000,00R$ 
Estoques de Matéria-Prima “A”130.000,00R$ Imposto de Renda Pessoa Jurídica Estimado a Pagar63.498,36R$ 
Estoques de Matéria-Prima “B”160.000,00R$ Imposto de Renda Pessoa Jurídica Recolhido – Redução Suspensão30.000,00-R$ 
Estoques de Matéria-Prima “C”100.000,00R$ Contribuição Social sobre o Lucro Estimado a Pagar40.099,01R$ 
Estoques de Produtos Acabados “A”389.000,00R$ Contribuição Social sobre o Lucro Recolhido – Redução Suspensão20.000,00-R$ 
Perdas Estimadas por Desvalorização dos Estoques30.720,00-R$ Arrendamento Mercantil a pagar66.000,00R$ 
juros a transcorrer42.482,79-R$ 
ATIVO NÃO CIRCULANTEDividendos a Pagar316.666,67R$ 
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
Depósito Judiciais LP60.000,00R$ 
Empréstimos a Diretores150.000,00R$ 
INVESTIMENTOS
Participações em Outras Sociedades424.000,00R$ 
Participações Societárias em Controladas900.000,00R$ PASSIVO NÃO CIRCULANTE
Perdas Estimadas por Valor Não Recuperável Investimentos60.000,00-R$ Financiamentos a Pagar – NC319.600,00R$ 
IMOBILIZADOProvisões para Contingências – NC107.000,00R$ 
Máquinas e Equipamentos1.248.000,00R$ Arrendamento Mercantil a pagar - NC72.000,00R$ 
Depreciações Acumuladas Máquinas e Equipamentos715.000,00-R$ juros a transcorrer - NC21.696,94-R$ 
Móveis e Utensílios500.000,00R$ 
Depreciações Acumuladas Móveis e Utensílios123.000,00-R$ 
Veículos640.000,00R$ 
Depreciações Acumuladas Veículos280.000,00-R$ 
Computadores200.000,00R$ 
Depreciações Acumuladas Computadores127.500,00-R$ Capital Social3.800.000,00R$ 
Veiculos Arrendados75.302,15R$ Prejuizos acumulados135.978,51-R$ 
Depreciações Acumuladas Veículos Arrendados3.137,59-R$ 
Perdas Estimadas por Valor Não Recuperável – Imobilizado (*)151.838,75-R$ 
INTANGIVEL
Softwares100.000,00R$ 
Amortizações Acumuladas Softwares50.000,00-R$ 
TOTAL4.957.005,81R$ TOTAL4.957.005,81R$ 
PLATINA INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO S.A., 
BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/12/X1
ATIVOPASSIVO
PATRIMONIO LIQUIDO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais