Buscar

Sociologia das Organizações Prova Regular

Prévia do material em texto

Sociologia das Organizações
Questão 1 :
A mulher, nos últimos anos, vem provocando sensíveis mudanças no mercado de trabalho. O Censo Demográfico do ano 2010 demonstra que a participação da mulher no trabalho praticamente dobrou na última década. Sobre essa realidade, marque a alternativa correta.
A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Conforme visto na unidade 12, a mulher, nos últimos anos, vem provocando sensíveis mudanças no mercado de trabalho, como provam as estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano 2000, nas quais mostra que a participação da mulher no trabalho praticamente dobrou na última década. Entretanto, uma realidade ainda preocupante é permanência da diferença de os rendimentos menores percebidos pelas mulheres em atividades semelhantes a dos homens, fato que evidencia que, apesar dos avanços, algumas diferenças ainda permanecem. Nos dias de hoje, ainda permanecem as desigualdades entre os sexos no mercado de trabalho.
	A
	
	O número de mulheres que são provedoras de seus lares aumentou sensivelmente nos últimos anos.
	B
	
	Percebe-se, ao longo dos últimos anos, que há uma igualdade entre homens e mulheres quando o assunto é o mercado de trabalho, o que evidencia que não há mais diferenças entre as rendas percebidas por eles para o mesmo cargo.
	C
	
	A condição da mulher no mercado de trabalho não causa mais preocupações, já que não há mais diferença entre os rendimentos recebidos pelas mulheres em atividades semelhantes a dos homens.
	D
	
	As relações entre homens e mulheres são iguais e não hierárquicas, sendo que são iguais às posições ocupadas pelos indivíduos dos dois sexos.
Questão 2 :
Quais foram os acontecimentos marcantes do século XVIII que serviram de fundamento para a emergência das abordagens sociológicas? Marque a alternativa correta. 
A resposta correta é a opção D
Justificativa:
As Revoluções Industrial e Francesa são ambas acontecimentos do século XVIII, constituindo-se em marco para a emergência da sociologia. Os demais acontecimentos referem-se a outras épocas.
	A
	
	Primeira e Segunda Guerra Mundial.
	B
	
	Revolução Francesa e Guerra dos Cem Anos.
	C
	
	Guerra de Secessão Americana e Primavera de Praga.
	D
	
	Revolução Industrial e Revolução Francesa.
Questão 3 :
No âmbito das empresas, o conflito pode ser visto como desacordo que é influenciado por variáveis culturais. Sobre a variável tecnologia, assinale a alternativa correta.
A resposta correta é a opção C
Justificativa:A variável tecnológica diz respeito aos resultados obtidos, aos processos utilizados e aos insumos necessários. As demais alternativas correspondem a outras dimensões que não a tecnologia.
	A
	
	Designa o conjunto de normas de procedimentos, de organização e de relacionamento e posições ocupadas. .
	B
	
	Designa a manifestação de emoções decorrentes de execução de atividades e a obediência a normas de procedimentos.
	C
	
	Designa os resultados obtidos, os processos utilizados e os insumos necessários.
	D
	
	Designam os costumes e procedimentos da organização, decorrentes das posições ocupadas
Questão 4 :
Para Castro (2010), as organizações desenvolvem suas tipologias em consonância com os objetivos visados. São quatro critérios que definem a tipologia organizacional. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Necessidades básicas, conformidade, organicidade e objetivo de benefício são os quatro critérios que definem a tipologia organizacional; os conceitos nas demais alternativas não existem na literatura.
	A
	
	Necessidades básicas, conformidade, organicidade e objetivo de benefício.
	B
	
	Tecnicidade, criatividade, organicidade e elasticidade.
	C
	
	Objetivo de benefícios, tecnicidade, organicidade e necessidades básicas.
	D
	
	Objetivo e metas, tecnicidade, criatividade e elasticidade.
Questão 5 :
De acordo com Castro (2010), as empresas são grupos organizados que contam com a utilização de recursos materiais e humanos, visando o alcance de objetivos determinados e definidos. Sobre a empresa privada, assinale a alternativa correta.
A resposta correta é a opção A
Justificativa:
A resposta é autoexplicativa, basta ter um pensamento analítico. Ora, a empresa privada, por definição, é aquela que põe em risco o próprio capital na produção e comercialização de bens e serviços, com objetivo de auferir lucros, e essa definição encontramos facilmente na unidade 7. Logo, as demais alternativas contem erros. A alternativa B, por exemplo, diz que a empresa privada é aquela que não possui capital próprio, o que é um erro. A C diz que a empresa privada atua para o benefício comum, o que também já é um erro; e a D diz que a empresa privada não tem objetivo de auferir lucros, o que é um erro também.
	A
	
	Empresa privada é aquela que põe em risco o próprio capital na produção e comercialização de bens e serviços, com objetivo de auferir lucros.
	B
	
	Empresa privada é aquela que não possui capital próprio para a produção e comercialização de bens e serviços, com objetivo de auferir lucros.
	C
	
	Empresa privada é uma organização que atua na sociedade para a produção e comercialização de bens e serviços para o beneficio comum.
	D
	
	Empresa privada é aquela que põe em risco o próprio capital na produção e comercialização de bens e serviços, mas não tem objetivo de auferir lucros.
Questão 6 :
De acordo com Castro (2010), para Amitai Etzioni, o poder depende dos meios empregados para fazer os indivíduos consentirem com o que foi proposto. Assinale a alternativa que contempla as formas de poder propostas por Etzioni.
A resposta correta é a opção C
Justificativa:Se para Etzioni o poder advém de três fontes: coerção, manipulação e normalização. E isso é um dado acabado, sem discussão, amplamente aceito em se tratando da tipologia dele, logo a alternativa correta é a C. Etzioni não falou em poder cognitivo, como você pode conferir na unidade 6.
	A
	
	Poder coercitivo, manipulativo e cognitivo.
	B
	
	Poder manipulativo, cognitivo e normativo.
	C
	
	Poder coercitivo, manipulativo e normativo.
	D
	
	Poder normativo, cognitivo e coercitivo.
Questão 7 :
O século XIX marca o surgimento da Sociologia a partir das teorizações de uma grande pensador da época. Quem é esse pensador? Marque a alternativa correta.
A resposta correta é a opção C
Justificativa:Augusto Conte é considerado o fundador da sociologia, pois foi o primeiro estudioso a se preocupar em desenvolver um método científico para o estudo da sociedade.
	A
	
	Max Weber.
	B
	
	Thomas Hobbes.
	C
	
	Augusto Conte.
	D
	
	Pierre Bourdieu.
Questão 8 :
As organizações não são homogêneas, já que apresentam uma diversidade de elementos diferentes entre si, tais como subculturas e contraculturas. Sobre as contraculturas, assinale a alternativa correta. 
A resposta correta é a opção C
Justificativa:Para Castro (2010), a contracultura é o desvio dos padrões válidos para a cultura dominante, tendo por base outros valores, o que pode desembocar em uma cultura alternativa edificada por valores diferentes do que está posto pela cultura dominante.
	A
	
	Trata-se dos mesmos padrões válidos para a cultura dominante.
	B
	
	Trata-se da mesma cultura organizacional, a chamada cultura dominante.
	C
	
	Trata-se de uma conduta em não conformidade com os valores pregados pela organização.
	D
	
	Trata-se de um comportamento que segue os padrões e valores estabelecidos pela organização.
Questão 9 :
Sobre a divisão do trabalho, marque a alternativa que contempla suas características.
A resposta correta é a opção B
Justificativa:
A divisão do trabalho promove a especialização das tarefas, a separação do planejamento da execução das tarefas e promove a padronização dos produtos.
	A
	
	Enriquecimento do trabalho e produção artesanal.
	BEspecialização do trabalho e separação do planejamento da execução das tarefas.
	C
	
	O planejamento e a execução das tarefas são realizados pela mesma pessoa.
	D
	
	Produtos produzidos de forma não padronizada.
Questão 10 :
Para Castro (2010), de modo geral, quais são as funções administrativas? Assinale a alternativa incorreta.
A resposta correta é a opção D
Justificativa:
A empresa privada – individual, familiar, companhia limitada ou sociedade anônima – é aquela que põe em risco o próprio capital na produção e comercialização de bens e serviços, com objetivo de auferir lucros. A empresa é uma organização composta por várias áreas formando um sistema. As áreas comportam uma série de funções que variam de acordo com os objetivos propostos, são elas: propriedade, administração, produção e comercialização, não comportando, portanto, a doação.
	A
	
	Propriedade.
	B
	
	Administração.
	C
	
	Produção.
	D
	
	Doação.

Outros materiais