Buscar

Aap1 - Atelier de Projeto de Arquitetura III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aap1 - Atelier de Projeto de Arquitetura III
1)A história da política habitacional brasileira é marcada por diversas alterações no seu curso. O BNH, por exemplo, vinculou-se em 1985 ao Ministério do Desenvolvimento Urbano. Em 1987, este ministério transformou-se em Ministério da Habitação, Urbanismo e Desenvolvimento Urbano. Em 1988, o Ministério foi renomeado Ministério da Habitação e Bem-Estar Social, que foi extinto em 1989. Nesse momento, a política de habitação fica novamente sob responsabilidade do Ministério do Interior. Em 1990, é criado o Ministério da Ação Social, posteriormente renomeado Ministério do Bem-estar Social, onde passou a funcionar a Secretaria Nacional de Habitação. No Governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), a Secretaria Nacional da Habitação foi subordinada ao Ministério do Planejamento e Orçamento. Durante o governo FHC foi instituída a Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano (SEDU), vinculada à presidência da República, que se responsabilizou pelas instituições ligadas à política habitacional até 2003, quando foi criado o Ministério das Cidades, no qual se alocou a Secretaria Nacional de Habitação.
Nesse contexto e considerando os dados apresentados, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)O texto expõe a coesão e a dedicação do poder público em instituir uma política habitacional no país.
b)A busca por soluções adequadas em relação à questão da habitação social brasileira mostrou-se sempre presente, independente da alternância de mandatos. 
c)A história da habitação social no Brasil, é marcada pela indefinição de uma política nacional e a contínua transferência de responsabilidades administrativas.
d)Evidencia-se, por meio desse contexto os diversos atores envolvidos nas políticas habitacionais brasileiras, demonstrando o quão eficiente é esse setor no Brasil.
e)A questão habitacional brasileira têm sido trabalhada, desde 1985, com a criação no BNH e também por todas as administrações subsequentes.
2)O histórico das políticas publicas habitacionais no Brasil, mostra como os principais programas nacionais tornaram o problema habitacional uma questão de mercado, repassando para o setor privado o protagonismo na produção de habitações a serem financiadas, enquanto deveria ser um dever e um direito concedido pelo Estado.
 
Fonte da imagem:  ROLNIK, R  (2002). Disponível em: https://raquelrolnik.wordpress.com/artigos-e-publicacoes/.  
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas:
I) Como o mercado é quem tem direcionado a produção habitacional no pais, são priorizadas as terras mais baratas, que não raramente encontram-se afastadas dos centros urbanos e são desprovidas de infra estrutura urbana.
 PORQUE
 II) Uma característica comum em relação as cidades brasileiras é o fato delas apresentarem um contraste muito claro entre uma parte da cidade que apresenta uma condição de urbanidade e outra, de duas a três vezes maior, cuja a infraestrutura urbana é incompleta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma consequência da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma consequência da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
3)Muito se discute, atualmente, o caráter insustentável da conformação espacial paulistana, marcada pela segregação socio-espacial e pelo espraiamento das fronteiras da cidade em direção às áreas de preservação ambiental e de mananciais. Contudo, uma revisão histórica crítica da política habitacional brasileira mostra que sua atuação, conformada pela contradição dialética de sua presença/ausência foram grandes responsáveis pela construção do quadro atual, transcendendo noções corriqueiras de “falta de planejamento”. Dos Institutos de Aposentadoria e Pensão ao Programa Minha Casa, Minha Vida, a lógica da produção habitacional permanece associada ao fortalecimento econômico ligado à construção civil bem como às relações políticas populistas, sem que, contudo, se enfrente de forma abrangente a questão urbana.
 
 
Fonte da imagem: FERREIRA, J. S. W. Produzir casas ou construir cidade? Desafios para um novo Brasil Urbano. 1ª edição ed. São Paulo: Fupam, p. 12, 2012.
A partir do texto base e da imagem apresentada, associe as definições relacionadas na coluna da esquerda com as nomenclaturas correspondentes apresentadas na coluna da direita. 
	I) Instituto de Aposentadoria e Pensão
	1) Modelo que oferecia o financiamento ao produtor das unidades habitacionais e não ao consumidor final.
	II) Banco Nacional Habitacional.
	2) Considerada a política habitacional mais recente, viabilizada por meio do crédito hipotecário concedido aos compradores das unidades habitacionais.
	III) Programa Minha Casa, Minha Vida.
	3) Primeira inciativa efetiva do Governo Federal na implementação de uma política habitacional nacional.
 A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
 
Alternativas:
a)I-1; II-2; III-3.
b)I-2; II-3; III-1.
c)I-3; II-1; III-2.
d)I-1; II-3; III-2.
e)I-2; II-1; III-3.
4)Em relação à produção habitacional promovida pelo Programa Minha Casa Minha Vida do chamado “segmento econômico”, considere as informações a seguir:
Para a tipologia de empreendimentos verticais com elevador, escolheu-se um terreno na Região Metropolitana de São Paulo, em área urbana lindeira à uma rodovia de grande fluxo de carros. A região passa por uma mudança na sua vocação fabril, com surgimento de diversos condomínios e áreas comerciais. O preço do terreno, a facilidade de acesso e o perfil dos empreendimentos na região apontam para a tipologia de torres com elevador, implantadas em meio a um condomínio fechado, com mínima área de lazer e praticamente todo o térreo tomado por vagas de estacionamento.
Considerando o contexto e a imagem apresentada, identifique quais parâmetros poderiam ser modificados a fim de melhorar os aspectos qualitativos desse projeto:
I) Rever a implantação do estacionamento no pavimento térreo, a fim de liberar essa área para o uso coletivo
II) Abrir o lote para o exterior incluindo outros usos além do habitacional.
III) Concentrar toda área edificada numa única torre, aumentando a verticalização do empreendimento, mesmo que a altura ultrapasse as deliberações do plano diretor.
 IV) Promover a mescla de tipologias habitacionais, de modo que haja uma multiplicidade de perfis familiares, evitando assim a formação dos chamados “guetos”.
 V) Manter o conceito de várias torres, porém, com alternância de gabarito, a fim de equalizar a vista externa entre os apartamentos.
 
 
Fonte da imagem: FERREIRA, 2012.
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)As alternativas I, II, IV e V estão corretas.
b)As alternativas I, III e V estão corretas.
c)As alternativas II e III estão corretas.
d)As alternativas I e III estão corretas.
e)As alternativas I, III e IV estão corretas.

Continue navegando