Buscar

Elaboração e Implementação em Políticas Públicas AV I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo D - 116625 . 7 - Elaboração e Implementação em Políticas Públicas - D.20222.D
Atividade de Autoaprendizagem 1
Pergunta 1 Ao relacionar os conceitos de polity, politics e policy com os respectivos exemplos, assinale a resposta incorreta:
Politic: alianças políticas e participação social.
Polity: sistema partidário e sistema eleitoral.
Polity: regime político e forma de Estado.
Politic: estrutura de poderes e normas constitucionais. Resposta correta
Incorreta: Policy: programas políticos e políticas públicas.
Pergunta 2 Os atores políticos (stakeholders) são aqueles cujos interesses serão afetados, positiva ou negativamente, pelas decisões e ações de uma determinada política pública. Esses atores são inúmeros e podem variar conforme cada tipo de política pública no qual estão envolvidos e interessados. Cada ator político exibe lógicas de comportamento, interesses e recursos de poder próprios. Sobre os atores políticos, assinale a alternativa correta:
Atores privados são aqueles que somente operam no mercado, como empresários e trabalhadores.
Os atores públicos são os burocratas e os políticos, classificados em alto escalão, médio escalão e baixo escalão (ou nível de rua).
Os atores de políticas públicas podem ser mais visíveis ou menos invisíveis. Políticos eleitos tendem a ser mais visíveis e burocratas tendem a ser mais invisíveis. Resposta correta
Incorreta: Os atores políticos são aqueles que ocupam função pública ou atuam regidos pelos interesses públicos ou utilizam recursos de natureza pública.
Os atores formais atuam via rede de políticas públicas (policy networks).
Pergunta 3 O ressurgimento do campo de estudos voltados para a análise de políticas públicas, assim como a importância do estudo das instituições políticas, regras e modelos que regem as suas fases (decisão, elaboração, implementação e avaliação), começou a vigorar devido à quais fatores. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta:
A deficiência em formar coalizões políticas capazes de decidir a questão de como desenhar políticas públicas.
A adoção de políticas de restrição de gastos.
Ao enfraquecimento das políticas keynesianas, que focavam no forte papel do Estado na economia e no social.
Fortalecimento do ideal keynesiano, voltado para uma maior intervenção do Estado para garantia de bem-estar à população. Resposta correta
Incorreta: Fortalecimento do ideal relacionado à uma menor intervenção do Estado na economia e nas políticas sociais.
Pergunta 4 Os atores públicos são aqueles que ocupam função pública ou atuam regidos pelos interesses públicos ou utilizam recursos de natureza pública. Relacione a classificação dos atores públicos com os respectivos exemplos e marque a resposta incorreta:
Burocracia de alto escalão: ministros, presidentes de empresas estatais, secretários estaduais e municipais. Resposta correta
Políticos: vereadores, deputados e senadores.
Burocratas de baixo escalão: professores, assistentes sociais e bombeiros.
Burocratas de médio escalão: gerentes, diretores e coordenadores.
Políticos: presidente, governadores e prefeitos.
Pergunta 5 Theodor Lowi (1972) desenvolveu um dos tipos mais conhecidos de políticas públicas: a política pública que faz a política. Com essa máxima, Lowi quis dizer que cada tipo de política pública vai encontrar diferentes formas de apoio e de rejeição e que disputas em torno de sua decisão passam por arenas diferenciadas. Ao relacionar as tipologias de políticas públicas elaborada por Lowi com os respectivos exemplos, marque a resposta incorreta:
Política distributiva: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e construção de escolas.
Política estruturadora ou constitutiva: regras constitucionais, regimentos das Casas Legislativas e leis infraconstitucionais.
Política redistributiva: construção de pontes, campanhas de vacinação e distribuição de cestas básicas. Resposta correta
Política regulatória: Código de Trânsito, Código Florestal e legislação trabalhista.
Política redistributiva: reforma agrária, distribuição dos royaties do petróleo e política tributária.
Pergunta 6 O conceito de política é, muitas vezes, tratado de forma igual, já que a língua portuguesa utiliza a mesma palavra para referenciá-los. Para resolver este problema costuma-se recorrer à língua inglesa para realizar a diferenciação conceitual entre polity, politics e policy. Assinale a alternativa correta em relação a estes conceitos:
A relação entre polics e policies é recíproca: as instituições políticas influenciam as polícias públicas que também influenciam as instituições.
Polity pode ser exemplificado pelos conceitos de normas constitucionais e regime político: democracia, autoritarismo, federalismo ou Estado Unitário, sistemas eleitorais e sistemas partidários.Resposta correta
Incorreta: Politic é a estrutura do Estado, as instituições que o conformam, o sistema político de modo mais geral.
As politics são os conteúdos concretos de um governo, que resultam, principalmente, em políticas públicas.
Polity é a dinâmica política ou o jogo político propriamente dito, a forma como assume a interação entre os atores políticos, suas barganhas e negociações.
Pergunta 7 Em relação ao campo de análises de políticas públicas no Brasil, é incorreto afirmar que:
 Devido a vários problemas, não foi possível institucionalizar o campo de análise de políticas públicas, tanto âmbito acadêmico como no governamental e societário. Resposta correta
Embora seja formalmente um ramo da ciência política, a política pública, pode também ser objeto analítico de outras áreas do conhecimento, como Economia, Sociologia, Direito, Psicologia etc.
Incorreta: Os problemas relacionados com o caráter interdisciplinar da análise de políticas públicas, são as dificuldades no intercâmbio de conhecimento entre as disciplinas e a necessidade de se produzir um diálogo fluido entre acadêmicos, gestores governamentais e tomadores de decisão.
O boom de cursos de políticas públicas e áreas correlatas, como administração pública, gestão pública, gestão social e gestão de políticas públicas, contribuiu para o avanço do estudo da política pública.
A partir dos anos 1980 iniciou a constituição e fortalecimento de uma literatura nacional sobre políticas públicas. O propósito era repensar o Brasil, seu Estado e suas ações no contexto da redemocratização.
Pergunta 8 O conceito de políticas públicas é impreciso e admite muitas definições. Apesar disso, mesmo as conceituações mais simplistas guiam para as temáticas que relacionam as políticas públicas com os embates em torno de interesses, preferências e ideias. Neste sentido, é possível afirmar que não são políticas públicas?
a diretriz elaborada para enfrentar um problema público e que possui dois elementos fundamentais: intencionalidade pública e resposta a um problema público.
o conjunto de decisões adotado e posto em prática mediante processos selecionados que definem os recursos necessários, sua distribuição e gestão.
o sistema de decisões públicas que visa a ações ou omissões, preventivas ou corretivas, destinadas a manter ou modificar a realidade de um ou vários setores da vida social.
Incorreta: o curso de ação escolhido para lidar com um problema ou uma questão de interesse comum.
a escolha entre várias alternativas, segundo a hierarquia das preferências dos atores envolvidos, como uma reforma ministerial. Resposta correta
Pergunta 9 Os atores privados estão inseridos no campo das esferas particulares do cenário econômico ou no campo extra materiais, como em questões de gênero e em valores morais e éticos. Sobre os atores privados, marque a alternativa incorreta:
Incorreta: A mídia, seja ela impressa ou eletrônica, é um importante agente formador de opinião, que possue capacidade de mobilizar a ação de outros atores.
Um dos principais atores privados são o empresariado, que tem um maior poder de influenciar as políticas públicas devido ao alto poder de barganha que possuem.
Em relação à vinculação com a política, há os atores visíveis (como o presidente) e invisíveis (acadêmicos).Resposta correta
Em relação à localização geográfica, há os seguintes grupos: internacionais, nacionais, regionais e locais.
Os atores visíveis estão presentes nas mídias e na percepção das pessoas e os atores invisíveis, geralmente, ficam fora.
Pergunta 10 Uma tipologia de política pública é construída com base em variáveis, em características e na sua utilização. São tipos de políticas públicas:
as compensatórias, que buscam empoderar grupos sociais vulneráveis, como a reforma agrária, a inclusão produtiva e a qualificação profissional.
as transitórias, que estão vinculadas a um governo e mais associadas a ideologias dos partidos ou a líderes que governam.
as segmentais, que são focadas em um grupo com determinadas características, como as políticas para mulheres e o Estatuto do Idoso, por exemplo. Resposta correta
Incorreta: as distributivas, como o Programa de Reforma Agrária, ou as redistributivas, como o Programa Bolsa Família.
as estruturadoras, que estabelecem direitos, deveres, obrigatoriedades e regras de comportamento, de forma a definir o que pode e o que não pode, o que deve e o que não deve ser feito. É o caso, por exemplo, do Código de Trânsito, do Código Florestal e da legislação trabalhista.

Outros materiais