Buscar

Teorias do Desenvolvimento Socioemocional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS:
1) Uma série de relações podem ser estabelecidas entre os contextos sociais em que os indivíduos estão inseridos e o desenvolvimento socioemocional dos mesmos. Entre as principais teorias que abarcam essas relações encontram-se a teoria ecológica de Bronfenbrenner e a teoria do desenvolvimento de duração da vida de Erikson, as quais são as que mais se destacam na contemporaneidade. Sobre elas é correto dizer que:
d) Cinco sistemas ambientais estão presentes na teoria ecológica de Bronfenbrenner.
2) Os principais pensadores de uma psicologia da educação procuram elaborar suas teorias com objetividade e rigor científico, por isso a precisão dos conceitos é fundamental para que tal rigor de fato seja alcançado. Considerando os seguintes conceitos: microssistema, mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema. Eles pertencem a uma das teorias que busca explicar a relação entre contextos sociais e o desenvolvimento emocional dos indivíduos. Com base na teoria que se utiliza dos referidos conceitos podemos afirmar que:
c) O macrossistema tem um forte papel na determinação da qualidade das escolas, parques, instalações recreativas e bibliotecas.
3) Ao analisar a questão do desenvolvimento socioemocional dos indivíduos, Erikson afirmou que cada crise pela qual passa o indivíduo não é́ uma catástrofe, mas um momento decisivo de crescente vulnerabilidade e potencial intensificado. Quanto mais êxito o indivíduo experimenta ao resolver cada crise que se apresenta, mais psicologicamente saudável ele estará. Assinale a alternativa em que a faixa etária corresponda ao estágio psicossocial da crise a ser enfrentada:
c) Identidade versus confusão de identidade é o estágio que precede os anos da juventude.
4) A teoria de Erikson exerceu uma importante influência na compreensão do desenvolvimento humano como uma realidade transformadora que perdura ao longo de toda a vida humana, não sendo apenas um desenvolvimento restrito ao período da infância dos indivíduos. Quando recordamos o modo como Erikson divide a existência humana em etapas ou faixas de idade, uma das críticas possíveis à sua teoria tem por base que:
e) os estágios não deveriam ser tão rígidos na divisão das faixas etárias.
5) Bronfenbrenner pensou a relação entre o desenvolvimento humano e os vários contextos sociais baseando-se na visão de um ecossistema. Por isso sua teoria sobre o desenvolvimento dos indivíduos pode ser chamada de teoria ecológica. Nela, Bronfenbrenner nos apresenta cinco estratos ou sistemas. Qual dos exemplos a seguir melhor ilustra aquilo que, em sua teoria ecológica, Bronfenbrenner chamou de mesossistema?
d) Os pais de Camila expressam interesse sobre suas notas. Eles fazem parte da comissão da Associação de Pais e Mestres, assim como o professor

Continue navegando