Buscar

Questões para treinamento (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Paciente do sexo feminino, 26 anos de idade, compareceu numa terça-feira à Clínica Integrada Odontológica da Faculdade da Anhanguera, apresentando fratura do elemento 35 nas faces distal, oclusal, vestibular e lingual, como mostra a imagem 1. Após o exame clínico, anamnese e exame radiográfico, foi observado que a fratura era devido a uma extensa lesão de carie e que radiograficamente o elemento se apresentava com tratamento endodôntico satisfatório (imagem 2). A paciente explicou que seria madrinha de um casamento no sábado, e que necessitava que fosse realizado algo para que essa falha não aparecesse. De acordo com o caso acima, descreva a execução do tratamento (passo a passo).
 +
 Imagem 1 Imagem 2
R: Necessidade de realização de um pino intrarradicular, com pino pré fabricado, juntamente com um provisório que pode ser realizado com a técnica da bolinha ou dente de estoque. 
1. Primeiramente deve ser realizado a desobturação do canal com brocas de gattes e largo, deixando em torno de 4mm de material obturador. Após, realizar escolha do pino mais adequado em relação ao diâmetro do canal. Preparar o espaço intrarradicular em torno de 7 a 10mm de profundidade.
2. Efetuar a limpeza do preparo mecanicamente, esfregando a dentina com microbrush e endogel. 
3. Selecionar o pino de fibra de vidro adequado em relação ao diâmetro.
4. Preparar o pino de fibra de vidro:
-limpar o pino com álcool 70% e secar.
-aplicar silano e secar.
-ácido fosfórico por 30 segundos, lavar e secar
-aplicar sistema adesivo
-fotopolimerizar com 40 seg.
-lubrificar o canal com hidrogel ou isolante.
-fazer a moldagem intracanal com o pino e resina acrílica (ou resina composta). Em caso de resina composta, necessidade de inserir a resina, moldar no canal e fotopolimerizar. Repetir esse processo por 5 vezes para obter uma boa adaptação.
5. preparo e cimentação
-limpar o preparo e pino com ácido fosfórico por 20 segundos , lavar e secar.
-preparar o cimento resinoso e levar ao canal.
-assentar o pino moldado, remover o excesso de resina e fotopolimerizar (40 segundos por face).
-preparar o núcleo em resina composta (esculpindo em incrementos).
-retirar o isolamento absoluto e efetuar o acabamento e polimento do preparo, checando espaço para oclusão e confecção de coroa provisória
-confeccionar e cimenta coroa provisória (com cimento provisório). Ex: hidróxido de cálcio.
2) Paciente, sexo feminino, 22 anos, compareceu à Clínica Odontológica Integrada II. Durante anamnese, paciente relatou que sua queixa principal seria acúmulo de “tártaro” e dificuldade ao passar fio dental em elementos posteriores superiores, no lado esquerdo. Ao ser realizado exame clínico, foi constatado acúmulo de placa em região de incisivos inferiores na face lingual e em molares e pré-molares inferiores de ambos os lados. Ao passar fio dental, notou-se que o fio arrebentava quando passado na interproximal dos elementos 25 e 26. Presença de restauração antiga em resina composta no elemento 26. Ao exame intraoral também foi percebido lesão arroxeada, em lábio inferior. Aspecto bem arredondado e circunscrito.
Com base nessas informações:
a) Qual hipótese diagnóstica da lesão citada?
R: Hemangioma.
b) Descreva o plano de tratamento completo para o caso acima.
Nessa resposta vocês devem elaborar todo o plano de tratamento para o caso acima, descrevendo todos os passos do plano de tratamento (conforme dado em aula). 
Lembrando que vocês precisam se atentar em relação ao que está sendo pedido na questão. Por exemplo: Inicialmente na clínica integrada, realizamos um plano de tratamento completo para o paciente, seguindo a ordem que foi explicada em aula.
ENTRETANTO, nesse mesmo paciente, o professor pode pedir um plano de tratamento detalhado para uma exodontia que será realizada, por exemplo. Nesse caso, o plano de tratamento será focado apenas no planejamento dessa exodontia em si, descrevendo os materiais que serão utilizados, o exame que foi solicitado, qual tipo de anestésico será aplicado, qual a quantidade máxima que pode ser aplicada, ou seja, um planejamento do ato cirúrgico.
Então o importante é focar no que a questão pede.
Se eu der um caso clínico gigante, descrevendo diversos problemas do paciente e pedir para vocês montarem um plano de tratamento, significa que eu quero um plano de tratamento geral, de acordo com as especialidades e tudo aquilo que falei em aula.
Já se eu descrever um paciente que precisa somente de uma exodontia, por exemplo e deixar claro que quero um planejamento para AQUELE procedimento, aí vocês detalham apenas o procedimento em questão, citando os materiais e etc.
Lembrando que quando existir necessidade de descrever PASSO A PASSO da técnica, estará escrito no enunciado.
Resumindo: POR FAVOR, LEIAM COM CARINHO OS ENUNCIADOS DOS PROFESSORES!
Boas provas!
3) Paciente L.M.P., sexo masculino, 55 anos. Compareceu a clínica integrada relatando sensibilidade nos elementos dentários, principalmente ao escovar e ao deglutir líquidos frios e doces. Ao realizar exame intra oral no paciente, notou-se retração gengival na face vestibular de quase todos elementos, na face vestibular. Paciente também relatou sentir frequentemente um gosto estranho na boca, como se fosse um gosto metálico. Elementos 27, 35 e 46 com presença de raíz residuais. 
a) Quais possíveis diagnósticos desse paciente?
R: Abrasão nos elementos dentários. Já em relação a condição sistêmica, probabilidade de diabetes tipo 2.
b) Como fechar um diagnóstico nesse caso?
R: Em relação a condição sistêmica: exame de hemoglobina glicada para confirmação de diagnóstico de diabetes. Em relação as lesões nos elementos dentários, avaliar histórico do paciente, anamnese detalhada, característica da lesão, se atinge apenas um elemento dentário ou um grupo de elementos, hábitos do paciente, tipo de escova utilizada.
c) Com base nas informações e possível saúde sistêmica do paciente, qual anestésico local indicado no caso de possíveis intervenções?
R: Prilocaína + felipressina (com vasoconstritor).
d) Sabendo que esse paciente pesa 68kg, no máximo quantos tubetes de anestésico local podem ser aplicados nesse paciente? 
R: 7,4 tubetes.
e) Em caso de cirurgia oral menor, monte um receituário COMPLETO para esse paciente, com todas prescrições indicadas por você, no pós operatório.
Nessa resposta vocês devem montar um receituário (colocar cabeçalho, se a medicação é de uso interno, uso externo, determinar os medicamentos, o tempo que o paciente deve utilizar esse medicamento e toda a forma que o medicamento deve ser administrado).
Para consultar as prescrições, sigam o conteúdo ministrado, a bibliografia indicada pelos professores e os exemplos citados (de acordo com a indicação de cada paciente).

Continue navegando