Buscar

Resumo-Teorias sobre a Origem da Vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teorias sobre a Origem da Vida
→ Abiogênese: Também chamada de geração espontânea, acreditava que a matéria bruta originava seres vivos.
→ Biogênese: Afirma que a vida surge de vida pré-existente. Experimentos que defendem a biogênese e derrubaram a abiogênese: experimentos de Redi e Pasteur.
→ Criacionismo: acredita que uma força divina criou todas as coisas.
→ Panspermia ou origem cósmica: A vida teria se originado em esporos vindos do espaço em meteoros e meteoritos do espaço exterior. Atualmente, essa teoria tomou uma nova abordagem, que acredita que moléculas orgânicas presentes nos meteoros poderiam ter evoluído e dado origem a primeira célula.
→ Origem Química-Teoria de Oparin e Haldane: A vida poderia ter surgido de substâncias inorgânicas, presentes na atmosfera primitiva e, em certas condições, originando moléculas orgânicas. A partir dessas moléculas orgânicas, e ao longo de um período de tempo, teria se formado o primeiro ser vivo. Segundo Oparin, os gases da atmosfera primitiva eram: metano-CH4, amônia-NH3, hidrogênio-H2 e vapor de água-H2O, e, submetidos à radiação ultravioleta, altas temperaturas e descargas elétricas, teriam reagido e formado moléculas orgânicas, como aminoácidos – comprovado no experimento de Miller. Assim, com as chuvas, essas moléculas foram carregadas para os mares primitivos, onde puderam evoluir.
As moléculas orgânicas poderiam ter, em certas condições, se aglomerado formando estruturas chamadas coacervados de natureza proteica. Estes evoluíram para uma forma mais complexa, com gorduras aderidas à sua superfície. Essas moléculas poderiam ter formado um tipo de membrana primitiva.
A primeira célula deve ter surgido quando alguma molécula adquiriu a capacidade de se replicar. Alguns cientistas acreditam que essas moléculas passaram a se dividir com o surgimento de uma estrutura semelhante a um RNA, que seria mais simples e com capacidade de replicação. 
→ Hipótese Heterótrofa: Segundo essa teoria, os primeiros seres vivos tinham nutrição heterótrofa, conseguiam alimento absorvendo moléculas simples dos mares primitivos, e retiravam a energia do alimento através da fermentação, um processo anaeróbio, assim, os primeiros seres vivos seriam procariotos anaeróbios fermentadores.
→ Surgimento dos autótrofos: O planeta estava passando por mudanças e o alimento ficando escasso. Assim, pela seleção natural, seres autótrofos poderiam ter evoluído. Cada vez mais numerosos, provocaram mudanças importantes na atmosfera: a liberação do gás oxigênio e a formação da camada de ozônio.
→ Surgimento de células aeróbias: Algumas células conseguiram, por mutações, controlar as reações de oxidação das moléculas orgânicas com o oxigênio. Com isso, por produzir mais energia, essas células sobreviviam por mais tempo, surgiam assim, as células aeróbias, realizando respiração celular aeróbia.
→ Surgimento de células eucarióticas: As primeiras células seriam então procariotos primitivos. As células eucariontes devem ter surgido por meio de dobras da membrana plasmática, que originaram o retículo, o complexo golgiense e outras estruturas membranosas.
→ Outras teorias: os primeiros seres vivos teriam surgido próximos a fendas no fundo dos oceanos em águas quentes ricas em minerais. Atualmente, sabe-se que arqueobactérias vivem nessas condições e usam a energia química da quebra do gás sulfídrico, para sintetizar compostos orgânicos – processo chamado quimiossíntese.
1. (Uece 2019) Relacione, corretamente, as teorias sobre a origem da vida com suas respectivas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Abiogênese
2. Biogênese
3. Panspermia
4. Evolução molecular
( ) Afirma que a vida na Terra teve origem a partir de seres vivos ou de substâncias precursoras da vida proveniente de outros locais do cosmo.
( ) Surgiu a partir de evidências irrefutáveis de testes rigorosos realizados por Redi, Spallanzani, Pasteur e outros que chegaram à conclusão de que seres vivos surgem somente pela reprodução de seres da sua própria espécie.
( ) Considera que a vida surgiu por mecanismos diversos como, por exemplo, a partir da lama de lagos e rios, além da reprodução.
( ) A vida é resultado de um processo de evolução química em que compostos inorgânicos se combinam, originando moléculas orgânicas simples que se combinam produzindo moléculas mais complexas, até o surgimento dos primeiros seres vivos.
A sequência correta, de cima para baixo, é: 
a) 4, 1, 3, 2. 
b) 3, 2, 1, 4. 
c) 1, 4, 2, 3. 
d) 2, 3, 4, 1. 
 
2. (Fcmmg 2018) “Tétis entrega as novas armas a seu filho Aquiles e cuida do corpo de Pátroclo” ...
“Mãe, estas armas que Hefesto me enviou, dizem bem com os trabalhos
dos imortais; nenhum homem seria capaz de forjá-las.
Vou para a luta aprontar-me, envergando-as; mas tenho receio
de que entrementes as moscas penetrem nas chagas abertas
pelo cruel bronze no corpo do filho do claro Menécio (Pátroclo)
e criem larvas, afeando, dessa arte, o cadáver do amigo -
ah, sem mais vida nenhuma - e estragando-lhe a bela aparência”.
ILÍADA - Homero, Canto XIX, v. 21-7.
Há mais de 2.500 anos, muito antes de Francesco Redi (1626 - 1697), podemos afirmar que os gregos: 
a) eram adeptos da Geração Espontânea. 
b) foram os primeiros que demonstraram a veracidade da Abiogênese. 
c) acreditavam que a matéria orgânica em decomposição gerava larvas. 
d) sabiam que as moscas eram responsáveis pelas larvas que surgiam nos cadáveres. 
 
3. (Uece 2018) De acordo com as teorias sobre a origem da vida, é correto afirmar que 
a) a biogênese representa as teorias que consideravam possível o surgimento da vida a partir de compostos inorgânicos e de outros mecanismos que não sejam a reprodução. 
b) a teoria da geração espontânea ou abiogênese considera que os seres vivos surgem somente pela reprodução, indiferente das espécies envolvidas nesse evento. 
c) segundo a panspermia, a vida teve origem a partir de seres vivos oriundos de outros locais do cosmo: essa é a teoria mais aceita até hoje em função das comprovadas atividades extraterrestres na Terra. 
d) para a teoria da evolução molecular, a vida é resultado da combinação de compostos inorgânicos em moléculas orgânicas simples que se complexaram até atingirem a capacidade de autoduplicação e metabolismo. 
 
4. (Uepg 2018) Ao longo da história, temos relatos sobre cientistas que vêm interpretando as evidências da origem e evolução dos seres vivos. Assinale o que for correto em relação às teorias propostas. 
01) Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros organismos viviam nos mares e utilizavam a energia solar para a síntese de seus próprios alimentos orgânicos, a partir de água e gás carbônico. 
02) O processo aeróbio de fermentação era muito utilizado por seres primitivos, visto que podiam adquirir energia quebrando compostos orgânicos, em um ambiente pobre em oxigênio e rico em gás carbônico. 
04) Segundo a teoria da geração espontânea ou abiogênese, os seres vivos surgem a partir da matéria inanimada (exemplo: origem de sapos a partir de lama). Já segundo a teoria da biogênese, um ser vivo só surge a partir de outro ser preexistente. 
08) Os coacervados (ou coacervatos) são considerados os primeiros seres vivos a habitar a Terra e foram encontrados em mares ricos em matéria orgânica. Apresentam-se envoltos por uma membrana, com função de proteção e trocas de nutrientes com o meio e, detêm complexa organização de duplicação do DNA e síntese de proteínas nos ribossomos. 
16) Os primeiros seres autotróficos ou fotossintetizantes foram fundamentais na modificação da atmosfera, pois introduziram o gás oxigênio ao meio, extremamente importante para a maioria das espécies atuais. 
 
5. (Ucs 2017) Uma das hipóteses do surgimento dos primeiros seres vivos apoia-se no fato de que a fonte de alimentos seria constituída de moléculas orgânicas produzidas de modo abiogênico, as quais se acumulavam nos mares e lagos primitivos. Os primeiros seres vivos eram organismos muitosimples, que ainda não teriam desenvolvido a capacidade de produzir substâncias alimentares, utilizando as substâncias orgânicas disponíveis no meio.
Essa hipótese é denominada de 
a) panspermia. 
b) heterotrófica. 
c) geração espontânea. 
d) autotrófica. 
e) abiogênica. 
 
6. (Upe-ssa 1 2017) Para explicar os fenômenos naturais, a ciência precisa de um bom observador e de experimentos que reproduzam, em parte, tais fenômenos. E foi o que Francesco Redi (1626-1698) fez para provar a Teoria da Biogênese. Nessa mesma época, havia outros cientistas que reforçavam a Hipótese da Geração Espontânea com diferentes experimentos. 
Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o primeiro experimento de Redi, para provar a Biogênese, com o segundo experimento que sustentava a Abiogênese.
	
	Biogênese
	Abiogênese
	a)
	Frascos contendo pedaços de carne, tampados com gaze e abertos.
	Caldo de carne fervido em frascos de vidro e depois tampados e repousados por alguns dias.
	b)
	Caldo nutritivo fervido num recipiente até ficar estéril e fechado por algumas semanas. Posteriormente aberto.
	Farrapos de tecidos guardados e monitorados, observando a presença de organismos.
	c)
	Substâncias nutritivas fervidas em balões de vidros hermeticamente fechados e posteriormente levadas ao microscópio.
	Observação de insetos em diferentes estágios de putrefação de animais mortos.
	d)
	Gases e vapor d’água injetados em balões de vidro para simular a atmosfera.
	Frutos deixados ao ar livre e abertos após alguns dias.
	e)
	Substâncias naturais orgânicas, injetadas em pedaços de carne.
	Pedaços de carne e frutas frescas levados in natura para o microscópio.
 
 
7. (Puccamp 2016) Há muito, muito tempo, quando ocorreu a origem da vida na Terra, surgiram vários processos biológicos. Tendo em vista condições ambientais existentes então, podemos afirmar que a sequência correta do aparecimento dos processos abaixo foi a mostrada em 
a) 
b) 
c) 
d) 
e) 
8. Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando as condições da Terra primitiva: supostamente altas temperaturas e atmosfera composta pelos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor d'água, sujeita a descargas elétricas intensas. A figura a seguir representa o aparato utilizado por Miller e Urey em seus experimentos. 
a) Qual a hipótese testada por Miller e Urey neste experimento?
b) Cite um produto obtido que confirmou a hipótese.
c) Como se explica que o O2 tenha surgido posteriormente na atmosfera? 
fermentaçãofotossínteserespiraçãoaeróbia
.
®®
fotossínteserespiraçãoaeróbiafermentação
.
®®
fotossíntesefermentaçãorespiraçãoaeróbia
.
®®
respiração aeróbiafermentaçãofotossíntes
e.
®®
fermentaçãorespiração aeróbiafotossíntes
e.
®®

Continue navegando