Buscar

AV-1 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1-METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO_
"A defesa é uma apresentação pública para um grupo de professores com conhecimento sobre o assunto, entre eles o orientador do TCC, que preside a banca e faz a ata de defesa do documento, que é incorporado à tese ou dissertação. [...] A defesa normalmente inicia-se com um processo formal de apresentação dos membros da banca e do(s) aluno(s) e algumas informações adicionais, como leitura da ata e sobre o tempo disponível para a apresentação oral e para os membros da banca fazerem a arguição". (KLEINA, 2016, p.151)
KLEINA, Claudio. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Curitiba: IESDE BRASIL, 2016.
Quanto à arguição, analise as seguintes sentenças:
I - Quando o aluno não entender a pergunta que lhe foi dirigida, ele pode pedir para o avaliador repetir e até reformulá-la.
II - Caso haja algum questionamento sobre determinado conteúdo que não foi abordado no trabalho, o aluno pode responder (se souber) ou informar educadamente que este conteúdo não foi objeto de estudo nesse trabalho.
III - Se houver alguma pergunta constrangedora, o aluno pode interromper o avaliador e esclarecer a questão, evitando que a situação se estenda por mais tempo.
É correto apenas o que se afirma em:
 
a ) I e II (correta)
b ) II e III
c ) III
d ) II
e ) I, II e III
Segundo Santos (2015, p. 28) "Os textos acadêmicos e científicos têm a preocupação central com a correção, a exatidão e a autenticidade dos dados e dos raciocínios desenvolvidos. Escrever textos científicos é, antes de tudo, comunicar corretamente dados e informações. Daí a importância do rigor na utilização de técnicas e métodos de pesquisa, bem como na produção e na apresentação gráfica dos textos científicos".
SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 8.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
Em relação à elaboração dos seguintes trabalhos acadêmicos: resumo, resenha, artigo científico e monografia, analise as afirmações a seguir:
I - É um texto conciso que contém as principais ideias do texto-base. Nesse sentido, é uma representação seletiva de um texto, seja ele um livro, artigo, ou qualquer outro tipo de documento.
II - É o trabalho que satisfaz a exigência da especificação, ou seja, na razão direta de um tratamento estruturado de um único tema, devidamente especificado e delimitado.
III - É um meio sucinto de divulgar a problematização investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, os resultados ou conclusões alcançados.
IV - É uma síntese das principais ideias abordadas no texto original e as críticas em relação ao texto analisado. Para tanto, é preciso que o autor do trabalho tenha domínio do assunto que está sendo abordado, para que suas críticas sejam significativas.
As definições acima correspondem, respectivamente, à elaboração de:
a ) Resenha, artigo científico, monografia, resumo.
b ) Resenha, monografia, monografia, artigo científico.
c ) Artigo científico, monografia, resumo e resenha.
 
d ) Resumo, monografia, artigo científico, resenha. (correta)
e ) Resumo, artigo científico, monografia, resenha.

Continue navegando