Buscar

Importância do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira e do Termo de Abertura em Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um projeto é desenvolvido em 49 processos, divididos em cinco principais grupos, sendo eles: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Cada um destes grupos apresenta um importante papel no decorrer do projeto. Sobre o processo de iniciação de um projeto, descreva a importância da elaboração do estudo de viabilidade econômico-financeira, as três principais técnicas aplicadas neste processo e a importância do desenvolvimento do termo de abertura de um projeto antes do processo de planejamento e após a elaboração do estudo de viabilidade.
O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à economia e ao mercado que impulsionam seu desempenho. Portanto, é importante que a empresa calcule e elabore um estudo de viabilidade econômico-financeira e, em seguida, execute o projeto de acordo com os resultados deste estudo.
A importância de preparar o estudo de viabilidade econômico-financeira pode ser ilustrada por um exemplo simples: Se você planeja vender limões, mas não calcula se eles são bons o suficiente para garantir que você progrida em seus negócios, seu empreendimento pode falhar.
A maioria das pessoas tende a esquecer que um estudo de viabilidade de mercado não se trata de produzir um mero pedaço de papel que você pode entregar ao gerente do banco. Na verdade, é um estudo complexo que requer uma pesquisa de mercado completa e uma análise detalhada. Essas informações são vitais para analisar as oportunidades e riscos envolvidos na construção, marketing e administração de uma empresa. A empresa deve calcular o retorno sobre o investimento do projeto.
O estudo de viabilidade econômico-financeira é um dos documentos mais úteis no plano de negócios de uma empresa. Este estudo pode ajudar a avaliar os mercados potenciais, avaliar os riscos do negócio, contabilizar o financiamento, etc. O objetivo deste estudo é identificar se será ou não lucrativo lançar ou expandir aquele projeto específico. 
Segundo Gitman(2002), existem 3 técnicas mais comuns para se utilizar em estudo de viabilidade (GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 7. ed. São Paulo: Harbra. 2002). São elas:
Payback – Tempo determinado para a empresa recuperar o montante inicial investido no projeto baseando-se, principalmente, nas entradas de Caixa. 
Valor Presente Líquido (VPL) – taxa que se refere ao retorno mínimo que deve ser obtido por um projeto, de forma a manter inalterado o valor de mercado da empresa.
Taxa Interna de Retorno – taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial referente a um projeto. A TIR é a taxa de desconto que faz com o VPL de uma oportunidade de investimento iguale-se a zero.
Para finalizar a fase inicial do projeto é preciso elaborar um Termo de Abertura de Projeto. Este termo valida formalmente começo do projeto baseando-se em uma série de aspectos que precisam ser considerados. Seguem alguns exemplos:
 - Desenvolvimento tecnológico
- Demanda Legal do local onde o projeto está alocado
- Investimento inicial aprovado
- Determinação da Gerência do Projeto 
- Objetivo Final do Projeto
Quando há a conclusão do termo de abertura – com todas as informações essenciais, documentos obrigatórios e dados do desenvolvimento do plano – o projeto pode ser iniciado formalmente.

Continue navegando