Buscar

AVALIAÇÃO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
 a.	Na concepção de educação ambiental crítica são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas. 
b.	Na concepção de Educação Ambiental crítica, prima-se pelo diálogo e “fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformações sociais”. Tem-se uma perspectiva que “se apoia na práxis, em que a reflexão subsidia a ação e esta traz novos elementos para a reflexão”.
 c.	Na concepção conservadora, são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
d.	A concepção de Educação Ambiental pragmática apresenta o foco na ação, na busca de soluções e proposição de normas a serem seguidas face aos problemas ambientais.
 e.	Em relação à Educação Ambiental pragmática, a ênfase é a mudança de comportamento individual por meio de informações, leis e projetos governamentais.
1 pontos   
PERGUNTA 2
 A figura a seguir representa o contexto de qual tipo de relação?
	a.	A relação humana com o ambiente.
	b.	A relação ambiental com a sociedade.
	c.	As relações do meio ambiente com o passado e o futuro do homem.
	d.	As relações entre história e ambiente.
	e.	O ciclo do desenvolvimento econômico na era planetária.
PERGUNTA 3
Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa falsa:
	a.	O modismo ambiental pode ser caracterizado como uma tendência de valorização de produtos contendo motivos e estampas ambientais, bem como no culto ao discurso ecológico. No entanto, essa tendência muitas vezes é desvinculada da conscientização transformadora da realidade.
	b.	A crise ambiental do mundo globalizado trouxe a necessidade de desenvolver a ecocidadania, que une a sustentabilidade à qualidade de vida.
	c.	O conjunto de habilidades e competências desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental não formal, a base da atitude ecológica, apenas informa a problemática ambiental.
	d.	O ambiente foi considerado um tema transversal pelos PCN em função da importância e do caráter interdisciplinar dos assuntos que envolve.
	e.	Se os ensinamentos de Educação Ambiental para a primeira infância e para os diversos níveis da educação formal forem assimilados com sucesso, o resultado será a formação de cidadãos ambientalmente alfabetizados.
1 pontos 
PERGUNTA 4
Tomando como base os contextos estudados, qual a significação que a década de 70 teve para a Educação Ambiental?
	a.	Na década de 70 foi criado um documento de muita relevância para a Educação Ambiental e para a Educação Básica, denominado Limites do crescimento.
	b.	Na década de 70 o brasileiro Paulo Nogueira Neto elaborou o documento intitulado Nosso futuro comum, que trouxe pela primeira vez a ideia de comportamento pró-ambiental.
	c.	Na década de 70 a questão ambiental emerge como problema mundial significativo.
	d.	Na década de 70 são criadas políticas públicas em prol da Educação Ambiental no mundo todo, especialmente na América do Sul.
	e.	Na década de 70 acontece a 3ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, evento que muito contribuiu para a ascensão da visibilidade dos problemas ambientais e apresentou pela primeira vez a ideia de desenvolvimento sustentável.
1 pontos 
PERGUNTA 5
Entre as proposições seguintes, qual delas se refere ao desastre ambiental que ocorreu no município de Mariana, estado de Minas Gerais?
	a.	Foi um acidente ambiental ocorrido em 1952. Após um período de inversão térmica associado ao aumento da utilização de carvão para calefação houve maior concentração dos poluentes atmosféricos, o que provocou a morte de aproximadamente quatro mil pessoas no período.
	b.	Em 2015, ocorreu o rompimento de uma barragem (Fundão) da mineradora Samarco (controlada pela Vale e pela BHP Billiton), provocando o acidente considerado por muitos como o pior desastre socioambiental da história brasileira. Uma enxurrada de lama com o volume de mais de 40 milhões de metros cúbicos devastou a região, deixando um enorme rastro de destruição; 19 pessoas morreram, centenas de pessoas ficaram desabrigadas, a biodiversidade foi afetada em uma grande área e a água da bacia do Rio Doce ficou contaminada. A lama atravessou longas distâncias (cerca de 550 Km do Rio Doce); alcançou alguns afluentes, chegou ao mar, transformando as ondas, que antes eram leves e azuis, em densas coberturas de água marrom.
	c.	Foi um episódio ocorrido em 1930, de inversão térmica, que levou a um aumento das concentrações de poluentes atmosféricos emitidos por indústrias siderúrgicas, causando o adoecimento de mais da metade da população residente nessa localidade e um acréscimo na mortalidade por doenças cardiorrespiratórias no período, atingindo principalmente os seus idosos.
	d.	Em 1984, 40 toneladas de gases tóxicos fatais vazaram em uma fábrica de pesticidas. Aproximadamente 2,5 mil pessoas morreram nos instantes seguintes ao acidente e mais 8 mil morreram nos três primeiros dias após o acidente.
	e.	Em 1976, um reator químico explodiu em Seveso, na Itália, com liberação de dioxina, o que ocasionou 193 casos de cloroacne, levando mais de 700 pessoas a abandonarem a região. Tamanho foi o impacto desse acidente no mundo, que culminou com o desenvolvimento da Diretiva de Seveso.
1 pontos 
PERGUNTA 6
“Efetuar uma integração entre as diversas disciplinas do ensino formal, de modo a favorecer a obtenção de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de valores e comportamentos úteis para a prevenção e busca de soluções de problemas ambientais”.
Referimo-nos às metas e estratégias da Educação Ambiental traçadas em qual evento?
	a.	ECO-92.
	b.	Conferência Intergovernamental de Tibilisi.
	c.	Rio +10.
	d.	Conferência de Estocolmo.
	e.	Clube de Roma.
1 pontos 
PERGUNTA 7
O surto desenvolvimentista aumenta a desigualdade em escala global entre países desenvolvidos e emergentes. Os 20% da população mundial que vive nos países desenvolvidos consome 80% do que é produzido mundialmente. Essa situação torna-se insustentável e é causa de um grande mal-estar global.
Tomando essas considerações como base, indique a alternativa incorreta.
	a.	O avesso do desenvolvimento deve-se à corrida pelo crescimento à custa da degradação da qualidade de vida, que obedece apenas a lógica da competitividade.
	b.	O foco no desenvolvimento tem dois grandes aspectos negativos: por um lado, um mito global de que as sociedades que chegam a se industrializar alcançam o bem-estar, reduzem suas desigualdades extremas e facilitam aos indivíduos o máximo de felicidade que uma sociedade pode dispensar. Por outro, uma concepção reducionista de que o crescimento econômico é o motor necessário e suficiente de todos os desenvolvimentos sociais, psíquicos e morais.
	c.	O grande desafio da modernidade é a manutenção da cidadania em uma era planetária marcada por esperanças progressistas renovadas após a Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, o desenvolvimento é palavra-chave, associa-se à ideia de um futuro livre das piores mazelas que assolam a humanidade. Eis que se instaura o grande paradigma: o desenvolvimento deve assegurar o progresso que, por sua vez, deve assegurar o desenvolvimento.
	d.	Ciência, industrialização, interesse econômico e tecnologia, tudo isso faz parte do ciclo do desenvolvimento econômico.
	e.	O avesso do desenvolvimento deve-se à corrida pelo crescimento à custa da degradação, sob a lógica da competitividade que preza sempre pela qualidade de vida.
1 pontos 
PERGUNTA 8
Segundo o livro-texto, o que aconteceu em 1973 e nas décadas de 80 e 90 no que diz respeito à Educação Ambiental no Brasil?
	a.	Em 1973, a Educação Ambiental aparece no Brasil e é nas décadas de 80 e 90 que elaganha maior força.
	b.	Em 1973, a Educação Ambiental perde sua força, e nas décadas de 80 e 90 quase não se fala mais nela no Brasil.
	c.	Em 1973, a Educação Ambiental passa a ser considerada uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio, e nas décadas de 80 e 90, também em todos os anos e séries da educação básica.
	d.	Nas décadas de 80 e 90, a Educação Ambiental aparece pela primeira vez no Brasil. No entanto, descobre-se mais tarde que, em 1973, ela já existia em alguns estados do norte brasileiro.
	e.	Em 1973, a Educação Ambiental perde sua visibilidade, começando a ser abordada novamente apenas nas décadas de 80 e 90.
1 pontos 
PERGUNTA 9
“A prepotência e a arrogância com que o homem tratava o seu meio tornava-o cego ao óbvio: os recursos ambientais são finitos, limitados, e estão dinamicamente inter-relacionados. A diminuição drástica de um pode causar o mesmo em outro aparentemente não relacionado a ele”. Esse problema veio à tona no século XX, quando a questão ambiental tornou-se significativa mundialmente, revelando-se na constatação de ecossistemas degradados e na (falta de) qualidade de vida dos povos. É justamente nesse momento histórico que surge e começa a ser conceituada a Educação Ambiental.
A propósito dessas considerações, assinale a alternativa incorreta.
	a.	“O educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais e deve saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza” (JACOBI, 2003).
	b.	A Educação Ambiental envolve um conjunto de ações pedagógicas formais e não formais, que podem conduzir a capacidade crítica dos cidadãos, de uma forma geral, às escolhas ambientalmente responsáveis.
	c.	A Educação Ambiental não se restringe a assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais etc. Também é preciso que envolva assuntos relacionados à política e sociedade, contextualizando o ser no meio em que vive.
	d.	A Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar na sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.
	e.	A Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é exclusivamente a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar na sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.
1 pontos 
PERGUNTA 10
Tal concepção exige uma nova postura do educador: ser um mediador, e não mais um transmissor de conhecimentos, ser um profissional aberto ao diálogo, à escuta de seus educandos (de suas opiniões, verdades e anseios).
A qual concepção de Educação Ambiental nos referimos? Marque a resposta correta.
	a.	Pragmática.
	b.	Conservadora.
	c.	Crítica.
	d.	Tradicional.
	e.	Montessoriana.
1 pontos

Continue navegando

Outros materiais