Buscar

AOL 5 - Atividade Contextualizada - Responsabilidade Socioambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
Valeria Caroline
Nota final Enviado em: 10/09/22 10:46 (BRT)
9,6/10
Atividade Contextualizada
Valéria Caroline 
Pedagogia
Com base nos seus estudos e no ebook da disciplina, escreva um texto de até 30 linhas explicando os seguintes movimentos:
1. Protocolo de Quioto;
O Protocolo de Quioto é um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que produzem o efeito estufa, que são a causa do atual aquecimento global. O acordo é consequência de uma série de eventos iniciada com a Toronto Conference on the Changing Atmosphere, no Canadá (outubro de 1988), seguida pelo IPCC's First Assessment Report em Sundsvália, Suécia (agosto de 1990) e que culminou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática na ECO-92 no Rio de Janeiro, Brasil (junho de 1992).
Também reforça seções da CQNUMC. Discutido e negociado em Quioto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 11 de Dezembro de 1997 e ratificado em 15 de março de 1999. Sendo que para este entrar em vigor precisou que 55 países, que juntos, produzem 55% das emissões, o ratificassem, assim entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em novembro de 2004.
1. Eco 92 e Rio + 20;
A Eco-92 foi um marco histórico – a maior conferência já realizada no planeta, com a presença de delegações de 178 países. Seu ineditismo fez com que o encontro resultasse em documentos-referência, e a continuação de sua agenda é um dos objetivos da Rio+20. A Eco 92 também abriu o caminho para o Protocolo de Kyoto (1997), acordo internacional que visava controlar as emissões de gás do efeito estufa. Ainda assim, a ausência de metas concretas fez com que muitos considerassem a Eco-92, na época, uma "decepção".
Na Rio+20, a discussão ambiental ganhou mais urgência, diante do aumento da temperatura global e da perda de recursos naturais do planeta. O equilíbrio de forças global mudou com a ascensão de países emergentes como China e Brasil, mas a crise econômica, com seu epicentro na Europa, e as medidas para combatê-la ofuscam as preocupações com mudanças climáticas.
1. Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável
O primeiro dia da Cúpula das Nações Unidas sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada em 24 de setembro, o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, comemorou que muitos países incorporaram os ODS nos seus planos e políticas, e que tenham sido integrados aos processos de preparação e apresentação de relatórios nacionais voluntários. No entanto, ele ressaltou que ainda existem desafios importantes que impedem o progresso necessário, especialmente nas áreas: financiamento; garantia dos direitos das pessoas historicamente discriminadas; realização do direito humano à educação como um elemento-chave para alcançar os ODS; intercâmbio de aprendizados entre governos e sociedade civil, envolvendo especialmente jovens, mulheres e o setor privado; e garantia de instituições inclusivas e transparentes, responsáveis perante os cidadãos, em todos os níveis.
Fontes Bibliográficas
Protocolo de Quioto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Da Eco-92 à Rio+20: Duas décadas de debate ambiental - BBC News Brasil
Cúpula da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável: Se destacou o papel chave da educação (redclade.org)

Outros materiais