Buscar

Atividade a2-teste 9,0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade A2-Teste – Atividade Física Crianças e Adolescentes
1) Segundo Maldonado e Limongelli (2014), a Educação Física escolar apresenta lacunas referentes a formação e comprometimento dos professores de conhecerem as abordagens pedagógicas da Educação Física. Considerando tal problemática e os assuntos estudados ao longo da unidade, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
MALDONADO, D. T.; LIMONGELLI, A. M. A. Educação Física escolar no ensino fundamental: prática pedagógica e formação acadêmica. Educação Física em Revista, Brasília, v. 8, n. 1, p. 23-33, 2014.
I. Uma reflexão defasada na atuação da Educação Física escolar.
Porque
II. Na falta de estímulo para os alunos participarem das aulas, comprometendo seu desenvolvimento. 
Resposta correta: As asserções I e II estão corretas, e a II é justificativa da I
2)As características cognitivas de uma criança que está no Ensino Fundamental I estão mais desenvolvidas do que nos anos anteriores de sua vida. Principalmente pelos estímulos que tem de diferentes ambientes, como a escola, sua cognição avança e possibilita que a criança tenha um maior uso lógico no dia a dia. Considerando o que foi estudado sobre esta temática, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (  ) O pensamento espacial permite maiores noções de distância dos espaços.
II. (  ) Estas crianças conseguem categorizar diferentes objetos.
III. (  ) Ainda há poucas respostas precisas sobre funcionamentos de sistemas.
IV. (  ) Há deficiências na utilização do  raciocínio lógico com a matemática.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Resposta certa V V F F
3)Devemos compreender que o brincar é uma forma de desenvolvimento global de um ser humano. De acordo com Papalia e Feldman (2013, p. 296), é  “[...] por meio dele, as crianças estimulam os sentidos, exercitam os músculos, coordenam a visão com o movimento, obtêm domínio sobre seus corpos, tomam decisões e adquirem novas habilidades”.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013. p. 296.
As crianças pré-escolares utilizam do brincar para o desenvolvimento de suas diferentes características. As crianças da Educação Infantil pertencem a qual fase da infância?
Resposta Segunda Infância essa deu errada, era Primeira infância
4)Dentro do ambiente escolar, os professores estão munidos de diferentes direcionamentos pedagógicos que estejam adequados aos anos que trabalharão. No caso da pré-escola, as abordagens pedagógicas estão direcionadas para que as crianças tenham um desenvolvimento por completo, não focando somente na questão física, psicossocial ou de alfabetização. Diante destas informações e do que foi estudado, quais as três influências pedagógicas mais marcantes para crianças que estão na Pré-escola? 
Resposta Correta: Recreação, Psicomotrocidade e desenvolvimento motor
5)Leia o trecho a seguir.
“[...] a prática pedagógica da Educação Física Escolar nos dias atuais está baseada em conteúdos pré-selecionados retirados de livros didáticos e esportes, fazendo com que o professor se torne um mero transmissor de conteúdos sem a participação efetiva dos alunos nas aulas, tornando a Educação Física uma disciplina fadada ao fracasso”
MALDONADO, D. T.; HYPOLITTO, D.; LIMONGELLI, A. M. A. Conhecimento dos professores de Educação Física sobre abordagens da Educação Física escolar. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 13-19, 2008. p. 15.
Sobre o conhecimento das abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e como os professores atuam nas escolas, é possível dizer que: 
Um professor comprometido com o estudo aprofundado e o conhecimento da história e cultura de seus alunos fará com que sua atuação seja diferenciada no ãmbito escolar.
6)Cada pessoa é singular em cada característica que possui. No que diz respeito ao desenvolvimento motor, desde o nascimento nós estamos em constante processo de amadurecimento de nossos movimentos corporais. Estes são cada dia mais aperfeiçoadas a partir das experiências que temos, colocando a escola como um espaço não só da educação formal, mas do enriquecimento para o arcabouço motor das crianças pré-escolares. Segundo Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), temos três categorias funcionais de movimentos, sendo elas:
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 
Resposta Correta: Estabilidade, Locomoção e Manipulação
7)Desde nosso nascimento, nos encontramos em constante processo de desenvolvimento. Diferentes domínios nos compõem, e eles são responsáveis por nossos entendimentos, relacionamentos, aspectos motos, sociais e mentais. Dentre as diversas classificações que temos, podemos diferenciar as fases cognitivas dos sujeitos. Neste sentido, crianças pré-escolares se encontram no estágio pré-operatório, que “[..] na teoria de Piaget, o segundo maior estágio do desenvolvimento cognitivo, no qual o pensamento simbólico se expande”.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013. p. 259.
Contudo, comparadas a crianças em outros estágios, que tipo de característica cognitiva que elas não conseguem utilizar?
Resposta Correta: Lógica
8)Analise o trecho a seguir.
“As pesquisas sobre empatia reconhecem a interação entre condições genéticas ou inatas e fatores ambientais envolvidos, abrindo-se a possibilidade de intervenções educativas e/ou terapêuticas nessa área”.
PAVARINO, M. G.; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. O desenvolvimento da empatia como prevenção da agressividade na infância. PSICO, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 127-134, 2005. p. 128.
Quando uma criança está inserida em um meio social, ela desenvolverá habilidades para lidar com situações diversas, a compreensão do outro em seu universo e dos seus próprios sentimentos. Assim, as características sócio afetivas compõem parte importante do desenvolvimento global de uma criança pertencente ao mundo escolar. Sobre as características sócio afetivas de crianças pré-escolares e o que foi estudo na unidade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I.       (  ) A empatia já pode ser identificada nas interrelações pessoais de crianças pré-escolares.
II.      (  ) O ambiente dificilmente altera características sócio afetivas.
III.     (  ) A partir de experiências positivas é determinado grande parte do grupo social de uma criança pré-escolar.
IV.    (  ) A escola, por ser um ambiente formal de educação, está distante do processo de desenvolvimento das relações sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Resposta Correta: V F V F
9) Quando vemos um professor atuando na Educação Física escolar devemos ter a consciência que aquela prática segue os preceitos de determinada teoria, sendo que está embasará todas as ações pedagógicas. As abordagens pedagógicas da Educação Física são formas de estruturam, de acordo com o direcionamento do professor, os procedimentos e objetivos das aulas.
“As Abordagens Pedagógicas da Educação Física podem ser definidas como movimentos engajados na renovação teórico-prático com o objetivo de estruturação do campo de conhecimentos que são específicos da Educação Física”.
AZEVEDO, E. S.; SHIGUNOV, V. Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em educação física. In: SHIGUNOV, V.; SHIGONOV NETO, A. (Org). A formação profissional e a prática pedagógica. Paraná: Midiograf, 2001. p. 77.
Quais são os principais pontos que diferenciam as abordagens pedagógicas da Educação Física escolar entre si?
Resposta Correta: Autores base, área base da fundamentação teórica, finalidades, conteúdos, avaliações.
10)Leia o trecho a seguir.
“[...]Existem, no uso dos jogos, dois aspectos primordiais: um referente à afetividade, expresso durante a ação, e outro referente aos aspectos cognitivos, por meio dos quais o jogo proporciona avanços nos processosde aprendizagem e desenvolvimento”
TEZANI, T. C. R. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em Revista, Marília, 2006, v.7, n.1/2, p. 1-16.
Os jogos são formas de desenvolver a parte cognitiva das crianças no meio escolar. A respeito das características cognitivas das crianças que estão no Ensino Fundamental I, é correto afirmar que grande maioria dos alunos se encontram na:
Resposta Correta: Fase operatório completo

Outros materiais