Buscar

av1 psicopatologia pergunta e resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá - Campus Niterói
PSICOPATOLOGIA II
1. Paula, uma jovem de vinte e cinco anos de idade demonstrava satisfação com seu trabalho, gostava dos colegas e descrevia o ambiente como acolhedor e as atividades que realizava como gratificantes. Foi então designada para realizar atividades de um ou dois dias em outros estados. As viagens eram aéreas e não havia tempo para transporte terrestre. Paula manteve essas viagens por seis meses, mas sentia muito medo de que o avião caísse, situação que piorava nos momentos em que havia turbulências. Durante os voos, não conseguia comer, transpirava muito e respirava com dificuldade. Após algumas viagens apresentou desinteresse pelo trabalho, chorava facilmente, mostrava irritação, referia angústia, tristeza e passou a dormir muito mais que o habitual. Considerando o relato hipotético apresentado, assinale a opção que apresenta a caracterização da condição de Paula.
A)Depressão
B) Fobia de avião, seguida de depressão provavelmente associada à fobia
C) Transtorno do pânico e depressão, provavelmente associada às características do trabalho
D) Transtorno de ansiedade generalizada e depressão maior, provavelmente preexistente à ansiedade
 
2. Um sujeito dirigindo seu carro em um túnel urbano, descreve a seguinte experiência: "De repente, eu senti um terrível onda de medo, sem nenhum motivo. Uma desagradável sensação no estômago. Meu coração disparou, tive dor no peito e dificuldade para respirar. Pensei que fosse morrer." Tendo em vista a natureza repentina da experiência, podemos suspeitar de:
A) Agarofobia.
B) Transtorno de ansiedade.
C) Ataque de pânico.
D) Fobia.
 
 3. Sobre as principais características da Fobia Social. Assinale a afirmação correta:
 
A. Caracteriza-se por uma ansiedade generalizada decorrente aos espaços sociais fechados, produzindo assim ideias obsessivas e possessivas relacionadas ao medo de falar em público e situações de cobrança e competitividade.
B. Caracteriza-se por medo e angústia relacionados a espaços amplos ou com muitas pessoas, à possibilidade de estar em locais onde possa ser difícil escapar ou onde o auxílio ou a presença de pessoas próximas não seja rapidamente acessível.
C. Caracteriza-se por medo intenso, persistente, desproporcional e irracional a exposição de
animais, objetos e pessoas deflagrando em crises de medo, angústia e pânico.
D. Caracteriza-se por um medo intenso e persistente de situações sociais que envolvam expor-se ao contato interpessoal, demonstrar certo desempenho ou situações competitivas e de cobrança e medo de ser analisado ou recriminado.
 
4.. Um paciente chegou ao consultório de psicologia apresentando queixa de medo de sair de casa, de frequentar lojas, locais públicos e andar sozinho. Trata-se de um caso de
 
A. Neurastenia.
B. Agorafobia.
C. Ansiedade generalizada.
D. Transtorno de pânico.
 
5. Um estudante de enfermagem estava em aula prática numa enfermaria do Hospital universitário e experimentou subitamente um mal-estar terrível, acompanhado de vertigem, sudorese, taquicardia, dor torácica, sufocação e temor de enlouquecer.
Esses sintomas são condizentes com o diagnóstico de
 
A. Depressão generalizada.
B. Crise fóbica. Não tem objeto fóbico
C. Dissociação histérica.
D. Transtorno do pânico.
 
6.  Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. A Psicopatologia de Transtorno de Ansiedade está ligada ao medo. O medo ocorre quando a ameaça é real; a ansiedade quando a ameaça é _____________ e a fobia quando a ameaça é_______________.
 
A)Potencial; insensata - B) Potencial; real - C)insensata; real - D) Real; Potencial.
7. Quais os critérios diagnósticos do DSM 5 para o Ataque do Pânico (2.0) 
Não é um transtorno mental, pode ocorrer devido a algum transtorno mental (depressão, estresse pós-traumático e outros) ou algumas condições médicas (cardíaca, vestibular etc.). É um surto abrupto de medo que ocorre em poucos minutos, tem pelo menos 4 desses sintomas: Sudorese, medo de morrer, tremores, taquicardia, sensação de falta de ar/ asfixia, dor torácica, náusea, calafrios, medo de enlouquecer, tontura, formigamento, sensação de irrealidade e sensação de estar distanciando de si mesmo. Apenas quando a pessoa tem mais de um ataque do pânico que pode ser diagnosticado com Transtorno do pânico. 
8. Quais os critérios diagnósticos  do DSM 5 para o Transtorno do Pânico (2.0)
Surto abrupto de medo, recorrente, intenso e alcança o pico em poucos minutos, a pessoa pode estar calma ou ansiosa. Pode ocorrer 4 ou mais desses sintomas: Sudorese, medo de morrer, tremores, taquicardia, sensação de falta de ar/ asfixia, dor torácica, náusea, calafrios, medo de enlouquecer, tontura, formigamento, sensação de irrealidade e sensação de estar distanciando de si mesmo. Apenas quando a pessoa tem mais de um ataque do pânico que pode ser diagnosticado com Transtorno do pânico.

Continue navegando