Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
RELATORIO02

Pré-visualização | Página 1 de 2

GRUPO EDUCACIONAL IBRA
PASTA DE ESTÁGIO 
(CURRICULAR SUPERVISIONADO)
PORTO DE MOZ – PARÁ
OUTUBRO /2022
GRUPO EDUCACIONAL IBRA
JIDIDIAS RODRIGUES DA SILVA
PASTA DE ESTÁGIO 
(CURRICULAR SUPERVISIONADO)
Pasta de Estágio apresentada á disciplina de Guia de Estágio Curricular Supervisionado do GRUPO EDUCACIONAL IBRA, como requisito parcial para conclusão do Curso Licenciatura/Complementação Pedagógica.
PORTO DE MOZ – PARÁ
OUTUBRO/2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO	5
CONSIDERAÇÕES FINAIS	7
REFERÊNCIAS	8
CARTA DE APRESENTAÇÃO DO ESTAGIÁRIO	9
TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO	10
FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO NAS OBSERVAÇÕES DE AULAS	13
CRONOGRAMA DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO	14
INTRODUÇÃO
	O presente estágio ocorreu na E M E F ALBERTO TORRES, uma escola rural, pública e municipal, localizada no Baixo Xingu, Vila Tapara. Zona Rural. 68330-000 Porto de Moz - PA. A escola trabalha com a educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens adultos e atividades complementares. 
	O presente relatório de estágio supervisionado tem o propósito expor o conteúdo teórico aprendido durante a graduação em Pedagogia em prática, por meio do estágio, cujo principal objetivo é discorrer as atividades realizadas entre o período dos dias 01 de junho de 2022 até 19 de outubro de 2020, onde a carga de 30 horas semanais foi realizada, o que permitiu realizar 200 horas, dispostas conforme o Manual de Estágio Supervisionado do Grupo Educacional IBRA.
	O estágio é comumente visto como uma chance para que os estudantes possam adquirir uma importante experiência, tendo em vista que se torna possível aplicar o conhecimento adquirido na graduação em situações práticas (Narayanan, Olk, & Fukani, 2010 apud GOMES & TEIXEIRA, 2016). Segundo Elrod et al. (2012 apud GOMES & TEIXEIRA, 2016) “assim os programas de estágio podem aumentar a empregabilidade dos alunos, melhorar as habilidades de aprendizagem em sala de aula, e ajudar a desenvolver competências”. Habilidades como aprender e inovar são sustentadas pela prática do estágio, que pode ser mudado e atualizado para se utilizar em diversas situações (LÉVY, 1996 apud GOMES & TEIXEIRA, 2016).
	O estágio serve como um complemento para a graduação, onde a indústria pode oferecer experiencias na pratica. Segundo Little (2004 apud GOMES & TEIXEIRA, 2016) “a aprendizagem é, portanto, vista como um processo de duas vias em que a experiência prática adquirida durante o estágio pode complementar estudos realizados anteriormente nas universidades.”
	Portanto, o estágio supervisionado é essencial para o acadêmico, sendo que o mesmo pode vivenciar na prática tudo o que lhe foi ensinado na graduação, assim o acadêmico é capaz de desenvolver habilidades e competências importantes para o mercado de trabalho.
CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
	Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Torres, no município de Porto de Moz no estado do Pará. A escola atende a um público diversificado, tanto moradores da comunidade como de outras vilas adjacentes e comtempla as modalidades do Ensino Fundamental a Educação de Jovens e Adultos. A referida instituição foi construída em 2011 pelo governo municipal em parceria com o governo Federal no modelo de escolas polos, tem como fonte mantenedora e gestora de recursos o Conselho Escolar (recurso do PDDE) e a Prefeitura Municipal. A instituição atende em três turnos manhã, tarde e noite, com um total de 300 alunos, 16 turmas formadas por idades e/ ou rendimento, com critério de avaliação e classificação para alunos sem escolaridade anterior em conformidade com as leis da LDB. A escola ainda conta com uma equipe pedagógica formada pela direção e por uma coordenação pedagógica que são escolhidos pelo gestor municipal, além de ser uma instituição com Projeto Político Pedagógico alinhado a BNCC a mesma cumpre os requisitos dos PCNs.
	A estrutura física da escola é composta por 06 salas de aula, 01 sala de diretoria, 01 sala dos professores, 01 laboratório de informática, área de serviços como refeitório, cozinha, banheiros. É importante frisar que a instituição foi escolhida em função de ser a única escola da comunidade.
	O programa de estágio funciona no âmbito do departamento de formação de professores
da Escola Superior de Educação, de acordo com o regulamento de estágio determinado pelas cláusulas de estágio . Estágio mantêm contato pessoal com os tutores, para proporcionar estágio customizado no processos aos estagiários. Workshops em âmbito académico permitem a criação de um protegidos "espaços teórico-acadêmicos de aprendizagem" permitindo a integração planejada entre a teoria e a prática. 
	O acadêmico apoia o manuseio profissional de situações de incerteza, através de uma combinação de pensamento racional e abordagens de análises de casos derivadas das experiências dos estagiários, e proporcionando ferramentas práticas para encontrar soluções. A oficina tem uma estrutura especial (uma força-tarefa em uma estrutura acadêmica), e possibilita a criação de conhecimento prático-profissional com base no conhecimento teórico (formação de professores e estudos de bacharelado), através de processos de alto nível de pensamento crítico, compreensão profunda, consciência e insights sobre atitudes, comportamentos e motivos pessoais.
	 Tudo isso foi necessário para desenvolver capacidades de ensino em várias disciplinas, ao mesmo tempo desenvolvendo habilidades em uma variedade de interações interpessoais com alunos, professores e pais necessárias no ensino. Além disso, a singularidade do programa de estágio em educação se manifesta na combinação de um oficina de experiência em psicodrama, sob medida para as necessidades únicas de professores de educação.
	Muitos programas educacionais fazem parceria com distritos escolares locais para oferecer estágios em sala de aula em escolas locais. Por meio de estágios em escolas públicas, nós estudantes universitários temos a chance de trabalhar no ensino fundamental, médio e até mesmo no ensino médio em vários departamentos, como na escola estagiada.
	 Durante esse estágio, auxiliamos na preparação de materiais do curso, instruindo pequenos grupos de alunos e acompanhando os professores à medida que completam as tarefas administrativas. Estagiar em uma sala de aula de escola pública deu chance de ver o trabalho diário de um professor certificado e as dificuldades do ensino na escola com poucos recursos. Assim, interagimos com os alunos dessa maneira geralmente descobrindo qual série foi a mais adequada para sua personalidade e estilo educacional. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	A realização do estágio supervisionado, teve como objetivo complementar os conhecimentos adquiridos de maneira teórica o colocando em pratica no mercado, as teorias pedagógicas foram um caminho para compreender o funcionamento de uma instituição em seus diferentes modelos e organizações, por meio delas se obteve informações para entender a hierarquia, divisão de tarefas, a importância do professor e o desenvolvimento das principais atividades realizadas em sala de aula.
	Esta experiencia possibilitou o desenvolvimento profissional e pessoal, auxiliando na preparação para o momento de exercer a Pedagogias, compreendendo o funcionamento de uma escola e todas as funções necessárias para uma escola bem estruturada.
	Portanto, o estágio veio a proporcionar impactos relevantes, possibilitando que o estagiário tenha uma formação completa tendo a prática junto a teoria, desenvolvendo nele a vontade de se tornar um profissional cada vez melhor e mais capacitado.
REFERÊNCIAS
GOMES, Aline Fonseca; TEIXEIRA, Antônio Samuel Souza. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E APRENDIZAGEM: contribuição do estágio do graduando de administração para a formação profissional. Revista de Carreiras e Pessoas, 6(3), 2016. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/ReCaPe/article/view/31060 >. Acesso em: 23 out. 2022.
2
CARTA DE APRESENTAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
Página12