Buscar

PROVA EMBRIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DE EMBRIOLOGIA
Pergunta 1
3 / 3 pts
O ovócito secundário é maior célula que existe em um humano e é liberado nos ovários, essa célula está envolta por uma malha de filamentos glicoproteicos que estão aderidos à membrana plasmática dessa célula, a chamada zona pelúcida. E também é envolto por outra camada formada por células foliculares. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa estrutura. 
  Corona radiata
 
A célula é envolta primeiro pela zona pelúcida e acima dela está essa camada de células foliculares, chamada de corona radiata. É uma camada importante pois libera sinais químicos e atrai os espermatozóides.
 
Pergunta 2 3 / 3 pts
Durante a segunda semana de gestação já é possível fazer exame de gravidez e começar a dosar o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG). Dependendo da dosagem do hormônio é possível saber se a mulher está ou não esperando um bebê. Sobre a região do embrião responsável pela liberação do hormônio, assinale corretamente:
Sinciciotrofoblasto
 
O sincíciotrofoblasto, foi diferenciado do trofoblasto e produz hCG, ou gonadotrofina coriônica humana, que mantém as atividades hormonais do corpo lúteo e dos ovários durante a gravidez, contribuindo para manter o curso normal da gestação.
 
Pergunta 3 3 / 3 pts
Ainda no fim do primeiro trimestre gestacional. O bebê já tem uma forma claramente humana. O período fetal ocorre entre a 9ª semana até o nascimento, ou seja, ele vai pegar o final do primeiro trimestre e vai até o terceiro trimestre. Uma fase de crescimento e maturação para o nascimento. Selecione a alternativa de algo que não ocorre entre a 9ª e a 11ª semana.
O movimento fetal é bastante intenso 
O movimento fetal se torna mais intenso apenas depois da 17ª semana, todas as outras questões realmente ocorrem nas semanas citadas no enunciado.
 
Pergunta 4 3 / 3 pts
Durante o desenvolvimento embrionário temos que o coração é o primeiro órgão a ser formado. Depois disso, aos poucos e com processos complexos de diferenciação celular, dobras, movimentação celular e crescimento o bebê vai ganhando forma. Até a 29ª semana o último órgão está finalizando sua formação. Assinale a alternativa que corresponde ao último órgão a ser formado no feto humano:
Pulmões
Nas semanas 26ª à 29ª ocorre um grande desenvolvimento pulmonar, ocorre também uma maturação do sistema nervoso central, abertura das pálpebras e aparecimento das unhas dos pés. Depois disso o bebê está completo, ainda alguns reflexos vão começar a aparecer e estará pronto para o nascimento.
 
Pergunta 5
O alantoide surge a partir de uma invaginação que começa a aparecer na região caudal em direção do pedículo do embrião, é essa membrana que nós chamamos de alantoide. Nos seres humanos é muito pequeno, ainda chamado de oráculo. Essa estrutura está relacionada a formação de qual outra estrutura:
Cordão umbilical 
 
Pergunta 6 3 / 3 pts
Uma estrutura importante começa a se formar a partir do 14º ao 15º dia, que cresce caudocefalicamente, com acúmulo de células ectoblásticas. Ela segue em direção a um espessamento da endoderme, a placa precordal. Essa estrutura dá a impressão de ter uma simetria bilateral e que consegue dar início a determinação das extremidades do embrião. Assinale a alternativa que indica o nome dessa estrutura.
Linha primitiva
A linha primitiva começa a se formar a partir do 14º ao 15º dia, que cresce caudocefalicamente, com acúmulo de células ectoblásticas. Ela segue em direção a um espessamento da endoderme, a placa precordal. Esta linha dá a impressão de uma estrutura com simetria bilateral e que consegue dar início a determinação das extremidades do embrião. As células do hipoblasto e epiblasto começam a se igualar e formam a placa precordal que indica o futuro local da boca do embrião, região cefálica, e a linha primitiva fica na extremidade caudal do embrião, região cloacal.
 
Pergunta 7 3 / 3 pts
Durante o período fetal o bebê começa grande parte do desenvolvimento e começa adquirir as características e a forma de um bebê pronto para nascer. Assinale a alternativa referente a semana que ocorrem os seguintes processos: O processo de ossificação começa nessa semana, pois até aqui o feto ainda era composto todo por cartilagem, a mineralização começa no crânio e alguns ossos longos. Nesse período ainda ocorre muito processo de divisão celular (mitose) e síntese de matriz extracelular. 
Décima segunda semana
Durante a 12ª semana: Membros superiores bem desenvolvidos. Atividade de eritropoiese começa acontecer também no baço, e é reduzida no fígado. O processo de ossificação também começa nessa semana, pois até aqui o feto ainda é composto todo por cartilagem, a mineralização começa no crânio e alguns ossos longos. Nesse período ainda ocorre muito processo de divisão celular (mitose) e síntese de matriz extracelular.
Pergunta 08 3 / 3 pts
Durante a terceira semana, o mesoderma é dividido em três porções, o paraxial, intermediário e lateral. Na região paraxial começam a surgir estruturas esféricas, que vão dar origem aos músculos, vértebras e costelas. Marque a alternativa que nomeia essas estruturas:
Somitos
 
O mesoderma é dividido em três porções, o paraxial, intermediário e lateral. Na região paraxial começam a surgir estruturas esféricas, chamadas de somitos, que vão dar origem aos músculos, vértebras e costelas. O primeiro par de somitos surge na região occipital e a partir daí 3 pares por dia vão sendo formados, até que no final da 5ª semana possuem 42 a 44 pares, todos ao redor do tubo neural.
ESTUDO DE CASO EMBRIOLOGIA
Leia o caso a seguir: 
“A paciente se chama Nathalia, tem 26 anos e está grávida do seu primeiro filho. Ela foi ao médico fazer a consulta de rotina para ver como está a gestação e a saúde do bebê. Durante a consulta o médico disse que a Nathalia está na 14ª semana da gestação e que o bebê está saudável e que ela poderia ficar tranquila. Mas ela se encontra muito curiosa quanto ao sexo do bebê, movimentos e como está o desenvolvimento nessa semana de gestação. Então Nathália aborda a enfermeira que está cuidando do caso e a questiona sobre essas dúvidas”. 
Vamos supor que você seja a enfermeira de Nathalia, o que você responderia a respeito disso? Quando ela vai conseguir ver o sexo do bebê? Quando ela vai começar a sentir os movimentos? O que esse bebê já desenvolveu até agora e o que falta? Elabore uma resposta técnica, porém que a mãe compreenda facilmente.
Resposta:
Bom dia Nathalia, tudo bem! 
Através de uma ultrassonografia a partir de 14 semanas de gestação, ou seja, 3 meses e meio, já se observa o sexo do bebê. Ás vezes pode ser que ocorra um pouco antes. 
Já os movimentos começam normalmente entre 17 e 20 semanas. Minimamente a partir de 4 meses. 
Nos primeiros meses de gestação ocorre a formação dos olhinhos, boca, nariz, braços, pernas, mãos e pés; órgãos como fígado, baço, a pele e também o processo de ossificação são algumas das formações em desenvolvimento.

Continue navegando