Buscar

HISTÓRIA DO DESIGN - UNIDADE 4 - ATIVIDADE 4

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme Bürdek (2006), pode-se perceber que a criação e fundação da Hochschule für Gestaltung - HfG teve o apoio dos EUA e foi motivada por questões de influência política e econômica. Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“E em memória de seus irmãos Hans Scholl e Sophie Scholl, executados pelos nazistas, Inge Scholl iniciou uma fundação que tinha como meta construir uma escola que unisse saber profissional, configuração cultural e responsabilidade política. Por iniciativa do alto comissário americano para a Alemanha, John McCloy, foi criada a Geschwister-Scholl Stiftung (Fundação Irmãos Scholl) como mantenedora da HfG Ulm”.
 
BURDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006, p. 43.
 
Sobre a influência política e econômica americana, considere as afirmações a seguir.
 
I.                    A relação criada entre a Hochschule für Gestaltung – HfG e a Staatliches-Bauhaus tinha o objetivo de validar nacionalmente o projeto internacional de ensino de design.
II.                 A escola desenvolveu um projeto pedagógico que tinha a intenção de alinhar culturalmente o design alemão com os princípios americanos e desenvolver a indústria alemã.
III.              A escola ajudou no processo de culturalização e alinhamento do povo alemão com o Ocidente e ao mesmo tempo serviu para combater o avanço soviético.
IV.              A escola foi um espaço de disputa ideológica no qual o seu projeto pedagógico de caráter internacional democrático ajudava a combater a propagação do fascismo e do comunismo.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
 a. I, III e IV.
 b. II e IV.
 c. I e II.
 d. I, II e III.
 e. III e IV.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere com atenção as imagens do Pop Art / Pop Design a seguir.
 
Poltrona Blow, de 1967; e Sofá Joe, de 1971, de Jonatham de Pas, Donato d´Urbino e Paolo Lomazzi.
 
Fonte: DEMPSEY, 2010, p. 220.
 
DEMPSEY, A. Estilos, escolas & movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2010, p. 220.
 
Com base nas imagens do Pop Design apresentadas e no seu conhecimento sobre a história do design, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
( ) O plástico, pelo seu custo e versatilidade, foi um dos materiais mais utilizados pelo Pop Design.
(  ) O Pop Design estabeleceu o slogan “use hoje, jogue fora amanhã”.
(  ) Uma das principais ideias do Pop Design era romper com a tradição e descontrair as relações pessoais.
(  ) Conforme o Pop Design acreditava, os produtos não podiam ser descartáveis e efêmeros por causa da crise do petróleo.
(  ) O Pop Design buscava construir objetos lúdicos, divertidos, kitsch
e irreverentes.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
 a. V, F, V, F, V.
 b. F, F, F, V, V.
 c. V, V, F, F, V.
 d. V, V, V, F, V.
 e.  V, V, F, V, F.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Cardoso (2018), o ensino de design no Brasil remonta a algumas experiências desordenadas na Academia Imperial de Belas Artes (AIBA) e a fundação dos Liceus de Artes e Ofícios no século XIX, que propiciaram os primeiros modelos de formação técnica voltado ao desenho industrial. A esse respeito leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A divisão institucional entre o ensino técnico-artístico no Liceu e o ensino de belas-artes na AIBA pode ser entendida como um fenômeno inevitável: o Brasil estaria apenas reproduzindo o processo que já caracterizava o ensino artístico europeu e que cada vez se exacerbava mais. Por essa ótica, os quase trinta anos de aulas noturnas na Academia mana mais seriam do que uma anomalia histórica, gerada pelas condições muito particulares da política interna daquela casa na década de 1850”.
 
CARDOSO, R. A Academia Imperial de Belas Artes e o ensino técnico. Rio de Janeiro: 19&20, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, jan. 2008. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/ensino_artistico/rc_ebatecnico.htm>;. Acesso em: 06/03/2019.
 
 Considere as seguintes afirmações sobre a anomalia descrita pelo autor.
 
I.                    Descontinuidade na introdução do ensino voltado às técnicas de produção e artesanal e industrial.
II.                 Manuel Araujo Porto-Alegre tentou introduzir um projeto pedagógico de ensino técnico industrial na AIBA.
III.              A introdução da disciplina de Desenho Industrial só foi realizada com a fundação dos Liceus de Artes e Ofícios.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
 a. II e III.
 b. III, apenas.
 c. I e III.
 d. II, apenas.
 e. I e II.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Michelle de Lucchi (1951-) foi um dos principais designers italianos do Gruppo Memphis (1980-1988). Seus objetos, como mesa, sofás, cadeiras e luminárias, rapidamente ganharam destaque nas exposições.
 
 
Lâmpada de mesa Oceanic,de 1981; mesa Kristall, de 1981; sofá Lido, de 1982;e First Chair, de 1983, de Michelle de Lucchi.
 
Fonte: FLORES, 1992, p. 68-71.
 
FLORES, Ó. S. Historia del diseño industrial. México: Trillas, 1992, p. 68-71.
 
A partir do trabalho de Michelle de Lucchi, considere as seguintes afirmações sobre o New Wave Design.
 
I.                    Estabeleceu um novo vocabulário com uso de laminados plásticos ou fórmicas, considerados um material pobre e sem cultura.
II.                 Estabeleceu um retorno as formas da Bauhaus com as suas formas geométricas e o uso de cores primárias.
III.              Aderiu ao uso de materiais estampados com vários tipos de padrões – kitsch, geométricos, listrados e Animal Print.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
 a. I e III.
 b. II, apenas.
 c. II e III.
 d. III, apenas.
 e. I e II.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Achille Castigioni (1918-2002) foi um dos maiores pensadores e designers internacionais do século XX. Sua obra permeou vários movimentos estéticos durante sua carreira. Observe e analise atentamente cada uma das suas criações e características correspondentes.
 
 
Cadeira Sella,de 1957; Luminária Arco, de 1962; Mezzadro Stool, de 1957-1970; e mesa pequena Ipaz, de 1992, de Achille Castigioni.
 
Fonte: FLORES, 1992, p. 34-36.
 
FLORES, Ó. S. Historia del diseño industrial. México: Trillas, 1992, p. 34-36.
 
Com base na análise que fez e nos estudos desse tema, analise os movimentos estéticos a seguir para identificar em quais deles Achille Castigioni participou.
 
I.                    Brutalismo
II.                 Pop Design
III.              Radical Design
IV.              Arts and Crafts
V.                Art Déco
VI.              New Wave Design
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
 a. I, III, IV e V.
 b. II, IV, V e VI.
 c. I, II, III e VI.
 d. I, IV, V e VI.
 e. II, III, V e VI.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Bürdeck (2006), depois da Segunda Guerra Mundial, foi fundada a Hochschule für Gestaltung - HfG em Ulm, que se consolidou como a mais importante iniciativa no campo do design do século XX. Assim como a Staatliches-Bauhaus influenciou fortemente a configuração da arquitetura e do design antes da guerra, a HfG afetou de diversas formas a teoria, a prática e o ensino do design gráfico e do design do produto. Por esse motivo, é comum e legítima a comparação entre as duas instituições.
 
BÜRDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos.São Paulo: Edgard Blücher, 2006, p. 41.
 
Sobre a relação apontada entre a Staatliches-Bauhaus e a Hochschule für Gestaltung – HfG, considere as afirmações a seguir.
 
I.                    Walter Gropius defendia que as formas do design deveriam satisfazer às necessidades práticas, estéticas e psíquicas dos usuários de produtos.
II.                 Alguns professores da Staatliches-Bauhaus participaramda fundação da Hochschule für Gestaltung – HfG, como Josef Alberts, Johannes Itten e Walter Peterhans.
III.              Em 1955, Walter Gropius defendia para o artista um papel ativo na democracia progressista, mas ao mesmo tempo propunha uma forma de censura estética, já que defendia um racionalismo estético unilateral.
IV.              Walter Gropius propunha um equilíbrio entre as funções práticas e os aspectos estéticos e psicológicos, ao passo que Tomas Maldonado pregava a racionalização das funções que definem por si a forma.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
 a. I e II.
 b. I, II e III.
 c. III e IV.
 d. II e IV.
 e. I, III e IV.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Hochschule für Gestaltung – HfG foi fundada na cidade de Ulm em 1953 e teve a sede inaugurada com um discurso de Walter Gropius, Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A continuidade foi acentuada claramente no discurso inaugural de Walter Gropius em 1955: ele relacionou o significado do papel do artista em uma democracia progressista e ao mesmo tempo retomou a censura, já que a Bauhaus defendia um racionalismo unilateral. No seu pronunciamento, ele defende encontrar novamente um equilíbrio entre as pretensões práticas e estéticas-psicológicas da época.
Gropius entendia o funcionalismo no design na forma de que deveria satisfazer as necessidades físicas e psíquicas dos usuários mediante os produtos. Especialmente as questões de beleza da forma eram para ele de natureza psicológica. A tarefa de uma escola superior deveria ser não apenas o ensino da apropriação de conhecimento e com isto educar a compreensão, mas também os sentidos”.
 
BÜRDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2010, p. 42-43.
 
Considere a afirmação do autor e o seu conhecimento sobre a história do design e assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(    ) A Hochschule für Gestaltung – HfG buscou desenvolver a metodologia do projeto baseada na metodologia científica.
(    ) A Hochschule für Gestaltung – HfG trabalhou as questões psíquicas de projeto relacionadas ao processo cognitivo da identificação e de uso das formas.
(    ) A Hochschule für Gestaltung – HfG trabalhou as questões psíquicas de projeto relacionadas ao desenvolvimento afetivo, emocional e simbólico.
(    ) A Hochschule für Gestaltung – HfG desenvolveu o que foi chamado de “síndrome da caixa preta” ou “caixão da branca de neve” por ter suprimido dos objetos os fatores emocionais e simbólicos.
(    ) A Hochschule für Gestaltung – HfG usou da racionalização científica para desenvolver as funções sociais e funções utilitárias dos objetos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
 a. F, F, F, V, V.
 b.  V, V, F, V, F.
 c. V, V, V, F, V.
 d. V, F, V, F, V.
 e. V, V, F, V, V.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere com atenção as imagens do Pop Art / Pop Design a seguir.
 
 
Bobby Kennedy, de 1968, e Marilyn Monroe, sem data, de Roy Lichtenstein.
 
Fonte: BHASKARAN, 2007, p. 185.
 
BHASKARAN, L. El Diseño em el tiempo: movimientos y estilos del diseño contemporáneo. Madrid: Blume, 2007, p. 185.
 
Com base nas imagens da Pop Art apresentadas e no seu conhecimento sobre a história da arte e do design, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
( ) Apropriação da cultura popular das ruas que viram referência para o desenvolvimento das obras de arte do pop.
(  ) Representação da mulher ideal, conservadora e sóbria.
(  ) Uso da imagem dos ícones da cultura de massa que viram os ícones da cultura pop.
( ) Apropriação das técnicas de reprodução de massa da imagem para produzir as obras de arte pop.
(  ) Exaltação dos meios de comunicação de massa como espaço da reflexão e construção da Pop Art.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
 a.  V, V, F, V, F.
 b. V, F, V, F, V.
 c. V, V, F, F, V.
 d. V, F, V, V, V.
 e. F, F, F, V, V.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) foi idealizada tendo como referência a Hochschule für Gestaltung– HfG – Ulm, mas a transposição do modelo de ensino teve que enfrentar imensas críticas e dificuldades para se estabelecer. A esse respeito leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A descoordenação entre as matérias práticas e teóricas seria outra característica permanente da ESDI, um problema que também não era novo nas escolas de design. O Conselho Consultivo debateu permanentemente esse assunto e sua orientação experimental estabelecia que, ao fim de cada período de estudos, se avaliasse o rendimento não apenas dos alunos como o dos próprios professores. Isso resultava, não raramente, em grandes transformações para os períodos seguintes e, muitas vezes, em críticas à atuação de alguns professores. Estabelecia-se um sistema, ainda que informal, muito crítico, que não era do agrado de alguns mais habituados a uma postura hierarquizada e fechada. Na verdade, os critérios eram rigorosos, porém, conduzidos de forma flexível. Essa flexibilidade foi, muitas vezes, interpretada como falta de critério”.
SOUZA, P. L. P. de. ESDI: biografia de uma ideia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996, p. 98.
 
Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta o modelo administrativo pedagógico usado na ESDI.
 a. Democrático, comunitário e transparente.
 b. Autocrítico, hierárquico e independente.
 c. Democrático, comunitário e independente.
 d. Democrático, hierárquico e transparente.
 e. Autoritário, hierárquico e transparente.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A ideia de que as práticas de “tradução” (ou hibridização) e de “purificação” (ou segregação) são a base do pensamento moderno e de que este não se desdobrou plenamente tanto no modernismo como no pós-modernismo, começa a apontar o problema da distinção entre os dois momentos históricos.
“A palavra ‘moderno’ designa dois conjuntos de práticas totalmente diferentes que, para permanecerem eficazes, devem permanecer distintas, mas que recentemente deixaram de sê-lo. O primeiro conjunto de práticas cria, por ‘tradução’, misturas entre gêneros de seres completamente novos, híbridos de natureza e cultura. O segundo cria, por ‘purificação’, duas zonas ontológicas inteiramente distintas, a dos humanos, de um lado, e a dos não humanos, de outro. Sem o primeiro conjunto, as práticas de ‘purificação’ seriam vazias ou supérfluas. Sem o segundo, o trabalho da ‘tradução’ seria freado, limitado ou mesmo interditado”.
 
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34, 1994, p. 16.
 
Com base no texto e em seu conhecimento de história do design, identifique quais as escolas de design listadas a seguir em que prevaleceu o processo de “purificação”.
 
I.                    Royal College of Art – RCA (segunda metade do século XIX)
II.                 Glasgow School of Art – GSA (segunda metade do século XIX)
III.              Staatliches-Bauhaus (1919-1933)
IV.              Hochschule für Gestaltung– HfG – Ulm (1953-1968)
V.                Global Tools (1973-1975)
VI.              Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI (1963-1990)
VII.           Crambrook Academy of Art (1977-1990)
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
 a. III, V, VI e VII.
 b. II, III, IV e V.
 c. I, II, V e VII.
 d. IV, V, VI e VII.
 e. I, II, III, IV e VI.

Continue navegando