Buscar

Avaliação I - Teoria Politica II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Teoria Política II (CPO05)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650458) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22119151
Parte superior do formulário
	1.
	Vilfredo Pareto é considerado um dos maiores economistas italianos de todos os tempos. Pareto é também importante na Ciência Política, na Sociologia e na Estatística. Sua influência nessas ciências, tanto quanto na economia contemporânea, é reconhecidamente notável. Sua obra é considerada de significativa relevância justamente pela influência interdisciplinar que adquiriu nas Ciências Sociais. De fato, pelo seu tipo de abordagem na economia, é um dos poucos cientistas sociais considerado um clássico em várias áreas das Humanidades. Sob tais pressupostos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O principal objetivo do economista e sociólogo italiano era estudar o budismo e o confucionismo característico das sociedades orientais, procurando compreender o sentido das ações dos indivíduos, algo muito parecido com o pressuposto metodológico de Max Weber, com sua teoria da ação social.
	 b)
	O principal objeto do economista e sociólogo italiano era analisar do ponto de vista das crenças populares a sociedade, procurando compreender o sentido das ações dos indivíduos, algo muito parecido com o pressuposto metodológico de Max Weber, com sua teoria da ação social.
	 c)
	O principal objetivo do economista e sociólogo italiano era estudar cientificamente a sociedade, procurando compreender o sentido das ações dos indivíduos, algo muito parecido com o pressuposto metodológico de Max Weber, com sua teoria da ação social.
	 d)
	O principal objeto do economista e sociólogo italiano era analisar teologicamente a sociedade, procurando compreender o sentido das ações dos indivíduos, algo muito parecido com o pressuposto metodológico de Max Weber, com sua teoria da ação social.
	2.
	O problema central na análise teórica de Gaetano Mosca é o poder. Nada em sociedade seria mais importante enquanto objeto de estudo das Ciências Sociais. O autor italiano se preocupa em compreender seus fundamentos, desde a necessidade de saber: quem o detém, por quais razões, com base em quais mecanismos de justificação e sua finalidade última. De toda maneira, ainda poderíamos dizer, em outras palavras, que Mosca apresenta ao seu leitor as origens, a formação, a organização e as consequências do poder. Com relação à questão do poder no pensamento de Gaetano Mosca, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A característica mais familiarmente convergente da teoria de Gaetano Mosca com outros teóricos das elites, entre alemães e italianos, é a afirmação categórica de nunca haverá uma elite organizada a controlar o poder, onde houver Estado, onde houver sociedade, incluindo os ambientes mais democráticos. 
(    ) Independentemente da forma de estado que caracteriza um período histórico particular e a forma de governo expressa pela lei, nunca haverá uma maioria de indivíduos cuja sorte estará condicionada ao comando de uma minoria poderosa e suficientemente coesa a exercer o poder, submetendo outros a sua autoridade. 
(    ) Nunca haverá uma minoria organizada em detrimento ou em nome de uma maioria desorganizada. O exercício do poder compete à maioria a partir dos fundamentos da democracia participativa.
(    ) O  jurista italiano observa que a classe política está não está no centro do sistema social. Sua tentativa analítica é oferecer ao leitor uma perspectiva orgânica da classe política, isto é, de que se trata invariavelmente de um organismo que não tem vida própria necessitando hospedar-se no imaginário das massas para poder justificar sua existência.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	O sociólogo Robert Michels é um dos principais nomes da literatura política. Não apenas quando o assunto são as elites, mas, também, quando se trata dos partidos políticos. No cerne destes, segundo Michels, emergiam as elites mais poderosas, sobre as quais o autor dedicou muitos anos de seus estudos e lhes apontou o dedo na ferida. Sobre os partidos políticos, conforme Michels, analise as sentenças a seguir:
I- Todos os partidos classistas, na sua origem, antes de iniciar a marcha para a conquista do poder, pronunciam sempre, perante o mundo, a declaração solene de querer libertar, não tanto a si próprios como a toda a Humanidade da presença de uma ameaça tirânica e querer substituir o regime injusto por um justo. 
II- Essa promessa, em geral, não feita pelos partidos conservadores tradicionais, é um clichê entre os partidos ditos populares. No entanto, na realidade, essa promessa não pode ser cumprida, devido à lógica inerente a cada organização.
III- Todos os partidos classistas na sua origem, antes de iniciar a marcha para a conquista do poder, pronunciam sempre, perante o mundo, a declaração solene de querer beneficiar primeiramente aos membros do partido e posteriormente às corporações vinculadas ao Estado. 
IV- Toda a organização de partido representa uma poderosa oligarquia que se apoia em pés democráticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	Segundo Gaetano Mosca, a existência de uma fórmula política é sempre necessária do ponto de vista da psicologia social. Isso acontece porque a necessidade de obedecer grandes princípios é inerente à natureza humana. Mosca afirma que não é a fórmula política que determina a maneira como a classe política é estruturada. Pelo contrário, é a classe política que sempre adota a fórmula que melhor lhe convém. Esta afirmação radical e franca demonstra o desapego de Gaetano Mosca a qualquer ilusão sobre a política, mas é elucidativa no sentido de compreender a lógica da dominação. Com relação à questão da fórmula política presente na teoria de Gaetano Mosca, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao longo da história, elites se sucedem no poder, ora preservando, ora modificando leis e regras apoiadas nos valores e crenças da sociedade com o principal propósito de garantir em primeiro lugar as suas conveniências corporativas. 
(    ) Para Gaetano Mosca não há espaço para pensar a política como lócus de negociações por partes de grupos de interesse, pois a política pressupõe a busca da verdade una e imutável e, portanto, avessa a acordos e negociações.
(    ) A posição de Mosca com relação às formas históricas de perpetuação de elites no poder e no domínio político de sociedades caracteriza-se por ser uma posição romântico-revolucionária.
(    ) Há autores que advertem que as análises de Mosca revelam uma posição conservadora. Trata-se não apenas de um realismo político, mas também de um esforço intelectual em defesa das instituições existentes. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - F - F.
	5.
	Do ponto de vista da formulação de uma sociologia científica, Pareto trabalhava na perspectiva dual de ações lógicas e ações não lógicas. Via lógica e racionalidade nas ações de cunho econômico, esta recíproca não era verdadeira com relação às ações políticas. Decidiu lograr a compreensão científica das condutas não lógicas dos políticos e das ações políticas estabelecendo critérios analíticos. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O primeiro critério seria o da neutralidade, isto é, o de que, para compreender as ações, era preciso fazê-lo imparcialmente, isto é, sem julgamentos morais e passionais. 
II- O segundo critério se estabelece a partir da constatação de que não há solução para o problema da conduta humana que, em política, teria sempre o componente dos interesses egoísticos e das paixões.
III- O primeiro critério seria da exclusão do mito da neutralidade
científica, isto é, o de que para compreender as ações era preciso fazê-lo parcialmente, isto é, a partir de julgamentos morais e passionais. 
IV- O segundo critério se estabelece a partir da constatação de que há solução para o problema da conduta humana que, em política, teria sempre o componente dos interesses altruístas e solidários com a humanidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Pareto é um homem do seu tempo e acompanha a presunção da Sociologia nascente ao seu tempo, de obter a objetividade analítica necessária para ser aceita como ciência. Trata-se de uma postura importante para a afirmação e a credibilidade das Ciências Sociais, procurando, neste sentido, distanciar-se dos tratados morais, de caráter obviamente moral e dedutivo, passível dos erros de julgamento e suas consequências históricas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pareto menosprezava e ironizava os propagadores das virtudes morais, afirmando que isso servia para compreender a política como ela é. 
(    ) Pareto valorizava as análises resultantes da sociologia do cotidiano, cuja teoria, conceitual e analítica, vincula-se à microfísica do poder do filósofo e historiador francês Michel Foucault. 
(    ) Pareto enaltecia os cientistas sociais que desenvolviam suas análises sociológicas a partir das contribuições da teologia e da filosofia, pois compreendia que o progresso e o bem-estar da humanidade dependiam dos juízos de valor advindos destas áreas do conhecimento.
(    ) Condenava os cientistas sociais com presunções filosóficas sobre os benefícios e as necessidades de atitudes moralmente adequadas para o firme destino da humanidade rumo ao progresso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	A Lei de Ferro das Oligarquias é a tese do sociólogo Robert Michels a partir da qual as organizações, em geral, sucumbem ao comando de uma elite, termo aqui entendido como sinônimo de oligarquia. Dessa lei não escapam as organizações mais democráticas, com as melhores propostas de liberdade e participação de todos. No que se refere aos pressupostos da Lei de Ferro das Oligarquias de Michels, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Lei de Ferro das Oligarquias afirma que a democracia organizacional é necessariamente uma contradição de si mesma. Compromete-se com o interesse da maioria e com ampla participação, mas favorece uma minoria dirigente. 
(    ) A Lei de Ferro das Oligarquias afirma que a democracia organizacional não é necessariamente uma contradição de si mesma. Compromete-se com o interesse da maioria e com ampla participação, favorecendo as decisões e vontades da maioria. 
(    ) Esta elite, conquanto possa governar na direção do interesse geral, priorizará, antes de tudo, seus interesses de classe dirigente e encontrará formas de reduzir a participação dos outros. 
(    ) Embora o controle da elite torne a democracia interna insustentável, molda o desenvolvimento de longo prazo de todas as organizações numa direção conservadora.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	Robert Michels era sociólogo e economista italiano. Em sua juventude, aderiu ao socialismo, estudando economia e política e tornando-se professor na Itália. É bastante conhecido por sua excelente formulação da Lei de Ferro das Oligarquias. Sob tais pressupostos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na Lei de Ferro das Oligarquias, estabelece seu pressuposto sociológico, afirmando que os partidos políticos e outras organizações associativas não são suficientes para a formação de elites. Em todas as organizações, segundo a sua perspectiva, formam-se oligarquias, que evitam o estabelecimento de organizações burocráticas, bem como manifestações do autoritarismo nas suas várias formas possíveis.
	 b)
	Na Lei de Ferro das Oligarquias, estabelece seu pressuposto sociológico, afirmando que os partidos políticos e outras organizações associativas sempre levam à formação de elites. Em todas as organizações, segundo a sua perspectiva, formam-se oligarquias, estabelecem-se organizações burocráticas e instauram-se, invariavelmente, o autoritarismo nas suas várias formas possíveis.
	 c)
	Na Lei de Ferro das Oligarquias, ele afirma que as igrejas cristãs e as Associações de Moradores levam à formação de elites. Em todas as organizações, segundo a sua perspectiva, formam-se cidadãos comprometidos com o bem comum, contrários ao estabelecimento de organizações burocráticas e a instauração do autoritarismo nas suas várias formas possíveis.
	 d)
	Na Lei de Ferro das Oligarquias, estabelece seu pressuposto sociológico, afirmando que os partidos políticos e outras organizações associativas sempre levam à formação de regimes democráticos. Em todas as organizações, segundo a sua perspectiva, forma-se uma consciência cidadã em defesa da participação direta nas decisões públicas.
	9.
	Apesar de seu esforço em compreender a economia, Pareto concluiu que seria necessário voltar-se para a Sociologia, a fim de encontrar respostas que a Economia parecia não lhe dar acerca da ação humana. Seu esforço de pensar as coisas da Economia a partir da Sociologia resultou no Tratado de Sociologia Geral, publicado originalmente em 1916, e que o autor considerou sua principal obra.  Com relação ao Tratado de Sociologia Geral de Pareto, analise as sentenças a seguir:
I- O livro é uma tentativa de responder sobre a natureza e a base da ação social. 
II- Na obra, o autor argumenta que pessoas de capacidade intelectiva superior procuram, normalmente, desenvolver-se na direção de se notabilizarem socialmente. 
III- No esforço de galgar o topo das camadas sociais, os indivíduos mais competitivos das classes baixas usariam suas melhores habilidades a fim de ascenderem socialmente e aproveitarem as melhores oportunidades. 
IV- Ao ascenderem, passam a colaborar com os membros das elites, compartilhando seus recursos e seu status, o que promoveria uma espécie de consolidação das elites.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	A Lei de Ferro das Oligarquias é o ponto analítico culminante do estudo comparativo sobre os partidos socialistas europeus, que o autor começou a desenvolver a partir de sua própria experiência no Partido Socialista Alemão. Influenciado pelas primorosas observações de Max Weber a respeito da burocracia, resolveu observar detidamente o funcionamento dos partidos. Da mesma maneira, aproximou suas reflexões das teorias de Pareto e Mosca. No que se refere à análise de Michels sobre o funcionamento dos partidos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As oligarquias partidárias expressam os imperativos da organização moderna: liderança competente, autoridade centralizada e divisão de tarefas no interior da organização. 
(    ) Essas elites ou oligarquias constituem uma divisão do trabalho que culmina no controle hierárquico dos principais recursos organizacionais, como a comunicação interna e o treinamento. 
(    ) Essas elites exercem o poder sobre os outros membros e controlam quaisquer grupos dissidentes, o que faz com que o exercício do poder converge sempre para a necessidade que as pessoas comuns têm de adorar e buscar orientações em seus líderes. 
(    ) Os imperativos organizacionais geram uma burocracia antiprofissional que, por sua vez, origina uma elite descomprometida com o conhecimento, deficitária de habilidades e status superiores.  
Assinale a alternativa
que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais