Buscar

Atividade Contextualizada Andragogia e Educação Profissional (Maria de Fátima Duarte Mourato)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 
PROFESSOR: MARCIA JUSTINO DA SILVA
ALUNO (A): MARIA DE FÁTIMA DUARTE MOURATO
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Entrevista: Fernando José Vasconcelos
Empresa: NanDieselFlex "Auto Peças"
Qual a importância da experiência que ele já possui para adquirir novos conhecimentos?
 Fernando abriu sua empresa porque estava cansado de trabalhar para os outros e se achava com conhecimento suficiente para ter sua própria empresa, pediu suas contas e abriu sua oficina de mecânica de carros, mim repassou que no início tudo estava indo muito bem, mais chegou um momento que o seu conhecimento precisou ser aprimorado, então Sr. Fernando mim relatou que voltou a estudar fazendo cursos de aperfeiçoamento, também fez o ensino médio para poder fazer um curso técnico de mecânico a diesel, mim relatou que foi difícil, mais estar conseguindo se atualizar, falou que nos dias atuais tem que estudar muito para consertar um carro, se não ficaria para trás, a tecnologia o ajudou demais, mim falou que agora é mais fácil que antes consertar os carros, pois os computadores já dizem onde estar o defeito, mais estar estudando bastante para usar os computadores que identificam onde estão os defeitos. Seu lucro aumentou consideravelmente depois que voltou a estudar, fez o ensino médio e o ensino técnico, ainda sempre que tem tempo faz um curso ou outra pela internet. 
 Um dos principais passos no trabalho com a educação de jovens e adultos é valorizar o conhecimento prévio e reconhecer que os alunos são portadores de cultura e conhecimento. Essas pessoas voltam à escola, geralmente em busca da educação que o mercado necessita. Eles chegam cansados ​​depois de um dia de trabalho, têm pouco tempo para focar nos estudos, mas também vão com muitas histórias e experiências. De acordo com a Portaria 9.394/96 e a Lei de Diretrizes e Bases, o papel da educação de jovens e adultos é atender aos interesses e necessidades dos indivíduos que já possuem alguma experiência de vida e querem ou estão inseridos no mundo do trabalho, a educação de jovens e adultos é também compreendida como educação contínua e permanente. No seu art. 208, inciso I, a Constituição de 1988 garante o acesso ao ensino fundamental gratuito, àqueles que a ele não tiveram acesso na idade correta, determina que é dever do Estado de promover a educação de jovens e adultos. 
 A orientação de Paulo Freire baseia-se nas circunstâncias reais dos alunos, tendo em conta as suas experiências, opiniões e histórias de vida. Educadores e alunos devem caminhar juntos e interagir durante todo o processo de alfabetização. Seu principal objetivo é a alfabetização voltada para a libertação, que para ele não ocorre apenas no âmbito cognitivo, mas deve ocorrer essencialmente no âmbito social, cultural e político
REFERÊNCIAS 
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/46.pdf 
http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/402_ArtigoAndragogia.pd

Outros materiais