Buscar

Atividade Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
As ideias de Taylor, apesar de trazerem maior produtividade e aumento dos lucros para os empregadores e vantagens também aos trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho e maiores salários, trouxeram à luz diversas discussões quanto à exploração e mecanização do trabalhador, visto que as atividades exercidas passaram a ser simples e repetitivas.
A restrição a uma só função fez com que muitos operários se sentissem robotizados e alheios ao sistema produtivo. Os trabalhadores passaram a questionar suas funções e acreditar que essa nova forma de organização beneficiava apenas os empregadores, tornando-os máquinas do sistema produtivo, portanto, descartáveis e substituíveis. As ideias dos trabalhadores eram reprimidas e cabia somente à gerência tomar decisões quanto à produção, gerando também descontentamento e conflitos entre empregados e empregadores.
Todas as mudanças implementadas pelas teorias de Taylor, Ford e Fayol traziam ganhos inacreditáveis de produtividade no trabalho, porém ao mesmo tempo consequências físicas e mentais ao trabalhador.
Iniciada por Taylor e seus seguidores constitui a primeira teoria administrativa. A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com ênfase nas tarefas. • No primeiro período da obra, Taylor voltou-se para a racionalização do trabalho dos operários, estendendo-se no segundo período para a definição de princípios de Administração aplicáveis a todos as situações da empresa. • A organização racional do trabalho se fundamenta na análise do trabalho operário, no estudo dos tempos e movimento, na fragmentação de tarefas e na especialização do trabalhador. Buscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e redução dos custos de produção. A colaboração dos operários foi através de um plano de incentivo salarial. • Não bastava somente olhar o chão da fábrica, era importante também se preocupar com os princípios da administração capazes de balizar gerentes e chefes.

Outros materiais