Buscar

Estudo Dirigido 2 Teoria das Organizaçoes - Raphael Castro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TREVISAN ESCOLA DE NEGÓCIOS
ESTUDOS DIRIGIDOS – TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Profa. Ana Ponce
TEMA: O Accountability e a Teoria das Organizações na Atualidade
Textos de Apoio:
1) O Estudo Dirigido baseia-se nos textos: A Teoria das Organizações:
Evolução e Atualidades (Chiavenato, 2010) – (anexo) e
2) A Era do Protagonismo (Revista Você RH, ago/19), disponível em:
https://vocerh.abril.com.br/politicasepraticas/conheca-a-tecnica-que-alavanca-o-engajamento-e-os-resultados-da-empresa/
Problema: Como o conceito de Accountability se incorpora à Teoria das Organizações na atualidade?
Objetivo: Identificar características da Era da Informação, e os impactos e estratégias advindas do ambiente
Orientações: Leia os textos e utilize marcações para destacar palavras desconhecidas e buscar seus significados, as informações principais e/ou eventuais dúvidas. Refaça a leitura se necessário. Após a leitura, responda às questões propostas abaixo.
Bloco I – Parte 1 - Conteúdos conceituais
Texto de apoio: A Teoria das Organizações: Evolução e Atualidades (Chiavenato, 2010)
1) Identifique e busque os significados de palavras desconhecidas no texto.
Resp.: 
Quantum – Na física, um quantum é a menor quantidade de qualquer grandeza física envolvida numa interação.
Produconsumo – O homem se tornou produtor e consumidor de informação e a distinção entre estes papéis está ficando pouco nítida na atualidade.
2) Explique quais aspectos diferenciam as Eras da Agricultura, Industrial e da Informação.
Resp.: Conforme destacado no texto, os aspectos que diferenciam as três eras são o tipo de produção, a organização do trabalho, o tipo de vinculação do homem em relação à força de trabalho da organização, e no ambiente que esta opera.
Nas Eras da Agricultura e Industrial, a ênfase estava nos recursos, no tamanho da organização, na estabilidade e permanência. Na Era da Informação a ênfase está nas competências, na conectividade e na agilidade. E outro aspecto no qual elas se diferenciam é em relação aos resultados que eram focados exclusivamente no proprietário ou acionista (Agricultura e Industrial) quanto que na Era da Informação os resultados são totalmente focados nos grupos de interesses envolvidos no negócio das organizações (stakeholders).
3) Porque as organizações tornaram-se fins em si mesmas, e qual a estratégia que visa resgatar a sua missão inicial que era desenvolver-se para suprir as necessidades humanas?
Resp.: As organizações tornaram-se fins em si mesmas pois visam somente o seu próprio crescimento, prosperidade e continuidade. 
A estratégia que vêm tentando resgatar a missão inicial é a responsabilidade social, que nada mais é do que a contribuição voluntária das empresas para o desenvolvimento sustentável, que vai além dos requisitos legais. É a atividade empreendedora responsável na atividade empresarial real, sobre aspectos ecologicamente relevantes (meio ambiente) até as relações com os empregados e o intercâmbio com as partes interessadas relevantes.
4) A moderna TO descreve as mudanças organizacionais em termos de quantum, conceito advindo da física quântica. Essa analogia decorre da imprevisibilidade, incerteza e caos do mundo organizacional na atualidade. Descreva, sucintamente, pelo menos 2 fatos da atualidade que representem o conceito de mudança quântica.
Resp.: A mudanças acontecem em várias frentes ao mesmo tempo. Posto isso, podemos exemplificar utilizando a Petrobras, que fabrica combustíveis para o consumo interno e externo (exportações), e que por conta do contexto de guerra entre Rússia e Ucrânia que faz o preço do barril de petróleo subir, aumenta o preço dos combustíveis internamente. E por conta desse contexto, há também o favorecimento das exportações por conta do dólar alto.
Podemos aplicar as mesmas circunstâncias para empresas do setor alimentício, que atuam interna e externamente.
5) A figura 10.2 do texto I, representa o ritmo das sucessivas ondas de inovação. Quais os impactos da 5ª quinta no ambiente empresarial da atualidade em termos do tipo de inovação e ritmo com que acontecem?
Resp.: Os impactos que a 5ª quinta onda traz no ambiente empresarial da atualidade se dão na velocidade da necessidade de mudanças estruturais na forma como a atividade econômica se organiza e de como as empresas precisam tentar se antever frente aos movimentos externos e também na velocidade de reorganização perante às mudanças não previstas. Isso faz com que a busca pela inovação se torne cada vez mais constante no dia-a-dia empresarial.
6) Cite os novos conceitos trazidos à Teoria das Organizações na atualidade, e dê exemplo de pelo menos 1 (um) deles no ambiente empresarial.
Resp.: Os novos conceitos trazidos à Teoria da Organização são: Conhecimento, digitalização, virtualização, molecularização, integração, desintermediação, 	convergência, inovação, produconsumo, 
Imediatismo, globalização e discordância.
Sobre a Digitalização, a nova economia é uma economia digital, e a nova mídia é a internet. Trabalhei numa firma de Auditoria onde todos os processos manuais que eram utilizados estavam em fase de migração para um serviço 100% digital e conectado, incluindo inclusive a análise de informações por softwares, fazendo que com que os auditores possam gastar tempo onde precisam e não com atividades repetitivas do dia a dia.
7) Na Era da Informação, qual a principal característica que identifica a organização na atualidade, e da qual depende a sua renovação e desenvolvimento?
Resp.: A principal característica que identifica a organização na atualidade é a gestão do conhecimento. Os colaboradores se tornaram fornecedores e criadores de conhecimento.
8) A aprendizagem é a base da formação do conhecimento. Para Peter Senge, autor do Livro A quinta Disciplina, as organizações que aprendem baseiam-se em cinco disciplinas. Exemplifique 1 (uma) delas com uma prática que você observa no dia-a-dia das organizações.
Resp.: Sobre a Visão Compartilhada, onde todos compartilham dos mesmos objetivos, com propósitos mútuos, vejo que uma empresa que possua sua visão de negócio, propósitos e iniciativas muito bem compartilhada com os seus colaboradores, faz com que todos ‘vistam a camisa’ do negócio, tendo um senso de pertencimento, gerando grandes movimentos de transformação e engajamento. Quanto mais engajado um colaborador estiver com a missão e a estratégia da empresa, mais vai contribuir com inovações para manter os resultados e a sustentabilidade do negócio.
Bloco II – Parte 2 - Conteúdos Conceituais
Texto de Apoio: A Era do Protagonismo (Revista Você RH, ago/19).
1) Destaque e comente uma parte do texto que você considera estratégia para as organizações na Era da Informação.
Resp.: Destaco este trecho de fala sobre o resultado do estudo que a consultoria LHH realizou com diretores de RH de grandes companhias:
 “A consultoria chegou a dois pilares decisivos para isso, divulgados com exclusividade por VOCÊ RH. O primeiro é clareza sobre tudo o que está relacionado à empresa: seu contexto de negócios; as tendências no ambiente externo e a dinâmica do setor; a estratégia da equipe; e as expectativas dos stakeholders.
O segundo é o compromisso de colaborar com áreas que não sejam a dele e de trabalhar alinhado à missão da companhia e às prioridades da equipe, como se fosse dono do negócio.’’
Na Era da Informação considero estratégia para as organizações a transparência e clareza da sua visão de negócio, propósitos e iniciativas perante os seus colaboradores e clientes. A ideia é gerar engajamento para trazer o senso de pertencimento é a chave para o sucesso de todos.
2) Em qual contexto ambiental abordado no texto o conceito de accountability se insere??
Resp.: Entendo que o conceito de accountability se insere no contexto pessoal e profissional, à medida que a relação do profissional com a empresa assume um lado mais emocional, de mais conexão e colaboração.
3) Como o conceito de accountability se relaciona com a aprendizagem organizacional, de acordo com a perspectiva de Peter Senge?
Resp.:A aprendizagem organizacional se relaciona com o conceito de accountability por conta do conhecimento ser criado por pessoas que se conectam cada vez mais por redes estruturas menores, mas com maiores responsabilidades. 
A informação hoje é digital. É possível trabalhar um incrível volume de informações comprimidas e transmitidas na velocidade da luz. A infoestrutura está substituindo cada vez mais a velha estrutura tradicional, trazendo big data e analytics na rasteira. Na transformação da informação de analógica para digital, as coisas físicas podem tornar-se virtuais, como a empresa virtual, escritório virtual, emprego virtual, realidade virtual, inteligência artificial, etc.
A nova economia é formada por moléculas dinâmicas e equipes de indivíduos e entidades que formam a base da atividade econômica. Ela está interligada em rede, integrando grupos que são conectados a outros para criar valor e riqueza. As novas estruturas organizacionais em rede são horizontais e conectadas pela internet. São redes de redes, rompendo as fronteiras entre empresas, fornecedores, clientes e concorrentes.
As informações são online onde produtores e compradores se conectam entre si dispensando intermediários. O intercâmbio eletrônico de dados interliga sistemas de computadores entre fornecedores e clientes para proporcionar concomitância de ações e decisões.
Os negócios e o conhecimento não conhecem fronteiras.
Tudo isso se baseando na formação do conhecimento das disciplinas de domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem de equipes e pensamento sistêmico de Peter Senge.
4) Quais fatos do texto evidenciam que estamos na Era da Informação? 
Resp.: A valorização do Capital Intelectual, que envolve educação, experiência, valores, habilidades e vantagens competitivas é o que mais evidencia de estarmos na Era da Informação.
5) Por que a ênfase do accountability na gestão de pessoas se adequada ao texto 1? Explique.
Resp.: Entendo que a ênfase do accountability na gestão de pessoas se adequada ao texto 1 por que 
Visão compartilhada: todos compartilham dos mesmos objetivos, com propósitos mútuos.
6) Qual o papel das lideranças abordado no texto, e como se insere nas diretrizes da Era da Informação.
Resp.: As lideranças devem ser o reflexo das organizações em suas áreas, sendo o carro chefe na puxada dessa mudança de cultura. A visão da liderança é o que norteia isso, elas devem ser o exemplo e carregar consigo o protagonismo da mudança, deixando claras as estratégias para todos os envolvidos. Porque o conceito novo só é desenvolvido e cultivado quando os colaboradores têm clareza da estratégia, consciência dos resultados e sabem que tipo de conduta é esperado deles.
As novas estruturas organizacionais em rede são horizontais e conectadas entre si. São redes de redes, rompendo as fronteiras entre empresas, fornecedores, clientes e concorrentes. E quanto mais engajado o funcionário estiver com a missão e a estratégia, mais vai contribuir com inovações para manter os resultados e a sustentabilidade do negócio.
Bloco III – Conteúdos Atitudinais
1. A recente situação de pandemia e todo o impacto que teve sobre o ambiente empresarial nos dá uma dimensão do que seja incerteza, instabilidade e caos. Segundo Darwin, sobrevive ao ambiente não os mais fortes, mas sim os que se adaptam. Cite uma estratégia nesta Era da Informação que as empresas adotaram e que as manteve no mercado, e que reflete de alguma forma o conceito de accountability.
Resp.: Durante a pandemia, os restaurantes tiveram que depender quase que exclusivamente do delivery para sobreviverem. Nesse cenário, organizações como o iFood tiveram um crescimento exponencial por atuarem no segmento.
Em meio à controvérsias por conta do modelo de negócio, o iFood têm buscado parcerias com órgãos públicos, empresas e restaurantes para criar espaços de apoio para os entregadores que estão diariamente nas cidades. São os chamados pontos de apoio. Hoje já são mais de 1.200 espaços em 14 cidades, onde os entregadores podem usar, por exemplo, instalações sanitárias, tomar água, usar tomadas e ter um espaço para aguardar a preparação dos pedidos com mais conforto.

Continue navegando