Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
PROVAS APRESENTAÇAO EM PUBLICO

Pré-visualização | Página 1 de 1

PROVAS APRESENTAÇAO EM PUBLICO
	Treine sua apresentação (o treinamento é muito importante, pois é o momento que avaliaremos o tempo gasto, os vocábulos empregados, a entonação e possíveis mudanças a serem feitas em nosso discurso. Além disso, esse ensaio é uma forma de vencer a tensão, porque assim você projeta como será a apresentação, o desenvolvimento e o seu fechamento). Administre sua tensão (mantenha o equilíbrio. Técnicas de respiração podem ajudar. Outra dica é escolher pontos fixos no ambiente onde irá falar, para direcionar o seu olhar – normalmente no fundo da sala, quando se está receoso de encarar os olhos da plateia). Sobre o planejamento da apresentação, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: 
 
 
(    ) O orador inteligente é aquele que chega preparado.
 
(    ) Muda-se o cenário, o tipo de público, os instrumentos para apresentação e tais mudanças exigem novos emissores (novas atitudes dos emissores).
 
(    ) O orador deve adquirir a postura de um investigador para organizar sua fala em conformidade com a realidade de cada público.
 
(    ) O orador deve sempre evitar a participação do público, sendo assim, sem perguntas e respostas. 
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	A)
	 F – F – V – F. 
	B)
	 F – F – V – V. 
	C)
	 V – V – F – V. 
	D)
	 V – V – V – F. CORRETA
	
	Muitas vezes, adquirimos hábitos provenientes da linguagem oral e não nos corrigimos ao expressarmo-nos em público. A cada ambiente de comunicação nos são exigidas posturas diferentes, principalmente no que diz respeito à linguagem. Portanto, a preocupação com a pronúncia, o tom da voz e a escolha dos vocábulos são imprescindíveis para a oratória.
 
Sobre os cuidados com a pronúncia, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	 A dicção não é uma preocupação de grande relevância para aqueles que pretendem falar bem.
	B)
	 Ao se expressar, é irrelevante reconhecer a importância dos recursos da palavra, como a tonalidade, timbre e volume da voz.
	C)
	 É muito raro leitores que, simplesmente, não sabem ler, não conseguirem passar nenhuma expressão no que dizem.
	D)
	 Uma pessoa que não pronuncia bem as palavras terá uma comunicação comprometida. CORRETA
	
	Normalmente, quando recebemos a missão de fazer uma apresentação em público, a primeira sensação é um friozinho na barriga, seguida de uma série de indagações: será que vou dar conta? E se me der um branco na hora e não me lembrar do que preciso falar? E se eu não agradar ao público? E se eu disser alguma bobagem? Todos esses questionamentos são frutos do medo. 
 
Sobre o medo de falar em público, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	O medo de falar em público é uma fobia social que afeta milhões de brasileiros. CORRETA
	B)
	 No caso brasileiro, o medo de falar em público ainda não é relevante socialmente. 
	C)
	 O medo é um fator que mobiliza muitas pessoas, seja o medo de dirigir, medo de avião, medo de insetos, entre outros.
	D)
	 Ainda que o medo seja relevante, na prática, as pessoas não deixam de realizar suas tarefas do dia a dia por causa disso. 
	
	A dicção é a forma de se expressar que, devido à pronúncia, pode ser clara ou não. Um problema de dicção, muitas vezes, advém de uma característica da língua oral, um desleixo do falante, ou porque o emissor fala baixo, ou alto, ou rápido ou troca uma letra por outra. Sobre os cuidados com a pronúncia, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: 
 
 
(    ) A tonalidade ou altura da voz diz respeito ao emprego de um som grave ou agudo.
 
(    ) O gesto, expressões faciais, articulações de mãos e corpo são códigos não-verbais que agem como coadjuvantes das palavras e sua função é dar força ao que se diz.
 
(    ) A postura de um orador que gesticula demais diante do público é a de um dançarino fora do ritmo.
 
(    ) É relevante pronunciar as palavras compassadamente, sem redução ou troca de letras.
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	A)
	 V – V – F – V. 
	B)
	 F – V – F – V. 
	C)
	 V – V – V – F. 
	D)
	 V – V – V – V. CORRETA
	
	As respostas comportamentais são caracterizadas pela forma como o indivíduo enfrenta as situações de fala em público, ou seja, as estratégias que ele usa para resolver a situação. O padrão comportamental das pessoas com medo de falar em público tem como característica o uso de estratégias de enfrentamento de evitação das interações ou situações sociais nas quais precisam se expor. Esse padrão vincula-se à autopercepção de um perigo que requer proteção, já que as situações da fala em público são percebidas por essa população como ameaçadoras, antecipando uma avaliação negativa de si.
 
Sobre o medo de falar em público, assinale a alternativa CORRETA: 
	A)
	 Falar em público é uma competência dispensável para quem deseja liderar equipes e se conectar com pessoas de forma impactante.
	B)
	 O medo de reações inesperadas faz com que nosso cérebro entenda que estamos diante de uma ameaça controlável.
	C)
	 Para poucas pessoas falar em público costuma ser um grande pesadelo, a ponto de causar até desconfortos físicos no corpo.
	D)
	 A capacidade de se comunicar com clareza, objetividade e assertividade abre muitas portas, tanto na vida profissional como pessoal. CORRETA