Buscar

Atividade de Geografia do Nordeste (corrigida)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES
Departamento de Geografia – DGC 
Componente Curricular: Geografia do Nordeste
Professor: Dr. Leandro Vieira Cavalcante
ATIVIDADE – FICHA DE LEITURA – TEXTO 1 
Nome completo: Iandra Monique dos Santos Azevedo
A partir da leitura do Texto 1, procure responder as questões abaixo enunciadas sobre a formação territorial do Nordeste, utilizando de suas próprias palavras e de seu entendimento acerca do assunto, mas se for necessário citar as autoras utilizar as aspas para indicar suas contribuições. As respostas deverão ser pessoais, não podendo ser copiadas de outros locais. 
SERÁ NECESSÁRIO LER PRIMEIRO O TEXTO PARA POSTERIORMENTE RESPONDER ÀS QUESTÕES. Lembrar de anexar esta atividade em PDF na Turma Virtual do SIGAA. A atividade vale até 1 ponto na média final da Unidade I. 
Texto 1 - ROCHA, Aristotelina Pereira Barreto et al. A formação do espaço nordestino. In: Geografia do Nordeste. 2. ed. Natal: Editora da UFRN, 2011. p. 7-35.
Questões propostas:
1. Quais os principais vetores de ocupação e formação territorial do Nordeste apresentados pelas autoras do texto? Cite cada um deles e apresente suas principais características.
Açúcar concentrado no litoral do Nordeste, responsável pela ocupação do território na Zona da Mata e no Recôncavo baiano. Seu sistema era o de latifúndio, monocultura e mão de obra escravizada (indígenas e africanos) e também responsável pela grande devastação da Mata Atlântica e dos mares de morros. O povoamento era nas fazendas de Engenho, a cana-de-açúcar também era responsável pelo grande dinamismo econômico que impulsionou o processo de povoamento e crescimento populacional. Essa atividade desenvolveu intenso povoamento do litoral leste do Nordeste e durante décadas foi a parte mais Próspera do Brasil.
Pecuária concentrado em todo o sertão nordestino e também no Agreste, as principais frentes de interiorização são: Nordeste setentrional (saindo do Pernambuco) e Nordeste central e Meridional (saindo da Bahia). Se tornou uma economia complementar a civilização da cana e de forma específica na civilização do cacau. Impulsionou o surgimento e crescimento de vilas e cidades, começou a fornecer carne seca para o resto do Brasil, usava mão de obra escrava e depois mão de obra livre. Responsável pela devastação da Caatinga e por fortalecer uma rede urbana no interior com marcas fundiárias e de conformação de uma burguesia agrária lllatifundiária.
Cacau concentrado no sul da Bahia, a economia era voltada para o exterior e centrada na monocultura e no latifúndio. Responsável pelo crescimento de cidades como Ilhéus e Itabuna. Forjou relações de poder centrada na burguesia agrária comercial do cacau e atualmente é uma atividade econômica importante mas não tem o mesmo peso de antes.
Algodão concentrado no Sertão e Norte, se associou a pecuária resultando no “binômio gado-algodão” que atuou por décadas como principais atividades econômicas do Sertão nordestino. Era cultivado por camponeses (com ou sem terra) e também por latifundiários. Forneceu matéria-prima para a Inglaterra na Revolução Industrial e ficou conhecido como “Ouro Branco do Sertão. Responsável por impulsionar o desenvolvimento industrial de várias cidades do Nordeste, ajudou na industrialização do nordeste e impulsionou a ocupação do Sertão. 
Há também outros vetores como: extrativismo vegetal e mineral; cultivos de subsistência; cultivos regionalmente localizados; cultivos especialmente localizados, entre outros.
2. A partir da leitura do texto, é possível afirmar que houve um processo homogêneo de formação territorial do Nordeste? Justifique. 
Não. A formação territorial do Nordeste Se deu por uma variedade de acontecimentos. Não foi só a chegada dos povos iniciando na região do Nordeste, não foi só as atividades econômicas da região, não foi só uma coisa, mas um conjunto de ações que contribuíram para que houvesse a formação do Nordeste. Tanto que a definições de Nordestes, pois não se trata de algo único mas diverso, onde há várias culturas, vários povos, vários costumes e várias diversidades.
3. Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos, discorra sobre o papel das atividades da pecuária e do algodão para o processo de formação territorial do interior do Nordeste, tomando como exemplo a região do Seridó. 
Ambas contribuíram com suas Produções na economia, no crescimento e no desenvolvimento do Nordeste centrado no interior. São responsáveis pelo crescimento das cidades, pelo impulsionamento da economia e pelo desenvolvimento industrial, impulsionando também a ocupação do Sertão.

Continue navegando