Buscar

Atividade 3 - Sistema de potencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O estudante deverá simular, no software PowerWord, disponível em https://www.powerworld.com/, o sistema de geração, transmissão e distribuição representado na figura a seguir e inserir na resposta um print da tela do programa, mostrando que ele conseguiu simular o circuito seguinte. Isso também pode ser feito com os valores da potência ativa e reativa fornecidos pelo gerador.
Os dados deste sistema são:
● a impedância da linha A – B: (53,2 + 321 j) Ω. Como este software utiliza os dados em pu, esta impedância da linha A – B deve ser convertida para os valores pu, o que resulta em:
● a impedância da linha C – D: (9 + 52,5) Ω. Do mesmo modo, precisamos converter a impedância da linha C - D para os valores pu, o que produz o resultado: 
● os valores nominais do transformador 1 (13,8 kV, 230 kV, 50 MVA, x = 16%, r = 6%, 60 Hz)
● os valores nominais do transformador 2 (220 kV, 88 kV, 40 MVA, x = 16%, r = 6%, 60 Hz)
● a tensão de 80 kV e a potência na carga de 30 MVA, com fator de potência igual a cos 𝜑 = 0,85 indutivo. Como o software aceita dados da potência ativa e reativa, temos que:
P = S cos 𝜑 = 30 x 0,85 = 25,50 MW.
Q = S sen 𝜑. O valor de 𝜑 pode ser calculado por meio da operação 𝜑 = arc cos (0,85) = 31,7883º. Desse modo, temos que sen 𝜑 = 0,5268. Agora podemos calcular o valor da potência reativa, e esse valor será igual a Q = S sen 𝜑 = 30 x 0,5268 = 15,8035 MVAr.
O circuito que deve ser simulado no software PowerWord possui a aparência retratada na Figura 3.1.
Figura 3.1 – Exemplo de um sistema com um gerador interligado a um transformador , uma linha A – B, um transformador , uma linha C – D e uma carga.
Fonte: Adaptada de Oliveira et al. (2000). 
#PraCegoVer: a imagem apresenta um transformador elevador, chamado de , com o lado primário conectado ao barramento A’ e o lado secundário, ao barramento A. Uma linha de transmissão chamada AB interliga esse transformador  a um outro transformador , com o seu lado primário conectado ao barramento B e seu lado secundário, ao barramento C. Esse lado é interligado a uma linha de transmissão chamada de CD. No barramento D da linha, está conectada uma carga representada por uma seta. 
RESPOSTA:

Outros materiais