Buscar

Considere um motor de corrente contínua com excitação em paralelo, operando na região linear da sua curva de magnetização, com as seguintes características ra 1, rF 100, V 250 V e LAF 0,5 H. Este moto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considere um motor de corrente contínua com excitação em paralelo, operando na região linear da sua curva de magnetização, com as seguintes características: ra = 1Ω, rF = 100Ω, V = 250 V e LAF = 0,5 H. Este motor opera em regime permanente a uma velocidade constante de 1.700 rpm acionando uma carga mecânica de conjugado constante. Mostre o que ocorre com a velocidade se for instalado um reostato de 5 Ω em série com a armadura?
	
	
	
	149 rad/s;
	
	
	68 rad/s;
	
	
	97 rad/s;
	
	
	53 rad/s;
	
	
	100 rad/s;
	
Explicação:
Quando o reostato de campo for inserido, não haverá nenhuma alteração no fluxo uma vez que a tensão e a resistência não foram alteradas. No ponto de equilíbrio, supondo que o conjugado mecânico permaneça constante, independente da velocidade, ocorrerá para o mesmo valor de conjugado elétrico, portanto, para o mesmo valor de corrente de armadura. A nova velocidade será dada por:

Continue navegando