Buscar

ESCOLA -PAPEL SOCIAL E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A escola é um ambiente que proporciona a crianças e jovens um aprendizado constante a compreensão de limites e respeito. É onde se encontra o pilar necessário da educação e a necessidade de conviver com o outro, e desta forma aprendendo-se a compreender o próximo e desenvolve a interdependência da não violência e aprende a administrar os conflitos.
 É imprescindível o papel que a escola tem na consolidação da sociedade democrática, baseando-se no conhecimento, na justiça social, igualdade, solidariedade e ética. Sabemos a importância do jovem de aprender a se identificar como um ser no mundo, e perceber o seu papel como cidadão, analisando as possibilidades de transformação enquanto ser individual e sua participação em um grupo social.
Como cita Freire (1986, p.85), o espaço escolar precisa atribuir um significado aos conteúdos, mostrando sua ampliação social. Fazendo com que o aluno tome consciência do mundo. A comunidade escolar deve conhecer e reconhecer a comunidade que está inserida, conhecer o histórico familiar de cada um que vive ali. Para isso é necessário que a escola estabeleça um currículo, que atenda às necessidades do mundo contemporâneo, e da comunidade onde está situada.
 Já Moreira (2017, p.98), diz que os alunos devem ser capazes de realizar a leitura do mundo, permitindo que eles consigam compreender e denunciar a realidade opressora e mostrar também sua superação.
Visto que educar vai além de ensinar conteúdos, também tem como objetivo auxiliar os estudantes na construção de sua identidade, aprimorando o seu conhecimento, emancipando-os para a construção de uma sociedade mais humana e cidadã.
 A comunidade escolar é responsável por demonstrar aos jovens como superar as questões sociais, oferecendo oportunidades, melhorando a convivência e a situação de cada estudante na sociedade. Promovendo uma educação transformadora e valorizando o papel de cidadão de cada estudante na sociedade, pois sabe-se que a escola transforma as crianças e os jovens para a vida.
Segundo Reginatto (2013 p 2) o educador precisa transformar a escola em um lugar que seja aconchegante e amigável, sempre pensando no bem estar de cada aluno.
Quando educamos com amor, sabemos que podemos transformar a realidade de cada aluno, fazendo assim que se sintam valorizados e respeitados.
REFÊRENCIAS 
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 16. ed. Rio de Janeiro-RJ : Paz e Terra, 1986. 218p.
MOREIRA, Laélia Portela. Enfoques e abordagens para a análise de políticas educacionais: primeiras aproximações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-14, 2017. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe. Acesso em: 07 de novembro de 2022.
REGINATTO, Raquel. A importância da afetividade no desenvolvimento e aprendizagem. Revista de Educação do Ideau, Rio Grande do Sul, v. 8, n. 18, p.1-12, 2013. Semestral. Disponível em: <http://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/11_1.pdf>. Acesso em: 07 de novembro de 2022.

Continue navegando