Buscar

Geografia Agrária brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Geografia Agrária brasileira
1. 
A propriedade de terra no Brasil sempre esteve relacionada com a aquisição de poder. Acerca deste tema, a reforma agrária é fruto de um amplo debate no Brasil desde a década de 1950 e tem amplo apelo político, sendo regularizada, dentro dos contextos legais do Estatuto da Terra, em 1964. 
Sobre reforma agrária, assinale a alternativa correta:
D. 
A reforma agrária no Brasil fracassou devido à grande influência dos grandes produtores rurais no meio político brasileiro.
2. 
Existem diversos indices que aferem a situação social e econômica dos países. O coeficiente de Gini foi desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini e publicado em 1912.
O coeficiente de Gini é um instrumento internacionalmente utilizado para medir o:
B. 
grau da distribuição das riquezas de determinado lugar.
3. 
Ao longo da história, o setor agrícola no Brasil passou por diversos ciclos e transformações, indo desde a economia canavieira, pautada principalmente na produção de cana-de-açúcar, durante o período colonial, até as recentes transformações e a expansão do café e da soja.
Atualmente, essas transformações ainda ocorrem, sobretudo garantindo um ritmo de sequência às transformações técnicas ocorridas, a partir do século XX, como a mecanização da produção e a modernização das atividades.
Sobre a história da agricultura no Brasil, assinale as assertivas corretas:
I. Mesmo no período conhecido por pré-colonização, o Brasil já possuía uma civilização agrícola desenvolvida.
II. Achados arqueológicos no vale dos rios amazônicos mostram que já existia agricultura antes mesmo da chegada dos colonizadores.
III. Os achados arqueológicos apontam que 10.000 anos antes de Cristo já existia produção de soja no Brasil.
A. 
Apenas II está correta. 
4. 
"Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram. Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Somente deu-lhes um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, que querem parecer de aljaveira, as quais, peças creio que o Capitão manda a Vossa Alteza, e com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar." (Trecho da carta de Pero Vaz de Caminha)
O início da colonização portuguesa no Brasil, no chamado período "pré-colonial" (1500-1530), foi marcado pelo(a):
A. 
 envio de expedições exploratórias do litoral e pelo escambo do pau-brasil.
5. 
"Nas últimas cinco décadas, a ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I), em conjunto com a disponibilidade de recursos naturais, as importantes políticas públicas, a competência dos agricultores e a organização das cadeias produtivas, tornaram o Brasil um grande protagonista na produção e exportação de produtos agrícolas." BOLFE, L. E. Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira (Coord.). Brasília, DF: Embrapa, 2018.
Sobre a agricultura no Brasil, leia as afirmações abaixo:
I. Foram fatores importantes de migração da população do campo para as cidades: o aumento da mecanização e a liberação de mão de obra na agricultura. 
II. A política agrária dos últimos anos foi muito insuficiente para superar a desigualdade extrema no meio rural e alimentar um rompimento com o nosso passado colonial.
III. As relações capitalistas modernas no campo foram marcadas pelos boias-frias, trabalhadores contratados apenas na época produtiva e sem contratos, além de sazonais. 
IV. O avanço da pecuária extensiva na Amazônia e a ocupação das áreas de Cerrado visando à cultura de grãos resultaram na redução da taxa de urbanização dos Estados do Mato Grosso e de Rondônia.
Assinale a alternativa cujas as afirmativas estão corretas.
A. 
Apenas I, II e III estão corretas.

Continue navegando