Buscar

Slides da Disciplina Questão Social_4 ENC_REVISÃO

Prévia do material em texto

Prof. Ajax Filgueira
 
Questão Social e Serviço Social
No estudo desta primeira unidade, você compreenderá a gênese da assistência e da questão social, tendo uma noção do desenvolvimento do sistema de proteção social e de seguridade social, como também a análise crítica do cenário contemporâneo, econômico, político, cultural e social. Iremos compreender e analisar as expressões da “Questão Social“, provenientes do sistema capitalista e das relações na sociedade pós-moderna na produção e reprodução da vida social.
	A partir desta primeira unidade, você compreenderá o significado da QUESTÃO SOCIAL e das EXPRESSÕES SOCIAIS DA QUESTÃO SOCIAL, conceito e diferenciação, como também perceberá a abrangência da QUESTÃO SOCIAL para o Serviço Social e sua importância, e como ela se tornou objeto de estudo primordial da nossa profissão.
 
unidade i
A GÊNESE DA ASSISTÊNCIA E DA QUESTÃO SOCIAL
Aqui você conhecerá a história da Assistência Social, compreendendo suas primeiras formas de agir e o modo como era visto pela sociedade, ou seja, não em forma de direitos sociais constituídos, mas enquanto ajuda. Serão abordadas discussões sobre as primeiras formas de proteção, conhecendo o primeiro damismo. O percurso histórico sobre a problematização da questão social será abordado de maneira ampla, trazendo inclusive aspectos europeus. 
Para completar o estudo são expostos ainda aspectos filosóficos e contribuições da religião, as quais a igreja católica teve papel fundamental na influência do curso de serviço social. Você verá que a questão social está vinculada ao desenvolvimento do capitalismo, responsável pelas desigualdades sociais expostas em nossa sociedade. Conhecerá o conceito de questão social e suas expressões da questão social. 
 A GÊNESE DA ASSISTÊNCIA E DA QUESTÃO SOCIAL 
PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
SURGIMENTO DA QUESTÃO SOCIAL E SEU CONTEXTO HISTÓRICO
 Questão Social e Serviço Social
Fatores históricos, econômicos, políticos , sociais e culturais que contribuíram para o surgimento e desenvolvimento da 	questão social no capitalismo.
Surgimento e desenvolvimento do capitalismo, liberalismo e do neoliberalismo.
Revolução Industrial : crescimento econômico, situações desumanas e degradantes.
Capitalismo: perspectiva liberal e perspectiva marxista.
 
 Questão Social e Serviço Social
 Teóricos clássicos que influenciaram o Serviço Social – Karl Marx, Questão Social vinculada ao processo de formação e desenvolvimento da classe operária - conflitos advindos do capital X trabalho.
Capitalismo enquanto sistema econômico para obter maior exploração e dominação, através da economia mundial – globalização – mundialização da economia.
 
 
CONSTITUIÇÃO DOS “TERMOS SOCIAL” E “ QUESTÃO SOCIAL”
 Questão Social e Serviço Social
 SOCIAL: Diz respeito a sociedade: sistemas sociais, política e economia.
QUESTÃO SOCIAL: Surge por volta de 1830, e emerge com questionamentos sobre como diminuir a relação entre o público e o privado, entre a política e a realidade social, com o intuito de efetivar a credibilidade e comprometimento político e a harmonia social.
 QUESTÃO SOCIAL
Iamamoto (1997, p. 14) define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos:
A GÊNESE DA ASSISTÊNCIA E DA QUESTÃO SOCIAL “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem, se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...] a questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social”.
 
UNIDADE 2
 Neodesenvolvimento no capitalismo e o acirramento das expressões da questão social
No estudo desta segunda unidade, você compreenderá aspectos relacionados ao , vislumbrando possibilidades e alternativas de reversão do agravamento às manifestações da Questão Social no contexto atual brasileiro.
Você irá refletir sobre as novas expressões da questão social relativas a diversas áreas e contextos de relações sociais, étnico-raciais, culturas afro-brasileiras e indígenas, de imigração no Brasil. As relações de gênero, de novas configurações familiares, entre outras situações diversificadas, como a superpopulação, relações como o meio ambiente, situações de exclusão social, de desigualdade, de não garantia de liberdade, igualdade, justiça e de direitos humanos.
Compreenderá, assim, a importância do estudo e aprofundamento desta disciplina para a nossa profissão.
 Questão Social e Serviço Social 
Identificamos três grandes fases da política social, sob o ponto de vista histórico, e vimos que as políticas sociais, de modo geral, são modalidades da política pública, são necessárias para a concretização da cidadania, assim as políticas sociais no sentido direcionado à proteção social são criadas, formuladas, reguladas, ampliadas, revistas, renovadas, transformadas e se efetivam no seio da sociedade, garantindo a inclusão social e a diminuição da desigualdade social.
Questão Social e Serviço Social 
 Questão Social e Serviço Social 
 A nova institucionalidade brasileira frente às novas expressões sociais, o significado e a abrangência das políticas sociais e as políticas públicas do Estado brasileiro, a evolução histórica da política social e a relação entre o Estado e a sociedade frente à questão social no que diz respeito aos padrões de proteção social, em que foram abordados os seguintes temas.
 Lembramos que devemos sempre recorrer às leis, estatutos, políticas, programas, normas, decretos, buscando sempre em sua forma mais atualizada, consolidada, devido às diversas mudanças sociais e consequentemente legais que devem acompanhar o curso da história.
 
CRIAÇÃO E AMPLIAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS
 
 Questão Social e Serviço Social 
 
 Questão Social e Serviço Social 
 Questão Social e Serviço Social I
 UNIDADE 3
REDISCUTINDO AS QUESTÕES SOCIAIS E SUAS EXPRESSÕES NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIETÁRIA
.
Nesta última unidade de estudo, iremos rediscutir as questões sociais e suas expressões na construção de uma nova ordem societária, focando a discussão em possibilidades e alternativas de reversão do agravamento das expressões da questão social.
Serão abordados os objetivos do desenvolvimento social do milênio para a redução das vulnerabilidades sociais, bem como o significado e a importância da resiliência humana.
Iremos abordar algumas reflexões sobre uma nova ordem societária, sintonizando o serviço social na contemporaneidade enquanto profissão responsável pela reconstrução da sociedade, pela redução das vulnerabilidades e reforço à resiliência humana.
Termos importantes da nossa profissão o Serviço Social enquanto profissão de nível superior regulamentada pela Lei nº 8.662/1993, o profissional assistente social, o conceito de assistência como política pública e o termo assistencialismo que por muito tempo vem sendo ainda utilizado e descaracterizando a nossa profissão também serão estudados.
POSSIBILIDADES E ALTERNATIVAS DE REVERSÃO DO AGRAVAMENTO DAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DE REVERSÃO DO AGRAVAMENTO DAS EXPRESSÕES SOCIAIS NO PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO SETOR
A DESIGUALDADE SOCIAL E AS CONCEPÇÕES DOS SISTEMAS DE INDICADORES
RECONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE PELA REDUÇÃO DAS VULNERABILIDADESE REFORÇO À RESILIÊNCIA HUMANA
AS PRINCIPAIS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS AO ESTUDAR QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL?
Questão Social e Serviço Social 
Obrigada! Bons Estudos!
Docente: AJAX FILGUEIRA

Continue navegando

Outros materiais