Buscar

Unidade 3 - Exercícios -Preparo e indicação de lipossomas e nanocápsulas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Preparo e indicação de lipossomas e nanocápsulas
1. Os nanotransportadores são sistemas de liberação de fármacos cujo tamanho é inferior a 1µm. Podem ser desenvolvidos a partir de diferentes componentes e funcionam como veículos para fármacos ou outras substâncias. Os lipossomas constituem um exemplo desses sistemas.
Em relação a eles, assinale a alterativa correta.
A.  Os lipossomas são nanopartículas poliméricas carreadoras de fármacos e outras moléculas. Os polímeros constituintes desses sistemas podem ser naturais, sintéticos ou semissintéticos.
B. O seu desenvolvimento pode ser realizado pelos seguintes métodos: deslocamento do solvente ou por emulsificação-difusão do solvente.
Resposta Correta: 
C. Os lipídios mais utilizados no desenvolvimento dos lipossomas são os que apresentam formas cilíndricas, como as fosfatidilcolinas, a fosfatidilserina, o fosfatidilglicerol e a esfingomielina.
As nanocápsulas são nanopartículas poliméricas carreadoras de fármacos e de outras moléculas. São sistemas coloidais constituídos por polímeros naturais, sintéticos ou semissintéticos.
O desenvolvimento de nanocápsulas pode ser realizado pelos seguintes métodos: deslocamento do solvente ou por emulsificação-difusão do solvente.
Os lipídios mais utilizados no desenvolvimento dos lipossomas são os que apresentam formas cilíndricas como os descritos, os quais tendem a formar uma bicamada estável em solução aquosa.
Os lipossomas podem encapsular tanto substâncias hidrofílicas, quanto lipofílicas, sendo que as primeiras se situam no meio aquoso, enquanto as lipofílicas ficam inseridas ou adsorvidas na membrana do sistema.
O colesterol proporciona melhor fluidez das bicamadas e reduz a permeabilidade de moléculas por meio delas, além de estabilizá-las na presença de fluidos biológicos.
D. Os lipossomas, devido à sua característica lipídica, não incorporam princípios ativos hidrossolúveis, sendo esses fármacos veiculados por outros sistemas de liberação.
E. O colesterol, que pode ser um dos componentes dos lipossomas, deve ser incorporado às vesículas com cautela, uma vez que promove rigidez ao sistema.
2. As nanocápsulas são nanopartículas poliméricas carreadoras de fármacos e de outras moléculas. São sistemas coloidais constituídos por polímeros naturais, sintéticos ou semissintéticos muito utilizados como sistemas de liberação de fármacos.
Em relação a esses nanotransportadores assinale a alternativa correta.
A. A palavra nanopartícula engloba dois tipos de estruturas: os lipossomas e as nanocápsulas, que diferem entre si de acordo com a sua composição e a organização da estrutura.
B. As nanocápsulas são sistemas de liberação de fármacos, formados por uma matriz polimérica que não apresenta um núcleo diferenciado.
C. Entre os métodos utilizados para o desenvolvimento de nanocápsulas, há o método de hidratação do filme lipídico, a sonicação, a extrusão e a evaporação em fase reversa.
Resposta Correta: 
D. As nanocápsulas apresentam a capacidade de superar a resistência oferecida pelas barreiras biológicas do organismo.
A palavra nanopartícula engloba dois tipos de estruturas: as nanoesferas e as nanocápsulas, que diferem entre si de acordo com a sua composição e organização da estrutura.
As nanocápsulas são sistemas reservatórios constituídos por uma parede polimérica, sendo possível identificar um núcleo líquido diferenciado (aquoso ou oleoso), rodeado por um material sólido que é o invólucro polimérico.
O desenvolvimento de nanocápsulas pode ser realizado pelos seguintes métodos: deslocamento do solvente ou emulsificação-difusão do solvente.
As nanocápsulas apresentam a capacidade de superar a resistência oferecida pelas barreiras biológicas do organismo devido ao fato de apresentarem grande biocompatibilidade com os tecidos e as células.
As nanoesferas são sistemas formados por uma matriz polimérica e, ao contrário das nanocápsulas, não apresentam núcleo diferenciado.
E. Nas nanocápsulas, o fármaco incorporado encontra-se frequentemente distribuído/encapsulado de forma homogênea no interior da matriz.
3. Existem vários processos utilizados para o desenvolvimento de lipossomas, que por sua vez, levam à formação de diferentes tipos de vesículas, as quais diferem entre si no tamanho e nas características.
Em relação a esses métodos, assinale a alternativa correta.
A. O método de hidratação do filme lipídico é um processo clássico da preparação de lipossomas, sendo o mais utilizado e leva à formação de vesículas homogêneas e de tamanho definido.
B. O processo de sonificação é um método que leva à formação de lipossomas bem heterogêneos no que diz respeito ao tamanho das vesículas.
C. Os lipossomas desenvolvidos pelo método de evaporação em fase reversa são lipossomas do tipo multilamelares.
D. Os lipossomas produzidos a partir do método de emulsificação-difusão do solvente levam à formação de vesículas homogêneas e de tamanho definido.
Resposta Correta: 
E. No método de extrusão, a intenção é diminuir gradativamente o número de bicamadas lipídicas dos lipossomas, de forma a torná-los vesículas unilamelares homogêneas.
O método de hidratação do filme lipídico é um processo clássico da preparação de lipossomas, sendo o mais utilizado e leva à formação de lipossomas multilamelares bem heterogêneos no que diz respeito ao tamanho e ao número de bicamadas.
O processo de sonificação é um método rápido que leva à formação de lipossomas de tamanho muito homogêneo.
Os lipossomas formados pelo método de evaporação em fase reversa são vesículas unilamelares pequenas.
O método de emulsificação-difusão do solvente é empregado para o desenvolvimento de nanopartículas, sendo elas: nanocápsulas e nanoesferas.
A extrusão é um processo mecânico que consiste em submeter os lipossomas multilamelares a filtros de policarbonato com um diâmetro de poro bem definido, diminuindo gradativamente o seu número de bicamadas.
4. Os lipossomas podem ser classificados de formas diversas, por exemplo, no que diz respeito ao método de preparação ou pelo tamanho e pelo número de bicamadas presentes na vesícula. Além disso, apresentam perfil característico de liberação do fármaco que veiculam.
Diante dessas informações, assinale a alternativa correta.
Resposta Correta: 
A. Em relação ao número de camadas lipídicas, os lipossomas podem ser classificados em unilamelares ou multilamelares.
Os lipossomas podem ser considerados unilamelares (ULV), quando apresentam uma única bicamada lipídica, ou multilamelares (MLV), quando contêm mais de uma bicamada lipídica.
Ao serem descritos quanto ao método de preparação, os lipossomas podem ser classificados em vesículas obtidas por hidratação do filme lipídico, sonicação, extrusão, evaporação em fase reversa, microfluidização ou injeção de uma solução etanólica de lipídios.
Os fármacos encapsulados na fase aquosa são liberados por difusão lenta por meio da membrana lipídica.
Os sistemas que apresentam polímeros e que dependem da sua desintegração são as nanopartículas, entre elas as nanocápsulas.
As vesículas unilamelares são classificadas em vesículas unilamelares pequenas e vesículas unilamelares grandes.
B. Quanto ao método de preparação, os lipossomas podem ser classificados em vesículas obtidas por deslocamento do solvente ou emulsificação-difusão do solvente.
C. Os fármacos encapsulados na fase aquosa são liberados lentamente conforme vão entrando em contato com os líquidos orgânicos.
D. Em algumas situações, a liberação do fármaco para os sistemas biológicos é condicionada pela dissolução e desintegração do polímero.
E. As vesículas multilamelares podem ainda ser subdivididas em vesículas multilamelares pequenas e vesículas multilamelares grandes.
5. Jéssica é farmacêutica na cidade onde mora e foi convidada para dar uma palestra sobre os novos sistemas de liberação de fármacos nanotecnológicos.
Suponha que você precisa auxiliá-la a pontuar as vantagens na utilização desses sistemas. Assinale a alterativa correta.
A. Custo de obtenção favorável quando comparado às formulações farmacêuticasconvencionais.
Resposta Correta: 
B. Diminuição da toxicidade, uma vez que esses sistemas apresentam a possibilidade de direcionamento a alvos específicos.
O custo elevado é uma das principais desvantagens desses sistemas quando comparados a formulações convencionais.
A possibilidade de direcionar esses sistemas a alvos específicos também faz com que os tecidos e as células não alvos sejam protegidos do fármaco até que ele seja liberado.
A maior eficiência terapêutica está associada à capacidade desses sistemas de liberar o fármaco de forma controlada.
A superação da resistência oferecida pelas barreiras biológicas do corpo se deve ao tamanho reduzido desses sistemas.
Uma das principais desvantagens no desenvolvimento dos lipossomas é conferir estabilidade a esses sistemas.
C. Maior eficiência terapêutica, o que está associado à capacidade de incorporar substâncias hidrofílicas e lipofílicas.
D. Superação da resistência oferecida pelas barreiras biológicas do corpo devido à biocompatibilidade que apresentam.
E. Esses sistemas, principalmente os lipossomas, apresentam como vantagem a elevada estabilidade.

Continue navegando