Buscar

Exercicio de Revisao AV2 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício de Revisão – Fundamentos do Cuidar
Professor: Claudio Vitorino Pereira
1. De acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, complete o quadro abaixo com termos científicos relacionados aos sinais vitais (SSVV) em adultos: 
	
	Normal
	baixa
	Elevada
	Temperatura axilar
	
	
	
	Frequência respiratória
	
	
	
	Frequência cardíaca apical
	
	
	
	Pulsação cardíaca periférica
	
	
	
2. Paciente admitida no Pronto Socorro no dia 22/10/2022, trazido pelo Serviço de Ambulância Móvel de Urgência (SAMU). Foi encontrado inconsciente, sem documentos pessoais, aparenta ter 50 anos, sexo FEMININO, cor branca. Sem lesões aparentes como escoriações e/ou fraturas. Ao ser avaliada apresentou Sinais Vitais: Temperatura Axilar: 33°C; Respiração 29 irpm; Pulso 48 bpm, Pressão Arterial: 80x50 mmHg. Quais as nomenclaturas científicas poderemos utilizar para cada parâmetro encontrado nos sinais vitais acima?
3. Em relação aos sinais vitais, assinale (V) para alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Os sinais vitais são indicadores do estado de saúde dos indivíduos, elucidam a eficiência das funções fisiológicas do organismo.
( ) Fatores ambientais, esforço físico, patologias, dentre outros, causam alteração nos sinais vitais, algumas vezes, fora dos limites aceitáveis.
( ) A dor não altera os sinais e não possui importância clínica e diagnóstica
( ) A pulsação é a delimitação palpável da circulação sanguínea percebida em vários pontos do corpo, é um indicador do estado circulatório.
( ) Deve-se avaliar a pulsação quanto à frequência, ritmo e amplitude
( ) A frequência respiratória deve ser avaliada quanto ao ritmo e profundidade
4 Em uma consulta de enfermagem a enfermeira mensurou o peso = 99Kg, e a altura: 1,50 m de um cliente. Mediante dados expostos, realize o cálculo do IMC (deixe a operação matemática registrada) e faça a classificação do valor encontrado.
5 Medidas Antropométricas são dados básicos essenciais para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do ser humano, que deve fazer parte da rotina do atendimento de enfermagem. O peso e a altura de uma pessoa refletem o seu quadro de saúde e podem sofrer alterações, como ganho ou perda excessivas, quando associados às diversas doenças. A coleta de dados completo pode auxiliar o enfermeiro a interpretar e definir as necessidades de cuidado da pessoa. Para realização destas mensurações, o enfermeiro deve conduzir o seu paciente a balança e se atentar a alguns cuidados primordiais para esta ação que são:
6 A antropometria estuda as medidas de tamanho e proporções do corpo humano. As medidas antropométricas tais como peso, altura, circunferência de cintura e circunferência de quadril são utilizadas para o diagnóstico do estado nutricional (desnutrição, excesso de peso e obesidade) e avaliação dos riscos para algumas doenças (diabetes mellitus, doenças do coração e hipertensão) em crianças, adultos, gestantes e idosos. A qualidade dos procedimentos de coleta das medidas antropométricas é fundamental para garantir a fidelidade do diagnóstico nutricional de um indivíduo ou de uma população. Deste modo assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falas afirmativas abaixo: 
( ) A avaliação nutricional, fundamental no acompanhamento de portadores de hipertensão arterial, nefropatias, diabetes, gestantes e crianças, também baseia-se nas medidas corporais dos indivíduos.
( ) As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde, em adultos, são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.
( ) Para a mensuração de altura com a mão sob o queixo do usuário, posicione sua cabeça de forma que a parte exterior da órbita ocular esteja no mesmo plano do orifício do ouvido. (Plano de Frankfurt)
( ) Para a mensuração do peso o usuário deverá manter o corpo ereto e a cabeça erguida, com o peso igualmente distribuído nos dois pés e com os braços estendidos ao longo do corpo.
( ) Para a medida da circunferência abdominal, considerar a medida horizontal no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca. A medida deve ser tomada ao final de uma expiração normal, sem comprimir a pele.
7 Carlos é enfermeiro de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e está realizando atualização dos cadastros de HIPERDIA, uma estratégia da ESF para controlar agravos provocados pela hipertensão e pelo diabetes. Um paciente, sexo masculino, 50 anos, apresentou peso de 90kg, altura de 1,65cm. Diante do exposto, calcule o IMC e faça a interpretação do resultado.
 8 Apresente a ordem correta para realização da paramentação de desparamentação no processo de precaução de contato, por gotículas e aerossóis.
9 Diferencie os processos de limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos voltados para os cuidados de saúde.
10 Esclareça o que são sinais vitais
11 Cite quais são os sinais vitais e esclareça o motivo da dor ser considerada o quinto sinal vital
12 Cite e justifique em quais momentos a equipe de enfermagem deve aferir os sinais vitais

Outros materiais