Buscar

Instituições Totais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Nas instituições totais retiram toda a espontaneidade inerente de quaisquer relações humanas o que permite um “controle das necessidades humanas pela organização burocrática”. Explique como ocorre esse controle burocrático entre internos e equipe dirigente no planejamento das tarefas.
Nas instituições totais existe uma divisão básica entre um grande grupo controlado, que podemos denominar o grupo dos internados, e uma pequena equipe de supervisão. Geralmente, os internados vivem na instituição e têm contato restrito com o mundo existente fora de suas paredes: a equipe dirigente muitas vezes trabalha num sistema de oito horas por dia e está integrada no mundo externo. Cada agrupamento tende a conceber o outro através de estereótipos limitados e hostis – a equipe dirigente muitas vezes vê os internados como amargos, reservados e não merecedores de confiança; os internados
muitas vezes veem os dirigentes como condescendentes, arbitrários e mesquinhos. Os participantes da equipe dirigente tendem a sentir-se superiores e corretos; os internados tendem, pelo menos sob alguns aspectos, a sentir-se inferiores, fracos, censuráveis e culpados (GO-
FFMAN, 2005, p. 19).
2. Há momentos em que o interno tem “a sensação de que ainda possui um controle sobre a própria vida e de que, portanto, é um indivíduo autônomo. Um indício de que esta identidade deteriorada está sendo suprimida por outra identidade que corresponde à vida institucionalizada”. Explique qual o conceito utilizado por Goffman aplicado a esse fenômeno, justifique e cite um exemplo.
O conceito de “ajustamento secundário” está diretamente relacionado aos processos de institucionalização. O autor investigou o “sistema de ajustamentos secundários” funcionando na dinâmica institucional dos estabelecimentos totais. Esse sistema, que também está correlacionado ao de privilégios, é constituído de práticas que não desafiam diretamente. a equipe dirigente, mas permite que os internados obtenham satisfações proibidas ou consigam, por meios proibidos, as satisfações permitidas.
3. A pessoa que passa por um longo processo de institucionalização tem, ainda, um sentimento maior de estar em exílio. Este sentimento traz implicações no destino e na constituição de vínculos da pessoa institucionalizada com a instituição. Esses internos podem ter a necessidade de criar problemas imediatamente antes da data marcada para sua liberação. Explique qual o conceito utilizado por Goffman aplicado a esse fenômeno, justifique e cite um exemplo.
Colonização: o indivíduo se adapta de tal modo ao estabelecimento, que nele acaba por encontrar um lar, acreditando e sentindo que vive no melhor dos mundos e nunca experimentou antes nada melhor. Ele passa a considerar o pouco do mundo externo que o estabelecimento oferece como se fosse o todo e procura construir uma existência estável e relativamente satisfatória, usufruindo o máximo possível do que lhe propicia a vida institucional. A colonização, que seria o objetivo oculto máximo da instituição e do estabelecimento, dado o nível elevado de cooperação do internado, é paradoxalmente vista como um problema: a equipe dirigente pode ficar perturbada ao perceber que as possibilidades positivas da situação estão sendo mal-empregadas. Os próprios colonizados podem sentir-se obrigados a negar sua satis fação, mesmo que seja apenas por razões de solidariedade aos seus companheiros. Podem ainda sabotar espontaneamente a própria saída, criando problemas ao se aproximar a data fixada para sair do estabelecimento e prolongando sua estada.
4. Para se ajustar ao comportamento esperado do grupo dos internados, logo que uma pessoa chega à instituição psiquiátrica para receber atendimento, ela passa por um intenso processo de mortificação do eu e deterioração da identidade, que busca despojar o novato dos papeis e da apreciação que ele possuía em sua comunidade de origem. É um longo processo intenso de rebaixamentos e degradações com mudanças progressivas nas crenças que a pessoa tem sobre si. Explique qual conceito se refere a citação, de exemplos de situações em que isso ocorre no internato.
Goffman utiliza o termo “carreira moral” em um sentido amplo, com a finalidade de indicar qualquer trajetória per-
corrida por uma pessoa ao longo de sua vida, permitindo ainda uma perspectiva tanto dos aspectos mais íntimos e pessoais, quanto das posições oficial, jurídica e pública do indivíduo, dentro de um complexo institucional. A “carreira moral” indica o processo da vida toda do indivíduo, tanto em direção ao sucesso quanto ao fracasso, dentro do estabelecimento. Esse processo tem momentos típicos, tais como início da vida institucional, crises, evoluções, desenvolvimentos de adaptação, de rebeldia, de submissão, de ruptura.
5. Os internos criam também controles sociais informais utilizando a cooptação ou a coerção pela força e violência para evitar que delatores os entreguem à equipe dirigente. Explique qual conceito se refere a citação, de exemplos de situações em que isso ocorre no internato.
Gíria institucional: O sistema de privilégios, dentro do contexto do estabelecimento, se relaciona com a criação de uma gíria institucional”, por meio da qual os internados podem se comunicar e descrever os acontecimentos decisivos em seu mundo específico. Essa “língua da tribo” pode ser também utilizada pela equipe dirigente, sobretudo nos postos mais baixos e mais próximos dos internados. Ao mesmo tempo em que absorve a gíria local, o internado recém--chegado adquire um conhecimento sobre os vários postos e funcionários, o conjunto de “lendas” sobre a história da instituição e do estabelecimento, as regras da casa, o sistema de privilégios e ainda uma certa informação comparativa sobre a vida em outras instituições semelhantes.

Outros materiais