Buscar

2 Aprendizagem Organizacional e Gerencial AVALIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GERENCIAL
1
Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento. Analise os itens a seguir e identifique aqueles que são corretos sobre aprendizagem organizacional.
I. Aprendizagem organizacional se refere a como acontece a aprendizagem em uma organização, isto é, as habilidades e processos de construção e utilização do conhecimento.
II. Aprendizagem organizacional está associada as ações de um empresa voltas a saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber se engajar, assumir responsabilidades e ter visão estratégica.
III. São focos fundamentais a serem observados por organizações que cultivam a aprendizagem: processo, transformação, grupo, criação e reflexão, além da ação.
IV. A aprendizagem organizacional pressupõe um alinhamento entre a estratégia organizacional, o desempenho e as competências organizacionais e individuais.
V. As novas descobertas e a memória organizacional são componentes importantes da aprendizagem organizacional.
	II; III; IV. 
	I; III; V. 
	IV; V. 
	I; II; III. 
Resposta correta: I; III; V. 
2
Deve ser compreendida como um conjunto de processos únicos construídos ao longo da vida organizacional, baseado em suas experiências e especificidades. Portanto
	A aprendizagem organizacional envolve apenas formas de aprendizagem formais pela necessidade de disseminação nas empresas. 
	A aprendizagem de ciclo triplo envolve a habilidade dos envolvidos em 
	Desenvolver competitividade, produtividade e inovação em condições de mercado incertas é uma forma de aprendizagem organizacional. 
	A Aprendizagem Organizacional evoluiu rapidamente para cobrir vários aspectos do gerenciamento organizacional, por meio de um processo holístico. 
Resposta correta: A aprendizagem organizacional envolve apenas formas de aprendizagem formais pela necessidade de disseminação nas empresas. 
3
Primeiro, a questão da divergência e da convergência – a base para
	Memória organizacional. 
	Aprendizagem organizacional. 
	Aprendizagem individual. 
	Paradoxo organizacional. 
Resposta correta: Aprendizagem organizacional. 
4
Assinale a alternativa que contenha uma palavra chave para a ocorrência da aprendizagem organizacional:
	Desenvolvimento. 
	Conhecimento. 
	Capital intelectual. 
	Mudança. 
Resposta correta: Conhecimento. 
5
Sobre a aprendizagem organizacional pode-se dizer que:
I – Uma organização só aprende por meio da experiência dos indivíduos que a compõe;
II – A aprendizagem organizacional se dá por meio das ações dos indivíduos que a compõe;
III – Para compreender a aprendizagem organizacional é necessário compreender a aprendizagem individual;
IV – Uma organização pode aprender independente de qualquer indivíduo;
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
	I E II SÃO VERDADEIRAS. 
	I, II E IV SÃO VERDADEIRAS. 
	TODAS SÃO VERDADEIRAS. 
	TODAS SÃO FALSAS. 
Resposta correta: TODAS SÃO VERDADEIRAS. 
6
A aprendizagem organizacional se relaciona a oportunidade que a empresa de tem em criar, aplicar e disseminar os conhecimentos, utilizando-a como uma estratégia para desenvolver as suas competências, alcançando melhores resultados. A respeito da aprendizagem organizacional na realidade secretarial, é correto afirmar:
	As políticas organizacionais dos empreendimentos dissociam a aprendizagem organizacional do trabalho diário por acreditarem que se os profissionais não aprenderem podem se desgastar e desanimar, produzindo com menor efetividade. 
	Os empreendimentos, baseados na abordagem de aprendizagem organizacional, desenvolvem estratégias para gerir o conhecimento. A aprendizagem ocorre apenas nas atividades estratégicas da empresa, evitando prejudicar os processos e trabalhos dos outros setores. 
	A aprendizagem organizacional em empreendimentos não prevê a transferência da aprendizagem individual dos profissionais de secretariado à empresa. O aprendizado ocorre na empresa e não no secretário executivo. 
	A aprendizagem organizacional ocorre quando os membros de uma organização observam uma situação problemática, trabalham-na, encontrando soluções do interesse da organização. 
Resposta correta: A aprendizagem organizacional em empreendimentos não prevê a transferência da aprendizagem individual dos profissionais de secretariado à empresa. O aprendizado ocorre na empresa e não no secretário executivo. 
7
A “transmissão do que é aprendido em sala de aula para atividade profissional e a sustentabilidade dos efeitos e repercussões das experiências em educação executiva de curta duração”
	Os aspectos conceituais da formação gerencial, que estudam a evolução conceitual dos termos e sua apropriação para o ambiente dos negócios. 
	Os aspectos do processo da formação gerencial que dizem respeito à aprendizagem do nível gerencial e o seu desenvolvimento de competências para manter sua empregabilidade e o conjuntamente a competitividade da organização. 
	Por fim, os aspectos relacionados ao mundo do trabalho que influenciam na formação gerencial através das discussões sobre a carreira e empregabilidade, enfatizando o aspecto educacional desse processo. 
	Também a falta de referências norteadoras e metodológicas para avaliação e mensuração da efetividade desse tipo de formação.
Resposta correta: Também a falta de referências norteadoras e metodológicas para avaliação e mensuração da efetividade desse tipo de formação.
8
A aprendizagem faz parte da natureza humana e podemos dizer que houve aprendizado toda vez que realizamos algo melhor do que fazíamos anteriormente. É por meio do aprendizado que percebemos o mundo e a nossa relação com ele. A aprendizagem é fundamental para que o processo de mudança individual, organizacional e da sociedade aconteça. Sobre o processo de aprendizagem organizacional, é correto o que se afirma em:
	A aprendizagem organizacional é um processo no qual a organização exercita a inteligência coletiva e a interação entre as pessoas para responder aos ambientes externos e internos. 
	A interação entre as pessoas não interfere no processo de aprendizagem coletiva. 
	As organizações que aprendem sabem que a aprendizagem acontece somente de forma individual e não pode ser convertida em aprendizagem organizacional. 
	Com o desenvolvimento humano, processos cada vez mais complexos são aprendidos, mas a aprendizagem individual não pode gerar aprendizagem organizacional, por tratarem-se de processos totalmente distintos.
Resposta correta: Com o desenvolvimento humano, processos cada vez mais complexos são aprendidos, mas a aprendizagem individual não pode gerar aprendizagem organizacional, por tratarem-se de processos totalmente distintos.
9
A aprendizagem organizacional, sobre organização que aprende enfatizam a capacidade que as empresas. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta.
	Precisam ter de se adaptarem às, cada vez mais aceleradas, mudanças que ocorrem no mundo 
	Para que ocorra a aprendizagem organizacional é necessário a implantação de uma universidade corporativa. 
	A aprendizagem organizacional ocorre somente em nível individual. 
	A aprendizagem organizacional não interfere na inovação. 
Resposta correta: Precisam ter de se adaptarem às, cada vez mais aceleradas, mudanças que ocorrem no mundo 
10
Analise a relação entre as seguintes afirmativas:
Condicionamento de Seres Humanos: Embora tal abordagem seja injustamente rotulada como mecanicista, têm sido observado na prática, que a noção de condicionamento proposta pelo Behaviorismo Radical, está longe de usufruir deste adjetivo uma vez que remete a relação “sujeito – ambiente”.
Estudo de psicopatologias do Trabalho: Um exemplo clássico é o burnout, um padrão de comportamento e de sentimentos (comportamento encoberto) que ocorre quando a pessoa está sujeita a fontes crônicas e intensas de stress que ultrapassam sua habilidade de enfrentamento
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segundajustifica a primeira. 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a primeira justifica a segunda. 
	As duas afirmativas são inverídicas. 
Resposta correta: As duas afirmativas são inverídicas.

Outros materiais