Buscar

TRABALHO CME (1)

Prévia do material em texto

PROCESSO DE CME
Centro de material esterilizado 
Conceito de CME 
A Central de Material e Esterilização (CME) é um setor destinado à limpeza, ao acondicionamento, à esterilização, à guarda e à distribuição dos produtos para a saúde. A Resolução da Diretoria Colegiada, no 15/2012, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, estabelecendo os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços que realizam o processamento de produtos para a saúde visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.
O que é o CME ? 
A CME é uma área crítica e o seu planejamento de fluxo dos materiais e roupas é: recebimento de roupa limpa/material → descontaminação de material → separação e lavagem de material preparo de roupas e material → esterilização → guarda e distribuição, a barreira física que delimita a área suja e contaminada da área ...
Qual a importância do CME ? 
Com a central de material esterilizado, é possível que o equipamento de saúde tenha as devidas condições para oferecer atendimento e assistência à saúde dos pacientes infectados por vírus e bactérias e também dos sadios.
Como funciona o CME ? 
O centro funciona como uma espécie de “linha de produção” — quase como uma fábrica —, com processos muito bem alinhados. Após ter sido usado em cirurgia, o instrumental vem do centro cirúrgico para o CME e é então depositado em máquinas específicas para serem lavados.
Processo básico do CME 
inspeção do material sujo recebido;
limpeza;
preparo do material;
embalagem com materiais adequados;
esterilização (por diferentes métodos); e
armazenamento até o momento do transporte do material para os setores.
Como é o fluxo do CME ?
O fluxo de uma CME deve ser contínuo e unidirecional dos artigos evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados, bem como evitar que o trabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa. 
Tipos de CME 
Descentralizado
Nesse tipo, cada unidade hospitalar possui um CME próprio responsável pela limpeza e esterilização dos materiais que utiliza.
Semi-centralizado
No caso do CME semi-centralizado, cada unidade hospitalar faz o preparo inicial do material sujo que foi utilizado, e o encaminha para a esterilização em um único local do hospital.
 Centralizado
Aqui, todos os materiais do hospital são preparados, esterilizados e distribuídos em um único CME que atende a todos os setores. Esse é o tipo mais utilizado atualmente, pois a centralização permite padronização das técnicas de esterilização utilizadas, maior eficiência e segurança dos processos, melhor controle dos materiais e economia para o hospital.
Terminologia 
 Esterilização: conjunto de operações destinadas a eliminar ou matar todas as formas de micro-organismos na forma vegetativa e esporulada, de um material ou substância
 Limpeza: processo manual ou mecânico de remoção de sujidade, mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático para manter em estado de asseio os artigos e superfícies reduzindo a população microbiana. A limpeza constitui ainda o primeiro passo nos procedimentos técnicos de desinfecção e esterilização, considerando que a presença de matéria orgânica protege os micro-organismos do contato com agentes desinfetantes e esterilizantes
Descontaminação: processo de redução dos micro-organismos de artigos e superfícies, tornando-os seguros para o manuseio 
 Desinfecção: processo físico ou químico de destruição de micro-organismos, exceto os esporulados . A desinfecção é realizada por meio físico, através da água quente (60 a 90oC) ou em ebulição e pelo meio químico, através de produtos denominados de desinfetantes
Esterilização: processo de destruição de todos os micro-organismos, inclusive esporulados, a tal ponto que não seja mais possível detectá-los através de testes microbiológicos padrão. A probabilidade de sobrevida do micro-organismo no item submetido ao processo de esterilização é menor que um em um milhão (10/6). A esterilização é realizada por calor, germicidas químicos, óxido de etileno, radiação e outros.
 Artigos médico-hospitalares: compreendem instrumentos cirúrgicos, objetos e acessórios de equipamentos utilizados no tratamento de pacientes, instrumental odontológico e outros. 
Detergente enzimático: solução detergente composta basicamente de enzimas, surfactantes, solubilizantes e álcoois, cuja função é a remoção de matéria orgânica através da ação de decomposição do sangue e fluídos corpóreos aderidos

Continue navegando