Buscar

Entre Letras - a formação do profissional de Língua Portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Minicursos: Entre Letras: a formação do profissional de Língua Portuguesa
	2.
	Desde o período colonial do Brasil, tempo em que teve início a literatura, foram várias as tendências (ou escolas literárias, ou movimentos literários) pelas quais passou a literatura brasileira. Haveria que se pensar que as demarcações entre essas escolas (ou movimentos) não são algo preciso, em virtude de que um dado momento ou acontecimento histórico temporariamente marcado não, necessariamente, findam um período e iniciam outro. Além disso, não é um dado momento preciso que faz com que os escritores deixem de produzir suas obras dentro de dada tendência e passem instantaneamente a escrever conforme uma tendência que inicia. Assim sendo, a produção literária brasileira, para fins didáticos, pode ser agrupada em período colonial, período imperial e período republicano. Acerca desses três períodos, marque a alternativa correta:
	B)
	A literatura do período colonial engloba os textos literários brasileiros produzidos no tempo em que o Brasil pertenceu a Portugal.
	3.
	“O Naturalismo, numa época em que burguesia e proletariado se chocavam, procuravam, procurava trazer à ficção, como à crítica, os novos quadros que a existência europeia apresentava, particularmente aqueles quadros urbanos em que se desenvolvia a tremenda luta que a acumulação capitalista proporcionava. Fugindo de figurar entre suas exatas dimensões e a profundidade social de seus motivos, o naturalismo descaía inevitavelmente para o excepcional, para o isolado, para o extremo, para o arbitrário”.
 
Fonte: SODRÉ, Nelson Werneck. História da Literatura brasileira. 10. ed. Rio de Janeiro: Graphia, 2002. p. 428-429.
 
 
Relacionando as afirmações de Sodré (2002) com seus estudos sobre o Naturalismo brasileiro, avalie as seguintes proposições:
 
 
I. Nos textos naturalistas, o meio ambiente prepondera e determina o comportamento das personagens, ou seja, “onde você vive mostra quem você é”.
II. Por meio de uma análise rigorosa do meio social e de aspectos patológicos, os autores naturalistas trazem temas como a miséria, a criminalidade e os problemas de ordem sexual. 
III. As mulheres, nos textos naturalistas, ainda mantêm uma imagem idealizada, embora haja um pouco mais de sensualidade em sua caracterização. 
IV. Os textos naturalistas abordam os fatores subjetivos e emocionais que marcam a personalidade de cada indivíduo, bem como trata de temas sociais, caracterizando-se como produções socialmente engajadas.
 
 
Estão corretas:
	B)
	I e II
	4.
	No campo da arte, há diferentes manifestações, a saber, a pintura, a escultura, a música, a arquitetura, a dança entre outras. Uma dessas manifestações é a literatura. Cada manifestação artística lida com um tipo de objeto. Assim, a pintura tem por objeto o pincel e a tinta; a dança, o movimento; a literatura, a palavra. A arte literária vale-se da palavra, não no seu uso comum, mas na sua forma e significado incomum, transformada, com seu sentido recriado, diferente do usual. Vê-se, portanto, na literatura, a recriação da realidade, via palavra. O artista que lida com a palavra transforma o real, em consonância com seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas de escrita. Sob essa perspectiva, a literatura difere das outras artes no sentido de que a sua matéria-prima é a palavra que transforma a linguagem utilizada e seus meios de expressão. Marque a alternativa correta, em relação ao conceito de literatura: 
	A)
	A literatura é uma modalidade artística, que se vale da palavra como forma de expressão.
	5.
	Com relação à estética literária Modernista, avalie as seguintes afirmações, verificando se são Verdadeiras ou Falsas:
 
(   ) A prosa da chamada 1ª fase modernista, compreendida entre 1922 e 1930, é marcada pela exploração do campo psicológico das personagens e o urbanismo, que revela a relação conflituosa entre o homem e a modernidade. 
(   ) A Semana de Arte Moderna, de 1922, propôs uma renovação na linguagem e no formato dos poemas, rompendo com a estética tradicional pregada pelos poetas parnasianos.
(   ) A poesia da chamada 2ª fase modernista, compreendida entre 1930 e 1945, é tida como mais politizada e madura, mostrando-se comprometida com as transformações sociais enfrentadas pelo país.
 (   )  Na poesia modernista, em sua fase inicial, predomina o uso de uma tradição estética, pautada nos versos decassílabos, nas rimas ricas, nas aliterações, assonâncias, sinestesias e metáforas.
(   )  A prosa da 2ª fase modernista, compreendida entre 1930 e 1945, aborda temas como: a idealização da mulher e do amor, religiosidade,  sentimentalismo exacerbado,  a morte como fuga, a valorização dos aspectos nacionais.
 
 
A sequência correta é:
	C)
	F V V F F
EXERCÍCIO CONCLUÍDO
	QUESTÃO
	02
	03
	04
	05
	GABARITO
	B
	B
	A
	C
	RESPOSTA
	B
	B
	A
	C
VOCÊ OBTEVE NOTA 10,00

Continue navegando

Outros materiais