Buscar

Exercício - 1 - Comunidade, Cultura e Identidade Surda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios
1)	O pertencimento a um grupo é de grande importância para o pleno viver de um indivíduo surdo.
Selecione a alternativa que apresenta corretamente o conceito de comunidade surda.
A)	Um lugar onde convivem surdos e ouvintes conversando, interagindo e discutindo sobre diversos assuntos por intermédio da Libras. Sendo assim, as comunidades surdas são os locais onde ocorre a interação com outros surdos e com ouvintes que ali frequentam, recriando-se as identidades surdas, as narrativas pessoais, os marcadores culturais, as lutas e os discursos que permeiam os grupos surdos.
B)	Compartilhar experiências em um grupo homogêneo, isto é, somente surdos, sem a interação com pessoas ouvintes.
C)	É uma comunidade seleta, em que somente surdos podem participar da comunidade, pois é a única forma de se proteger da opressão ouvintista.
D)	Grupo de surdos puros unidos por uma série de afinidades e vínculos com Libras, onde ouvintes não são permitidos, apenas pessoas com deficiência auditiva.
E)	A busca pelo semelhante, por segurança, conforto e interlocutores possíveis que compartilham formas de comunicação visual, além de expectativas e projetos comuns, fazem das comunidades surdas espaços exclusivamente de surdos, excluindo qualquer pessoa que não seja surda, até mesmo familiares de surdos.
2)	A cultura surda possui semelhanças em relação a cultura ouvinte, no entanto, a cultura surda também tem algumas peculiaridades que a caracterizam. Marque a alternativa correta sobre o conceito de cultura surda.
A)	A cultura surda é igual à cultura ouvinte no que diz respeito ao registro escrito de suas histórias.
B)	Por intermédio da cultura, os surdos constituem sua comunidade, valores, crenças, costumes, hábitos e identidade, que são passados de geração para geração, valorizando as experiências visuais e a Libras como meio de comunicação e interação com o outro e com o mundo.
C)	A cultura surda é a cópia fiel da cultura ouvinte, pois os surdos querem ser como as pessoas ouvintes e, por isso, a sua cultura é nada mais que um espelho que reflete a cultura deles.
D)	Por meio da valorização da cultura é que surgem as datas comemorativas dentro da comunidade surda. Por intermédio dela, os surdos constituem sua comunidade, valores, arte, costumes, hábitos e identidade, que são passados de geração para geração por familiares de surdos por meio da fala.
E)	Cultura surda é um conjunto de comportamentos que são aprendidos ao decorrer das gerações de um determinado grupo de pessoas daquela comunidade, que têm uma língua própria, valores, regras, comportamentos e tradições, centralizados no mundo ouvinte e na língua oral-auditiva.
3) Assinale a alternativa correta sobre a identidade surda.
A)	O sujeito surdo que assume a sua identidade está inserido na comunidade, ele se enxerga dentro dela e vivencia todas as suas experiências nos espaços culturais ouvintes.
B)	Há surdos que, por fatores sociais ou familiares, têm suas primeiras experiências visuais relacionadas apenas com as referências do mundo ouvinte. Por esse viés, todas as suas memórias e relação com o mundo se dão por intermédio do som, desvinculadas das experiências e perspectivas visuais, o que constitui sua identidade.
C)	A identidade surda é espelhar-se nas representações e manifestações do mundo ouvinte, desvinculada do mundo visual e sem a necessidade de desenvolver as experiências, habilidades e competências dos sinais gesto-visuais e da Libras.
D)	Para que o sujeito surdo construa a sua identidade, ele tem de se apropriar da identidade ouvinte primeiro, isto é, ser oralizado visando facilitar sua adaptação a cultura surda.
E)	O fator cultural está estritamente ligado à construção da identidade surda, isto é, o sujeito precisa ter contato e conhecer a comunidade e sua cultura para, então, poder tomar a decisão de se integrar a ela (assumindo sua identidade como surdo) ou não.
4)	A Libras é a língua utilizada para a comunicação surdo com surdo ou entre surdos e os ouvintes que saibem Língua de Sinais. Analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta sobre a língua natural dos surdos (Libras).
A) A língua natural é dispensável para a constituição da identidade surda.
B) A Libras é uma língua natural criada pela comunidade surda para se comunicar.
C)	Na língua natural surda, a construção de sentenças e diálogos são limitados, sendo necessário recorrer à língua adicional (Português) em casos específicos.
D)	A língua natural do sujeito surdo nada mais é do que sinais soltos no ar, sem sentido algum, incapaz de expressar ideias, sentimentos ou coisas abstratas.
E)	Língua natural para o sujeito surdo é a língua portuguesa, e a ela estão associados as regras gramaticais e os sons (fonemas).
5)	Dos itens apresentados a seguir, qual deles se adapta aos fatores de constituição da identidade surda?
A)	Usar a língua da comunidade surda, importar-se com a busca por direitos e conquistas que beneficiem a comunidade e fortaleçam a cultura surda. Mas não basta usar a língua natural da comunidade surda e se importar com a manutenção da cultura, é essencial também se considerar um integrante dela e ter orgulho de ser surdo.
B)	Convívio com surdos e ouvintes, participando ativamente tanto na cultura ouvinte como na cultura surda. Ao fazer isso, o sujeito cria uma identidade híbrida a qual consegue transitar entre as duas culturas, ouvinte e surda.
C)	Grande parte dos surdos são filhos de pais ouvintes e, por isso, eles desenvolvem apenas a identidade ouvinte, sem ter a chance de construir a identidade surda com base em um modelo surdo que só pode ser encontrado no contato com a comunidade surda.
D)	Durante o processo de constituição da identidade, os surdos não têm momentos de transição conflituosa; isso ocorre de forma tranquila e natural.
E)	A identidade surda se constitui por intermédio do próprio surdo, sem a necessidade de interação com outros surdos, com a comunidade surda ou com elementos da cultura surda.

Continue navegando