Buscar

Av - Subst 2 - Tópicos Especiais em Enfermagem II


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Av - Subst. 2 - Tópicos Especiais em Enfermagem II
1)Cateterismo vascular é uma técnica utilizada para infusão de terapias intravascular ou endovenosa, com o uso de um cateter instalado nas diversas vias de acesso. Existem vários tipos de cateter, cada um com uma característica específica, com a finalidade de introduzir no organismo medicamentos, sangue e seus derivados, suporte nutricional, além de proporcionar monitorização hemodinâmica, menor reação local e facilidade nas terapêuticas.
Uma complicação relacionada ao uso de cateter,que apresenta ao redor da inserção sinais de inflamação, como dor, calor e vermelhidão, é
Alternativas:
· a)abcesso.
· b)flebite.
· c)pústula.
· d)fistula.
· e)dermatite.
2)O principal fator de risco para infecção urinária é a presença de sondagem vesical, além do trauma à mucosa, a sonda vesical propicia a proliferação e adesão bacteriana, resistência aos mecanismos naturais de defesa, além de possibilitar a formação do biofilme.
 Tomando como referência a assistência de enfermagem recomendada para prevenção da infecção do trato urinário, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( V ) Realizar higienização das mãos antes e após o procedimento.
( V ) Realizar o cateterismo vesical de maneira segura, com técnica asséptica.
( V ) Utilizar materiais estéreis.
( F ) Manter a sonda fixada para ocorrer tração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
· a)V – V – F – F.
· b)F – F – V – V.
· c)V – F – V – F.
· d)V – F – V – V.
· e)V – V – V – F.
3)Paciente JS, sexo masculino, 40 anos, vítima de trauma por atropelamento, no 10º dia de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), evoluiu para insuficiência renal aguda, necessitando de hemodiálise. A enfermeira da UTI reparou que as superfícies das máquinas de hemodiálise não estavam sendo limpas conforme o preconizado. Ela questionou o funcionário do setor de hemodinâmica, sobre a realização dos procedimentos básicos de prevenção e combate a infecção.
 Com base no caso apresentado e nas medidas de prevenção de infecção, analise as afirmativas:
I. Atualmente, a maioria das máquinas de hemodiálise utilizadas é do tipo tanque. A solução é preparada pela máquina dinamicamente durante a sessão, a partir de uma programação inicial feita pelo operador, o que permite maior segurança
II. As superfícies internas das máquinas de hemodiálise devem ser limpas com água e sabão entre as sessões e sempre que houver sujidade. Depois de seca, recomenda-se friccionar com SF0,9% ou recomendações específicas da Comissão Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
III. Entre as sessões, devem ser desinfetadas internamente de acordo com as especificações do fabricante. Esta desinfecção pode ser feita com substâncias químicas (hipoclorito de sódio ou ácido peracético).
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)I e II, apenas.
· b)II, apenas.
· c)I e III, apenas.
· d)I, II, III.
· e)III, apenas.
4)O uso contínuo e indiscriminado de agentes antimicrobianos, resultou na criação de mecanismos de resistência, isso acontece quando cepas de microrganismos são habilidosos em se multiplicar, mesmo na presença de concentrações um tanta quanto altas de antimicrobianos, o que gera uma grande dificuldade para tratar as infecções bacterianas com os medicamentos disponíveis. O tratamento indevido de algumas infecções em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (não administrar tratamento ou administrar antimicrobianos contra os agentes infecciosos são resistentes), está agregado a maior mortalidade de pacientes.
 Com base no contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 I. As UTIs são reservatórios frequentes das bactérias multirresistentes. As principais razões estão associadas ao risco intrínseco de transmissão de agentes infecciosos entre pacientes e ao uso excessivo de antimicrobianos.
 PORQUE
 II. O uso excessivo de antimicrobianos decorre da necessidade de tratar brandamente infecções graves. Muitas vezes, empregam-se antimicrobianos de baixo espectro como primeira escolha, e submete-se os pacientes a tratamentos muito prolongados.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.
5)A hemodiálise é um procedimento em que a máquina “limpa” e supri o sangue, de substâncias necessárias a ele. Essa função era para ser executada pelos rins em circunstâncias normais. A hemodiálise retira do corpo os resíduos nocivos à saúde (excesso de sal e de líquidos), também monitora a pressão arterial e contribui para o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia, entre outros. Os pacientes que fazem hemodiálise, estão sob risco de infecções virais e bacterianas. Além disso, ainda correm o risco relacionado à água tratada, usada no preparo do dialisado que pode estar contaminada por bactérias gram-negativas. Nota-se que a hemodiálise é um procedimento de risco e demanda ações de prevenção e controle de infecção.
Tendo em vista os principais fatores de risco para infecções em centro de diálise associados a transmissão de agentes virais, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)Deve-se fazer sorologia em pacientes e funcionários para Anti HbS e HPV, ao entrarem na clínica, todos os susceptíveis devem receber vacina para HPV; os não respondedores devem realizar sorologia rotineira: HbSAg mensal Anti-HbS semestral. Precauções Padrão; manter pacientes HbSAg (+) em salas conjuntas e com máquinas coletivas.
· b)Deve-se fazer sorologia em pacientes e funcionários para HbSAg e HPV ao entrarem na clínica, todos os susceptíveis devem receber vacinas para Hepatite B; os não respondedores devem realizar sorologia rotineira: HbSAg semestral Anti-HbS anual. Precauções Padrão; manter pacientes HbSAg (-) em salas separadas com máquinas exclusivas.
· c)Deve-se fazer sorologia em pacientes e funcionários para HbSAg e Anti HbS ao entrarem na clínica, e todos os susceptíveis devem receber vacinas para Hepatite B; os não respondedores devem realizar sorologia rotineira: HbSAg mensal Anti-HbS semestral. Precauções Padrão; manter pacientes HbSAg (+) em salas separadas com máquinas exclusivas.
· d)Deve-se fazer sorologia somente em pacientes para HbSAg e Anti HbS ao entrarem na clínica, e todos os susceptíveis devem receber vacinas para Hepatite A e B; os não respondedores devem realizar sorologia rotineira: HbSAg mensal Anti-HbS semestral. Precauções Padrão; manter pacientes HbSAg (+) salas conjuntas e com máquinas coletivas.
· e)Deve-se fazer sorologia em pacientes e funcionários para HbSAg e HPV ao entrarem na clínica, todos os susceptíveis devem receber vacinas para HPV; os respondedores devem realizar sorologia rotineira: HbSAg mensal Anti-HbS semestral. Precauções Padrão; manter pacientes HbSAg (+) em salas separadas com máquinas exclusivas.