Buscar

Evolução dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Prévia do material em texto

Anteriormente o tratamento com pessoas portadoras de alguma deficiência era muitas vezes com dignidade humana e a igualdade “O entendimento e o tratamento em relação à deficiência se deram de diferentes maneiras em civilizações antigas. Podemos tomar como exemplo três das mais importantes sociedades antigas da humanidade: a egípcia, a grega e a romana.”(CORRENT, Nikolas.2016)
As importantes sociedades antigas, tinha umas questões em comum , uma demonstrava certa preocupação com pessoas que possuíam certos impedimentos e tentavam integrá-las socialmente , a outra , intolerante com qualquer tipo de característica física que não se enquadrava aos padrões gregos e pra finalizar , determinava o sacrifício de bebês que nasciam com má formação física.
“A mudança de concepção nas sociedades europeias em relação à deficiência ocorreu principalmente com o surgimento do Cristianismo.”(  FRANÇA, Tiago , 08 de julho de 2021.)
Com o fortalecimento do Cristianismo a sociedade entendeu a importância da inclusão, sendo assim os portadores de deficiência foram encontrando seu espaço na sociedade. 
“Todo esse contexto gerou um impacto na sociedade, que passou a buscar soluções e alternativas para incluir as PcD’s de maneira plena na sociedade. Com isso, foi na década de 1970 que a discussão relacionada aos direitos das PcD realmente ganhou relevância, quando começaram a surgir as primeiras declarações da história dos direitos das pessoas com deficiência.”( PACHECO, Kátia; ALVES, Vera.2007)
Isso mostrou que eles necessitaram demonstrar que eram capazes de desenvolver a mesma atividade buscando soluções e alternativas. E o nome do primeiro documento que marca a primeira conquista  é a Declaração dos Direitos de Pessoas Com Deficiência Mental . Esse documento englobava, mecanismos e o desenvolvimento social e econômico dessas pessoas. 
“Na década de 1990, por exemplo, países como os Estados Unidos e o Reino Unido elaboraram leis como a Americans with Disability Act e o Disability Discrimination Act para combater a discriminação contra pessoas com deficiência e garantir seus direitos fundamentais. “( SILVA, Aline Maira.2010)
 Como evoluiu os direitos das pessoas com deficiencia  , vindo a ter valores , dignidade humana e a igualdade.
 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
 CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISICA
 LEONARDO SANTOS DE JESUS
 COMPREENSÃO ACERCA DA DEFICIÊNCIA
 CONCEITO DE DEFICIÊNCIA
 
 SALVADOR 
 2022
 LEONARDO SANTOS DE JESUS 
 
	
 COMPREENSÃO ACERCA DA DEFICIÊNCIA
 CONCEITO DE DEFICIÊNCIA
TRABALHO APRESENTADO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ORIENTADOR : WILSON
 
 SALVADOR 
 2022
 RESUMO
Este trabalho busca mostrar os objetivos dos direitos das pessoas com deficiência ,E ajuda a compreender o porquê de muitas pessoas com deficiência ainda passarem por muitas dificuldades e desvantagens sociais. Durante um longo período, a discriminação e a exclusão dessas pessoas era algo não só aceito pela sociedade, como também construído nas diversas formas organizacionais e estruturais da sociedade. 
 REFERÊNCIA
CORRENT, Nikolas. Da Antiguidade à Contemporaneidade: A Deficiência e as suas Concepções. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, vol. 1, nº 89, 2016. Disponível em: <https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/nikolas_corrent_educacao_especial.pdf>. Acesso em: 07 de julho de 2021.
FRANÇA, Tiago. Modelo Social da Deficiência: uma ferramenta sociológica para a emancipação social. Revista Lutas Sociais, São Paulo, vol. 17, n. 31, p. 59-73, 2013. Disponível em: <https://www4.pucsp.br/neils/revista/vol%2031/tiago-henrique-franca.pdf.>. Acesso em: 08 de julho de 2021.
PACHECO, Kátia; ALVES, Vera. A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma. ACTA Fisiátrica – Revistas USP, vol. 14, nº 4, p. 242-248, 2007.

Mais conteúdos dessa disciplina