Buscar

Execução de Alvenaria de Vedação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alvenaria - EDI
Data: 07 / 09 / 2022.
Aluno (a): LUCAS DE CAMARGO FERNANDES
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 12 (doze) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Alvenaria de Vedação
1. Trace detalhadamente o roteiro de execução de um painel de alvenaria entre 2 pilares e sob uma viga.
R: Para a locação das paredes, certificamos as posições dos componentes estruturais (pilares e vigas), utilizamos um esquadro de 90° para marcação (aferição dos cantos), encontros das paredes e da primeira fiada. A superfície a receber a primeira fiada dever ser limpa e umedecida. Depois de, no mínimo, um dia de impermeabilização, então, as paredes serão erguidas.
Após assentamento da primeira fiada (destacamento), o assentamento das fiadas seguintes iniciam-se pelos cantos, sempre observando e obedecendo o prumo para alinhamento vertical, escantilhão para o alinhamento horizontal. (Utilizar sempre também o nível de mão ou nível de pedreiro).
Mesmo as marcações das fiadas estando niveladas, é de extrema importância conferir o nível a cada três ou quatro fiadas, proceder do mesmo modo com a verificação do prumo.
A cada três ou quatro fiadas garantir a amarração entre a alvenaria e a estrutura com ferros cabelos ou tela de amarração.
Os elementos de vedação devem ser assentados com as juntas desencontradas, isso garante maior resistência e estabilidade do painel de vedação, o assentamento deve ser interrompido antes do encontro com a viga, após o período de cura do assentamento da alvenaria, realiza-se o fechamento desse vão, o chamado encunhamento.
- Junta horizontal deve ser definida entre 0,5 cm e 2,5 cm;
- Traço da argamassa 1:2:8 (cimento, cal e areia);
- A partir de 1,5m de parede erguida providenciar andaimes.
2. Explique as funções dos Agregados em Argamassas de Assentamento e comente a respeito destas Argamassas quando apresentam patologias de excesso de resistência.
R: A contribuição do cimento nas propriedades das argamassas está voltada sobretudo para a resistência mecânica e durabilidade. Além disso, pelo fato de ser constituí do por finas partículas, contribui na retenção da água de mistura.
Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura.
Caso apresentem patologias, fissuras, vesículas, empolamentos e descolamentos em placas, estas são algumas das patologias mais comuns em revestimentos argamassados, estas patologias podem ir além apenas de fatores estéticos.
3. Cite 3 observações importantes em um projeto Arquitetônico no que tange Execução de Alvenaria de Vedação.
R: Compatibilizar os projetos arquitetônicos com o estrutural e com os de instalações; Prever os pontos de passagem dos shafts para as tubulações; e apresentar os detalhes detalhes construtivos de forma clara e objetiva.
4. Disserte sucintamente a respeito do correto manejo de tijolos e blocos abordando a fabricação, transporte e acondicionamento em canteiro.
R: A fabricação deve atender a norma NBR 15270-1, é recomendável que para o transporte dos blocos até o local do uso os blocos sejam paletizados, podendo assim serem transportados com uma paleteira, os blocos devem ser empilhados até no máximo 1,80m de altura, e ser apoiado em superfície limpa, livre de umidade e plana, seja posicionado direto no solo ou cobre paletes. Quando estocado a céu aberto proteger com cobertura impermeável. 
5. Defina:
a. Encunhamento; É a ligação entre a última fiada do painel de vedação (alvenaria) e a estrutura, é o preenchimento deste espaço. Para este preenchimento pode ser utilizados, argamassas, tijolos maciços ou espuma de poliuretano.
b. Shafts: Também são chamados e conhecidos por duto ou mocheta, são aberturas nas paredes para dar acesso a tubulações hidrossanitárias e elétricas.
6. Defina os itens abaixo a comente a respeito de suas aplicações e controle.
a. Vergas e Contravergas; 
b. Esquadro; 
c. Encontro de Alvenaria com Elementos Estruturais; 
d. Planicidade de Painéis de Alvenaria.
R: Vergas e Contravergas; São elementos estruturais (concreto armado ferro de 8mm para vão de até 1,20m) executados acima dos vão dos caixilhos (vergas) e imediatamente abaixo dos vãos de janelas e vão abertos em alvenarias (contravergas), estas peças não devem ir além de 40,0cm de cada lado do vão.
Esquadro; Instrumento utilizado para medir, conferir e averiguar a verticalidade de alguns elementos na obra (paredes, locação de terreno), tem formato em “L” com ângulo de 90°, confeccionada em metal, madeira ou plástico.
 Encontro de Alvenaria com Elementos Estruturais; O encontro da alvenaria e dos elementos estruturais é executado para evitar deslocamento, trincas e fissuras, citamos dois métodos mais recorrentes, um deles é utilizado a tela de amarração instalado a cada 3 ou 4 fiadas fixada a estrutura descansando na alvenaria em 40cm, trata-se de uma tela galvanizada, e o outro método conhecido como ferro cabelo, 50cm de ferro de bitola de 8mm soldados e/ou parafusados nos pilares a cada 3 ou 4 fiadas.
Planicidade de Painéis de Alvenaria: Juntamente com o prumo, posição, geometria e nivelamento, a planicidade é uma especificação utilizada de parâmetro quando avaliar a qualidade da execução do serviço. A norma NBR 8798 recomenda algumas tolerâncias dimensionais dentre outros critérios para se avaliar um serviço.
Alvenaria Estrutural
7. Elenque 3 ensaios de controle demandados em edificações em Alvenaria Estrutural e explique suas importâncias.
R: Ensaios de dimensionamento, absorção e ruptura em blocos cerâmicos e de concreto; Ensaio de dimensionamento e ruptura em prismas de concreto ou cerâmico de prismas ocos e cheios; e ensaio para determinação da resistência em graute. São importantes para quantificar e definir traços e materiais.
8. Comente a respeito das limitações em reformas arquitetônicas em edificações realizadas em Alvenaria Estrutural.
R: Impedimento em alterar a disposição das paredes estruturais, este tipo de alvenaria não admite improvisações.
9. Explique o motivo da Alvenaria Estrutural geralmente dispensar elementos estruturais convencionais, como pilares e vigas.
R: A carga é distribuída no solo através da parede.
10. Elenque 3 vantagens ao se optar pela execução de um empreendimento em Alvenaria Estrutural.
R: Economia no uso de madeira para formas, redução no uso de concreto e ferragens e menor número de equipes ou sub-contratados de trabalho.
11. Indique 3 acessórios utilizados em Alvenarias Estruturais. Aponte onde são aplicados e qual são suas funções (ex: blocos compensadores).
R: Bloco compensador utilizado para complementar vãos que não sejam múltiplos de módulos inteiros; Bloco de amarração, utilizado na amarração das paredes entre si,sem interferir na modulação; e Canaleta em “U” utilizado em cintas de amarração, verga e contravergas e topo de paredes internas.
 
12. Um edifício de Alvenaria Estrutural, no avanço de seus pavimentos, teve mitigação na resistência dos blocos estruturais, onde pavimentos mais altos exigiam estes blocos com Fbk inferior aos pavimentos mais baixos. Justifique o motivo.
R: Fbk é a resistência a compressão. Os andares mais baixos recebem toda o peso do prédio, é por isso que as estruturas de sustentação inferiores precisam ser maiores e mais resistentes do que as superiores, tanto as vigas como as lajes e as pilastras.
A gravidade e a resistência
A gravidade é a força de atração do núcleo da Terra, então tudo o que se equilibra sobre um corpo irá gerar força sobre esse corpo, logo o último andar só precisasuportar o próprio peso, o segundo precisa suportar o peso do último e dele, e o primeiro suporta o peso dos três andares.
Alvenaria - EDI
Alvenaria - EDI

Continue navegando