Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
EXAMES DIRETRIZ BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HAS 2020 
http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/pdf/Diretriz-HAS-2020.pdf 
GRUPO 1: 
Avaliação clínica, laboratorial e estratificação de risco
Avaliação clínica (ANAMNESE E EXAME FÍSICO)
ANAMNESE
A anamnese deve-se obter história clínica completa com perguntas sobre o tempo de diagnóstico, evolução e tratamento prévio. As informações sobre a história familiar são fundamentais para aumentar a certeza do diagnóstico de HAS primária. O paciente deve ser interrogado sobre Fatores de Risco (FR) específicos para DCV, comorbidades, aspectos socioeconômicos e estilo de vida, além do uso prévio e atual de medicamentos ou outras substâncias que possam interferir na medição da PA e/ou no tratamento da HAS. Da mesma forma, devem ser pesquisados indícios que sugiram uma causa secundária para a HAS.
Exame físico
A PA deve ser medida com técnica adequada. Dados antropométricos, como peso, altura (para cálculo do índice de massa corporal [IMC]), circunferência abdominal (CA) e frequência cardíaca (FC), devem ser registrados. Os valores de normalidade da CA e do IMC são aqueles recomendados pela International Diabetes Federation (IDF) de 2006, podendo variar de acordo com a origem étnica (18 a 24 kg/a²), (circunferência abdominal/ 88 cm para mulheres e 102 cm para homens: circunferência abdominal). A avaliação deve englobar palpação e ausculta do coração, carótidas e pulsos. 
Cintura abdominal = mulher < 88 cm e homem < 102 cm Cintura: C = no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca lateral.
A investigação laboratorial básica inicial (pelo menos 1x por ano) 
A avaliação laboratorial básica (Quadros 4.4 e 4.5) deve fazer parte da rotina inicial de todo paciente hipertenso.
Quadro 4.4 – Exames de rotina 
Análise de urina; Potássio plasmático; Creatinina plasmática; Glicemia de jejum Estimativa do ritmo de filtração glomerular; Colesterol total, HDLc e triglicerídeos plasmáticos; Ácido úrico plasmático; Eletrocardiograma convencional (DIRETRIZES DE HAS, página 35).
Quadro 9 – Rotina complementar mínima para pessoa com HAS (CARDENO DA ATENÇÃO BÁSICA) 
• Eletrocardiograma; • Dosagem de glicose; • Dosagem de colesterol total; • Dosagem de colesterol HDL; • Dosagem de triglicerídeos; • Cálculo do LDL = Colesterol total - HDL- colesterol - (Triglicerídeos/5); • Dosagem de creatinina; • Análise de caracteres físicos, elementos e sedimentos na urina (Urina tipo 1); • Dosagem de potássio; • Fundoscopia (Fonte: DAB/SAS/MS).
A avaliação complementar
Ecocardiograma; Radiografia de tórax; Microalbuminúria; Ultrassom de carótida; Teste ergométrico; Hemoglobina glicada; MAPA (Monitorização ambulatorial da pressão arterial de 24 horas): mede a pressão a cada 20 minutos durante 24 horas. 
A avaliação complementar tem como objetivo detectar lesões subclínicas ou clínicas em órgãos-alvo, no sentido de melhorar a estratificação de risco CV. Para a estratificação do risco CV global, deverão ser levados em conta os FR clássicos (Quadro 3), assim como novos FR que foram identificados, apesar de ainda não incorporados nos escores clínicos de estratificação de risco. Entre os novos FR destacam-se glicemia de jejum entre 100 mg/dL e 125 mg/dL, hemoglobina glicada (HbA1c) anormal, obesidade abdominal (síndrome metabólica), PP (PAS-PAD) > 65 mmHg em idosos, história de pré-eclâmpsia e história familiar de HA. 
Quadro 3 – Fatores de risco cardiovascular adicionais 
Idade (homem > 55 e mulheres > 65 anos); Tabagismo; Dislipidemias: triglicérides > 150 mg/dl; LDL-C > 100 mg/dl; HDL-C < 40 mg/dl; Diabetes Mellitus; História familiar prematura de DCV: homens < 55 anos e mulheres < 65 anos
Grupo 2: 
MAPA
MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DE PRESSÃO ARTERIAL
PARA QUE SERVE: A MAPA é o método que permite o registro indireto e intermitente da Pressão Arterial durante 24 horas, ou seja, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais na vigília e durante o sono. A MAPA deve fazer parte do fluxograma para diagnóstico da hipertensão arterial.
INDICAÇÕES: Hipertensão de consultório; Hipertensão episódica;Avaliação do efeito terapêutico anti-hipertensivo quando houver dúvidas do controle da PA em 24h;Sintomas sugestivos de hipotensão;Episódios de síncope;Pesquisa clínica.
CONTRA INDICAÇÃO: Braços que não permitam ajuste adequado do manguito; Valores muito elevados da PA sistólica; Situações clinicas associadas a distúrbios de movimento (parkinsonismo por exemplo); Pulsos muito irregulares, decorrentes de arritmias cardíacas ;Ansiedade do paciente que não consegue permanecer monitorizado por 24 horas.
COMO FUNCIONA O APARELHO: Compressor portátil que insufla ar no manguito nos períodos pré-programados para verificação da pressão arterial (Pode ser mudado o tempo conforme o protocolo estabelecido, o nosso é de 20 em 20 minutos, em vigília e sono); Funciona com 2 pilhas recarregáveis.
PREPARO E ORIENTAÇÕES: Realizar MAPA em dia representativo das atividades habituais;Vestir roupas confortáveis e se houver mangas que sejam largas para não limitar o movimento dos braços, mulheres evitem uso de vestidos;Seguir orientações do médico titular sobre medicações de uso crônico;Trazer lista de medicamentos em uso cm doses e horários da prescrição;Tomar banho antes do exame, pois não será permitido fazê-lo durante o procedimento;Informar que o monitor será fixado na cintura por meio de cinto; Medir circunferência do braço e selecionar manguito com largura e comprimento adequados;Instalar sempre no braço esquerdo, mesmo que o paciente seja destro (exceções: mastectomia, amputação de membro);Certificar-se que o paciente compreendeu claramente todas as orientações;Fazer medida teste antes de liberar paciente;Orientar que durante as medições paciente não deve movimentar o braço com manguito; Não realizar exercícios físicos com aparelho de MAPA, pois na maioria das vezes há erros nas medições; Avisar que caso ocorra erro na medida feita, o aparelho medirá novamente em 3 min. Para que não perca o tempo daquela medição.
VALORES DE REFERÊNCIA: É considerada anormal a média de PA das 24 horas acima de 130/85 para vigília e 110/70 mmHg durante o sono.
Grupo 3:
TESTE ERGOMÉTRICO 
O QUE É TESTE ERGOMÉTRICO:é um procedimento onde o paciente é submetido a um esforço físico programado e individualizado com a finalidade de avaliar as resposta clínica, hemodinâmica , autonômica, eletrocardiográfica ao exercício.
PARA O QUE SERVE: Possibilita detectar isquemia miocárdica, reconhecer arritmias cardíacas e distúrbios hemodinâmicos induzido pelo esforço, diagnosticar e estabelecer prognósticos de determinadas doenças cardiovascular.
 PREPARO PARA O EXAME: Verificar se o paciente está alimentado (jejum < ou = 05 horas);Encaminhar o paciente ao vestiário e orientar:Trocar de roupa.
Contraindicações absolutas para o teste ergométrico: Infarto agudo do miocárdio recente; Angina instável (48 a 72 horas sem estabilizar);Arritmia complexa não controlada; -Estenose aórtica grave sintomática; Insuficiência cardíaca descompensada.
MONITORIZAÇÃO DO TESTE ERGOMÉTRICO: 
QUAL A IMPORTÂNCIA DA MONITORIZAÇÃO E DO PREPARO CORRETO DA PELE?
A preparação da pele é um dos fatores mais importantes para reduzir a resistência;(ARTEFATO); Remover as células mortas para reduzir a resistência ; Faça uma leve abrasão, cuidando para não machucar a pele. 
Grupo 4:
Ecocardiograma
Ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som. Nosso corpo tem diferentes tecidos e com isso diferentes graus de refração de ondas sonoras. Quando o aparelho de ultrassonografia emite o som de alta frequência (acima de 20.000 ciclos por segundo), muito além, portanto, da capacidade humana de audição, ele capta o retorno dos ecos e transforma em imagem preto e branco para o médico analisar.Um transdutor deslizado sobre o peito do paciente direciona essas ondas para estruturas do coração do paciente e capta o eco delas, transformando-o em imagens e fluxos coloridos do sangue que passa por ele.Assim, a ecocardiografia pode fornecer
Página12