Buscar

Atividade de Pesquisa - Higiene Ocupacional.feito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Pesquisa: Higiene Ocupacional
HIGIENE OCUPACIONAL
Aluno (a): 
Data: / /
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Atividade contém 6 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
Henrique Queiroz de Souza
Obsevação: A atividade deverá apresentar o desenvolvimento das questões!
1) Elabore um quadro comparativo entre Epidemiologia e Epidemiologia Ocupacional abordando sua definição, principal característica e objetivo.
A  Epidemiologia ocupacional é de extrema importância para a segurança do trabalho. Conheça o que é realmente cobrado, com uma abordagem objetiva.
A epidemiologia é uma ciência que se destina ao estudo das distribuições e dos determinantes das doenças que afetam uma determinada população, sugerindo medidas específicas de prevenção, de controle ou de erradicação dessas doenças.
2) Resumidamente descreva qual a importância da toxicologia para o mundo atual.
A toxicologia analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiente, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo. O seu objetivo principal é evitar que efeitos nocivos das sustâncias que utilizamos possam afetar a nossa saúde ou o meio ambiente
3) Descreva a importância de aplicar o conteúdo abordado para o profissional Técnico de Segurança do Trabalho, no que se refere à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, quando da exposição em ambiente laboral aos agentes biológicos.
O reconhecimento dos riscos ambientais é uma etapa fundamental do processo que servirá de base para decisões quanto as ações de prevenção eliminação ou controle desses riscos. Reconhecer o risco significa identificar no ambiente de trabalho fatores ou situações com potencial de dano a saúde.
4) Quais os efeitos nocivos do Ruído, Vibração e do Calor no corpo humano? 
Pesquisas revelaram sérios efeitos dos agentes físicos no homem, tal como: aceleração da pulsação, aumento da pressão sanguínea, sobrecarga do coração, tensões musculares, secreções anormais de hormônios, nervosismo, fadiga mental, prejuízo no desempenho no trabalho, irritabilidade, dificuldades mentais e emocionais.
5) Defina monitoramento ambiental. 
A ferramenta consiste em coletar informações continuamente com a finalidade de acompanhar as alterações ambientais, sejam consequentes da interfêrencia humana ou de mudanças naturais. Através desta análise, é possível identificar as necessidades de medidas de manutenção ou de recuperação ambiental.
6) Faça um resumo sobre o desenvolvimento da Higiene Ocupacional no Brasil.
Especialmente no Brasil, os primeiros registros sobre Higiene Ocupacional são datados do início do século XX por Oswaldo Cruz que realizou estudos e trabalhos voltados às epidemias de “doenças infecciosas relacionadas ao trabalho”, tais como a malária e a ancilostomose, que incapacitaram e mataram milhares de trabalhadores na construção de ferrovias e a febre amarela nos portos. Em 1910, ele dirigiu pessoalmente as frentes de trabalho na ferrovia Madeira-Mamoré.

Outros materiais