Buscar

HISTÓRIA , POLÍTICA E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA POLÍCA E SOCIEDADE
QUESTÃO 1
A origem da palavra trabalho já indica o menosprezo pela atividade manual. A palavra labor, por exemplo, origina-se do latim laboris e significa dor ou fadiga na realização de uma tarefa. Já o verbo trabalhar vem da palavra tripaliare "torturar", que por sua vez vem de tripalium, significando um instrumento de tortura. 
Assinale a alternativa que explique corretamente porque tanto a Igreja católica quanto os nobres desprezavam o trabalho, pois:
d ) 
Representava a punição recebida pelo homem por causa do pecado original.
QUESTÃO 2
O anarquismo quer dizer: 
b ) 
sociedade na qual não haveria Estado ou autoridade, em que todos poderiam se autogovernarem.
QUESTÃO 3
Muitos críticos dizem que a globalização é uma nova forma de exploração colonial, isso porque consideram que: 
e ) 
A globalização é benéfica aos países desenvolvidos, que compram matérias-primas dos países pobres; enquanto estes compram produtos manufaturados, mais caros, dos países desenvolvidos 
QUESTÃO 4
Os movimentos nacionalistas afirmavam que a nação está acima dos reis e dos déspotas, pois ela é o resultado de forças históricas que têm como base o próprio povo. Apesar disso, o nacionalismo logo se tornou uma forma de exclusão, porque: 
d ) 
os nacionalistas passaram a não aceitar mais "estrangeiros" nos seus países.
QUESTÃO 5
Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1533) foram membros da Igreja católica que se rebelaram contra a instituição. 
Assinale a alternativa correta a respeito do posicionamento desses estudiosos:
d ) 
A fé, para Lutero, era imprescindível para a salvação do homem. Já Calvino acreditava na predestinação da alma e defendia que o fiel seria avisado por Deus se seria salvo ou não.
QUESTÃO 6
Há pouco tempo, os historiadores não prestavam muita atenção nas "banalidades" da vida, analisando somente acontecimentos que consideravam de maior envergadura: revoluções, guerras, grandes acontecimentos etc. Muitas vezes, prendiam-se a uma lei proclamada por um presidente, dando-lhe maior importância do que aos atos comuns. No entanto, recentemente, os historiadores passaram a prestar mais atenção aos atos banais, porque: 
a ) 
Dizem muito mais a respeito da sociedade do que atos do governo.
QUESTÃO 7
Podemos chamar de maquinários do conforto um conjunto de técnicas, tecnologia, serviços e produtos que visam: 
a ) 
facilitar a existência e criar a domesticidade.
QUESTÃO 8
O fim da representação figurativa, no século XX, teve vários significados. Um deles foi: 
b ) 
A noção de que o artista vê o real do seu ponto de vista e de como ele o sente, logo, a arte se torna cada vez mais intimista.
QUESTÃO 9
Não podemos saber exatamente como funcionavam as sociedades de outras épocas. Não é possível ao historiador conhecer e explicar tudo, afinal, ele é um ser que vive na sua sociedade, no seu tempo. Contudo, é ele quem busca as respostas às perguntas que queremos saber. Explique por que, para o teórico Benedetto Croce, só existe história contemporânea: 
e ) 
As questões feitas ao passado são instigadas por questões do presente e são originárias dos questionamentos da atualidade, portanto o passado é construído a partir do olhar do presente 
QUESTÃO 10
O historiador deve estar atento às práticas sociais. Elas não são as mesmas diante de fatos que são aparentemente iguais. E isso se dá em relação ao corpo, à beleza, ao conforto, à riqueza, ao poder, à sexualidade - enfim, tudo aquilo que envolve o ser humano e sua interação com o mundo. 
Devemos reconhecer que o tipo de conhecimento que a história mobiliza não é o mesmo das outras ciências. Ele deve recorrer a elementos explicativos que vamos encontrar na literatura e na antropologia. O estatuto de ciência não garante à história um estatuto de legitimidade ou saber factual do que realmente aconteceu. 
Assinale a alternativa que explica corretamente por que a história se utiliza tanto de procedimentos científicos quanto de procedimentos literários: 
d ) 
Porque utiliza meios científicos, como os antropólogos, para se ter alguma compreensão do passado; e literários para narrar o que aconteceu.

Continue navegando