Buscar

Ciclos de Desenvolvimento de Sistemas, Metodologia Ágil e Scrum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. 
O princípio do manifesto ágil pode ser considerado como:
A. 
Mudanças nos requisitos do desenvolvimento são importantes, mesmo que venham tardiamente.
Um dos 12 principios do manifesto para o desenvolvimento ágil de software é: sempre que um sistema precisar de alguma mudança, esta deve ser aplicada, mesmo que seja identificada após o desenvolvimento de determinadas partes ou até mesmo da parte onde foi identificada a alteração. Outro principio é que a maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de softwares de valor. O Manifesto Ágil não trata sobre ambientes, liderança, arquiteturas, requisitos e designs.
2. 
Analise as afirmativas a seguir sobre os conceitos da metodologia SCRUM e assinale a alternativa correta.
I - Product Backlog: é o documento definido no início do projeto, que contém requisitos/características esperadas pelo cliente para o produto.
II - Sprint: é o tempo do ciclo de desenvolvimento do software.
III - Daily Scrum Meeting: é a reunião de acompanhamento das atividades realizadas e não realizadas no dia.
IV - Product Owner: é a reunião de alinhamento das funcionalidades que entrarão no sprint.
V) Sprint Planning:  é aquele que define os requisitos funcionais, as prioridades e as datas. Ainda, tem o domínio do negócio e aceita ou rejeita as entregas de cada item programado nos sprints.
C. 
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
O SCRUM é uma metodologia ágil para desenvolvimento e planejamento de projetos de sistemas. Nele, os projetos são divididos em ciclos, normalmente mensais, chamados de sprints.
Product Owner: é aquele que define os requisitos funcionais, as prioridades e as datas. Ainda, tem o domínio do negócio e aceita ou rejeita as entregas de cada item programado nos sprints. 
Sprint Planning: é a reunião de alinhamento das funcionalidades que entrarão no sprint.
3. 
A importância da utilização da tecnologia no agronegócio
Empresas de Tecnologia da Informação participam ativamente na construção de um maior poder de competitividade do agronegócio no mercado brasileiro. (...) De maneira geral, alguns setores utilizam-se das tecnologias da informação de forma mais intensiva. Destacam-se segmentos de mercado que possuem bom padrão de uso das tecnologias da informação, como é o caso da indústria, do comércio atacadista e principalmente do agronegócio. O setor varejista ainda é incipiente na utilização de ferramentas da tecnologia da informação. A busca de maior qualidade e segurança nas revendas de insumos agrícolas pode ser obtida com o apoio que as empresas de tecnologia da informação podem oferecer. Na grande maioria dos casos é um excelente momento para melhorar ou até mesmo criar os processos internos nos vários departamentos da empresa. Sejam no setor comercial e staff como controle de estoque, movimentações de compra e de venda de insumos, como também nas bases de apoio (logística, financeiro e fiscal). (...) Contar com soluções que integram estas características sem a necessidade de softwares paralelos cada vez mais se torna indispensável na diferenciação de sua empresa perante o mercado.
Para melhorar a produtividade de processos agro citados no texto acima, qual seria a sequência de passos de um ciclo de desenvolvimento de um software baseado nas etapas de Laudon e Laudon (2007)?
B. 
Compreender e definir o problema das revendas, analisar soluções alternativas seus prós e contras, avaliar a escolha da melhor solução e implantar.
Para se desenvolver um software, é preciso muito mais do que apenas linhas de código: é preciso uma metodologia de trabalho. Por isso, segundo Laudon e Laudon, a melhor metodologia de trabalho é, primeiramente, compreender e definir o problema, analisar soluções, suas vantagens e desvantagens, depois, avaliar a escolha da melhor solução e efetuar a implantação.
4. 
O uso de metodologias de desenvolvimento de sistemas tem como objetivo:
D. 
que o software seja desenvolvido conforme os requisitos de sistema, no prazo solicitado e com a qualidade desejada, a fim de entregar valor ao cliente.
Segundo o dicionário [WEBSTERS, 1998] metodologia é um conjunto de métodos, regras e postulados empregados por uma disciplina: um procedimento particular ou conjuntos de procedimentos. O objetivo do uso de uma metodologia é que o software seja desenvolvido conforme os requisitos de sistema, no prazo solicitado e com a qualidade desejada a fim de entregar valor ao cliente.
5. 
Histórias de usuário foram introduzidas como uma unidade de funcionalidade da Extreme Programming (XP), onde o progresso é apresentado pela entrega de código testado e integrado que implementa uma história do usuário. Sobre histórias dos usuários podemos afirmar que:
E. 
Uma história de usuário deve ser pequena suficiente para que os desenvolvedores possam construi-la em uma iteração.
Histórias de usuário são descrições sucintas e compreensíveis e de valor na perspectiva dos clientes, passível de testes pelos desenvolvedores e pequena suficiente para que os programadores possam produzi-la em uma interação, como na duração de um sprint. Ela está no nível de objetivo do usuário, onde ela é contada pela perspectiva do cliente e não do desenvolvedor. Para garantir a qualidade na criação de uma história de usuário foi desenvolvido o acrônimo INVEST, sendo: I é de independente (independent) onde ela não deve depender de outras histórias de usuários; N de negociável (negotiable), ou seja, um ponto de partida para discussões como acerca de melhorias; V de valuable para demonstrar o grande valor para o cliente; E de estimável (estimable) contendo informações suficientes para previsão de uma estimativa; S de Small - pequena - para caber na duração de um sprint; e T (testable) testável, para ser disponibilizada no backlog. Quanto mais explicativa for melhor, pois os desenvolvedores poderão entender melhor os requisitos e construir os softwares mais facilmente e com qualidade.

Continue navegando