Buscar

Higiene e segurança do trabalho

Prévia do material em texto

Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho
Curso: Engenharia Civil
Nome do aluno: Marcela Pereira Costa
Atividade de Fixação
1- Conforme Norma Regulamentadora nº 3 (NR 3) do MTE, durante a paralisação decorrente
da imposição de interdição ou embargo da empresa, os empregados devem:
a) ser dispensados sem ônus para a empresa.
b) ser transferidos para outros setores e atividades, bem como ser revisto e alterado para a função os rendimentos mensais.
c) ser demitidos até a dissolução da interdição ou embargo.
d) receber os salários como se estivessem em efetivo exercício.
e) ser encaminhado para readaptação em outra função.
2- Diante da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao
trabalhador, será aplicado o embargo total ou parcial quando se tratar de:
a) Obra
b) Setor
c) Estabelecimento
d) Máquina
e) Equipamento
3- Durante fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego na obra de um novo departamento nas dependências de determinada empresa, constataram-se irregularidades no uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e nas instalações de equipamentos e máquinas, que se encontravam em iminente risco de acidentes.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
No caso de haver paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, os empregados da empresa deverão receber seus salários integralmente.
a) Certo
b) Errado
4- Define a Norma Regulamentadora que trata do embargo ou interdição:
b) Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.
c) Interdição implica paralisação total quando se tratar de estabelecimento e setor de serviço, e parcial quando se tratar de máquina ou equipamento.
d) Durante a vigência da interdição ou do embargo, não podem ser desenvolvidas atividades
necessárias à correção da situação de grave e iminente risco, ainda que adotadas medidas de proteção adequadas dos trabalhadores envolvidos.
e) Os empregados receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício até o segundo mês de paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo.
f) O embargo implica a paralisação parcial, enquanto a interdição implica a paralisação total da obra.
5- Durante fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego na obra de um novo departamento nas dependências de determinada empresa, constataram-se irregularidades no uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e nas instalações de equipamentos e máquinas, que se encontravam em iminente risco de acidentes.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Se for constatado que a máquina de solda elétrica encontra-se em situação de grave e iminente risco, os agentes poderão embargá-la.
a) Certo
b) Errado
6- Em decorrência de decisão sobre embargo ou interdição preferida pelo Delegado Regional do Trabalho, poderão os interessados recorrer, no prazo de 15 dias, para o órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, ao qual será facultado dar efeito suspensivo ao recurso.
a) Certo
b) Errado
7- Em conformidade com a NR-3, embargo ou interdição – no âmbito da segurança e medicina do trabalho – implicam a paralisação de atividades em determinada empresa e podem ser requeridos:
a) Pelo SESMT
b) Pela CIPA
c) Por entidade sindical
d) N.d.a

Continue navegando