Buscar

Contabilidade Gerencial e Controladoria - Questionários - Atividade Objetiva 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contabilidade Gerencial e Controladoria - Questionários - Atividade Objetiva 4 – 100% ACERTO
Pergunta 1
Leia o texto a seguir:
As organizações que se mantêm focadas em sua estratégia e plano orçamentário sabem exatamente onde desejam gastar seus recursos.
Esse plano orçamentário intencional as ajuda a evitar que gastem dinheiro em áreas que não se alinham com a visão (o que estamos tentando fazer) e a missão (por que estamos fazendo isso). O orçamento retrata os recursos financeiros para atingir as metas por áreas e as metas organizacionais. Por exemplo, se a organização ultrapassou o tamanho das instalações e há um objetivo de aumentar o espaço físico, deve haver dinheiro orçado para expandir ou mover as operações do negócio para outro local. Cada organização, seja com ou sem fins lucrativos, deve ter uma margem de lucro almejada. As margens de lucro quando realizadas permitem retornos para o proprietário da empresa ou investidores. Organizações sem fins lucrativos usam suas margens de lucro para reinvestir nas instalações e no desenvolvimento da organização. Os lucros são importantes para todas as organizações e as margens de lucro saudáveis são um forte indicador da força de uma organização. Um orçamento é um conceito microeconômico que mostra a troca feita quando um bem é trocado por outro. Em termos de resultados financeiros – ou o resultado final dessa troca –, um orçamento excedente significa que os lucros são esperados; um orçamento equilibrado significa que as receitas devem ser iguais às despesas e um orçamento deficitário significa que as despesas excederão as receitas. Os orçamentos são parte integrante da gestão eficiente e eficaz de qualquer negócio uma vez que traduzem em termos monetários todas as estratégias previstas no plano estratégico organizacional.
De acordo com o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O Plano Estratégico diz como a organização planeja cumprir sua missão. Neste planejamento são incluídas todas as estratégias que a organização acredita serem necessárias para além de cumprir com sua missão, garantir sua continuidade.
PORQUE
II. Ter um plano estratégico por escrito e já aprovado é requerido para a elaboração do plano orçamentário. Para implementar o plano estratégico com seus objetivos e metas é preciso elaborar o orçamento, e isso garante que os recursos organizacionais sejam usados para apoiar a estratégia e o desenvolvimento da organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. (CORRETA)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
Pergunta 2
Leia o texto a seguir:
Em todas as organizações, espera-se que os gestores de áreas tenham sólidos conhecimentos de finanças e contabilidade. Em parte de suas atividades, estes gestores usam grandes volumes de informações produzidas por sistemas de contabilidade, uma vez que os dados e informações estão espalhados em todas as áreas da organização, para tomar decisões de negócios todos os dias. Ao examinar as informações contábeis amplamente utilizadas nas três principais funções gerenciais de planejamento, tomada de decisão e controle, os gestores identificam que a partir delas há mecanismos de utilização destas informações para a formação do preço de venda. Neste sentido, os custos incorridos em cada operação, atividade e ou tarefa é também um elemento essencial para identificar os resultados e como eles são calculados.
Qual é a alternativa correta que identifica os diversos gastos que estão espalhados por todas as funções, dentro dos diversos departamentos da empresa?
Os diversos gastos são com investimentos em maquinários para a produção.
Os diversos gastos são com despesas e investimentos.
Os diversos gastos são com custos e investimentos.
Os diversos gastos são com folha de pagamento e tributos.
Os diversos gastos são com investimentos, custos e despesas. (CORRETA)
 
Pergunta 3
Leia o texto a seguir:
Sabe-se que sem informações reais sobre custos, uma empresa opera no escuro. Os conceitos e métodos de custo se aplicam a todos os negócios, independente do segmento (serviços, comércio e indústria) e do tamanho da empresa. Não existe uma definição de custo que sirva para todos e não existe um método mais correto e o melhor em todas as circunstâncias para medir custos. Cada empresa deve analisar qual é o melhor método de custeio para o seu negócio. O controle de custos adequado resultará em uma empresa mais forte e eficiente em seus objetivos e missão. Com o tempo, isso permite os gestores e administradores fazerem a gestão do negócio com mais assertividade e, por consequência, obter o máximo retorno através de excelentes desempenhos. Desta forma, mesmo que não seja possível calcular os custos reais de cada produto, mercadoria para revenda ou serviço é essencial apurar com a maior aproximação possível da realidade, uma vez que eles contribuem significativamente para a formação do preço de venda; permite projetar o lucro; projetar a remuneração dos sócios e investidores; fazer comparações com produtos e concorrentes, entre diversas outras possibilidades.
Considerando a devida importância para a apuração dos custos, avalie as afirmativas a seguir:
I. Apurar os custos com precisão garante formar um preço de venda que atenda as expectativas de lucratividade.
II. Apurar os custos com precisão garante projetar o lucro e a remuneração dos sócios e investidores.
III. Apurar os custos com precisão garante os resultados positivos de todas as áreas/departamentos e da organização.
IV. Apurar os custos com precisão é a única forma de os gestores de áreas tomarem suas decisões.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II e III.
I e III.
II e IV.
I e II. (CORRETA)
I, II e IV.
 
Pergunta 4
Leia o texto a seguir:
Na análise de orçamento e ponto de equilíbrio, a margem de segurança é a lacuna entre a produção estimada de vendas e o nível pelo qual as vendas de uma empresa podem diminuir antes que ela se torne não lucrativa. Isso sinaliza para a administração o risco de perda que pode ocorrer à medida que o negócio está sujeito a mudanças nas vendas, especialmente quando uma quantidade significativa de vendas corre o risco de declínio ou não lucratividade. Uma baixa porcentagem de margem de segurança pode fazer com que uma empresa corte despesas, enquanto uma alta dispersão de margem garante à empresa proteção da variabilidade das vendas. Uma margem de segurança alta é preferível, pois indica um desempenho de negócios sólido com um amplo amortecedor para absorver a volatilidade das vendas. Por outro lado, uma baixa margem de segurança indica uma posição não tão boa e deve ser melhorada aumentando o preço de venda; aumentando o volume de vendas; melhorando a margem de contribuição via redução do custo variável; ou adotando um mix de produtos mais rentável. Para os investidores, a margem de segurança serve como uma proteção contra erros de cálculo. Como o valor justo é difícil de prever com precisão, as margens de segurança protegem os investidores de decisões erradas e impactos por desacelerações do mercado. Agora, observe os dados abaixo:
Considerando o contexto apresentado e os dados acima, assinale a opção correta.
A margem para 6 unidades é equivalente a 54.000,00 deduzindo ainda os custos variáveis.
A margem para 6 unidades é equivalente a 81.000,00 deduzindo ainda os custos variáveis.
A margem para 6 unidades é equivalente a 54.000,00. (CORRETA)
A margem para 6 unidades equivale a 45% do ponto de equilíbrio de 14 unidades identificadas.
A margem para 6 unidades é de 81.000,00.
 
Pergunta 5
Leia o texto a seguir:
Custo fixo versus custo variável é a diferença na categorização dos custos como estáticos ou flutuantes quando há uma mudançana atividade e no volume produzido. O custo fixo inclui gastos que permanecem constantes por um período de tempo, independentemente do nível de produção, como aluguel, depreciação, seguros, enquanto os custos variáveis são gastos que mudam direta e proporcionalmente às mudanças no nível ou volume da atividade empresarial, como matéria-prima, entre outros. Qualquer empresa tem certos custos fixos, independentemente de haver ou não qualquer atividade comercial (produção, mercadoria para revenda e serviços). Como eles permanecem iguais ao longo do ano comercial, os custos fixos são mais fáceis de orçar. Eles também são menos controláveis do que os custos variáveis porque não estão relacionados a operações ou volume. As empresas também classificam os custos como custos do produto e custos do período. Por exemplo, em uma fábrica, os custos do produto são os custos incorridos na fabricação dos produtos. Esses custos incluem os custos de materiais diretos, mão de obra direta e despesas gerais de fabricação. As despesas do período estão intimamente relacionadas a períodos de tempo, e não a unidades de produtos. Por esse motivo, as despesas das empresas (deduzem das receitas) os custos do período no período em que são incorridas. Uma despesa refere-se a reduções nos benefícios econômicos. Como uma despesa é sempre registrada na demonstração do resultado, é um gasto que já foi consumido e, portanto, não tem valor futuro para o negócio.
Considerando o contexto acima, avalie as afirmações a seguir:
I. As despesas são essenciais dentro das empresas para a geração de receitas. Elas podem ser agrupadas como fixas e variáveis.
II. Os custos fixos são contraídos dentro dos processos organizacionais através de políticas de gestão e não sofrem impactos para mais ou para menos com o volume de produção.
III. Os custos variáveis estão associados diretamente à atividade empresarial. Eles se baseiam no desempenho dos negócios e no volume que os negócios geram.
IV. As despesas variáveis são gastos que variam de acordo com a quantidade produzida e como exemplo temos a matéria-prima.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e III.
I e IV.
I, II e IV.
I e II.
I, II e III. (CORRETA)

Continue navegando