Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
26 pág.
Questoes Saude e Educação

Pré-visualização | Página 1 de 5

A Idade Contemporânea é marcada pela transição da Determinação Social à Multicausalidade. Sobre este período, é INCORRETO afirmar:
a.
Há o entendimento de que para cada doença há um agente etiológico que deve ser identificado e combatido por meio de vacinas e produtos químicos.
b.
As descobertas bacteriológicas da metade do século XIX sufocam as concepções sociais e reforçam a formulação causal.
c.
Teremos o desenvolvimento das ciências sociais e até de uma teoria social da medicina, que preconiza que são nas condições de vida e trabalho do homem que as causas das doenças devem ser buscadas.
d.
Há uma mudança de paradigma e os fatores externos que até então vinham sendo responsabilizados pela produção das doenças têm seu papel minimizado, sua ação só se traduzirá em doença onde e quando o contexto social permitir que tal fato ocorra.
e.
Os princípios marxistas vigentes nesse momento histórico defendem a ideia da dissociação entre as condições de trabalho das populações e o aparecimento de doenças.
Feedback
A resposta correta é: Os princípios marxistas vigentes nesse momento histórico defendem a ideia da dissociação entre as condições de trabalho das populações e o aparecimento de doenças.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Com relação ao contexto social e às percepções sobre a saúde/doença na Idade Média, é INCORRETO afirmar:
a.
Neste período, segundo os pagãos, as doenças eram devidas à “possessão do diabo” ou como consequência de feitiçarias.
b.
A Igreja era muito forte e o pensamento religioso era monopolizado pela igreja católica, que era a ideologia dominante e assumia o papel de “tratar dos corpos e das almas”, uma vez que era “una, culta e generosa”.
c.
O cristianismo prometia a redenção e a cura e, dessa forma, ocorrem grandes avanços na assistência à saúde.
d.
Este período histórico é marcado pela existência de duas classes sociais bastante marcadas: proprietários/senhores e servos.
e.
Neste período, para os cristãos, as doenças eram sinais de purificação e de expiação dos pecados.
Feedback
A resposta correta é: O cristianismo prometia a redenção e a cura e, dessa forma, ocorrem grandes avanços na assistência à saúde.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Hipócrates é considerado o pai da medicina científica e sobre suas teorias é INCORRETO afirmar:
a.
Seus pressupostos dão ênfase aos “humores do corpo” e nessa perspectiva o estado de saúde seria caracterizado pela existência da harmonia do homem com a natureza.
b.
O diagnóstico seguia o roteiro da exploração sensorial, comunicação oral e do raciocínio, ou seja, uma abordagem ampla sobre o ser humano.
c.
Seus pressupostos valorizavam mais o prognóstico, em que as doenças eram vistas dentro do quadro de cada indivíduo, assim temos a terapêutica que era apoiada nas reações defensivas naturais.
d.
Seus pressupostos preconizam que doenças diferentes podem ter causas e sintomas iguais, assim temos a terapêutica intervencionista localizada nos exames diretos nos doentes.
e.
Atualmente as teorias de Hipócrates são consideradas retrógradas e ultrapassadas.
Feedback
A resposta correta é: Atualmente as teorias de Hipócrates são consideradas retrógradas e ultrapassadas.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Na Idade Moderna, temos vários avanços nas discussões sobre o conceito de saúde. Sobre este período é INCORRETO afirmar:
a.
É um período caracterizado pela intensa presença do dogmatismo religioso-filosófico.
b.
Com o declínio do feudalismo temos o período de nascimento do capitalismo, que propicia intensas mudanças sociais e grandes avanços na ciência caracterizando o período histórico que chamamos de RENASCIMENTO.
c.
Há o desenvolvimento de várias teorias para explicar as doenças pestilenciais: dependentes da susceptibilidade do corpo e de ordem atmosférica, sempre com o foco nas causas das doenças.
d.
Neste momento, há uma grande intensidade de manifestações artísticas, filosóficas e científicas.
e.
O espírito crítico do homem leva-o a desenvolver a ciência experimental, a fim de obter explicações racionais para os fenômenos da natureza.
Feedback
A resposta correta é: É um período caracterizado pela intensa presença do dogmatismo religioso-filosófico.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a definição da Organização Mundial de Saúde para o conceito de saúde como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”, é CORRETO afirmar:
a.
Com essa definição temos a redução da discussão sobre saúde e doença, uma vez que o fato de não estar doente já significa estar saudável.
b.
A saúde é vista dentro da situação econômico-político-social da vida dos homens, onde cada um deve ter acesso à renda para pagar os serviços de saúde.
c.
Delimita a visão integral sobre a saúde, abarcando a amplitude da vida dos sujeitos.
d.
Há aqui o entendimento da saúde como um direito individual, inerente à condição de ser humano, que deve ser assegurado a todos por sua própria família.
e.
A saúde é assim apresentada como um valor individual, um bem de cada um e cada indivíduo deve se esforçar para manter a sua saúde.
Feedback
A resposta correta é: Delimita a visão integral sobre a saúde, abarcando a amplitude da vida dos sujeitos.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a teoria miasmática, é CORRETO afirmar:
a.
Atualmente é considerada uma teoria obsoleta.
b.
Para o período histórico significou um avanço, pois ampliou as perspectivas de estudo da época.
c.
Todas as alternativas estão corretas.
d.
Explica que condições sanitárias ruins criavam um estado atmosférico local, que vinha a causar as doenças infecciosas e os surtos epidêmicos.
e.
As doenças teriam origem nos miasmas: o conjunto de odores fétidos provenientes de matéria orgânica em putrefação nos solos e lençóis freáticos contaminados.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Sobre alguns aspectos da história do conceito de saúde/doença na Antiguidade, é INCORRETO afirmar:
a.
Com o cristianismo há a introdução da ideia de que há um “mau espírito” que domina a alma e o corpo do doente, cujo agente é o demônio, o que propicia o surgimento das práticas de exorcismos.
b.
Com o advento do Cristianismo surgem novas formas de pensar as causas das doenças, sendo que a mais difundida é a consideração do “pecado” como responsável pelos males físicos, como “castigos justos” e vindos de Deus.
c.
A “teoria da complexidade das causas externas” propiciou o surgimento dos hospitais, que é uma instituição fundamental para a organização social até os dias atuais.
d.
Entre os chineses e hindus se fortalecia a explicação para o adoecimento com base nos elementos mágico-religiosos.
e.
Entre os chineses e hindus a doença era vista como consequência de um desequilíbrio entre os elementos que compõem o organismo humano, denominados nessa época de “humores”.
Feedback
A resposta correta é: Entre os chineses e hindus se fortalecia a explicação para o adoecimento com base nos elementos mágico-religiosos.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as explicações dadas ao longo do tempo para os processos de saúde/doença, é INCORRETO afirmar:
a.
As explicações sobre os processos de saúde/doença mudam ao longo do tempo, de acordo com as condições concretas de vida, bem como a cultura.
b.
No período em que os seres humanos eram nômades havia um entendimento de integralidade e racionalidade sobre o processo saúde/doença.
c.
Já houve momentos em que as doenças foram explicadas como decorrentes de causas externas, sem que o organismo tivesse qualquer participação no processo.
d.
Quando os seres humanos eram nômades e viviam em um contexto social pouco desenvolvido, o processo de saúde/doença era explicado do ponto de vista do pensamento mágico, religioso e sobrenatural.
e.
Página12345