Buscar

ANATOMIA QUESTIONÁRIO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA
QUESTIONÁRIO I
Pergunta 1
“A Lição de Anatomia do  Dr.  Tulp” (neerlandês: De Anatomischer les van Dr. Nicolaes Tulp) é uma pintura a óleo sobre tela de  Rembrandt, pintada em 1632. O morto retratado era Adriaen Adriaansz, conhecido como o “Garoto”, um deficiente mental, com grave dismorfismo corporal, correspondendo quase a um anão, que após roubar várias vezes, foi enforcado. Personagens ilustres assistiram à dissecação do cadáver de Adriaen, como o anatomista amador e filósofo René Descartes e o médico inglês Thomas Brown. Reconhecendo que os artistas pós-renascentistas já não recorriam às dissecações, embora reconhecessem a importância de tais conhecimentos é valido enfatizar que esta aula com sete alunos anatomistas é de demonstração, não ocorrendo uma dissecação anatômica e que esta tela contém dois erros anatômicos. Assim, baseado nas informações contidas no texto e nas imagens, quais são os erros anatômicos encontrados? 
	a.O comprimento do membro superior esquerdo é bem maior que o direito e os músculos flexores superficiais do antebraço estão nascendo erradamente do epicôndilo lateral, ao invés do epicôndilo medial, o que sugere o desconhecimento de Rembrandt sobre anatomia.
	b.O comprimento do membro superior esquerdo é bem menor que o direito e os músculos flexores superficiais do antebraço estão nascendo erradamente do epicôndilo medial, ao invés do epicôndilo lateral, o que sugere o desconhecimento de Rembrandt sobre anatomia.
	c.O comprimento do membro superior esquerdo é bem menor que o direito e os músculos flexores superficiais do antebraço estão nascendo erradamente do epicôndilo lateral, ao invés do epicôndilo medial, o que sugere o desconhecimento de Rembrandt sobre anatomia.
	d.O comprimento do membro superior esquerdo é bem menor que o direito e os músculos extensores do antebraço estão nascendo erradamente do epicôndilo medial, ao invés do epicôndilo lateral, o que sugere o desconhecimento de Rembrandt sobre anatomia.
	e.O comprimento do membro superior esquerdo é bem maior que o direito e os músculos extensores do antebraço estão nascendo erradamente do epicôndilo lateral, ao invés do epicôndilo medial, o que sugere o desconhecimento de Rembrandt sobre anatomia.
Pergunta 2
Analisando as posições anatômicas de estruturas do membro superior, podemos afirmar que o cotovelo, em comparação com o punho, é:
	a. Medial.
	b. Posterior.
	c. Lateral.
	d. Proximal.
	e. Distal.
Pergunta 3
As figuras ilustram um indivíduo em posição anatômica e os planos de secção do corpo humano. Observe as figuras e leia as afirmativas a seguir. 
. O plano mediano divide o corpo humano em metades: direita e esquerda, sendo semelhantes. 
II. O plano coronal é um plano de corte que coincide com a sutura sagital. 
III. O plano transverso divide o corpo em partes: superior e inferior. 
IV. A raiz do membro superior é o ombro, enquanto que nos membros inferiores são os joelhos. 
V. Na posição anatômica, o indivíduo permanece em decúbito dorsal, a cabeça e o pescoço flexionados. 
  
Com base nas figuras e nas afirmativas, responda:
	a. I e II
	b. I e III
	c. I e V
	d. II e IV
	e. III e V
Pergunta 4
Considere as duas colunas: 
I. Falópio                      A. Deduziu que o espermatozoide era formado no cérebro. 
II. Herófilo                   B. Descreveu os ventrículos encefálicos. 
III. Alcméon                 C. Descreveu a tuba uterina, o hímen, a vagina e o clitóris. 
IV. Aristóteles              D. Visto como “açougueiro de homens”. 
V. Erasístrato               E. Concebeu a sede da inteligência no coração.   
A associação correta entre os elementos das duas colunas é:
	a. I - C; II – D; III – A; IV – E; V – B.
	b. I – C; II – D; III – E; IV – A; V – B.
	c. I – E; II – D; III – A; IV – C; V – B.
	d. I – D; II – C; III – B; IV – E; V – A.
	e. I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E.
Pergunta 5
Enfoques históricos, sociais e culturais possibilitaram a exaltação da anatomia humana como esfera de conhecimento organizado nos padrões constituídos pela ciência moderna. Assim, considere as afirmações: 
I Durante a Idade Média, a dissecação de cadáveres humanos ainda não era uma prática aceita devido ao apelo religioso de respeito ao corpo e a proteção à alma dos mortos. 
II. Galeno, com a sua rica publicação intitulada de “Humani Corporis Fabrica”, em 1543, em que seus conhecimentos serviram como base para os demais anatomistas que o sucederam, e o estudo do corpo humano por meio da dissecação passou a ser de fundamental importância para o entendimento da anatomia e da fisiologia, constituindo-se uma prática constante e indispensável ao ensino das ciências médicas. 
III. Os primeiros estudos sobre a anatomia humana tiveram início por volta de 500 anos antes de Cristo, na Roma Antiga. A princípio, eles eram realizados com base na dissecação de animais e os conhecimentos adquiridos eram passados aos médicos da época para serem aplicados aos humanos, sendo, desta maneira, passíveis de equívocos. 
  Podemos considerar como corretos os fatos históricos em:
	
	a. Apenas I.
	
	b. I e II.
	
	c. Apenas III.
	
	d. I, II e III.
	
	e. II e III.
Pergunta 6
Hipoteticamente, um objeto cortante atingiu o canal medular. Dadas estas estruturas: (1) tecido adiposo; (2) músculo; (3) tecido ósseo compacto; (4) periósteo; (5) pele; (6) tecido ósseo esponjoso. Escolha a ordem em que elas seriam provavelmente penetradas
	a. 5; 1; 2; 6; 4; 3
	b. 5; 2; 1; 4; 3; 6
	c. 5; 1; 2; 6; 3; 4
	d. 5; 1; 2; 4; 3; 6
	e. 5; 1; 2; 4; 6; 3
Pergunta 7
Muito pouco havia sido descoberto sobre anatomia e fisiologia desde a Antiguidade, cujos estudos foram baseados na dissecação de animais. O Período do Renascimento ofereceu muitos avanços para a anatomia, com o surgimento de ilustres professores. Entre eles, destacou-se um indivíduo considerado o “Pai da Anatomia”. Sua obra foi um grande salto na medicina e deixou um importante legado para a humanidade. Ele publicou “ Fabrica”, um livro enorme, que tinha desenhos com precisão artística e tipografia refinada. O professor em questão é:
	a. Fabrizio d’Acquapendente.
	b. Gabriele Fallopius.
	c. Bartolomeu Eustáquio.
	d. Andreas Vesalius.
	e. Leonardo Da Vinci.
Pergunta 8
No âmbito brasileiro e mais especificamente paulista, foi instituída e sustentada uma escola de anatomia ilusoriamente clássica, orientada por ritos e tributos ao seu fundador. Qual é o nome desse anatomista italiano
	a. Realdo Colombo.
	b. Alfonso Bovero.
	c. Marcantonio Della Torre.
	d. Berengario de Carpi.
e. Mondino de’ Luzzi.
Pergunta 9
No texto “Medicina e arte: observações para um diálogo interdisciplinar” (CHEREM, A. J.), o autor, relacionando a medicina e a arte, almeja colaborar para que a compreensão do leitor seja enriquecida por meio da história dos sinais e dos sintomas que incidem sobre o corpo. Tais conhecimentos, oriundos desde a antiguidade e legados pelos indivíduos como Hipócrates, Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Vesalius, permitem reconhecer, ainda que por via aparentemente distante e indireta, um meio para que nos tornemos mais atentos e criteriosos na observação de detalhes. De tal modo, como fatos históricos desse processo podemos relacionar as passagens marcantes com os artistas ou filósofos, respectivamente: 
I. Considerou o homem como centro do universo, desdobrando a figura humana em duas formas geométricas, uma em relação ao quadrado e a outra em relação ao círculo, sendo que a unidade harmoniosa seria dada pelo conjunto. 
II.  Em “A criação do homem”, encontramos a imagem das mãos identificadas como sendo as de Adão e de Deus, lembrando uma das mais conhecidas imagens plásticas do Renascimento, pintada na Capela Sistina. 
III.  Publicado em 1543, o “De Humani Corporis Fabrica” constitui-se numa publicação em sete volumes que persistem como o grandioso e singular marco da anatomia. 
IV. Na Antiguidade ocidental predominavam as primeiras práticas não invasivas e as práticas invasivas, sendo que a identificação das doenças ocorria pormeio de diagnósticos clínico-filosóficos, como a recomendação de aplicar o ouvido ao tórax como parte do exame clínico.
	a. I- Michelangelo; II- Da Vinci; III- Hipócrates; IV- Vesalius.
	b. I- Michelangelo; II- Da Vinci; III- Vesalius; IV- Hipócrates.
	c. I- Da Vinci; II- Michelangelo; III- Vesalius; IV- Hipócrates.
	d. I- Da Vinci; II- Hipócrates; III- Michelangelo; IV- Vesalius.
	e. I- Da Vinci; II- Michelangelo; III- Hipócrates; IV- Vesalius.
Pergunta 10
Tereza, 35 anos, deu à luz a uma criança de 2,5 kg do sexo masculino que apresentava alteração morfológica no lábio superior. Ao exame clínico observou-se que ela apresentava uma fissura no lábio superior que se estendia através da gengiva e do palato, comunicando sua cavidade oral com a cavidade nasal. Esta criança passou a receber cuidados especiais para impedir que durante a amamentação o leite passasse para a cavidade nasal. Observando o caso clínico exposto, podemos afirmar que, uma criança com uma alteração como a fenda labial, que tem sua mastigação, deglutição e fonação comprometidas, apresenta uma:
	a. Normalidade.
	b. Monstruosidade anatômica.
	c. Anomalia adquirida.
	d. Variação anatômica.
	e. Anomalia congênita.

Continue navegando