Buscar

A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida
Aline Henrique S. Moreira 
20224301889
Pedagogia 
Fundamentos da Educação – Orientação: Prof.ª Dra. Katia Puente 
11/11/2022
A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO PARA 
OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
 INTRODUÇÃO
Pela perspectiva da filosofia da ciência, o positivismo é caracterizado principalmente pela defesa de que a ciência só pode tratar de entidades observáveis, logo a mesma se opõe a especulações que não possuem evidências concretas. Teve origem na França, entre os séculos XIX, em consequência à transformações sociais, econômicas, políticas, ideológicas, tecnológicas e científicas profundas decorrentes da consolidação do capitalismo. Augusto Comte (1798-1857), precursor do positivismo, grande influenciador de muitos intelectuais e políticos, exerce grande influência sobre diversas correntes de pensamento, tais como o evolucionismo e o funcionalismo. 
EDUCAÇÃO A PARTIR DO POSITIVISMO
 
 A filosofia positivista tem um caráter pedagógico bastante amplo, pois além de procurar remodelar a sociedade através do estudo da ciência positiva, também busca no ensino científico o suporte para que as ciências especializadas se desenvolvam. 
“O Positivismo pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados objetivos e ligado ao que é correto” (COSTA, 2012). 
Comte afirma que [...] o espírito positivo leva sempre a estabelecer exata harmonia elementar entre as ideias de existência e as ideias de movimento, donde resulta mais especialmente, no que respeita aos corpos vivos, a correlação permanente das ideias de organização com as ideias de vida e, em seguida, graças a uma última especialização peculiar ao organismo social, a solidariedade contínua das ideias de ordem com as ideias de progresso. Para a nova filosofia, a ordem constitui sem cessar a condição fundamental do progresso e, reciprocamente, o progresso vem a ser a meta necessária da ordem; com no
mecanismo animal, o equilíbrio e a progressão são mutuamente indispensáveis, a título de fundamento ou destinação (1978b, p. 69). 
A inspiração política do positivismo estava no Iluminismo. Os primeiros filósofos iluministas defendiam que o conhecimento deveria ser universalmente estimulado, mediante uma educação emancipadora para levar a autonomia social a um nível em que a humanidade progrediria moralmente pelos frutos do progresso intelectual. Esse progresso somente seria pleno, no momento em que todos se juntassem em prol da busca pelo conhecimento esclarecedor sobre o mundo.
Desta forma, a área da educação foi, com certeza, a que mais recebeu a influência do positivismo. 
Escolas técnicas associadas a uma orientação positivista, via no ensino científico a base de uma educação racional, enquanto as instituições religiosas dedicaram-se a uma educação humanista. A Reforma Benjamin Constant rompeu com a tradição humanista clássica e a substitui pela científica, de acordo com a ordenação positivista de Comte(Matemática, Física, Astronomia, Química, Biologia, sociologia e Moral). No entanto, não foram eliminadas as disciplinas tradicionais, Latim e Grego, apenas se acrescentou as disciplinas ao currículo anterior o estudo das disciplinas científicas.
O positivismo, entendido como uma filosofia que “expressa confiança nos benefícios da industrialização, no otimismo em relação ao progresso capitalista, no culto à ciência e a valorização do método científico, voltados a uma reforma intelectual da sociedade” (Oliveira, 2010). 
Identificamos em que aspectos e momentos houve influência desta corrente de pensamento sobre a educação brasileira no decorrer do século XX, como, por exemplo, na Pedagogia Tecnicista da década de 1970 (SAVIANI, 1995). Analisaremos qual concepção de História é trazida pelo movimento positivista, sobretudo a de Comte, assim como a concretização de tal compreensão sobre o ensino de História: quais características assumem sua narrativa e qual a metodologia predominante em seu processo de ensino. (AMORIM, 2016, p.2)
O processo de ensino e aprendizagem engloba uma série de questionamentos como a própria definição do que é aprender e ensinar. Por essa questão, os métodos devem ser revistos a cada momento. Segundo Libâneo (1994, p. 90) “a relação entre ensino e aprendizagem não é mecânica, não é uma simples transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende.” Ele mesmo concluiu que é algo bem diferente disso “é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade dos alunos”. 
Iskandar e Leal (2002) admitem que: A educação influenciada pelos ideais positivistas carece de incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico. A educação tecnicista apoiada nos ideais positivistas não deve se reduzir apenas ao ensino técnico, mas deve preocupar-se também em buscar a razão do próprio procedimento técnico. Aceitar a ciência como o único conhecimento, como queria o positivismo, é algo reducionista que perde uma considerável parcela de conhecimento que não estão no dado fica prejudicada tanto a criação como a dedução (p. 05).
CONCLUSÃO
O positivismo teve papel fundamental no desenvolvimento educacional, ainda hoje exerce forte influência. Foi uma corrente teórico-filosófica que afirmou a necessidade da ordem e dos rigores sociais e políticos para o progresso, tendo surgido junto com a Sociologia, idealizada por Augusto Comte (1798-1857), e era um método sociológico, científico e político, inspirado no iluminismo francês, onde disciplina, rigor e ordem eram essenciais para o crescimento moral e social. Este movimento também inspirou a Proclamação da República brasileira, deixando marcas que perpetuam como a frase “ORDEM E PROGRESSO” estampada em nossa bandeira. 
REFERÊNCIAS
AMORIM, Gusmão Freitas. O Positivismo, a educação e a história ensinada. Educon, Aracaju, Volume 10, n. 01, p.1-12, set/2016. Disponível em: < https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8969/30/O_positivismo_a_educacao_e_a_historia_ensinada.pdf>.Acesso em: 09/11/2022.
COSTA, Antonio José Silva. Influência do positivismo no processo educacional. Fev. 2012. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/influencia-do-positivismo-no-processo-educacional. Acesso em: 09/11/2022. 
OLIVEIRA, Leonel Gois Lima et al. Refletindo Sobre a Objetividade: uma Experiência Didática sobre o Positivismo de Comte. Revista Gestão em análise, v.7, n.2, 2018. Disponível em:<
https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1577/776 >. Acesso em: 09/11/ 2022.
FREITAS, Suzana Rossi Pereira Chaves De. O processo de ensino e aprendizagem: a importância da didática. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25530>. Acesso em: 11/11/2022 21:54

Outros materiais