Logo Passei Direto
Buscar

Educação Especial e Inclusiva

User badge image
Sage Boladona

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia a citação a seguir: "O desenvolvimento histórico da educação especial no Brasil inicia-se no século 19, quando os serviços dedicados a esse segmento de nossa população, inspirados por experiências norte-americanas e europeias, foram trazidos por alguns brasileiros que se dispunham a organizar e a implementar ações isoladas e particulares para atender a pessoas com deficiências físicas, mentais e sensoriais. Essas iniciativas não estavam integradas às políticas públicas de educação e foi preciso o passar de um século, aproximadamente, para que a educação especial passasse a ser uma das componentes de nosso sistema educacional [...]".
Considerando a citação e os conteúdos do livro- base Fundamentos para Educação Especial, assinale a alternativa que menciona o termo novo usado na LDBEN de 1961:
A "Portador de deficiências".
B "Deficiente mental".
C "Portador de necessidades educativas especiais".
D "Excepcionais".
E "Deficientes intelectuais".

Leia o fragmento de texto a seguir: "Escolas especiais constituem-se como ambientes educacionais que oferecem atendimento educacional voltado para alunos que necessitem de atenção individualizada no que se refere às atividades de vida autônoma e social e também apoios intensos e contínuos, assim como flexibilizações e adaptações curriculares que a escola não seja capaz de oferecer".
De acordo com o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para educação especial, a proposta de atendimento especializado enfatiza práticas terapêuticas aliadas a quais áreas do desenvolvimento? Assinale a alternativa correta:
A Acadêmica, homeopática, linguística, social e afetiva.
B Sensorial, da linguagem, linguística, social e afetiva.
C Acadêmica, psicomotora, da memória, social e afetiva.
D Da memória, psicomotora, linguística, social e afetiva.
E Acadêmica, psicomotora, linguística, social e afetiva

Leia o fragmento a seguir: "Dependendo dos objetivos a que está vinculada, a escola se constitui num instrumento que pode se articular tanto com a conservação do status quo, de modo a servir aos grupos dominantes, quanto com a conscientização dos grupos dominados, no sentido de promover uma profunda transformação social. Um exemplo disso seria uma escola que não evidencia as diferenças e alicerça o seu trabalho pedagógico de forma democrática e acolhedora, não permitindo mecanismos de seleção e discriminação em seu interior, para garantir, assim, o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos".
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial, a declaração de Salamanca reafirma:
A a educação como um direito de todos.
B a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, independentemente de suas diferenças individuais.
C a educação para a erradicação do analfabetismo.
D a universalização do ensino fundamental em dez anos.
E os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua deficiência.

Leia o excerto de texto a seguir: "A possibilidade de realizar ajustes e adequações no currículo não pode ser utilizada como um instrumento de exclusão, que acentua desigualdades, banaliza e esvazia conteúdos ou pressupõe a baixa expectativa na aprendizagem de alunos rotulados como deficientes, diferentes ou com necessidades especiais".
O professor deve levar em conta as diferentes modalidades de alunos especiais a fim de planejar adequadamente as aulas, de modo a atingir os objetivos e finalidades da educação escolar no atendimento educacional especializado. De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos para Educação Especial, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos casos a seguir:
1. Alunos surdos
2. Alunos com deficiência visual
3. Alunos com deficiência física neuromotora
( ) Exigem mudanças na organização do ambiente escolar para oportunizar condições de acessibilidade.
( ) Demandam a reorganização dos sistemas de ensino e dos projetos políticos pedagógicos das escolas, a fim de garantir o bilinguismo desde a educação infantil até o ensino superior.
( ) Necessitam de ampliação de materiais, de organização do ambiente escolar e do auxílio de recurso que tem a função de corrigir ou melhorar a focalização por ampliação.

Leia o fragmento de texto a seguir: "Principalmente a partir da década de 1990, o movimento de inclusão escolar passou a ser amplamente disseminado não apenas com base na questão sobre como realizar intervenções diretamente voltadas para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas principalmente sobre como a sociedade pode ser reestruturada de modo a permitir a participação plena dessas pessoas".
De acordo com o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para educação especial, qual é a teoria da educação que Vygotsky acreditava poder contribuir para a superação das dificuldades iniciais?
A Educação baseada na compensação individual e dos problemas orgânicos.
B Educação baseada na compensação social dos problemas orgânicos.
C Educação baseada na relação entre o desenvolvimento físico e os problemas orgânicos.
D Educação baseada na compensação biológica onde a ausência de um sentido aguçaria outro.
E Educação baseada no desenvolvimento de funções psicológicas superiores.

Leia o fragmento de texto a seguir: "As escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem-dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidos ou marginalizados".
Considerando o fragmento citado e os conteúdos do livro-base Fundamentos para Educação Especial sobre a incorporação do discurso da integração pela sociedade, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Esse discurso resultou em uma configuração da educação especial como uma área voltada à prestação de serviços no campo da reabilitação.
II. ( ) Tal discurso gerou o fomento à formação de equipes especializadas, integradas por professores e profissionais da saúde para apoio aos alunos que migrassem para o contexto regular.
III. ( ) A ideia básica proposta pelo discurso de integração era que esse modelo permitisse a mobilidade dos alunos no fluxo da escolarização.
IV. ( ) Aos excepcionais leves, o modelo deveria apoiar a matrícula nas classes especiais, com apoios complementares realizados pelas classes comuns.
A F – V – V – V
B V – V – V – F
C V – V – F – F
D V – F – V – F
E F – V – V – F

Leia o fragmento de texto a seguir: "O período da história da educação especial no Brasil conhecido como período de institucionalização foi caracterizado [...] 'pela retirada das pessoas com deficiência de suas comunidades de origem e pela manutenção delas em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais, frequentemente situadas em localidades distantes de suas famílias'".
Segundo muitos críticos a terminologia das necessidades educacionais especiais, apesar de ter ajudado a derrubar muitos estereótipos, é muito abrangente e acaba colocando na mesma classificação estudantes com graves deficiências e outros com apenas dificuldades de aprendizagem. Considerando o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para educação especial sobre as críticas à terminologia das necessidades educacionais especiais, leia as afirmativas a seguir:
I. Terminologia muito abrangente, que se refere a alunos com e sem deficiência, incluindo os que apresentam dificuldades de aprendizagem ou superdotação.
II. Expressão muito precisa, que elimina a necessidade de ser explicada para compreender os limites de sua definição.
III. Contém eufemismos que escondem a situação real de deficiência, ou seja, ao não tratar diretamente da deficiência a terminologia acaba encobrindo-a.
IV. Ampliação desmedida do universo de alunos a ser atendidos pela educação especial, descaracterizando o caráter e a função dessa modalidade educacional.
A I, II e III
B I, III e IV
C II, III e IV
D III e IV
E I e IV

Leia o fragmento de texto a seguir: "Uma vez que a capacidade de sobrevivência decorria de habilidades individuais para caça, pesca e abrigo, diante da total submissão do homem aos desígnios da natureza, assim, muito provavelmente, eram seletivamente eliminados aqueles que não poderiam contribuir para a manutenção da subsistência do grupo".
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial, a tentativa de apreender o significado do preconceito e da discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência requer a significação:
A no espaço histórico e na cultura das instituições do Estado
B no presente e no passado das instituições beneficentes.
C no tempo e espaço histórico em que os sujeitos vivem.
D no tempo e na história moderna das instituições do Estado.

Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In BIANCHETTI, L; FREIRE, I.M. (Org.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial, a tentativa de apreender o significado do preconceito e da discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência requer a significação:
A no espaço histórico e na cultura das instituições do Estado
B no presente e no passado das instituições beneficentes.
C no tempo e espaço histórico em que os sujeitos vivem. Você assinalou essa alternativa (C)
D no tempo e na história moderna das instituições do Estado
E no tempo e na cultura dos diretores das instituições beneficentes.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia a citação a seguir: "O desenvolvimento histórico da educação especial no Brasil inicia-se no século 19, quando os serviços dedicados a esse segmento de nossa população, inspirados por experiências norte-americanas e europeias, foram trazidos por alguns brasileiros que se dispunham a organizar e a implementar ações isoladas e particulares para atender a pessoas com deficiências físicas, mentais e sensoriais. Essas iniciativas não estavam integradas às políticas públicas de educação e foi preciso o passar de um século, aproximadamente, para que a educação especial passasse a ser uma das componentes de nosso sistema educacional [...]".
Considerando a citação e os conteúdos do livro- base Fundamentos para Educação Especial, assinale a alternativa que menciona o termo novo usado na LDBEN de 1961:
A "Portador de deficiências".
B "Deficiente mental".
C "Portador de necessidades educativas especiais".
D "Excepcionais".
E "Deficientes intelectuais".

Leia o fragmento de texto a seguir: "Escolas especiais constituem-se como ambientes educacionais que oferecem atendimento educacional voltado para alunos que necessitem de atenção individualizada no que se refere às atividades de vida autônoma e social e também apoios intensos e contínuos, assim como flexibilizações e adaptações curriculares que a escola não seja capaz de oferecer".
De acordo com o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para educação especial, a proposta de atendimento especializado enfatiza práticas terapêuticas aliadas a quais áreas do desenvolvimento? Assinale a alternativa correta:
A Acadêmica, homeopática, linguística, social e afetiva.
B Sensorial, da linguagem, linguística, social e afetiva.
C Acadêmica, psicomotora, da memória, social e afetiva.
D Da memória, psicomotora, linguística, social e afetiva.
E Acadêmica, psicomotora, linguística, social e afetiva

Leia o fragmento a seguir: "Dependendo dos objetivos a que está vinculada, a escola se constitui num instrumento que pode se articular tanto com a conservação do status quo, de modo a servir aos grupos dominantes, quanto com a conscientização dos grupos dominados, no sentido de promover uma profunda transformação social. Um exemplo disso seria uma escola que não evidencia as diferenças e alicerça o seu trabalho pedagógico de forma democrática e acolhedora, não permitindo mecanismos de seleção e discriminação em seu interior, para garantir, assim, o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos".
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial, a declaração de Salamanca reafirma:
A a educação como um direito de todos.
B a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, independentemente de suas diferenças individuais.
C a educação para a erradicação do analfabetismo.
D a universalização do ensino fundamental em dez anos.
E os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua deficiência.

Leia o excerto de texto a seguir: "A possibilidade de realizar ajustes e adequações no currículo não pode ser utilizada como um instrumento de exclusão, que acentua desigualdades, banaliza e esvazia conteúdos ou pressupõe a baixa expectativa na aprendizagem de alunos rotulados como deficientes, diferentes ou com necessidades especiais".
O professor deve levar em conta as diferentes modalidades de alunos especiais a fim de planejar adequadamente as aulas, de modo a atingir os objetivos e finalidades da educação escolar no atendimento educacional especializado. De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos para Educação Especial, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos casos a seguir:
1. Alunos surdos
2. Alunos com deficiência visual
3. Alunos com deficiência física neuromotora
( ) Exigem mudanças na organização do ambiente escolar para oportunizar condições de acessibilidade.
( ) Demandam a reorganização dos sistemas de ensino e dos projetos políticos pedagógicos das escolas, a fim de garantir o bilinguismo desde a educação infantil até o ensino superior.
( ) Necessitam de ampliação de materiais, de organização do ambiente escolar e do auxílio de recurso que tem a função de corrigir ou melhorar a focalização por ampliação.

Leia o fragmento de texto a seguir: "Principalmente a partir da década de 1990, o movimento de inclusão escolar passou a ser amplamente disseminado não apenas com base na questão sobre como realizar intervenções diretamente voltadas para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas principalmente sobre como a sociedade pode ser reestruturada de modo a permitir a participação plena dessas pessoas".
De acordo com o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para educação especial, qual é a teoria da educação que Vygotsky acreditava poder contribuir para a superação das dificuldades iniciais?
A Educação baseada na compensação individual e dos problemas orgânicos.
B Educação baseada na compensação social dos problemas orgânicos.
C Educação baseada na relação entre o desenvolvimento físico e os problemas orgânicos.
D Educação baseada na compensação biológica onde a ausência de um sentido aguçaria outro.
E Educação baseada no desenvolvimento de funções psicológicas superiores.

Leia o fragmento de texto a seguir: "As escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem-dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidos ou marginalizados".
Considerando o fragmento citado e os conteúdos do livro-base Fundamentos para Educação Especial sobre a incorporação do discurso da integração pela sociedade, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Esse discurso resultou em uma configuração da educação especial como uma área voltada à prestação de serviços no campo da reabilitação.
II. ( ) Tal discurso gerou o fomento à formação de equipes especializadas, integradas por professores e profissionais da saúde para apoio aos alunos que migrassem para o contexto regular.
III. ( ) A ideia básica proposta pelo discurso de integração era que esse modelo permitisse a mobilidade dos alunos no fluxo da escolarização.
IV. ( ) Aos excepcionais leves, o modelo deveria apoiar a matrícula nas classes especiais, com apoios complementares realizados pelas classes comuns.
A F – V – V – V
B V – V – V – F
C V – V – F – F
D V – F – V – F
E F – V – V – F

Leia o fragmento de texto a seguir: "O período da história da educação especial no Brasil conhecido como período de institucionalização foi caracterizado [...] 'pela retirada das pessoas com deficiência de suas comunidades de origem e pela manutenção delas em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais, frequentemente situadas em localidades distantes de suas famílias'".
Segundo muitos críticos a terminologia das necessidades educacionais especiais, apesar de ter ajudado a derrubar muitos estereótipos, é muito abrangente e acaba colocando na mesma classificação estudantes com graves deficiências e outros com apenas dificuldades de aprendizagem. Considerando o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para educação especial sobre as críticas à terminologia das necessidades educacionais especiais, leia as afirmativas a seguir:
I. Terminologia muito abrangente, que se refere a alunos com e sem deficiência, incluindo os que apresentam dificuldades de aprendizagem ou superdotação.
II. Expressão muito precisa, que elimina a necessidade de ser explicada para compreender os limites de sua definição.
III. Contém eufemismos que escondem a situação real de deficiência, ou seja, ao não tratar diretamente da deficiência a terminologia acaba encobrindo-a.
IV. Ampliação desmedida do universo de alunos a ser atendidos pela educação especial, descaracterizando o caráter e a função dessa modalidade educacional.
A I, II e III
B I, III e IV
C II, III e IV
D III e IV
E I e IV

Leia o fragmento de texto a seguir: "Uma vez que a capacidade de sobrevivência decorria de habilidades individuais para caça, pesca e abrigo, diante da total submissão do homem aos desígnios da natureza, assim, muito provavelmente, eram seletivamente eliminados aqueles que não poderiam contribuir para a manutenção da subsistência do grupo".
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial, a tentativa de apreender o significado do preconceito e da discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência requer a significação:
A no espaço histórico e na cultura das instituições do Estado
B no presente e no passado das instituições beneficentes.
C no tempo e espaço histórico em que os sujeitos vivem.
D no tempo e na história moderna das instituições do Estado.

Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In BIANCHETTI, L; FREIRE, I.M. (Org.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial, a tentativa de apreender o significado do preconceito e da discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência requer a significação:
A no espaço histórico e na cultura das instituições do Estado
B no presente e no passado das instituições beneficentes.
C no tempo e espaço histórico em que os sujeitos vivem. Você assinalou essa alternativa (C)
D no tempo e na história moderna das instituições do Estado
E no tempo e na cultura dos diretores das instituições beneficentes.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Educação Especial e Inclusiva 
Leia o fragmento a seguir: 
“O ingresso de alunos com necessidades educacionais especiais em uma turma, muitas 
vezes, pode levar o professor a promover alterações em diferentes dimensões 
pedagógicas, pois como gestor de sua sala de aula (que a própria identidade do seu 
trabalho lhe concede), ele deverá ter claro que ‘ensinar exige risco, aceitação do novo 
e rejeição a qualquer forma de discriminação’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e 
Terra, 2004. 
De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as 
sentenças a seguir assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as 
afirmativas falsas no que diz respeito à educação inclusiva. 
 
I. A educação inclusiva tem sido caracterizada como um novo paradigma, que se 
constitui pelo apreço à diversidade. 
II. A educação inclusiva é benéfica à escolarização de todas as pessoas. 
III. A educação inclusiva tem sido caracterizada pelo respeito aos diferentes ritmos de 
aprendizagem. 
IV. A educação especial exige ruptura com o instituído na sociedade e 
consequentemente nos sistemas de ensino. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta: 
 
A V – F – F – V 
 
B F – F – F – F 
 
C F – V – V – V 
 
D F – V – F – V 
 
E V – V – V – V 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 2/10 - Educação Especial e Inclusiva 
Leia a citação a seguir: 
"O desenvolvimento histórico da educação especial no Brasil inicia-se no século 19, 
quando os serviços dedicados a esse segmento de nossa população, inspirados por 
experiências norte-americanas e europeias, foram trazidos por alguns brasileiros que 
se dispunham a organizar e a implementar ações isoladas e particulares para atender 
a pessoas com deficiências físicas, mentais e sensoriais. Essas iniciativas não 
estavam integradas às políticas públicas de educação e foi preciso o passar de um 
século, aproximadamente, para que a educação especial passasse a ser uma das 
componentes de nosso sistema educacional [...]". 
 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MANTOAN Maria Teresa. A educação especial no Brasil – da exclusão à inclusão escolar. 
<http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/nt/ta1.3.htm>. Acesso em 26 de fev. 2018. 
Em decorrência da mudança de perspectiva em relação ao deficiente ocorrida na 
década de 1960, a LDBEN de 20 de dezembro de 1961, no artigo 88, muda a forma de 
tratar as pessoas com deficiência. Considerando a citação e os conteúdos do livro-
base Fundamentos para Educação Especial, assinale a alternativa que menciona o 
termo novo usado na LDBEN de 1961: 
 
A "Portador de deficiências". 
 
B "Deficiente mental". 
 
C "Portador de necessidades educativas especiais". 
 
D "Excepcionais". 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
E "Deficientes intelectuais". 
 
Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Escolas especiais constituem-se como ambientes educacionais que oferecem 
atendimento educacional voltado para alunos que necessitem de atenção 
individualizada no que se refere às atividades de vida autônoma e social e também 
apoios intensos e contínuos, assim como flexibilizações e adaptações curriculares que 
a escola não seja capaz de oferecer”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 
2010. p. 111. 
De acordo com o fragmento acima e o livro-base 
Fundamentos para educação especial, a proposta de atendimento 
especializado enfatiza práticas terapêuticas aliadas a quais áreas do desenvolvimento? 
Assinale a alternativa correta: 
 
A Acadêmica, homeopática, linguística, social e afetiva. 
 
B Sensorial, da linguagem, linguística, social e afetiva. 
 
C Acadêmica, psicomotora, da memória, social e afetiva. 
 
D Da memória, psicomotora, linguística, social e afetiva. 
 
E Acadêmica, psicomotora, linguística, social e afetiva 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 4/10 - Educação Especial e Inclusiva 
Leia o fragmento a seguir: 
“Dependendo dos objetivos a que está vinculada, a escola se constitui num instrumento 
que pode se articular tanto com a conservação do status quo, de modo a servir aos 
grupos dominantes, quanto com a conscientização dos grupos dominados, no sentido 
de promover uma profunda transformação social. Um exemplo disso seria uma escola 
que não evidencia as diferenças e alicerça o seu trabalho pedagógico de forma 
democrática e acolhedora, não permitindo mecanismos de seleção e discriminação em 
seu interior, para garantir, assim, o acesso e a permanência com sucesso de todos os 
alunos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para 
Educação Especial, a declaração de Salamanca reafirma: 
 
A a educação como um direito de todos. 
 
B a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, independentemente de suas diferenças individuais. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C a educação para a erradicação do analfabetismo. 
 
D a universalização do ensino fundamental em dez anos. 
 
E os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua deficiência. 
 
Questão 5/10 - Educação Especial e Inclusiva 
Leia o excerto de texto a seguir: 
 
"A possibilidade de realizar ajustes e adequações no currículo não pode ser utilizada 
como um instrumento de exclusão, que acentua desigualdades, banaliza e esvazia 
conteúdos ou pressupõe a baixa expectativa na aprendizagem de alunos rotulados 
como deficientes, diferentes ou com necessidades especiais". 
 
Após esta avaliação, caso queira ler esse texto integralmente, ele está disponível em: GARCIA, R. M. C. Políticas de inclusão e currículo: transformação ou adaptação da escola? In: 
Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas – livro 3. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 3. s. p. 
O professor deve levar em conta as diferentes modalidades de alunos especiais a fim 
de planejar adequadamente as aulas, de modo a atingir os objetivos e finalidades da 
educação escolar no atendimento educacional especializado. De acordo com a citação 
e os conteúdos do livro-base Fundamentos para Educação Especial, enumere, na 
ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos casos a seguir: 
 
1. Alunos surdos 
2. Alunos com deficiência visual 
3. Alunos com deficiência física neuromotora 
( ) Exigem mudanças na organização do ambiente escolar para oportunizar 
condições de acessibilidade. 
( ) Demandam a reorganização dos sistemas de ensino e dos projetos políticos 
pedagógicos das escolas, a fim de garantir o bilinguismo desde a educação infantil até 
o ensino superior. 
( ) Necessitam de ampliação de materiais, de organização do ambiente escolar e do 
auxílio de recurso que tem a função de corrigir ou melhorar a focalização por 
ampliação. 
Agora marque a sequência correta: 
 
A 2 – 1 – 3 
 
B 3 – 1 – 2 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C 1 – 2 – 3 
 
D 2 – 3 – 1 
 
E 3 – 2 – 1 
 
Questão 6/10 - Educação Especial e Inclusiva 
Leia o fragmento a seguir: 
"A hegemonia do modelo médico, ao longo da história, resultou na crença de que as 
deficiências são contagiosas, como as doenças, e que as pessoas que as apresentam 
devem ser segregadas em instituições para tratamento". 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola: alunos com necessidades educacionais especiais. 2. Ed. Porto 
Alegre: Mediação, 2005 
Há uma clara diferençaentre doença mental e deficiência mental. Considerando o 
fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para Educação 
Especial, enumere as explicações que se relacionam com os dois conceitos a seguir: 
1. Deficiência mental 
2. Doença mental 
( ) Funcionamento intelectual significativamente inferior à média. 
( ) Apresenta limitações significativas em outras áreas, como a comunicação. 
( ) Interfere nos comportamentos sociais dos sujeitos. 
( ) Envolve quadros de neuroses e psicoses, como a depressão. 
Agora marque a sequência correta: 
 
A 1, 1, 2, 2 
Você assinalou essa alternativa (A) 
 
B 1, 2, 2, 2 
 
C 1, 1, 2, 1 
 
D 1, 1, 1, 2 
 
E 2, 1, 2, 2 
 
Questão 7/10 - Educação Especial e Inclusiva 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Principalmente a partir da década de 1990, o movimento de inclusão escolar passou a 
ser amplamente disseminado não apenas com base na questão sobre como realizar 
intervenções diretamente voltadas para as pessoas com necessidades educacionais 
especiais, mas principalmente sobre como a sociedade pode ser reestruturada de modo 
a permitir a participação plena dessas pessoas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 
2010. p. 94. 
Vygotsky assumia que a deficiência não deveria ser explicada com base em 
componentes biológicos. De acordo com o fragmento acima e o livro-base 
Fundamentos para educação especial, qual é a teoria da educação que Vygotsky 
acreditava poder contribuir para a superação das dificuldades iniciais? 
 
A Educação baseada na compensação individual e dos problemas orgânicos. 
 
B Educação baseada na compensação social dos problemas orgânicos. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C Educação baseada na relação entre o desenvolvimento físico e os problemas orgânicos. 
 
D Educação baseada na compensação biológica onde a ausência de um sentido aguçaria outro. 
 
E Educação baseada no desenvolvimento de funções psicológicas superiores. 
 
Questão 8/10 - Educação Especial e Inclusiva 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"As escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições 
físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças 
com deficiência e crianças bem-dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; 
crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos ou 
zonas desfavorecidos ou marginalizados". 
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Declaração de Salamanca. Brasília, 1994. 
<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em 01 mar. 2018. 
Considerando o fragmento citado e os conteúdos do livro-base Fundamentos para 
Educação Especial sobre a incorporação do discurso da integração pela sociedade, 
leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as 
falsas: 
 
I. ( ) Esse discurso resultou em uma configuração da educação especial como uma 
área voltada à prestação de serviços no campo da reabilitação. 
II. ( ) Tal discurso gerou o fomento à formação de equipes especializadas, integradas 
por professores e profissionais da saúde para apoio aos alunos que migrassem para o 
contexto regular. 
III. ( ) A ideia básica proposta pelo discurso de integração era que esse modelo 
permitisse a mobilidade dos alunos no fluxo da escolarização. 
IV. ( ) Aos excepcionais leves, o modelo deveria apoiar a matrícula nas classes 
especiais, com apoios complementares realizados pelas classes comuns. 
Agora, marque a alternativa que menciona a sequência correta: 
 
A F – V – V – V 
 
B V – V – V – F 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C V – V – F – F 
 
D V – F – V – F 
 
E F – V – V – F 
 
Questão 9/10 - Educação Especial e Inclusiva 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O período da história da educação especial no Brasil conhecido como período de 
institucionalização foi caracterizado [...] 'pela retirada das pessoas com deficiência de 
suas comunidades de origem e pela manutenção delas em instituições residenciais 
segregadas ou escolas especiais, frequentemente situadas em localidades distantes de 
suas famílias’”. 
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 
2010. p. 32. 
Segundo muitos críticos a terminologia das necessidades educacionais especiais, 
apesar de ter ajudado a derrubar muitos estereótipos, é muito abrangente e acaba 
colocando na mesma classificação estudantes com graves deficiências e outros com 
apenas dificuldades de aprendizagem. Considerando o fragmento acima e o livro-base 
Fundamentos para educação especial sobre as críticas à terminologia das 
necessidades educacionais especiais, leia as afirmativas a seguir: 
I. Terminologia muito abrangente, que se refere a alunos com e sem deficiência, 
incluindo os que apresentam dificuldades de aprendizagem ou superdotação. 
II. Expressão muito precisa, que elimina a necessidade de ser explicada para 
compreender os limites de sua definição. 
III. Contém eufemismos que escondem a situação real de deficiência, ou seja, ao não 
tratar diretamente da deficiência a terminologia acaba encobrindo-a. 
IV. Ampliação desmedida do universo de alunos a ser atendidos pela educação 
especial, descaracterizando o caráter e a função dessa modalidade educacional. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
 
A I, II e III 
 
B I, III e IV 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C II, III e IV 
 
D III e IV 
 
E I e IV 
 
Questão 10/10 - Educação Especial e Inclusiva 
Leia o fragmento a seguir: 
"Uma vez que a capacidade de sobrevivência decorria de habilidades individuais para 
caça, pesca e abrigo, diante da total submissão do homem aos desígnios da natureza, 
assim, muito provavelmente, eram seletivamente eliminados aqueles que não poderiam 
contribuir para a manutenção da subsistência do grupo". 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In BIANCHETTI, 
L; FREIRE, I.M. (Org.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para 
Educação Especial, a tentativa de apreender o significado do preconceito e da 
discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência requer a significação: 
 
A no espaço histórico e na cultura das instituições do Estado 
 
B no presente e no passado das instituições beneficentes. 
 
C no tempo e espaço histórico em que os sujeitos vivem. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D no tempo e na história moderna das instituições do Estado 
 
E no tempo e na cultura dos diretores das instituições beneficentes.

Mais conteúdos dessa disciplina