Buscar

CASO PRÁTICO CONSTITUCIONAL E TRIBUTÁRIO

Prévia do material em texto

ALUNO: CARLOS SANTOS MOREIRA
TURMA: 10 “D”
CASO PRÁTICO I
I) Ação Civil Pública. Por demonstrar a exigibilidade de ver garantido aos presos dessa comarca o direito à alimentação, art. 5º, III, da CF: art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. É inadmissível, mormente nos casos de réus presos advindos de outras comarcas e até de outras unidades da federação, que às famílias dos presos seja imposta a obrigação de levar-lhes os alimentos. É responsabilidade civil do Estado zelar pelos danos à saúde ou a vida de um preso que esteja sob custódia da administração pública em função da omissão no dever de fornecer a alimentação, valendo acrescer que a Constituição Federal não permite penas cruéis art. 5º, XLVII, alínea “e”, assegurando aos presos o respeito à integridade física e moral art. 5º, XLIX – é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral.
CASO PRÁTICO II
I) Não. É de competência exclusiva da União, conforme o art. 149, da CF/88, instituir contribuições de intervenção no domínio econômico como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas. Portanto o art. 149, § 2º, inciso I, da CF/88, restringe a competência da União para instituir a CIDE, estabelecendo imunidade das receitas decorrentes de exportação assim como o Art. 3º, § 2º, da Lei nº 10.336/01: A Cide não incidirá sobre as receitas de exportação, para o exterior, dos produtos relacionados no caput deste artigo. Então não é constitucional estabelecer CIDE sobre receitas decorrentes de exportação de petróleo, uma vez que tais receitas são imunes.
II) Não, uma vez que cabe à lei complementar estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, principalmente sobre prescrição tributária, conforme art. 146, inciso III, alínea b, da CF/88.

Outros materiais