Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Prática de Ensino em Gestão Educacional
	Alun@: Caroline Alves de Moura
	RGM: 19742223
	Curso: Licenciatura em Pedagogia
	Tutora: Luana Quitério
ATIVIDADE REFLEXIVA IV: “Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola?”
O Projeto Político Pedagógico, também conhecido como PPP, é um documento que contém todo o planejamento da escola, reunindo objetivos, valores, métodos de ensino e ações da escola a serem colocados em prática, tudo para atingir os objetivos estabelecidos.
Apesar de seu caráter burocrático, o PPP também deve ser democrático e participativo. Esse documento contribui para o processo de ensino, pois evidencia as ações realizadas por uma determinada comunidade escolar durante o ano letivo, este é elaborado com o auxílio de professores, diretores, alunos e familiares. Contribui efetivamente para traçar o caminho a ser seguido pelos sujeitos escolares com o propósito de oferecer um ensino eficiente e de qualidade para todos os membros da comunidade escolar. 
Segundo Lück (2002), no contexto da gestão escolar, a participação democrática deve ser pautada pelo conhecimento de cada profissional que direta e indiretamente compõem o corpo docente, os papéis que cada um desempenha ou deveria desempenhar dentro da escola, além da formulação e construção de documentos escolares, especialmente o projeto político pedagógico.
A importância do projeto político pedagógico fica evidente pois ele representa um direcionamento para as ações escolares. Na combinação do PPP com a gestão democrático-participativa, a escola é vista como um espaço coletivo. Isso significa que todos devem estar envolvidos nas decisões tomadas pela instituição em várias partes do sistema escolar. A expectativa para a construção de PPP é que a escola tenha autonomia, seja capaz de traçar metas e estabelecer sua própria identidade. Isso significa que a escola deve ser resgatada como um lugar que beneficia a todos, um lugar de discussão, diálogo, sempre com foco no aspecto coletivo.
Dessa forma, o projeto atrelado a gestão democrática deve servir de guia para todas as atividades executadas durante o ano letivo, adaptando-se às necessidades de cada instituição de ensino. Portanto, vale destacar que o PPP é, de fato, um importante recurso de apoio para orientar o processo de organização escolar. 
REFERÊNCIAS
LUCK, H. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
VEIGA, I. P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/01/PPP-segundo-Ilma-Passos.pdf. Acesso em: 20 out 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina