Logo Passei Direto
Buscar

Prova Eletrônica - Gerenciamento de Resíduos-1

Prova eletrônica sobre Gerenciamento de Resíduos: teste objetivo com perguntas sobre características físicas dos resíduos (geração per capita, composição gravimétrica, pH, umidade), destinação e tratamentos de resíduos de saúde (incineração, autoclave, coprocessamento) e reciclagem.

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os resíduos sólidos hospitalares representam um perigo à saúde e ao meio ambiente, bem como um problema para os administradores hospitalares. O controle de tratamento desses resíduos é imprescindível devido à presença de materiais altamente contaminantes e, por vezes, radioativos. No gráfico a seguir é apresentado o destino final dos resíduos sólidos de saúde (RSS) coletados pelos municípios brasileiros em 2018.
Considerando o destino final dos RSS, conforme ilustrado no gráfico, assinale a opção correta.
A destinação dos RSS para aterros, valas sépticas e lixões representa a segunda opção mais utilizada pelos municípios para tratamento desses resíduos, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O tratamento dos RSS por incineração é o mais utilizado pelos municípios brasileiros, pois reduz o volume de rejeito a ser destinado aos aterros sanitários.
O tratamento dos RSS por incineração exige mecanismos de controle ambiental das emissões atmosféricas, regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O tratamento dos RSS por micro-ondas é adequado para resíduos químicos, os quais podem ser, posteriormente, dispostos em aterros sanitários, sem risco à saúde e ao meio ambiente.
A esterilização dos RSS por autoclave é uma forma de tratamento de baixo custo e mais eficiente que a incineração para tratamento de resíduos radioativos.

O processo de ______________ realiza a queima de resíduos sólidos industriais que seriam descartados em aterros sanitários e a fabricação de itens que requerem altas temperaturas em seus processos produtivos. Isso ocorre principalmente com as __________________.
Coincineração; usinas de energia.
Incineração; indústrias de celulose.
Coprocessamento; indústrias de cimento.
Pirólise; indústrias de cimento.
Coprocessamento; indústrias de pneu.

O programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda tem como principal função ser uma solução viável na gestão de resíduos sólidos pós-consumo das empresas associadas. O foco é a inclusão social a partir de geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis. Em todo o período, foram recuperadas 391,526 toneladas de resíduos. Somente em 2018, 116.610 toneladas foram recicladas, 4,4% a mais que em 2017.
Em relação à reciclagem avalie as seguintes afirmacoes:
I – O material reciclável misturado aos resíduos orgânicos não interferem no processo de beneficiamento da reciclagem dos mesmos, pois os colaboradores fazem a triagem adequada.
II - Contribui para a preservação de recursos naturais assim como para a economia de energia.
III - Reduz a quantidade de resíduos depositados nos aterros.
IV - A reciclagem aplica-se apenas para embalagens ou substâncias oriundas das atividades domésticas, não sendo aplicada para resíduos de outras atividades, como por exemplo, industriais e/ou agrossilvopastoris.
I e III e IV.
II e III.
I, II e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.

A Lei n. 12.305, de 2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), define que a disposição final ambientalmente adequada e a distribuição ordenada de rejeitos em aterros devem observar normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública, priorizando a segurança e a diminuição dos impactos ambientais adversos.
Com base no que estabelece a PNRS a respeito da técnica de disposição final de resíduos, avalie as afirmações a seguir.
I. A fundação e as laterais da área de disposição de resíduos podem ser executadas em camadas simples, com solos argilosos compactados e com baixa permeabilidade ou com geomembranas de polietileno de alta densidade (PEAD).
II. O monitoramento das águas superficiais e subterrâneas deve ser realizado a montante e a jusante da área de disposição final.
III. A cobertura intermediária e final tem a função de evitar a proliferação de vetores e diminuir a formação de lixiviados.
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010) define a logística reversa como o “instrumento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O retorno de embalagens e produtos pós-consumo a seus fabricantes e importadores objetiva responsabilizar e envolver, na gestão ambiental, aquele que projeta, fabrica ou comercializa determinado produto e lucra com ele.
II. Fabricantes e importadores responsabilizados, inclusive financeiramente, pelo gerenciamento no pós-consumo são estimulados a projetar, manufaturar e comercializar produtos e embalagens menos poluentes e danosos ao meio ambiente.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As assercções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

No Brasil, os resíduos sólidos foram, por muitos anos, depositados em lixões, sem que houvesse sistema adequado de controle de poluição. Com isso, esses lixões se transformaram em áreas potencialmente contaminadas que precisam passar por processos de remediação.
Acerca da remediação dos lixões, avalie as afirmações que se seguem.
I - Os gases captados do lixão têm alto poder calorífico, o que potencializa sua utilização energética, apesar dos altos custos financeiros característicos dos processos de pressurização do gás metano.
II - A aceleração da decomposição da matéria orgânica presente no lixão é feita injetando-se, dentro da massa de resíduos, solução concentrada de microrganismos decompositores e(ou) ar atmosférico.
III - O chorume coletado no lixão apresenta as mesmas características que um sistema de compostagem apresenta, por isso pode ser utilizado na agricultura sem a necessidade de tratamento.
IV - A implantação de sistemas de drenagem de águas pluviais afasta as águas de chuva do lixão, evitando que essa água penetre na massa de lixo e, consequentemente, haja formação de mais chorume e gases.
V - Os sistemas de drenagem de gases tipo espinha de peixe são indicados para a captação dos gases presentes nos lixões por não exigirem, para sua instalação, grande movimentação na massa de resíduo depositada.
I, III e V.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, IV e V.
II, III e IV.

A norma NBR 10004/2004 classifica os resíduos sólidos em perigosos e não perigosos. No que se refere aos resíduos perigosos, observe as propriedades a seguir.
São propriedades características dos resíduos perigosos APENAS as citadas em
I – Patogenicidade
II – Combustibilidade
III – Biodegradabilidade
IV – Reatividade
II e III
III e IV
I e II
I e IV
II e IV

A avaliação de risco aos ecossistemas e à saúde humana inclui a determinação da fonte, do transporte e do destino dos poluentes. Para a caracterização mais realística dos problemas ambientais existem inúmeras abordagens metodológicas e ferramentas já testadas, sendo que as mais eficazes requerem a integração dos vários compartimentos do meio físico.
Algumas atividades humanas são capazes de gerar passivos ambientais quando gerenciadas e conduzidas de forma inadequada. A partir desse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O princípio da precaução para ingestão de água aplica-se ao caso da presença de metais tóxicos encontrados nos sedimentos de fundo de rio, a exemplo de As e Cr.
II. Lamas de rejeito de mineração podem gerar prejuízos à saúde ambiental, principalmente pelo efeito do aumento de turbidez na água e redução da concentração de oxigênio dissolvido.
III. As técnicas de empilhamento de rejeitos de mineração, quando bem aplicadas e monitoradas, são seguras para outros tipos de rejeitos.
I, apenas
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas
I, II e III.

A gestão dos resíduos sólidos dos serviços de saúde envolvem aspectos ambientais, meios sustentáveis, questões educativas, além de práticas adequadas e efetivas de saúde. A legislação que trata do tema reflete a grande preocupação com os resíduos oriundos dos serviços de saúde. O gerenciamento adequado desses materiais se dá em diversas etapas: segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destino final.
Nesse contexto, avalie as afirmacoes a seguir.
I. Os riscos à saúde do trabalhador relacionados a resíduos de serviços de saúde podem ser prevenidos por meio do uso de equipamentos de proteção individual, e de práticas educativas, como cursos e treinamentos.
II. Os hospitais devem ter planos de gerenciamento de resíduos, apresentados aos órgãos fiscalizadores competentes, que contemplem não só os fatores estéticos e de controle de infecção hospitalar, mas também as questões ambientais.
III. O custo do manuseio e descarte dos resíduos de serviços de saúde é fixado independentemente do grau de periculosidade envolvido.
IV. O recomendado é que a instituição de saúde tenha uma equipe de meio ambiente multiprofissional que realize a gestão de resíduos desde a geração até a disposição final.
III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, tem entre seus princípios, a prevenção, a precaução, o desenvolvimento sustentável e a visão sistêmica na gestão dos resíduos sólidos, considerando as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública.
Considerando a PRNS, avalie as afirmações a seguir:
I. Entre as inovações trazidas pela PNRS, destaca-se a consideração dos resíduos como fonte especial de inclusão social, geração de trabalho e produção de energia.
II. Os aterros sanitários devem receber apenas resíduos domésticos não recicláveis, orgânicos e de construção civil.
III. O chorume e o gás metano são tipos de resíduos impactantes, gerados por aterros sanitários, que demandam monitoramento e ações de tratamento.
I, II e III.
II, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III apenas.

Resíduos sólidos resultam de atividades de origem industrial ou doméstica, podendo incluir lodos provenientes de sistemas de tratamento de água e outros, gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição.
Um químico foi convidado para realizar uma palestra a respeito de descarte de resíduos sólidos, tendo sido indagado sobre a classificação dos seguintes rejeitos: - fragmentos de tubulação de PVC; - bagaço de cana-de-açúcar; - lama de tanque de galvanoplastia. Qual deveria ter sido a resposta?
Resíduo não-inerte (Classe IIA), resíduo inerte (Classe IIB) e resíduo perigoso (Classe I), respectivamente.
Resíduo inerte (Classe IIB), resíduo inerte (Classe IIB) e resíduo não-inerte (Classe IIA), respectivamente.
Resíduo inerte (Classe IIB), resíduo não-inerte (Classe IIA) e resíduo perigoso (Classe I), respectivamente.
Resíduo não-inerte (Classe IIA), resíduo perigoso (Classe I) e resíduo inerte (Classe IIB), respectivamente.
Resíduo perigoso (Classe I), resíduo não-inerte (Classe IIA) e resíduo não-inerte (Classe IIA), respectivamente.

Na gestão e no gerenciamento de resíduos, a sequencia de processos, por ordem de prioridade estabelecida por ordem de prioridade estabelecida na PNRS, é
Não geração, disposição final adequada, tratamento de resíduos sólidos, reciclagem, redução e reutilização.
Não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento de resíduos sólidos e disposição final adequada.
Não geração, reutilização, tratamento de resíduos sólidos, disposição final adequada, redução e reciclagem.
Não geração, reutilização, redução, tratamento de resíduos sólidos, reciclagem e disposição final adequada.
Não geração, redução, tratamento de resíduos sólidos, reciclagem, reutilização e disposição final adequada.

As pilhas e baterias são classificadas como resíduos perigosos – classe I. Podem conter um ou mais metais pesados, que causam impactos negativos sobre o meio ambiente e, em especial, sobre o homem. Em relação ao mercúrio
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)
I - Além das pilhas e baterias, as lâmpadas fluorescentes liberam mercúrio quando são quebradas, queimadas ou enterradas.
II – Sendo tóxico, pode causar lesões neurológicas no sistema nervoso humano, quando inalado ou ingerido.
III - Lançado no meio ambiente sofre o processo de bioacumulação, onde suas concentrações são aumentadas nos tecidos dos peixes, tornando-os menos saudáveis e perigosos para o consumo humano.
IV - Outros animais, como marrecos e aves aquáticas não acumulam mercúrio em seus tecidos, sendo esse processo específico aos peixes expostos ao metal.
I, II, III e IV
II, III e IV
I, II e III
I e II
II e III

Considere as afirmacoes a seguir, a respeito de acondicionamento de resíduos sólidos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)
I - Para o acondicionamento do lixo deve haver embalagens adequadas.
II - Os sacos plásticos são empregados, de forma geral, no lixo doméstico, no lixo urbano e nos resíduos de serviços de saúde.
III - No ambiente doméstico são usados recipientes rígidos, em geral plásticos ou metálicos, que recebem pequenos sacos em cada ponto da geração de resíduos como, por exemplo, a cozinha e o banheiro.
I e III apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.

Um tecnólogo em gestão ambiental é contratado por uma pequena indústria que gera, em seu processo produtivo, alguns tipos de resíduos. Ao elaborar o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, ele recorre a NBR 10.004/2004.
Avalie as afirmativas que se seguem, considerando o estabelecido na NBR 10 004/2004.
I. Os resíduos sólidos são classificados em inertes e não inertes, sendo que os não inertes podem ser perigosos e não perigosos.
II. A classificação de um resíduo é feita com base na identificação de seus constituintes e no processo que o originou.
III. Quando se trata de resíduos tóxicos, as embalagens que os contêm (ou continham) seguem a mesma classificação dos resíduos.
IV. Cada tipo de resíduo é identificado por um código formado por uma letra e três algarismos.
I, II e IV
I, II e III
II e IV.
I e IV
II, III e IV

O homem em suas atividades cotidianas, sejam laborais ou não, produz diversos tipos de resíduos, como pilhas inservíveis, resíduos de papel e de vibro, os quais devem ser adequadamente tratados, com vistas à preservação dos recursos naturais.
De acordo com a NBR 10004, assinale a alternativa correspondente às respectivas classes dos resíduos citados, respectivamente.
Classe II A, Classe II B e Classe I.
Classe I, Classe II e Classe III.
Classe I, Classe II B e Classe II A.
Classe II B, Classe II A e Classe I.
Classe I, Classe II A e Classe II B.

A poluição da água é a contaminação dos corpos d'água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana.
Desta forma, além dos poluentes que são lançados diretamente nos corpos d'água, as redes hídricas ainda recebem a poluição vinda da atmosfera e da litosfera (o solo). São tipos de poluição da água:
I – Poluição química por produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes agrícolas.
II – Poluição sedimentar pelo acúmulo de partículas em suspensão como processo de erosão e rompimento de barragens com rejeitos de extração de minério.
III – Poluição térmica pelo aquecimento ou resfriamento da água de um rio ocorrendo a diminuição dos níveis de O₂ e perda da biodiversidade.
IV – Poluição biológica por metais pesados como derramamento de petróleo por acidentes de navios ou no momento de perfuração.
I, II e III.
I e II.
II e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.

O programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda tem como principal função ser uma solução viável na gestão de resíduos sólidos pós-consumo das empresas associadas. O foco é a inclusão social a partir de geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis. Em todo o período, foram recuperadas 391,526 toneladas de resíduos. Somente em 2018, 116.610 toneladas doram recicladas, 4,4% a mais que em 2017.
Em relação à reciclagem avalie as seguintes afirmacoes:
I – O material reciclável misturado aos resíduos orgânicos não interferem no processo de beneficiamento da reciclagem dos mesmos, pois os colaboradores fazem a triagem adequada.
II - Contribui para a preservação de recursos naturais assim como para a economia de energia.
III - Reduz a quantidade de resíduos depositados nos aterros.
IV - A reciclagem aplica-se apenas para embalagens ou substâncias oriundas das atividades domésticas, não sendo aplicada para resíduos de outras atividades, como por exemplo, industriais e/ou agrossilvopastoris.
I e III e IV.
II e III.
I, II e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.

A norma NBR 10004/2004 classifica os resíduos sólidos em perigosos e não perigosos. No que se refere aos resíduos perigosos, observe as propriedades a seguir.
I – Patogenicidade
II – Combustibilidade
III – Biodegradabilidade
IV – Reatividade
APENAS as citadas em III e IV
II e III
I e II
II e IV
I e IV

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os resíduos sólidos hospitalares representam um perigo à saúde e ao meio ambiente, bem como um problema para os administradores hospitalares. O controle de tratamento desses resíduos é imprescindível devido à presença de materiais altamente contaminantes e, por vezes, radioativos. No gráfico a seguir é apresentado o destino final dos resíduos sólidos de saúde (RSS) coletados pelos municípios brasileiros em 2018.
Considerando o destino final dos RSS, conforme ilustrado no gráfico, assinale a opção correta.
A destinação dos RSS para aterros, valas sépticas e lixões representa a segunda opção mais utilizada pelos municípios para tratamento desses resíduos, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O tratamento dos RSS por incineração é o mais utilizado pelos municípios brasileiros, pois reduz o volume de rejeito a ser destinado aos aterros sanitários.
O tratamento dos RSS por incineração exige mecanismos de controle ambiental das emissões atmosféricas, regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O tratamento dos RSS por micro-ondas é adequado para resíduos químicos, os quais podem ser, posteriormente, dispostos em aterros sanitários, sem risco à saúde e ao meio ambiente.
A esterilização dos RSS por autoclave é uma forma de tratamento de baixo custo e mais eficiente que a incineração para tratamento de resíduos radioativos.

O processo de ______________ realiza a queima de resíduos sólidos industriais que seriam descartados em aterros sanitários e a fabricação de itens que requerem altas temperaturas em seus processos produtivos. Isso ocorre principalmente com as __________________.
Coincineração; usinas de energia.
Incineração; indústrias de celulose.
Coprocessamento; indústrias de cimento.
Pirólise; indústrias de cimento.
Coprocessamento; indústrias de pneu.

O programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda tem como principal função ser uma solução viável na gestão de resíduos sólidos pós-consumo das empresas associadas. O foco é a inclusão social a partir de geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis. Em todo o período, foram recuperadas 391,526 toneladas de resíduos. Somente em 2018, 116.610 toneladas foram recicladas, 4,4% a mais que em 2017.
Em relação à reciclagem avalie as seguintes afirmacoes:
I – O material reciclável misturado aos resíduos orgânicos não interferem no processo de beneficiamento da reciclagem dos mesmos, pois os colaboradores fazem a triagem adequada.
II - Contribui para a preservação de recursos naturais assim como para a economia de energia.
III - Reduz a quantidade de resíduos depositados nos aterros.
IV - A reciclagem aplica-se apenas para embalagens ou substâncias oriundas das atividades domésticas, não sendo aplicada para resíduos de outras atividades, como por exemplo, industriais e/ou agrossilvopastoris.
I e III e IV.
II e III.
I, II e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.

A Lei n. 12.305, de 2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), define que a disposição final ambientalmente adequada e a distribuição ordenada de rejeitos em aterros devem observar normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública, priorizando a segurança e a diminuição dos impactos ambientais adversos.
Com base no que estabelece a PNRS a respeito da técnica de disposição final de resíduos, avalie as afirmações a seguir.
I. A fundação e as laterais da área de disposição de resíduos podem ser executadas em camadas simples, com solos argilosos compactados e com baixa permeabilidade ou com geomembranas de polietileno de alta densidade (PEAD).
II. O monitoramento das águas superficiais e subterrâneas deve ser realizado a montante e a jusante da área de disposição final.
III. A cobertura intermediária e final tem a função de evitar a proliferação de vetores e diminuir a formação de lixiviados.
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010) define a logística reversa como o “instrumento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O retorno de embalagens e produtos pós-consumo a seus fabricantes e importadores objetiva responsabilizar e envolver, na gestão ambiental, aquele que projeta, fabrica ou comercializa determinado produto e lucra com ele.
II. Fabricantes e importadores responsabilizados, inclusive financeiramente, pelo gerenciamento no pós-consumo são estimulados a projetar, manufaturar e comercializar produtos e embalagens menos poluentes e danosos ao meio ambiente.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As assercções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

No Brasil, os resíduos sólidos foram, por muitos anos, depositados em lixões, sem que houvesse sistema adequado de controle de poluição. Com isso, esses lixões se transformaram em áreas potencialmente contaminadas que precisam passar por processos de remediação.
Acerca da remediação dos lixões, avalie as afirmações que se seguem.
I - Os gases captados do lixão têm alto poder calorífico, o que potencializa sua utilização energética, apesar dos altos custos financeiros característicos dos processos de pressurização do gás metano.
II - A aceleração da decomposição da matéria orgânica presente no lixão é feita injetando-se, dentro da massa de resíduos, solução concentrada de microrganismos decompositores e(ou) ar atmosférico.
III - O chorume coletado no lixão apresenta as mesmas características que um sistema de compostagem apresenta, por isso pode ser utilizado na agricultura sem a necessidade de tratamento.
IV - A implantação de sistemas de drenagem de águas pluviais afasta as águas de chuva do lixão, evitando que essa água penetre na massa de lixo e, consequentemente, haja formação de mais chorume e gases.
V - Os sistemas de drenagem de gases tipo espinha de peixe são indicados para a captação dos gases presentes nos lixões por não exigirem, para sua instalação, grande movimentação na massa de resíduo depositada.
I, III e V.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, IV e V.
II, III e IV.

A norma NBR 10004/2004 classifica os resíduos sólidos em perigosos e não perigosos. No que se refere aos resíduos perigosos, observe as propriedades a seguir.
São propriedades características dos resíduos perigosos APENAS as citadas em
I – Patogenicidade
II – Combustibilidade
III – Biodegradabilidade
IV – Reatividade
II e III
III e IV
I e II
I e IV
II e IV

A avaliação de risco aos ecossistemas e à saúde humana inclui a determinação da fonte, do transporte e do destino dos poluentes. Para a caracterização mais realística dos problemas ambientais existem inúmeras abordagens metodológicas e ferramentas já testadas, sendo que as mais eficazes requerem a integração dos vários compartimentos do meio físico.
Algumas atividades humanas são capazes de gerar passivos ambientais quando gerenciadas e conduzidas de forma inadequada. A partir desse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O princípio da precaução para ingestão de água aplica-se ao caso da presença de metais tóxicos encontrados nos sedimentos de fundo de rio, a exemplo de As e Cr.
II. Lamas de rejeito de mineração podem gerar prejuízos à saúde ambiental, principalmente pelo efeito do aumento de turbidez na água e redução da concentração de oxigênio dissolvido.
III. As técnicas de empilhamento de rejeitos de mineração, quando bem aplicadas e monitoradas, são seguras para outros tipos de rejeitos.
I, apenas
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas
I, II e III.

A gestão dos resíduos sólidos dos serviços de saúde envolvem aspectos ambientais, meios sustentáveis, questões educativas, além de práticas adequadas e efetivas de saúde. A legislação que trata do tema reflete a grande preocupação com os resíduos oriundos dos serviços de saúde. O gerenciamento adequado desses materiais se dá em diversas etapas: segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destino final.
Nesse contexto, avalie as afirmacoes a seguir.
I. Os riscos à saúde do trabalhador relacionados a resíduos de serviços de saúde podem ser prevenidos por meio do uso de equipamentos de proteção individual, e de práticas educativas, como cursos e treinamentos.
II. Os hospitais devem ter planos de gerenciamento de resíduos, apresentados aos órgãos fiscalizadores competentes, que contemplem não só os fatores estéticos e de controle de infecção hospitalar, mas também as questões ambientais.
III. O custo do manuseio e descarte dos resíduos de serviços de saúde é fixado independentemente do grau de periculosidade envolvido.
IV. O recomendado é que a instituição de saúde tenha uma equipe de meio ambiente multiprofissional que realize a gestão de resíduos desde a geração até a disposição final.
III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, tem entre seus princípios, a prevenção, a precaução, o desenvolvimento sustentável e a visão sistêmica na gestão dos resíduos sólidos, considerando as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública.
Considerando a PRNS, avalie as afirmações a seguir:
I. Entre as inovações trazidas pela PNRS, destaca-se a consideração dos resíduos como fonte especial de inclusão social, geração de trabalho e produção de energia.
II. Os aterros sanitários devem receber apenas resíduos domésticos não recicláveis, orgânicos e de construção civil.
III. O chorume e o gás metano são tipos de resíduos impactantes, gerados por aterros sanitários, que demandam monitoramento e ações de tratamento.
I, II e III.
II, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III apenas.

Resíduos sólidos resultam de atividades de origem industrial ou doméstica, podendo incluir lodos provenientes de sistemas de tratamento de água e outros, gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição.
Um químico foi convidado para realizar uma palestra a respeito de descarte de resíduos sólidos, tendo sido indagado sobre a classificação dos seguintes rejeitos: - fragmentos de tubulação de PVC; - bagaço de cana-de-açúcar; - lama de tanque de galvanoplastia. Qual deveria ter sido a resposta?
Resíduo não-inerte (Classe IIA), resíduo inerte (Classe IIB) e resíduo perigoso (Classe I), respectivamente.
Resíduo inerte (Classe IIB), resíduo inerte (Classe IIB) e resíduo não-inerte (Classe IIA), respectivamente.
Resíduo inerte (Classe IIB), resíduo não-inerte (Classe IIA) e resíduo perigoso (Classe I), respectivamente.
Resíduo não-inerte (Classe IIA), resíduo perigoso (Classe I) e resíduo inerte (Classe IIB), respectivamente.
Resíduo perigoso (Classe I), resíduo não-inerte (Classe IIA) e resíduo não-inerte (Classe IIA), respectivamente.

Na gestão e no gerenciamento de resíduos, a sequencia de processos, por ordem de prioridade estabelecida por ordem de prioridade estabelecida na PNRS, é
Não geração, disposição final adequada, tratamento de resíduos sólidos, reciclagem, redução e reutilização.
Não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento de resíduos sólidos e disposição final adequada.
Não geração, reutilização, tratamento de resíduos sólidos, disposição final adequada, redução e reciclagem.
Não geração, reutilização, redução, tratamento de resíduos sólidos, reciclagem e disposição final adequada.
Não geração, redução, tratamento de resíduos sólidos, reciclagem, reutilização e disposição final adequada.

As pilhas e baterias são classificadas como resíduos perigosos – classe I. Podem conter um ou mais metais pesados, que causam impactos negativos sobre o meio ambiente e, em especial, sobre o homem. Em relação ao mercúrio
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)
I - Além das pilhas e baterias, as lâmpadas fluorescentes liberam mercúrio quando são quebradas, queimadas ou enterradas.
II – Sendo tóxico, pode causar lesões neurológicas no sistema nervoso humano, quando inalado ou ingerido.
III - Lançado no meio ambiente sofre o processo de bioacumulação, onde suas concentrações são aumentadas nos tecidos dos peixes, tornando-os menos saudáveis e perigosos para o consumo humano.
IV - Outros animais, como marrecos e aves aquáticas não acumulam mercúrio em seus tecidos, sendo esse processo específico aos peixes expostos ao metal.
I, II, III e IV
II, III e IV
I, II e III
I e II
II e III

Considere as afirmacoes a seguir, a respeito de acondicionamento de resíduos sólidos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)
I - Para o acondicionamento do lixo deve haver embalagens adequadas.
II - Os sacos plásticos são empregados, de forma geral, no lixo doméstico, no lixo urbano e nos resíduos de serviços de saúde.
III - No ambiente doméstico são usados recipientes rígidos, em geral plásticos ou metálicos, que recebem pequenos sacos em cada ponto da geração de resíduos como, por exemplo, a cozinha e o banheiro.
I e III apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.

Um tecnólogo em gestão ambiental é contratado por uma pequena indústria que gera, em seu processo produtivo, alguns tipos de resíduos. Ao elaborar o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, ele recorre a NBR 10.004/2004.
Avalie as afirmativas que se seguem, considerando o estabelecido na NBR 10 004/2004.
I. Os resíduos sólidos são classificados em inertes e não inertes, sendo que os não inertes podem ser perigosos e não perigosos.
II. A classificação de um resíduo é feita com base na identificação de seus constituintes e no processo que o originou.
III. Quando se trata de resíduos tóxicos, as embalagens que os contêm (ou continham) seguem a mesma classificação dos resíduos.
IV. Cada tipo de resíduo é identificado por um código formado por uma letra e três algarismos.
I, II e IV
I, II e III
II e IV.
I e IV
II, III e IV

O homem em suas atividades cotidianas, sejam laborais ou não, produz diversos tipos de resíduos, como pilhas inservíveis, resíduos de papel e de vibro, os quais devem ser adequadamente tratados, com vistas à preservação dos recursos naturais.
De acordo com a NBR 10004, assinale a alternativa correspondente às respectivas classes dos resíduos citados, respectivamente.
Classe II A, Classe II B e Classe I.
Classe I, Classe II e Classe III.
Classe I, Classe II B e Classe II A.
Classe II B, Classe II A e Classe I.
Classe I, Classe II A e Classe II B.

A poluição da água é a contaminação dos corpos d'água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana.
Desta forma, além dos poluentes que são lançados diretamente nos corpos d'água, as redes hídricas ainda recebem a poluição vinda da atmosfera e da litosfera (o solo). São tipos de poluição da água:
I – Poluição química por produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes agrícolas.
II – Poluição sedimentar pelo acúmulo de partículas em suspensão como processo de erosão e rompimento de barragens com rejeitos de extração de minério.
III – Poluição térmica pelo aquecimento ou resfriamento da água de um rio ocorrendo a diminuição dos níveis de O₂ e perda da biodiversidade.
IV – Poluição biológica por metais pesados como derramamento de petróleo por acidentes de navios ou no momento de perfuração.
I, II e III.
I e II.
II e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.

O programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda tem como principal função ser uma solução viável na gestão de resíduos sólidos pós-consumo das empresas associadas. O foco é a inclusão social a partir de geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis. Em todo o período, foram recuperadas 391,526 toneladas de resíduos. Somente em 2018, 116.610 toneladas doram recicladas, 4,4% a mais que em 2017.
Em relação à reciclagem avalie as seguintes afirmacoes:
I – O material reciclável misturado aos resíduos orgânicos não interferem no processo de beneficiamento da reciclagem dos mesmos, pois os colaboradores fazem a triagem adequada.
II - Contribui para a preservação de recursos naturais assim como para a economia de energia.
III - Reduz a quantidade de resíduos depositados nos aterros.
IV - A reciclagem aplica-se apenas para embalagens ou substâncias oriundas das atividades domésticas, não sendo aplicada para resíduos de outras atividades, como por exemplo, industriais e/ou agrossilvopastoris.
I e III e IV.
II e III.
I, II e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.

A norma NBR 10004/2004 classifica os resíduos sólidos em perigosos e não perigosos. No que se refere aos resíduos perigosos, observe as propriedades a seguir.
I – Patogenicidade
II – Combustibilidade
III – Biodegradabilidade
IV – Reatividade
APENAS as citadas em III e IV
II e III
I e II
II e IV
I e IV

Prévia do material em texto

23/06/2022 10:27 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 1/11
Seu Progresso: 100 %
Prova Eletrônica
Entrega 25 jun em 23:59 Pontos 30 Perguntas 10
Disponível 6 jun em 0:00 - 25 jun em 23:59 Limite de tempo 60 Minutos
Tentativas permitidas 3
Instruções
Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MAIS RECENTE Tentativa 1 26 minutos 24 de 30
 As respostas serão mostradas após a última tentativa
Pontuação desta tentativa: 24 de 30
Enviado 23 jun em 10:26
Esta tentativa levou 26 minutos.
A Prova Eletrônica tem peso 30 e é composta por:
10 (dez) questões objetivas (cada uma com o valor de 3 pontos);
Você terá 60 (sessenta) minutos para finalizar esta atividade
avaliativa e as respostas corretas serão apresentadas um dia após
a data encerramento da Prova Eletrônica.
Fazer o teste novamente
3 / 3 ptsPergunta 1
As características do resíduo podem variar em função de aspectos
sociais, econômicos, culturais, geográficos e climáticos, ou seja, os
mesmos fatores que também podem diferenciar as comunidades entre
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292/history?version=1
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292/take?user_id=42165
23/06/2022 10:27 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 2/11
si e as próprias cidades. A análise das características físicas dos
resíduos de um município pode revelar, por exemplo, a geração per
capita, que é a relação da quantidade de resíduos urbanos geradas
diariamente e o número de habitantes de determinada região. Outra
característica física pode ser: 
 Composição química 
 Potencial hidrogeniônico (pH) 
 Relação de Carbono/Nitrôgenio 
 Composição gravimétrica 
 Teor de umidade 
3 / 3 ptsPergunta 2
Os resíduos sólidos hospitalares representam um perigo à saúde e ao
meio ambiente, bem como um problema para os administradores
hospitalares. O controle de tratamento desses resíduos é
imprescindível devido à presença de materiais altamente
contaminantes e, por vezes, radioativos. No gráfico a seguir é
apresentado o destino final dos resíduos sólidos de saúde (RSS)
coletados pelos municípios brasileiros em 2018. Disponível em:
< https://abrelpe.org.br/download-panorama-2018-2019/
(https://abrelpe.org.br/download-panorama-2018-2019/) >. Acessado em
30/ago/2020 
https://abrelpe.org.br/download-panorama-2018-2019/
23/06/2022 10:27 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 3/11
Considerando o destino final dos RSS, conforme ilustrado no gráfico,
assinale a opção correta. 
 
A destinação dos RSS para aterros, valas sépticas e lixões representa
a segunda opção mais utilizada pelos municípios para tratamento
desses resíduos, em consonância com a Política Nacional de Resíduos
Sólidos.
 
O tratamento dos RSS por incineração é o mais utilizado pelos
municípios brasileiros, pois reduz o volume de rejeito a ser destinado
aos aterros sanitários.
 
O tratamento dos RSS por incineração exige mecanismos de controle
ambiental das emissões atmosféricas, regulamentados pela Agência
Nacional de Vigilância Sanitária.
 
O tratamento dos RSS por micro-ondas é adequado para resíduos
químicos, os quais podem ser, posteriormente, dispostos em aterros
sanitários, sem risco à saúde e ao meio ambiente.
 
A esterilização dos RSS por autoclave é uma forma de tratamento de
baixo custo e mais eficiente que a incineração para tratamento de
resíduos radioativos.
3 / 3 ptsPergunta 3
O processo de ______________ realiza a queima de resíduos sólidos
industriais que seriam descartados em aterros sanitários e a fabricação
de itens que requerem altas temperaturas em seus processos
produtivos. Isso ocorre principalmente com as __________________. 
23/06/2022 10:27 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 4/11
 Coincineração; usinas de energia. 
 Incineração; indústrias de celulose. 
 Coprocessamento; indústrias de cimento. 
 Pirólise; indústrias de cimento. 
 Coprocessamento; indústrias de pneu. 
0 / 3 ptsPergunta 4IncorretaIncorreta
 
O programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda
tem como proncipal função ser uma solução viável na gestão de
resíduos sólidos pós-consumo das empresas associadas. O foco é a
inclusão social a partir de geração de emprego e renda para os
catadores de materiais recicláveis. 
Em todo o período, foram recuperadas 391,526 toneladas de resíduos.
Somente em 2018, 116.610 toneladas doram recicladas, 4,4% a mais
que em 2017. Disponível em: < https://abrelpe.org.br/download-
panorama-2018-2019/ (https://abrelpe.org.br/download-panorama-
2018-2019/) >. Acessado em 30/ago/2020. 
 
Em relação à reciclagem avalie as seguintes afirmações: 
 
I – O material reciclável misturado aos resíduos orgânicos não
interferem no processo de beneficiamento da reciclagem dos mesmos,
pois os colaboradores fazem a triagem adequada. 
II - Contribui para a preservação de recursos naturais assim como para
a economia de energia. 
III - Reduz a quantidade de resíduos depositados nos aterros. 
IV - A reciclagem aplica-se apenas para embalagens ou substâncias
oriundas das atividades domésticas, não sendo aplicada para resíduos
https://abrelpe.org.br/download-panorama-2018-2019/
23/06/2022 10:27 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 5/11
de outras atividades, como por exemplo, industriais
e/ou agrossilvopastoris. 
É correto apenas o que se afirma em: 
 I e III e IV. 
 II e III. 
 I, II e III. 
 II, III e IV. 
 I, II, III e IV. 
3 / 3 ptsPergunta 5
A Lei n. 12.305, de 2010, que estabelece a Política Nacional de
Resíduos Sólidos (PNRS), define que a disposição final
ambientalmente adequada e a distribuição ordenada de rejeitos em
aterros devem observar normas operacionais específicas de modo a
evitar danos ou riscos à saúde pública, priorizando a segurança e a
diminuição dos impactos ambientais adversos. 
Com base no que estabelece a PNRS a respeito da técnica de
disposição final de resíduos, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. A fundação e as laterais da área de disposição de resíduos podem
ser executadas em camadas simples, com solos argilosos
compactados e com baixa permeabilidade ou com geomembranas de
polietileno de alta densidade (PEAD). 
II. O monitoramento das águas superficiais e subterrâneas deve ser
realizado a montante e a jusante da área de disposição final. 
III. A cobertura intermediária e final tem a função de evitar a
proliferação de vetores e diminuir a formação de lixiviados. 
 
23/06/2022 10:27 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 6/11
É correto o que se afirma em 
 
 I, apenas. 
 I e II, apenas. 
 III, apenas. 
 I, II e III. 
 II e III, apenas. 
3 / 3 ptsPergunta 6
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305, de 2 de agosto
de 2010) define a logística reversa como o “instrumento caracterizado
por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a
viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor
empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos
produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. A Lei
n° 12.305/2010 obriga fabricantes, importadores, distribuidores e
comerciantes de agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus,
óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, produtos eletroeletrônicos,
embalagens e componentes a estruturar e implementar sistemas de
logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo
consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza
urbana e de manejo dos resíduos sólidos. Considerando as
informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas. 
 
I. O retorno de embalagens e produtos pós-consumo a seus
fabricantese importadores objetiva responsabilizar e envolver, na
gestão ambiental, aquele que projeta, fabrica ou comercializa
determinado produto e lucra com ele. 
PORQUE 
23/06/2022 10:27 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 7/11
II. Fabricantes e importadores responsabilizados, inclusive
financeiramente, pelo gerenciamento no pós-consumo são estimulados
a projetar, manufaturar e comercializar produtos e embalagens menos
poluentes e danosos ao meio ambiente. Fabricantes são os que
melhor conhecem o processo de manufatura, sendo, por isso, os mais
indicados para gerenciar o reprocessamento e reaproveitamento de
produtos e embalagens. A respeito dessas asserções, assinale a
opção correta.
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa correta da I.
 As assercções I e II são proposições falsas. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I.
3 / 3 ptsPergunta 7
No Brasil, os resíduos sólidos foram, por muitos anos, depositados em
lixões, sem que houvesse sistema adequado de controle de poluição.
Com isso, esses lixões se transformaram em áreas potencialmente
contaminadas que precisam passar por processos de remediação. 
Acerca da remediação dos lixões, avalie as afirmações que se
seguem. 
23/06/2022 10:27 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 8/11
 
I - Os gases captados do lixão têm alto poder calorífico, o que
potencializa sua utilização energética, apesar dos altos custos
financeiros característicos dos processos de pressurização do gás
metano. 
II - A aceleração da decomposição da matéria orgânica presente no
lixão é feita injetando-se, dentro da massa de resíduos, solução
concentrada de microrganismos decompositores e(ou) ar atmosférico. 
III - O chorume coletado no lixão apresenta as mesmas características
que um sistema de compostagem apresenta, por isso pode ser
utilizado na agricultura sem a necessidade de tratamento. 
 IV - A implantação de sistemas de drenagem de águas pluviais afasta
as águas de chuva do lixão, evitando que essa água penetre na massa
de lixo e, consequentemente, haja formação de mais chorume e
gases. 
V - Os sistemas de drenagem de gases tipo espinha de peixe são
indicados para a captação dos gases presentes nos lixões por não
exigirem, para sua instalação, grande movimentação na massa de
resíduo depositada. 
É correto apenas o que se afirma em: 
 I, III e V. 
 I, II e IV. 
 I, III e IV. 
 II, IV e V. 
 II, III e IV. 
3 / 3 ptsPergunta 8
A norma NBR 10004/2004 classifica os resíduos sólidos em perigosos
e não perigosos. No que se refere aos resíduos perigosos, observe as
23/06/2022 10:27 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 9/11
propriedades a seguir. 
I – Patogenicidade 
II – Combustibilidade 
III – Biodegradabilidade 
IV – Reatividade 
São propriedades características dos resíduos perigosos
APENAS as citadas em 
 II e III 
 III e IV 
 I e II 
 I e IV 
 II e IV 
3 / 3 ptsPergunta 9
A avaliação de risco aos ecossistemas e à saúde humana inclui a
determinação da fonte, do transporte e do destino dos poluentes. Para
a caracterização mais realística dos problemas ambientais existem
inúmeras abordagens metodológicas e ferramentas já testadas, sendo
que as mais eficazes requerem a integração dos vários
compartimentos do meio físico. 
Estudos recentes, realizados para diagnosticar a qualidade da água e
dos sedimentos de fundo, em áreas afetadas por derramamento de
lamas oriundas do rompimento de uma barragem de rejeitos de
mineração de ferro, apontaram que apenas o ferro (Fe) e o manganês
(Mn) dissolvidos em água apresentaram valores elevados, e em
algumas amostras também verificou-se alumínio (Al) acima do limite
permitido na Resolução CONAMA n. 357, de 2005. 
Outros elementos, como arsênio (As) e cromo (Cr), foram detectados
e, provavelmente, são de origem antrópica, tendo como fonte as
23/06/2022 10:27 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 10/11
minerações ocorridas em épocas anteriores. Figueiredo B. R.; Silva, C.
R. Mineração: impactos no ambiente e na saúde. Geologia Médica. VIII
Semana Acadêmica de Geologia da Rio de Janeiro: UERJ, 2018
(adaptado). 
Algumas atividades humanas são capazes de gerar passivos
ambientais quando gerenciadas e conduzidas de forma inadequada. A
partir desse contexto, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. O princípio da precaução para ingestão de água aplica-se ao caso
da presença de metais tóxicos encontrados nos sedimentos de fundo
de rio, a exemplo de As e Cr. 
II. Lamas de rejeito de mineração podem gerar prejuízos à saúde
ambiental, principalmente pelo efeito do aumento de turbidez na água
e redução da concentração de oxigênio dissolvido. 
III. As técnicas de empilhamento de rejeitos de mineração, quando
bem aplicadas e monitoradas, são seguras para outros tipos de
rejeitos. 
 
É correto o que se afirma em 
 I, apenas 
 I e II, apenas. 
 III, apenas. 
 II e III, apenas 
 I, II e III. 
0 / 3 ptsPergunta 10IncorretaIncorreta
A gestão dos resíduos sólidos dos serviços de saúde envolvem
aspectos ambientais, meios sustentáveis, questões educativas, além
de práticas adequadas e efetivas de saúde. A legislação que trata do
23/06/2022 10:27 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 11/11
tema reflete a grande preocupação com os resíduos oriundos dos
serviços de saúde. O gerenciamento adequado desses materiais se dá
em diversas etapas: segregação, acondicionamento, coleta,
armazenamento, transporte, tratamento e destino final. SILVA, J.
V. et al. Biossegurança no contexto da saúde. São Paulo: Látria, 2013
(adaptado). Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. Os riscos à saúde do trabalhador relacionados a resíduos de
serviços de saúde podem ser prevenidos por meio do uso de
equipamentos de proteção individual, e de práticas educativas, como
cursos e treinamentos. 
 II. Os hospitais devem ter planos de gerenciamento de resíduos,
apresentados aos órgãos fiscalizadores competentes, que contemplem
não só os fatores estéticos e de controle de infecção hospitalar, mas
também as questões ambientais. 
III. O custo do manuseio e descarte dos resíduos de serviços de saúde
é fixado independentemente do grau de periculosidade envolvido. 
IV. O recomendado é que a instituição de saúde tenha uma equipe de
meio ambiente multiprofissional que realize a gestão de resíduos
desde a geração até a disposição final. 
É correto o que se afirma em 
 III, apenas. 
 I, II e IV, apenas. 
 I, apenas. 
 II, III e IV, apenas. 
 I, II, III e IV. 
Pontuação do teste: 24 de 30
23/06/2022 10:55 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 1/10
Seu Progresso: 100 %
Prova Eletrônica
Entrega 25 jun em 23:59 Pontos 30 Perguntas 10
Disponível 6 jun em 0:00 - 25 jun em 23:59 Limite de tempo 60 Minutos
Tentativas permitidas 3
Instruções
Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MANTIDO Tentativa 2 28 minutos 30 de 30
MAIS RECENTE Tentativa 2 28 minutos 30 de 30
Tentativa 1 26 minutos 24 de 30
 As respostas serão mostradas após a última tentativa
Pontuação desta tentativa: 30 de 30
Enviado 23 jun em 10:55
Esta tentativa levou 28 minutos.
A Prova Eletrônica tem peso 30 e é composta por:
10 (dez) questões objetivas (cada uma com o valor de 3 pontos);
Você terá 60 (sessenta) minutos para finalizar esta atividade
avaliativa e as respostas corretas serão apresentadas um dia após
a data encerramento da Prova Eletrônica.
Fazer o testenovamente
3 / 3 ptsPergunta 1
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292/history?version=2
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292/history?version=2
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292/history?version=1
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292/take?user_id=42165
23/06/2022 10:55 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 2/10
No Brasil, os resíduos sólidos foram, por muitos anos, depositados em
lixões, sem que houvesse sistema adequado de controle de poluição.
Com isso, esses lixões se transformaram em áreas potencialmente
contaminadas que precisam passar por processos de remediação. 
Acerca da remediação dos lixões, avalie as afirmações que se
seguem. 
 
I - Os gases captados do lixão têm alto poder calorífico, o que
potencializa sua utilização energética, apesar dos altos custos
financeiros característicos dos processos de pressurização do gás
metano. 
II - A aceleração da decomposição da matéria orgânica presente no
lixão é feita injetando-se, dentro da massa de resíduos, solução
concentrada de microrganismos decompositores e(ou) ar atmosférico. 
III - O chorume coletado no lixão apresenta as mesmas características
que um sistema de compostagem apresenta, por isso pode ser
utilizado na agricultura sem a necessidade de tratamento. 
 IV - A implantação de sistemas de drenagem de águas pluviais afasta
as águas de chuva do lixão, evitando que essa água penetre na massa
de lixo e, consequentemente, haja formação de mais chorume e
gases. 
V - Os sistemas de drenagem de gases tipo espinha de peixe são
indicados para a captação dos gases presentes nos lixões por não
exigirem, para sua instalação, grande movimentação na massa de
resíduo depositada. 
É correto apenas o que se afirma em: 
 II, III e IV. 
 I, III e IV. 
 I, III e V. 
 II, IV e V. 
 I, II e IV. 
23/06/2022 10:55 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 3/10
3 / 3 ptsPergunta 2
Os resíduos sólidos são classificados em relação ao risco de
degradação ao meio ambiente. De acordo com a ABNT
NBR 10004/2004, os resíduos podem ser: 
 
Perigosos (Classe I) e não-perigosos (Classe II), sendo os resíduos da
classe II divididos em não inertes (II A) e inertes (II B).
 
Perigosos (Classe A), não-perigosos (Classe B) e inertes (classe C). 
 Tóxicos, cancerígenos e corrosivos. 
 
Perigosos, sendo divididos em patogênico (classe IA) e não patogênico
(classe IB), e Não-perigosos.
 Inertes e Não inertes. 
3 / 3 ptsPergunta 3
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº
12.305/2010, tem entre seus princípios, a prevenção, a precaução, o
desenvolvimento sustentável e a visão sistêmica na gestão dos
resíduos sólidos, considerando as variáveis ambiental, social, cultural,
econômica, tecnológica e de saúde pública. 
Considerando a PRNS, avalie as afirmações a seguir: 
 
I. Entre as inovações trazidas pela PNRS, destaca-se a consideração
dos resíduos como fonte especial de inclusão social, geração de
23/06/2022 10:55 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 4/10
trabalho e produção de energia. 
II. Os aterros sanitários devem receber apenas resíduos domésticos
não recicláveis, orgânicos e de construção civil. 
III. O chorume e o gás metano são tipos de resíduos impactantes,
gerados por aterros sanitários, que demandam monitoramento e ações
de tratamento. 
 
É correto o que se afirma em 
 I, II e III. 
 II, apenas. 
 I, apenas. 
 I e III, apenas. 
 II e III apenas. 
3 / 3 ptsPergunta 4
Resíduos sólidos resultam de atividades de origem industrial ou
doméstica, podendo incluir lodos provenientes de sistemas de
tratamento de água e outros, gerados em equipamentos e instalações
de controle de poluição. Eles podem ser classificados em: 
 
Classe I: Resíduos perigosos - aqueles que, em função das suas
características (inflamabilidade, patogenicidade, reatividade,
toxicidade, corrosividade), podem apresentar risco à saúde pública
ou ao meio ambiente, quando manuseados, ou dispostos, de
maneira inadequada. 
Classe IIA: Resíduos não-inertes - aqueles que não se enquadram
nas classificações de resíduos classe I ou classe IIB, mas podem
ter características tais como: combustibilidade e
biodegradabilidade. 
23/06/2022 10:55 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 5/10
Classe IIB: Resíduos inertes - aqueles que, quando submetidos a
teste de solubilidade, não têm nenhum de seus constituintes
solubilizados em concentrações superiores aos padrões de
potabilidade da água, exceto quanto à cor, à turbidez e ao sabor. 
Um químico foi convidado para realizar uma palestra a respeito de
descarte de resíduos sólidos, tendo sido indagado sobre a
classificação dos seguintes rejeitos: - fragmentos de tubulação de
PVC; - bagaço de cana-de-açúcar; - lama de tanque de
galvanoplastia. Qual deveria ter sido a resposta? 
 
 
Resíduo não-inerte (Classe IIA), resíduo inerte (Classe IIB) e resíduo
perigoso (Classe I), respectivamente.
 
Resíduo inerte (Classe IIB), resíduo inerte (Classe IIB) e resíduo não-
inerte (Classe IIA), respectivamente.
 
Resíduo inerte (Classe IIB), resíduo não-inerte (Classe IIA) e resíduo
perigoso (Classe I), respectivamente.
 
Resíduo não-inerte (Classe IIA), resíduo perigoso (Classe I) e resíduo
inerte (Classe IIB), respectivamente.
 
Resíduo perigoso (Classe I), resíduo não-inerte (Classe IIA) e resíduo
não-inerte (Classe IIA), respectivamente.
3 / 3 ptsPergunta 5
O homem em suas atividades cotidianas, sejam laborais ou não,
produz diversos tipos de resíduos, como pilhas inservíveis, resíduos de
23/06/2022 10:55 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 6/10
papel e de vibro, os quais devem ser adequadamente tratados, com
vistas à preservação dos recursos naturais. De acordo com a NBR
10004, assinale a alternativa correspondente âs respectivas classes
dos resíduos citados, respectivamente. 
 Classe II B, Classe II A e Classe I. 
 Classe II A, Classe II B e Classe I. 
 Classe I, Classe II e Classe III. 
 Classe I, Classe II B e Classe II A. 
 Classe I, Classe II A e Classe II B. 
3 / 3 ptsPergunta 6
A avaliação de risco aos ecossistemas e à saúde humana inclui a
determinação da fonte, do transporte e do destino dos poluentes. Para
a caracterização mais realística dos problemas ambientais existem
inúmeras abordagens metodológicas e ferramentas já testadas, sendo
que as mais eficazes requerem a integração dos vários
compartimentos do meio físico. 
Estudos recentes, realizados para diagnosticar a qualidade da água e
dos sedimentos de fundo, em áreas afetadas por derramamento de
lamas oriundas do rompimento de uma barragem de rejeitos de
mineração de ferro, apontaram que apenas o ferro (Fe) e o manganês
(Mn) dissolvidos em água apresentaram valores elevados, e em
algumas amostras também verificou-se alumínio (Al) acima do limite
permitido na Resolução CONAMA n. 357, de 2005. 
Outros elementos, como arsênio (As) e cromo (Cr), foram detectados
e, provavelmente, são de origem antrópica, tendo como fonte as
minerações ocorridas em épocas anteriores. Figueiredo B. R.; Silva, C.
R. Mineração: impactos no ambiente e na saúde. Geologia Médica. VIII
Semana Acadêmica de Geologia da Rio de Janeiro: UERJ, 2018
(adaptado). 
23/06/2022 10:55 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 7/10
Algumas atividades humanas são capazes de gerar passivos
ambientais quando gerenciadas e conduzidas de forma inadequada. A
partir desse contexto, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. O princípio da precaução para ingestão de água aplica-se ao caso
da presença de metais tóxicos encontrados nos sedimentos de fundode rio, a exemplo de As e Cr. 
II. Lamas de rejeito de mineração podem gerar prejuízos à saúde
ambiental, principalmente pelo efeito do aumento de turbidez na água
e redução da concentração de oxigênio dissolvido. 
III. As técnicas de empilhamento de rejeitos de mineração, quando
bem aplicadas e monitoradas, são seguras para outros tipos de
rejeitos. 
 
É correto o que se afirma em 
 I, II e III. 
 I e II, apenas. 
 III, apenas. 
 I, apenas 
 II e III, apenas 
3 / 3 ptsPergunta 7
 
Na gestão e no gerenciamento de resíduos, a sequencia de processos,
por ordem de prioridade estabelecida por ordem de prioridade
estabelecida na PNRS, é 
 
23/06/2022 10:55 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 8/10
 
Não geração, disposição final adequada, tratamento de resíduos
sólidos, reciclagem, redução e reutilização.
 
Não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento de resíduos
sólidos e disposição final adequada.
 
Não geração, reutilização, tratamento de resíduos sólidos, disposição
final adequada, redução e reciclagem.
 
Não geração, reutilização, redução, tratamento de resíduos sólidos,
reciclagem e disposição final adequada.
 
Não geração, redução, tratamento de resíduos sólidos, reciclagem,
reutilização e disposição final adequada.
3 / 3 ptsPergunta 8
Assinale a sequencia correta das etapas a serem seguidas pelo
fluxograma de um manejo de resíduos de uma indústria que produz
reagentes químicos: 
 Tratamento, armazenamento, estocagem, coleta e destino final. 
 Identificação, segregação, tratamento e coleta. 
 Coleta, tratamento, exposição e analise química e dispensação. 
 
Segregação, acondicionamento, identificação, tratamento prévio, coleta
e transporte interno, coleta e destino final.
23/06/2022 10:55 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 9/10
 Estocagem, limpeza, acondicionamento, coleta e destino final. 
3 / 3 ptsPergunta 9
A norma NBR 10004/2004 classifica os resíduos sólidos em perigosos
e não perigosos. No que se refere aos resíduos perigosos, observe as
propriedades a seguir. 
I – Patogenicidade 
II – Combustibilidade 
III – Biodegradabilidade 
IV – Reatividade 
São propriedades características dos resíduos perigosos
APENAS as citadas em 
 III e IV 
 II e III 
 I e II 
 II e IV 
 I e IV 
3 / 3 ptsPergunta 10
Dependendo do tipo do resíduo, existe a possibilidade de
reaproveitamento da energia liberada no processo de incineração. No
Brasil, todavia, a incineração de resíduos ainda é pouco frequente
em função 
 
23/06/2022 10:55 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 10/10
 
da impossibilidade de destruição, durante o processo, dos
microrganismos patogênicos presentes nos resíduos infectantes de
origem hospitalar
 
do alto custo dos sistemas de tratamento e controle das emissões
atmosféricas geradas nesse processo.
 
do alto índice de emissão de calor gerado nos fornos incineradores, o
que pode colocar em risco a saúde dos operadores
 
da inexistência de técnicas apropriadas de disposição final das cinzas
geradas nos incineradores
 
da falta de mão de obra especializada na operação dos sistemas de
retenção de particulados e de lavagem de gases.
Pontuação do teste: 30 de 30
23/06/2022 11:11 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 1/11
Seu Progresso: 100 %
Prova Eletrônica
Entrega 25 jun em 23:59 Pontos 30 Perguntas 10
Disponível 6 jun em 0:00 - 25 jun em 23:59 Limite de tempo 60 Minutos
Tentativas permitidas 3
Instruções
Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MANTIDO Tentativa 2 28 minutos 30 de 30
MAIS RECENTE Tentativa 3 15 minutos 21 de 30
Tentativa 2 28 minutos 30 de 30
Tentativa 1 26 minutos 24 de 30
Pontuação desta tentativa: 21 de 30
Enviado 23 jun em 11:11
Esta tentativa levou 15 minutos.
A Prova Eletrônica tem peso 30 e é composta por:
10 (dez) questões objetivas (cada uma com o valor de 3 pontos);
Você terá 60 (sessenta) minutos para finalizar esta atividade
avaliativa e as respostas corretas serão apresentadas um dia após
a data encerramento da Prova Eletrônica.
3 / 3 ptsPergunta 1
As pilhas e baterias são classificadas como resíduos perigosos –
classe I. Podem conter um ou mais metais pesados, que causam
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292/history?version=2
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292/history?version=3
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292/history?version=2
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292/history?version=1
23/06/2022 11:11 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 2/11
impactos negativos sobre o meio ambiente e, em especial, sobre o
homem. Em relação ao mercúrio 
 
I - Além das pilhas e baterias, as lâmpadas fluorescentes liberam
mercúrio quando são quebradas, queimadas ou enterradas. 
II – Sendo tóxico, pode causar lesões neurológicas no sistema nervoso
humano, quando inalado ou ingerido. 
III - Lançado no meio ambiente sofre o processo de bioacumulação,
onde suas concentrações são aumentadas nos tecidos dos peixes,
tornando-os menos saudáveis e perigosos para o consumo humano. 
IV - Outros animais, como marrecos e aves aquáticas não acumulam
mercúrio em seus tecidos, sendo esse processo específico
aos peixes expostos ao metal. 
 
 Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões) 
 I, II, III e IV 
 II, III e IV 
 I, II e III Correto!Correto!
 I e II 
 II e III 
3 / 3 ptsPergunta 2
 
Considere as afirmações a seguir, a respeito de acondicionamento de
resíduos sólidos. 
 
23/06/2022 11:11 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 3/11
I - Para o acondicionamento do lixo deve haver embalagens
adequadas. 
II - Os sacos plásticos são empregados, de forma geral, no lixo
doméstico, no lixo urbano e nos resíduos de serviços de saúde. 
III - No ambiente doméstico são usados recipientes rígidos, em geral
plásticos ou metálicos, que recebem pequenos sacos em cada ponto
da geração de resíduos como, por exemplo, a cozinha e o banheiro. 
 
 Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões) 
 I e III apenas. 
 
 I, apenas. 
 II, apenas. 
 III, apenas. 
 I, II e III. Correto!Correto!
3 / 3 ptsPergunta 3
 
O programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda
tem como proncipal função ser uma solução viável na gestão de
resíduos sólidos pós-consumo das empresas associadas. O foco é a
inclusão social a partir de geração de emprego e renda para os
catadores de materiais recicláveis. 
Em todo o período, foram recuperadas 391,526 toneladas de resíduos.
Somente em 2018, 116.610 toneladas doram recicladas, 4,4% a mais
que em 2017. Disponível em: < https://abrelpe.org.br/download-
panorama-2018-2019/ (https://abrelpe.org.br/download-panorama-
2018-2019/) >. Acessado em 30/ago/2020. 
https://abrelpe.org.br/download-panorama-2018-2019/
23/06/2022 11:11 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 4/11
 
Em relação à reciclagem avalie as seguintes afirmações: 
 
I – O material reciclável misturado aos resíduos orgânicos não
interferem no processo de beneficiamento da reciclagem dos mesmos,
pois os colaboradores fazem a triagem adequada. 
II - Contribui para a preservação de recursos naturais assim como para
a economia de energia. 
III - Reduz a quantidade de resíduos depositados nos aterros. 
IV - A reciclagem aplica-se apenas para embalagens ou substâncias
oriundas das atividades domésticas, não sendo aplicada para resíduos
de outras atividades, como por exemplo, industriais
e/ou agrossilvopastoris. 
É correto apenas o que se afirma em: 
 II e III. Correto!Correto!
 I e III e IV. 
 I,II e III. 
 I, II, III e IV. 
 II, III e IV. 
0 / 3 ptsPergunta 4
Sem coleta há semanas, resíduo hospitalar se acumula em unidade de
saúde no interior do AP. De acordo com funcionários, o resíduo não é
recolhido e se acumula na unidade há, pelo menos, duas semanas. 
Um funcionário alertou para o risco de infecção hospitalar e afirma que
o material deteriora a natureza. 
“Existem pilhas de resíduo acumulado. Esse material não é como o
doméstico, é muito mais perigoso, seja para uma pessoa, como para a
23/06/2022 11:11 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 5/11
própria natureza, uma vez que ele está exposto há semanas",
comentou. 
O material tóxico e contaminado ficou armazenado em local
inadequado. Restos de sangue de transfusão, materiais corrosivos e
radioativos que sobram de cirurgias e exames, além de fraldas e
curativos contaminados ficaram a céu aberto. Disponível em:
< https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2019/05/26/sem-coleta-
ha-semanas-lixo-hospitalar-se-acumula-em-unidade-de-saude-no-
interior-do-ap.ghtml
(https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2019/05/26/sem-coleta-ha-
semanas-lixo-hospitalar-se-acumula-em-unidade-de-saude-no-interior-
do-ap.ghtml) > . Acesso em: 30 ago. 2020 (adaptado). 
A situação descrita na reportagem demonstra irregularidades no
manejo dos resíduos gerados no serviço de saúde (RSS). Por tratar-se
de resíduos com potencial de causar danos à saúde e ao meio
ambiente, qual é a recomendação básica, regulamentada pelos órgãos
competentes, para o manejo desses resíduos? 
 
O gerador dos resíduos é responsável pela segregação e
acondicionamento dos RSS gerados por ele, até à destinação final.
esposta corretaesposta correta
 
As autoridades municipais são legalmente responsáveis pelo
gerenciamento dos RSS, desde que estes estejam devidamente
acondicionados.
 
Os RSS são descartados nos aterros sanitários juntamente com o lixo
comum, porém devidamente acondicionados e rotulados, para que
sejam preservados a saúde pública e o meio ambiente.
 
Os resíduos biológicos devem ser acondicionados em recipiente
metálico, com tampa vedável, rotulados com o símbolo de risco
biológico, para que a saúde pública e o meio ambiente sejam
preservados.
ocê respondeuocê respondeu
https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2019/05/26/sem-coleta-ha-semanas-lixo-hospitalar-se-acumula-em-unidade-de-saude-no-interior-do-ap.ghtml
23/06/2022 11:11 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 6/11
 
A ANVISA é o órgão responsável pela elaboração do Plano de
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) dos
serviços geradores de RSS.
3 / 3 ptsPergunta 5
A avaliação de risco aos ecossistemas e à saúde humana inclui a
determinação da fonte, do transporte e do destino dos poluentes. Para
a caracterização mais realística dos problemas ambientais existem
inúmeras abordagens metodológicas e ferramentas já testadas, sendo
que as mais eficazes requerem a integração dos vários
compartimentos do meio físico. 
Estudos recentes, realizados para diagnosticar a qualidade da água e
dos sedimentos de fundo, em áreas afetadas por derramamento de
lamas oriundas do rompimento de uma barragem de rejeitos de
mineração de ferro, apontaram que apenas o ferro (Fe) e o manganês
(Mn) dissolvidos em água apresentaram valores elevados, e em
algumas amostras também verificou-se alumínio (Al) acima do limite
permitido na Resolução CONAMA n. 357, de 2005. 
Outros elementos, como arsênio (As) e cromo (Cr), foram detectados
e, provavelmente, são de origem antrópica, tendo como fonte as
minerações ocorridas em épocas anteriores. Figueiredo B. R.; Silva, C.
R. Mineração: impactos no ambiente e na saúde. Geologia Médica. VIII
Semana Acadêmica de Geologia da Rio de Janeiro: UERJ, 2018
(adaptado). 
Algumas atividades humanas são capazes de gerar passivos
ambientais quando gerenciadas e conduzidas de forma inadequada. A
partir desse contexto, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. O princípio da precaução para ingestão de água aplica-se ao caso
da presença de metais tóxicos encontrados nos sedimentos de fundo
de rio, a exemplo de As e Cr. 
II. Lamas de rejeito de mineração podem gerar prejuízos à saúde
ambiental, principalmente pelo efeito do aumento de turbidez na água
23/06/2022 11:11 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 7/11
e redução da concentração de oxigênio dissolvido. 
III. As técnicas de empilhamento de rejeitos de mineração, quando
bem aplicadas e monitoradas, são seguras para outros tipos de
rejeitos. 
 
É correto o que se afirma em 
 I, apenas 
 II e III, apenas 
 III, apenas. 
 I, II e III. 
 I e II, apenas. Correto!Correto!
0 / 3 ptsPergunta 6
 Lei nº 12.305/2010 em seu art. 13 item I, subitem i, define Resíduos
Sólidos Urbanos como: os originários de atividades domésticas em
residências urbanas (resíduos domiciliares) e os originários da
varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de
limpeza urbana (resíduos de limpeza urbana). São da
responsabilidade da prefeitura o gerenciamento dos resíduos de
origem: 
 Domiciliar e comercial. ocê respondeuocê respondeu
 Domiciliar, comercial e postos de saúde (até 50 Kg). 
 Domiciliar, postos de saúde e terminais rodoviários. 
 Domiciliar, comercial (ate 50 Kg), público e entulhos. 
23/06/2022 11:11 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 8/11
 Domiciliar, comercial (até 50 Kg) e público. esposta corretaesposta correta
3 / 3 ptsPergunta 7
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº
12.305/2010, tem entre seus princípios, a prevenção, a precaução, o
desenvolvimento sustentável e a visão sistêmica na gestão dos
resíduos sólidos, considerando as variáveis ambiental, social, cultural,
econômica, tecnológica e de saúde pública. 
Considerando a PRNS, avalie as afirmações a seguir: 
 
I. Entre as inovações trazidas pela PNRS, destaca-se a consideração
dos resíduos como fonte especial de inclusão social, geração de
trabalho e produção de energia. 
II. Os aterros sanitários devem receber apenas resíduos domésticos
não recicláveis, orgânicos e de construção civil. 
III. O chorume e o gás metano são tipos de resíduos impactantes,
gerados por aterros sanitários, que demandam monitoramento e ações
de tratamento. 
 
É correto o que se afirma em 
 I, apenas. 
 I e III, apenas. Correto!Correto!
 II, apenas. 
 II e III apenas. 
 I, II e III. 
23/06/2022 11:11 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 9/11
3 / 3 ptsPergunta 8
Um tecnólogo em gestão ambiental é contratado por uma pequena
indústria que gera, em seu processo produtivo, alguns tipos de
resíduos. Ao elaborar o plano de gerenciamento de resíduos sólidos,
ele recorre a NBR 10.004/2004. 
Avalie as afirmativas que se seguem, considerando o estabelecido na
NBR 10 004/2004. 
 
I. Os resíduos sólidos são classificados em inertes e não inertes,
sendo que os não inertes podem ser perigosos e não perigosos. 
II. A classificação de um resíduo é feita com base na identificação de
seus constituintes e no processo que o originou. 
III. Quando se trata de resíduos tóxicos, as embalagens que os contêm
(ou continham) seguem a mesma classificação dos resíduos. 
IV. Cada tipo de resíduo é identificado por um código formado por uma
letra e três algarismos. 
 
Estão corretas apenas as afirmações 
 I, II e IV 
 I, II e III 
 II e IV. 
 I e IV 
 II, III e IV Correto!Correto!
3 / 3 ptsPergunta 9
23/06/2022 11:11 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 10/11
O homem em suas atividades cotidianas, sejam laborais ou não,
produz diversos tipos de resíduos, como pilhas inservíveis, resíduos de
papel e de vibro, os quaisdevem ser adequadamente tratados, com
vistas à preservação dos recursos naturais. De acordo com a NBR
10004, assinale a alternativa correspondente âs respectivas classes
dos resíduos citados, respectivamente. 
 Classe II A, Classe II B e Classe I. 
 Classe I, Classe II e Classe III. 
 Classe I, Classe II B e Classe II A. 
 Classe II B, Classe II A e Classe I. 
 Classe I, Classe II A e Classe II B. Correto!Correto!
0 / 3 ptsPergunta 10
A poluição da água é a contaminação dos corpos d'água por
elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou
prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana. Um fator
preocupante dessa poluição é que os lençóis freáticos, os lagos, os
rios, os mares e os oceanos são o destino final de todo e qualquer
poluente solúvel em água que tenha sido lançado no ar ou no solo.
Desta forma, além dos poluentes que são lançados diretamente nos
corpos d'água, as redes hídricas ainda recebem a poluição vinda da
atmosfera e da litosfera (o solo). São tipos de poluição da água: 
 
I – Poluição química por produtos químicos como agrotóxicos e
fertilizantes agrícolas. 
II – Poluição sedimentar pelo acúmulo de partículas em suspensão
como processo de erosão e rompimento de barragens com rejeitos de
extração de minério. 
23/06/2022 11:11 Prova Eletrônica: Gerenciamento de Resíduos
https://dombosco.instructure.com/courses/9502/quizzes/25292 11/11
III – Poluição térmica pelo aquecimento ou resfriamento da água de
um rio ocorrendo a diminuição dos níveis de O₂ e perda da
biodiversidade. 
IV – Poluição biológica por metais pesados como derramamento de
petróleo por acidentes de navios ou no momento de perfuração. 
Estão corretas APENAS as afirmações 
 I, II e III. esposta corretaesposta correta
 I e II. 
 II e IV. 
 II, III e IV. 
 I, II e IV. ocê respondeuocê respondeu
Pontuação do teste: 21 de 30

Mais conteúdos dessa disciplina